Nova Luz de anomalia

Publicado por: em 14/10/2018

Categoria: Lubrificação

Chaleirinha no painel do carro

O que me trouxe a escrever sobre este assunto foi uma história que não poderia deixar de publicar, porque diante do tamanho do problema e com o desenrolar do assunto acabou ficando como um alerta construtivo e, no decorrer da história houve momentos que uma pergunta e uma resposta acabou por ficar o assunto engraçado. Claro que não poderia deixar o cliente constrangido, mas que deu vontade de rir na hora deu.

Isto aconteceu numa manhã, não me lembro agora o dia, mas o telefone tocou na recepção da empresa. Não demorou muito fomos acionados a prestar socorro a uma cliente proprietária de um gol bolinha MI, motor AT 1.0, não muito longe da empresa uns 15 km aproximadamente.

Com muita cautela conversamos ainda por telefone com a cliente para saber o que aconteceu com o veiculo, qual a causa, assim chegando no local teríamos já uma solução para o caso.

Chegando ao Local

Chegamos no destino encostamos nosso carro, e lá estava o carro da cliente,  jogado em cima de um gramado de beira de estrada, pois no local não havia acostamento.

Perguntamos o que exatamente tinha acontecido. Então nos relatou que:

– Vinha conduzindo o veiculo normalmente, quando de repente escutou um barulho e o motor afogou, encostou o carro e nos ligou.

Pensamos em rebocar o carro para a oficina, mas de repente poderia ser uma pane qualquer e até fácil de ser resolvido, afinal ela estaria vindo de longe e apenas mais 25 km estaria em sua casa, constatamos que não poderia ser algo tão grave.

Mas ao abrimos o capô do carro constatamos o motivo do barulho e por ter afogado.

Por algum motivo ainda desconhecido vimos que a biela do motor estava pelo lado de fora do bloco, uma enorme janela dos dois lados do bloco foi aberta pelo impacto.

bloco-quebrado

Chamamos a dona e anunciamos a noticia.

O carro da senhora precisará ser guinchado, não é mais possível funcionar o motor, pois o mesmo rompeu-se a biela e veio a se quebrar, inclusive o bloco.

A dona ficou desesperada ali mesmo, começou com a história de que iria vender o carro, não aguenta mais gastar com este carro e não poderia fazer o motor agora, que iria por na garagem e quando pudesse mexia e…

Após o desabafo

Então, façamos o seguinte:

– Levamos o seu carro, desmontamos o motor, fazemos um orçamento do que vai precisar no motor e depois com calma, a senhora estuda as possibilidades se vai o não mexer. Ela concordou e nos fez uma pergunta:

O que pode ter acontecido para que isso viesse ocorrer?

Respondemos que o motivo foi talvez, problemas com a lubrificação por alguma pane no sistema, nível do óleo muito baixo, pressão do óleo insuficiente, pescador do Carter obstruído, etc.

Então pergunto discretamente para ela:

Na sua viagem não notou no painel alguma luz de advertência, luz de óleo, temperatura, injeção?

Respondeu que não recordava de nenhuma luz acesa no painel, mas de repente nos relatou que tinha sim uma luz vermelha em forma de chaleirinha, que vez ou outra piscava e ficava acesa.

Nova Luz de anomalia 1

Chaleirinha!

Perguntei?

Pode me mostrar que chaleirinha é essa?

Abri a porta do carro e mostrou a tal chaleirinha que piscava e ficava acesa!

Perguntei se havia ocorrido várias vezes?

Ela ficou com duvidas por que dizia: sim, quero dizer não, começou a uns trinta quilômetros atrás.

Então, eu disse a ela:

Esta chaleirinha minha senhora a que se referiu é um símbolo de uma almotolia de óleo, ele indica que há problemas no sistema de lubrificação, deve apagar em segundos na partida do motor e permanecer apagada, se piscar ou acender durante o trajeto é problema sério. Tem que parar, desligar o motor e acionar imediatamente um profissional.

Justificando ela me disse o seguinte:

Pensei que fosse a temperatura, pois me parecia uma chaleira e deduzi que fosse falta de água do motor.

Conclusão

Queridos leitores, em todas as profissões ouve-se de vez em quando “histórias engraçadas” relatados por pessoas leigas ao assunto e, mesmo tendo um ar descontraído, ou alguma frase que pode causar graça, o profissional que esta atendendo, não pode levar para este lado, por que poderá constranger o cliente.

Mas aqui provam mais uma vez, que painel do carro deve ser observado atentamente, porque em questão de segundos uma luz acende, pisca e poderá não acender mais, e ai será tarde demais.

Muitos ainda não conhecem os símbolos de anomalias, apesar de todos estar descritos no manual do proprietário, tanto quanto suas instruções de funcionamento, para que servem, como usar e reconhecer cada um deles no painel.

E você, tem alguma história engraçada de oficina para contar?

Cuidado! Há também mecânicos que cometem gafes, claro que muitos são espertos e sempre tem uma válvula de escape para consertar até mesmo a bola fora.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *