Motor EcoSport 1.6 seca o cárter

Recebemos na retifica um motor Ford Zetec Rocan 1.6 Flex, aplicado na EcoSport.

Este motor sofreu superaquecimento a ponto de derreter completamente as peças de plásticos, acessórios importantes como o coletor de admissão, tampa de válvulas, sensor de fase, proteções e outras peças. Diante dos problemas, o mecânico solicitou a retifica completa do motor.

Analise da Retifica

Informados dos problemas acontecidos, analisamos o bloco, cabeçote, pistões, e concluímos que o bloco deveria ser retificado, os pistões deveriam ser trocados por sofrer o superaquecimento, deformando os mesmos. O cabeçote também com altura original, porem com empenamento muito elevado, necessitava ser plainado suas válvulas e demais peças assentadas e ajustadas. Apesar dos acontecidos os maiores danos foram no cabeçote. Os serviços de retifica eram simples, nada complicado.

Inícios dos serviços

Com as peças em mãos, iniciamos os serviços necessários e entregamos o motor retificado o proprietário do veículo, onde destinou o para seu mecânico da mesma oficina onde foi desmontado.

Dias depois, o mecânico liga na retifica dizendo que montou e funcionou o motor, mas o mesmo falha o terceiro cilindro e fumaceia muito no escapamento, já fez de tudo, que já viu tudo, mas não resolve os problemas e desconfia que o problema é no cabeçote ou na retifica do motor.

Primeiras analises dos defeitos apresentados pós retifica

Pedi a ele que trouxesse o carro até a retifica para dar uma olhada, o proprietário trouxe o carro e realmente falhava cilindros e fumaciava.

Pedi ao dono que deixasse o carro para analisarmos o que podia estar acontecendo, mas não podendo deixar o carro voltou até o mecânico onde foi montado o motor e perguntou a ele se podia andar assim com o carro. O mecânico liga e pede opinião da retifica aconselhamos que não é bom arriscar, pois tem problemas que precisam ser resolvidos, afinal o motor do carro não está funcionando como deveria.

Mecânico solta o carro com o defeito

Não sabendo o que eles conversaram por lá, o dono coloca o carro para viajar, pois trabalha com vendas. A viagem foi de 300 km de ida e dizia o motorista que durante a viagem, a fumaça era tanto que fazia “rosca”, muita fumaça. Ao chegar no destino puxou a vareta do nível de óleo para conferir e não existia óleo no cárter.

O dono do carro liga para o mecânico, o mesmo liga na retifica contando o acontecido e ainda perguntando se colocando óleo no cárter poderia voltar rodando nestas condições.

Opinião da retifica

A retifica responde que o carro não deveria nem ter saído da oficina nestas condições, muito mais voltar de onde foram. Mais uma vez conversaram por lá e voltaram com o carro rodando.

Retifica começa assumir os supostos erros mencionado pelo mecânico

Chegando, o dono veio direto na retifica e queria saber o que está acontecendo com o motor do carro dele. Disse a ele que não sabia e perguntei: o que o seu mecânico acha que é? O mecânico diz que é cabeçote. Dissemos a ele, pede para o mecânico retirar o cabeçote e me trazer aqui na retifica.

Novos analises na retifica

Desmontamos o cabeçote na presença do dono, examinamos tudo e nada de errado, explicamos todos os detalhes pra ele, mostrando que no cabeçote não havia nada de errado.

Pedi para ele falar com o mecânico para retirar o motor, desmontar que iria um técnico lá na oficina medir os cilindros, examinar tudo novamente no motor.

Fizemos isso e no terceiro cilindro, somente nesse cilindro havia uma borra monstruosa, parecendo que todo o óleo do cárter tinha passado por ali. Poderia o anel está quebrado? Não estava, nem remontado! Tudo normal apesar da anormalidade. Desconfiamos dos anéis, mas tudo perfeito, mesmo assim pedi para o mecânico trocar os anéis, trocou por original Ford. Montaram todo o motor e o funcionamento falhando e fumando do mesmo jeito. Ligam novamente na retifica dizendo que os problemas continua e afirma: é o cabeçote!

Retifica e nossos mecânicos pegam o abacaxi para descascar

Falei para o mecânico manda este carro aqui pra nós que vamos resolver esse problema de uma vez por todas, mas te asseguro que o
problema não é cabeçote e nem motor, pode ser outra coisa menos motor, manda o carro aqui que vamos descobrir o defeito.

Vejam: A retifica teve que assumir a responsabilidade de descobrir o defeito do carro, mesmo tendo certeza que não há nada de errado nos serviços de retifica do motor!

Mas, tudo bem, gostamos de desafios.

O mecânico falou com o dono da EcoSport e ele trouxe o carro para nossa oficina. Disse a ele, deixa o carro aqui com nós que vamos descobrir as causas do defeito.

Passei o carro para a oficina para um de nossos mecânicos e começamos as análises antes de desmontar o motor.

Corrigimos todas as gambiarras existentes, fizemos todos os testes, compressão, vazão, injeção, ignição, testamos bicos injetores e tudo mais e o motor quadrado e com fumaça no escapamento hora com cheiro de combustível, hora cheirava óleo lubrificante.

Retiramos o cabeçote novamente e desmontamos completamente e tudo ok com o cabeçote e suas peças, no motor visivelmente cilindros e pistões em ótimas condições, salvo do terceiro cilindros com vestígios de óleo. De imediato todos quase concordando diante do problemas apresentados, que o problema poderia ser mesmo no cabeçote ou naquele terceiro cilindro.

O negócio estava estranho, muito estranho, porque foi desmontado o motor, o cabeçote por duas vezes e nada de errado apresentava! A oficina e a retifica abarrotada de serviço e o cliente precisando do carro e nos com o rojão nas mãos!

Os defeitos insistem em desafiar nossos conhecimentos

Trocamos ideias entre nós mecânicos e retifica e decidimos desmontar todo o motor e, se nada de errado tivesse, o próximo passo era trocar mesmo
o cabeçote como o mecânico da outra oficina tinha sugerido, mas contrariados porque no cabeçote e no motor não tinha defeito ou erro algum, muito menos nos sistemas do carro, tudo ok, tudo testado.

Como o expediente estava terminando, cabeça quente, deixamos para ver no outro dia este pepino, os serviços tinha acalmado um pouco e decidimos resolver de uma vez por todas no outro dia.

Defeito encontrado

No outro dia, nas primeiras horas, fazendo uma analise em equipe descobrimos o defeito do carro.

Como esta postagem está muito grande, resolvi dividir em duas postagem e no próximo post contaremos o que aconteceu, qual era o defeito. Para adiantar, o defeito era simples.

Clique no link: Motor EcoSport seca o cárter – Solucionado como resolvemos esse problema.

2 pensamentos sobre “Motor EcoSport 1.6 seca o cárter”

  1. Arlindo disse:

    Estou ansioso para saber , pode ter sido na válvula anti chamas?

    Abraços.

    1. Não é pela válvula anti chama. Da aqui a pouco está no ar o próxima post. Aguarde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress