Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint
Como solucionar os problemas de ruídos neste volante de dupla massa, aplicados nos motores da MWM Sprint 4.07T e 4.07 TCE ?
A MWM resolveu analisar e substituir em garantias todos os volantes de dupla massa por estar apresentando ruídos indesejáveis, segundo reclamações.
A montadora está atenta a qualquer avarias de seus produtos, principalmente quando se trata de peças importantes para o motor.
Volante de dupla Massa
O volante de dupla Massa é uma dessas peças que tem particularidades especiais no motor, além de deter os ruídos e trancos ele é responsável ao inicio de partida do motor por conter uma cremalheira onde o componente do motor de partida aciona o mesmo até que a primeira partida do motor entre em funcionamento, também é fixado o conjunto de embreagem nesta peça.

Analise da MWM por reclamações
Enviados por reclamações este tipo de volante ao laboratório técnico da MWM por supostas avarias em seu mecanismo, onde foram analisados e constatados que não foram encontrados quaisquer tipos de defeitos mencionados. As analises técnicas comprovaram que: foram observadas elevadas incidências de substituições dos componentes e que não apresentaram as falhas reclamadas (sem nenhum defeito).
A fim de melhorar o diagnóstico no distribuidor autorizado e evitar substituições indevidas foram apresentados através de Boletins técnicos a todos representantes procedimentos para diagnósticos destes componentes. Foram apresentados novos formulários para preenchimentos correto das avarias apresentadas e se realmente constatado veracidade dos fatos a substituição da peça será o mais rápido possível.
Os responsáveis terão que preencher um novo formulário apresentando com clareza qualquer defeito que possa apresentar, para evitar constrangimentos para ambos os lados.
Vejam o passo a posso de como fazer os testes neste volante
1 – Fixar o volante com dois parafusos em uma morsa.

2 – Encaixar a ferramenta especial nº7000550C91 no volante. Encaixar os pinos de centralização no guia e fixar o dispositivo no volante com 3 parafusos.

3 – Com o auxilio de um Torquímetro, aplicar torque no sentido horário de 180 Nm.

4 – Marcar a posição da massa secundária do volante em relação à cremalheira.

5 – Aplicar um torque de 180 Nm no sentido anti-horário e marcar a posição da massa secundária em relação à cremalheira.
6 – Verificar a quantidade de dentes da cremalheira em todo o deslocamento (veja região indicada na figura).

Observação importante: Em um volante sem problema funcional a quantidade de dentes deve situar se entre 17 e 24 dentes. Observar atentamente o comprimento do parafuso que fixa o prato de embreagem, (veja figura do passo 2) pois o mesmo poderá, além de travar o volante ainda deixará o mesmo deslocado de sua geometria de trabalho, ou seja, o mesmo deixará de atuar a sua massa.

blz meu nome e diogo sou de sao jose sc e sou proprietario de uma frontier
mwm 2.8 2008 xe ela esta no painel com 166000 km quando ligo o carro sinto uma
vibracao no volante de guiar ela fria faz mais esse barulho e quando ligo o ar condicionado quase fica impercebivel outro defeito quando passo de 100 fica doido o ponteiro que marca a velocidade ele balanca muito e o pedal da embreagem se colocar o pe de leve sem apertar sinto uma vibracao e quando aperto faz barulho quando esquenta o motor para fica bem pouco levei em 4 oficinas que trabalham com diesel e todos disem que tem problemas mais nao sabem dar o diagnostico so um me diz que e o bimassa e o sensor de rotacao estou bem preocupado por nao conseguir respostas
Quando passa em uma lombada (quebra molas), aí retomar a aceleração faz algum baralho? Com o motor na lenta fica fazendo algum barulho na embreagem? Se estiver com esses defeitos o problema é o volante bimassa, deve ser trocado ele é o kit embreagem. Quanto ao ponteiro do velocímetro, pode ser o pinhão do cabo ou sensor de velocidade.