Importância da Turbina na injeção Diesel
O turbo compressor causa panes ao sistema eletrônico em motores diesel?
Sim, principalmente em sistemas assistidas pelo gerenciamento eletrônico.
Este sistema é extremamente funcional, econômico e corretamente ecológico, mas qualquer erro mecânico ou eletrônico deixa de funcionar não só o turbo como reduz 70% a potencia do motor.
Perca de potencia do motor
No sistema de injeção a gasolina não é permitido entrada de ar falso pelo coletor de admissão levando isso a uma leitura errônea do sensor de ar absoluto (map) indicando sinais errados para a central. A central interpretando este defeito naquele sensor irá buscar o equilíbrio através de outros sensores para um melhor desempenho do sistema, e passará a ignorar tal sensor, mas os erros continuarão e ficarão gravados.
No sistema de injeção eletrônica diesel turbinado e monitorado através da ECM é mais ou menos parecido, porem o veiculo ira perder potencia, porque cortará o sistema de alimentação do combustível. Isto porque a central tem funções especiais para proteger tanto o sistema de injeção como também o motor. Estes defeitos sempre deixa o reparador perdido, principalmente se não obtiver conhecimentos sobre o sistema no total.
A principio quando o proprietário de um destes veículos entra em sua oficina para diagnosticar algum defeito, geralmente com a luz de anomalia acesa indicando problemas no sistema de injeção, o mecânico através do raster descobre poderá descobrir vários erros, tanto passado como presente, porém na maioria das oficinas raramente se tem tabelas dos erros informados e ficam a ver navios (perdidos), começando o drama de um possível defeito que poderia ser diagnosticado com simplicidade.
Defeitos e panes
Na maioria dos casos já apurados em algumas oficinas um único defeito é a causa de todos os outros.
O que o mecânico ainda não familiarizou com a injeção diesel é que não pode ocorrer falhas no sistemas de injeção de maneira alguma, qualquer falha por menor que seja, é o bastante para o motor não funcionar perfeitamente.
No caso do sistema de turbo, na maioria das vezes nem é problema eletrônico e sim mecânico, como um simples vazamento de ar na mangueira do purificador, junta do coletor de escape queimada, uma interrupção de vácuo na mangueira do wastegate ou um filtro de ar obstruído!
Mesmo assim ainda é possível que o condutor chegue ao destino, ou a uma oficina mais próxima. Porque em todos os sistemas de injeção eletrônica diesel existem um sistema de emergência, onde possibilita o condutor chegar à oficina para o reparos, no caso de um defeito no sistema de turbo.
Em outros casos pode acontecer das panes ser muito graves e não chegar ao destino, a não ser sobre reboque.
Buscando o conhecimento
Em algumas regiões principalmente interiores dos Estados não existem mecânicas especializadas em injeção eletrônica diesel (sistema common rail), pode acreditar. A nossa oficina também não era especializada, mas representando a MWM e Magneti Marelli, os problemas de injeção eletrônica começaram a clarear e para ajudar, muitos outros problemas da região vieram para nossa oficina nesta época e tivemos que dar conta do recado; entregar o veículo funcionando perfeitamente. Lembrando que estamos falando de um sistema de injeção BOSCH, mas existem outros sistemas para injeção diesel.
Então buscamos aperfeiçoar o máximo possível em todas as categorias que envolvem a mecânica, desde o sistema de freios ao motor e agora o sistema de injeção eletrônica diesel, alias o sistema de injeção atual não monitora somente injeção de combustível e sim praticamente tudo o que é eletrônico em um veiculo.
Diante destes fatos não temos para onde correr, o melhor mesmo é buscar informações e se adequar se quisermos continuar no ramo de atividade.
Entendendo o sistema
No sistema diesel convencional, com bombas e bicos injetores mecânicos, se queimar a junta do coletor de escape ou se a ventarola da turbina não estiver vedando, ou até mesmo romper a mangueira do purificador o veiculo vai se locomover normalmente, lógico que com os inconvenientes barulhos e assovio e ainda de maneira aspirada, mas existem proprietários de veículos que nem ligam e às vezes nem notam, vão andando assim mesmo até sobrar um tempinho e levar ao conhecimento do mecânico.
Não é assim que acontece?
Estão errado, mas fazem!
Pois é, no sistema de injeção eletrônica se acontecer estes inconvenientes o veiculo vai ser imobilizado pelo módulo de injeção causando vários anomalias no sistema e o motor vai perder a potencia total (amarrar) e o proprietário rapidinho vai procurar a oficina mecânica mais próxima!
Porque que o motor perde a potencia (amarra)?
Ao acontecer uma pane no sistema de turbo, que poderá ser por alta ou baixa pressão o sistema imediatamente, cortará o combustível através da válvula reguladora de pressão da bomba de alta e a injeção de combustível ficará limitado somente para o carro chegar ao destino, o motor não terá nenhuma potência por limitação do combustível que acusará no aparelho scanner erros no regulador de pressão da bomba de alta e outros erros.
Como não há pressão no common rail devido à central através do sinal do sensor do rail e do sensor do turbo ter entendido que não a ar o suficiente para a queima do combustível, ela libera a válvula reguladora de pressão impedindo que o combustível siga na linha de alta pressão e abrindo o retorno limitando o funcionamento do motor.
Mesmo com ausência da pressão na linha de alta, existe uma programação na central do veiculo. Exemplo nos motores S10 Motor Sprint 2.8, que possibilita em caso de panes no sistema de turbo, que o veiculo possa ainda ser conduzido, como mencionado anteriormente.
Este veiculo vai ser conduzido quase que no piloto automático, porque perde se totalmente o controle de aceleração. Mesmo assim ainda é possível conduzir o veiculo, o motor do mesmo vai trabalhar em baixa rotação não ultrapassando 2500 RPM e nem a marca de 80km/h, devido a pressão não ser inferior a 900 bar, e o servo motor ainda estar parcialmente vedado.
Como resolver estes problemas?
Para resolver estes problemas, o mecânico deverá saber se é problema mecânico ou de injeção, claramente este problema diz ser no sistema de turbo. Por isso deve examinar minuciosamente este sistema. De inicio aos testes:
- testando o sensor do turbo (modulador);
- Verifique as juntas do coletor de escape;
- Observe se há vazamentos no intercooler;
- Nas mangueiras do intercooler;
- Vedação perfeita das ventarola do servo motor (este é conduzido através do wastegate) que é ligado ao sensor do turbo;
- Verificar filtro de ar;
- Mangueira do purificador;
- Verifique se houve alterações (violação) na regulagem da porca do varão do wastegate;
- Verifique se na mangueira do wastegate tem vácuo, etc.
Atenção: Existem problemas que parecem ser turbo, mas na verdade é somente filtro de ar obstruído. Fique atento!
Feito estes procedimentos na maioria dos casos resolvem os problemas, o próximo passo é apagar todos os erros gravados pelo sistema através de um aparelho Scanner.

Boa noite, tenho uma kia bongo, carro travou os bicos com 100.000, foram trocados, porém o caminhão fica falhando quando aumento a aceleração para uma ultrapassagem.
O que pode ser ?
Porque que os bicos travaram?
Deve descobrir as causas!
Talvez por água no combustível
Combustível ruim;
Filtro muito sujo, e outros problemas. Se assim estiver, com certeza danificou os bicos e outras partes do sistema.
Talvez possa ser outras causas, mas para isto deve levar até uma oficina especializada.