Quando abastecer, não deixe abrir o capô do seu carro

Publicado por: em 01/10/2016

Categoria: Arrefecimento

Qual o motorista que ao chegar no posto de gasolina para abastecer o seu carro, não se deparou com esta pergunta do frentista:

Vamos dar uma olhada na água e óleo senhor(a)? Passar uma água no para-brisa?

Isto nada mais é que uma gentileza oferecida pelos funcionários do posto de gasolina, mas cuidado que poderá ser um grande problema. Lavar o para-brisa é uma boa escolha, mas jamais deixe abrir o capô de seu carro quando for abastecer e principalmente se estiver viajando, a não ser que tenha realmente um problema, para isso acione os serviços de emergência das estradas onde seu carro será levado com segurança até uma oficina mecânica.

Olhar água e o óleo, não é nada demais, mas completar só por completar jamais deixem fazer isso. Este é um grande erro e um enorme problema para o motor de seu carro, pode até ser o fim de sua viagem, caso seja este o caso!

nivel-oleo

Na maioria dos casos estes são as causas de muitos motores ferver ou fundir nas estradas!

Talvez você esteja questionando e achando um absurdo tal afirmação! Mas é 99% de veracidade.

Estes fatos já foram pesquisados e constatados entre mecânicos e até mencionados em palestras sobre arrefecimentos.

Quem está viajando, dependendo da distância, vai chegar o momento de precisar abastecer o carro, encosta-se então no posto de gasolina mais próximo para abastecer, aproveitando o momento para dar uma relaxada e enquanto isso o profissional daquele posto abastece o seu carro, enquanto outro se oferece para dar uma olhadinha na água e óleo do motor.

Então o frentista ergue o capô do carro, puxa a vareta de nível de óleo que com certeza vai estar baixo, devido o mesmo estar muito quente, esparramado pelo motor e ainda escoando para o cárter, depois da uma olhadinha do lado do reservatório de expansão que também poderá ou não estar abaixo do nível máximo, a maioria das vezes está por causa da alta temperatura.

reservatorio_expansao

Diante dos exames feitos ele diz precisar completar o óleo e a água do sistema, pois ambos estão abaixos dos níveis. Confiando você autoriza.

Tenha certeza de uma coisa: Se a água estiver no nível máximo ou mínimo ou entre estes níveis não há necessidades de correções, o mesmo serve para nível do óleo.

Queridos leitores: Frentistas são profissionais de postos treinados para abastecer o tanque de combustível do carro. Troca de óleo, e outros serviços estes profissionais não tem conhecimentos (salvos se o postos treina-los para estes fins), até então, não são reparadores. Existem postos de combustiveis que oferecem serviços muito bons de troca de óleo e filtro, mas os demais são apenas mera camaradagem oferecidas, é um tipo de Sejam Bem-vindos!

Quando é aberto o sistema de arrefecimento do motor de seu carro ainda quente o sistema entra ar e na maioria das vezes o frentista de um posto de gasolina não tem noção que isto acontece ou o que pode acontecer futuramente ou nem chega tanto ao futuro, talvez 500 metros depois e o motor superaquece!

Nunca complete a água com motor quente e desligado

Erro gravíssimo é também completar a água do reservatório com o motor quente e desligado.

Várias vez foram mencionados aqui no post um dispositivo chamado reservatório de expansão, este da imagem acima!

Existe neste reservatório um espaço livre que serve para expandir, ou seja, este espaço vez ou outra diminui e volta ao normal conforme a temperatura da água, pois sabemos que o volume da água quando muito quente aumenta, mas sabemos também que no motor existem dispositivos como a válvula termostática que abre e fecha para a troca de calor pelo radiador, que ao mesmo tempo recebe refrigeração do eletroventilador quando acionados. Ao final da refrigeração o líquido baixa deixando novamente este espaço vazio, mas dentro dos niveis máximo e mínimo, nunca abaixo ou acima.

Por isso se completar o sistema dessa maneira, ao esfriar este espaço de expansão será totalmente preenchido, com isso, ao atingir a temperatura máxima e não tendo espaço, o sistema irá forçar uma válvula de segurança que existe na tampa do reservatório.

Quando abastecer, não deixe abrir o capô do seu carro 1

Esta vávula é calibrada para resistir alta temperatura até um certo grau, passou ela vai abrir e jogar o excesso fora, porém, além do excesso sairá junto muito mais água, causando entrada de ar no sistema gerando interrupções na circulação em algum ponto alto do motor que não será refrigerado, no caso o cabeçote do motor. Faltando arrefecimento nessa peça, a queima da junta e danos ao cabeçote serão inevitáveis.

E quando isto ocorrer você já estará viajando e muito longe do posto de origem das causas dos problemas, e nem vai saber por que o seu carro ferveu.

motor_ferveu

Ai você vai questionar: A pouco tinha água no sistema! E para segurança até completei a água!

O que pode ter acontecido? Há estourou a mangueira do radiador! Mas porque que estourou?

Pois é, a mangueira ou o radiador estourou porque a ventoinha não ligou companheiro!

Mas eu fiz revisão antes de viajar e estava tudo ok e o serviço foi acompanhado!

Mas um motivo para não mexer e nem autorizar mexer em sistemas durante a viagem se tudo está normal, somente abastecer e tchau.

Mas se por ventura vier acontecer estes descuidos, não adianta tentar funcionar o motor, completar ou colocar água, etc. O mesmo deve ser rebocado por um guincho até a próxima oficina para reparos, agindo assim é possível quase sempre salvar o motor e ficar barato a manutenção.

guincho

E lembre-se, só complete ou troque água e óleo na oficina de sua confiança. Um abraço e fique ligado da próxima vez quando alguém for abrir o capô de seu carro.



8 respostas para “Quando abastecer, não deixe abrir o capô do seu carro”

  1. Felix disse:

    Uma bôa advertência,mim preocupo muito nesse quesito.

  2. Felix disse:

    Assunto que todo dono de veículo,tem que se preocupar,e só autorizar esse serviço em um mecânico de confiança,frentista usa de gentileza,para poder vender o produto do posto.

  3. José Vagner C. Lima disse:

    Bom dia, gostei muito da informação! Gostaria que me indicasse qual deve ser o procedimento para completar a água do reservatório do radiador quando o mesmo está marcando no mínimo?
    E também qual o mesmo procedimento para completar o nível de óleo do motor quando a vareta de óleo estiver marcando no mínimo? Se o procedimento pode ser feito com motor frio pela parte da manhã enquanto não foi acionado para funcionar o referido carro?
    Aguardo resposta breve. Obrigado!!

    • Edvaldo Solique disse:

      Os procedimentos é exatamente estes. De manhã com o motor frio, sem funcionar.

    • Chamnel disse:

      Isto mesmo jovem, caso baixar o óleo do carro você deve ir ao mecânico de confiança, pois, não é comum baixar o óleo se o carro não tiver com a mecânica 100%.

  4. Uene disse:

    Quando cheguei no posto erroneamente deixei o frentista abrir o capôo. Mas nunca ia imaginar que o animal ia abrir a tampa do radiador! Fiquei aborrecido e irado, mas não podia fazer mais nada. Nunca mais deixo nem abrir abrir o capôo.

  5. Israel disse:

    Boa noite gostei muito das dicas, tenho uma Amarok automático biturbo 180 CV. Ela tá consumindo muito, tem alguma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *