Mercedes Sprinter 515 CDI Não funciona

Mas um desafio para desvendarmos!

A oficina mecânica aberta para multi marcas atende a todos e todos os modelos, ou então não seria multi marca.

De vez e sempre temos vários tipos de problemas para resolver durante o dia, na semana, mês o ano inteiro. Problemas fáceis, rápidos, mas também aparecem os abacaxis duro de descascar e azedos.

No nosso caso pegamos uma Van da Mercedes-Benz modelo Sprinte 515 CDI, que para começar chegou no guincho em nossa oficina. Esta Van presta serviços a um órgão publico como UTI móvel e não pode parar, mas parou.

Palavras do condutor

O condutor do veiculo relata que dias atras aparecia na parte superior do motor (cabeçote), um tec, tec, e de vez em quando acendia a luz de anomalia no painel. Mas como surgia todos os dias viagem de urgência, o seu superior soltava o carro para atender mais uma emergência, e outra emergência, até que não foi mais e ficou em emergência!

Na sua ultima viagem a ida foi de 200 quilômetros, porém ao chegar ao destino o condutor afogou o motor para esperar a viagem de volta. Mas ao dar partida  no motor não funcionou mais, por isso foi rebocado até nossa oficina para resolvermos os problemas.

Diagnóstico

Em nossa oficina o motor também não funcionou, nem se quer o nosso aparelho conectou ao sistema do veiculo. Ao dar a partida no motor, notamos que o mesmo rodava livre “sem compressão”. Tentamos no spray, mas sem resultado. Verificamos alimentação e outros fatores, parecia estar perfeitos e funcional.

Retiramos as unidades injetores para teste e nada foi constatado, resultado: Estamos com um problema sem nenhuma informação da causa do defeito, porque nosso aparelho não esta habilitado para o modelo do sistema por ainda não ter liberação da concessionária.

Conversando com o nosso chefe da oficina e trocando ideias chegamos a uma conclusão.

Remoção do cabeçote do motor

Retirar o cabeçote do motor, pois acreditamos que possa ter empenado válvulas do cabeçote, furado algum pistão ou então quebra de anéis e algo do gênero, porem tem outro problema, o cabeçote não tem como retirar com o motor montado no veiculo.

Retiramos o motor com todo o cuidado do mundo, porque nunca vimos tantos conectores e mangueiras em um só motor! Apesar da surpresa, o motor até que foi fácil de ser retirado.

Equipamentos

O motor é equipado com bi turbo, catalizador, resfriador de óleo, resfriador da válvula EGR, válvula EGR,  sistema Common Rail, dezenas de sensores e atuadores. O chicote sai junto com o motor, pois fica entrelaçado entre os componentes do motor, tem compensador de massa, cabeçote com 16 válvulas, bomba de óleo acoplada no bloco e sincronizada através das engrenagens de distribuição, dois comandos de válvulas sincronizados através de corrente, ligada a bomba de alta pressão e outros acessórios conjugados. O módulo de injeção fica no cofre do motor.

Muito boa a engenharia elétrica, eletrônica e mecânica. Porem manutenção com o motor no lugar dependendo da situação muito difícil. Se precisar retirar velas aquecedoras, motor de partida, ou necessitar de qualquer outro diagnostico, impossível no primeiro ponto de vista analisado.

Desmontagem do motor

Pois bem, descrevi quase todo o motor por fora e por dentro, porque desmontamos todo o motor e para nossa surpresa e desanimo, não encontramos nada que poderia nos convencer do defeito apresentado. Não tinha válvula empenada, não tinha pistão furado ou trincado nem anéis quebrado ou engripado, não tinha qualquer resíduo no cárter, turbinas perfeitas, unidades injetoras em bom estado, bronzinas em bom estado, pistão em bom estado, enfim: Voltamos ao zero!

Suposto defeito encontrado

Mesmo assim constatamos alguns defeitos que consideramos a possível causa de todos os problemas e, apostando que possa mesmo ter alguma coisa haver ou tudo haver com a pane apresentada.

Primeira hipótese de ser o problema!

No cabeçote notamos apos analisar minuciosamente, vários tuchos descarregados, coletor de admissão muito carbonizado devido ter válvula EGR (a causadora das carbonizações em cabeçote do motor), muito carvão mesmo ao ponto de tampar a entrada do ar, isolando completamente a admissão necessária do ar.

Segunda hipótese de ser o problema!

Tensionador da Corrente

Outro fator que prestamos muita atenção, foi quando rodamos o motor ainda com o cabeçote e ouvimos um estalo. 

Ao girar o motor e a cada alivio dos cames sobre os balancins de válvulas, no cabeçote dava um estalo e a corrente ficava folgada, sem tensão, fazendo os dois comandos recuar um contra o outro, suspeitamos do tensionador da corrente dos comandos, pois achamos o mesmo sem ação, em comparação com outros motores que já havíamos diagnosticados de mesmo estilo.

A analise dessa segunda hipótese é:

Se de fato isso estiver acontecendo com o motor em funcionamento o módulo irá cortar o funcionamento do motor, estando sem funcionar nessas condições o motor vai ficar sem compressão obviamente, pois existem válvulas abertas!

Como disse anteriormente existem vários sensores e atuadores no motor e cada um tem funções inteligentes para proteger de qualquer maneira o motor de possíveis destruições.

Não sei e não vi atuadores e sensores, que faz com que o motor perca a compressão para sua segurança, pode até ter uma estratégia de segurança, mas até o momento desconheço!

Apesar de ainda as dúvidas ser os principais diagnósticos, esta ultima possibilidade relatado me parece ser o real problema do veículo. Mas, não tendo certeza resolvemos recorrer a quem entende melhor dessa marca, a Mercedes Bens.

Suporte Técnico da Mercedes

Dentre as duas hipóteses que tínhamos detectados, uma poderia ser a causa do motor estar sem compressão e não funcionar, mas não tínhamos certeza se teria algo relacionado, por isso resolvemos recorrer ao suporte técnico da Mercedes.

Entramos em contato com a autorizado Mercedes de minha região, e o técnico responsável da concessionária me atendeu muito bem e me passou várias informações que ajudou com minhas suspeitas já mencionadas.

Só uma coisa não me agradou!

O técnico da Mercedes depois de nos atender bem, jogou um balde de água fria dizendo que não iriamos mesmo conseguir funcionar o motor, pois dizia que o módulo broqueou todo o sistema e, que aparelho de injeção comum, não conectaria no sistema por enquanto, somente aparelhos da autorizado ou com suporte da fábrica para desbloquear o sistema eletrônico e depois corrigiria todos os erros. Ainda me falou que antes deveria ter testados os sensores, bicos injetores, atuadores e coisa do gênero. Mas também não me deu certeza que poderia ser isto exatamente!

Mesmo assim passamos todos os diagnósticos suspeitos para ele e chegamos a uma conclusão que poderia mesmo estar relacionados com o defeitos apresentados. Mesmo assim se propôs caso depois do motor montado não havendo resultados encaminhar o veiculo para a concessionária para avaliações e solução dos problemas.

Apesar do balde de água fria não desistimos

Como nossa oficina e nossos mecânicos nunca desistem e sim procurar solucionar os problemas, continuamos os testes, montamos o motor, eliminamos os pequenos defeitos encontrados e seguimos a diante.

Por enquanto estamos apostando tudo nestes pequenos diagnósticos que temos e torcendo para a solução dos problemas sem maiores surpresas.

Na próximo postagem espero voltar com a solução

Se por acaso neste intervalo de tempo algum técnico tenha uma solução, uma ideia, dicas ou já passou por defeitos semelhantes e com solução, por favor me passe estas informações aqui nos comentários.

Problemas resolvidos. Clique no link a seguir: Mercedes Sprinter 515 CDI – Problemas Resolvidos

26 pensamentos sobre “Mercedes Sprinter 515 CDI Não funciona”

  1. Wanderson disse:

    Estou com uma Sprint dando essa falha p008700 e p025218

    1. Edvaldo Solique disse:

      Não tenho tabela de código de falhas deste motor ainda.

  2. Jonathan ghiotti disse:

    Gostaria WhatsApp de alguém pra tirar uma dúvida meu pai e mecânico de Van e ônibus
    Só ele está com uma van lá no serviço q ela não liga e uma Splinter 415 si alguém puder ajuda agradeço

    1. Edvaldo Solique disse:

      Quarta feira fale comigo 67996968061

  3. Ielso disse:

    Estou com uma Sprinter dando a falha p025218, a que será ela condiz?

    1. Edvaldo Solique disse:

      Teria que ver em uma tabela de erros o que significa esse codigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress