Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver?

O volante de dupla massa é aplicado no Motor Sprint 4.07T e 4.07 TCE

Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 2

A MWM resolveu analisar e substituir em garantias todos os volantes de dupla massa por estar apresentando ruídos indesejáveis, segundo reclamações.

A MWM sempre fica atenta a qualquer avaria de seus produtos, principalmente quando se trata de peças importantes para o motor.

Volante de dupla Massa

O volante de dupla Massa é uma dessas peças que tem particularidades especiais no motor, além dele deter os ruídos e trancos ele é responsável ao inicio de partida do motor por conter uma cremalheira onde o componente do motor de partida, aciona o mesmo até que a primeira partida do motor entre em funcionamento, também nele é fixado o conjunto de embreagem e ainda em motores eletrônicos tem função de gerar pulsos de rotação através de um sensor de rotação, indicando a central que o motor entrou em funcionamento.

Defeitos

Enviados por reclamações este tipo de volante ao laboratório técnico da MWM por supostas avarias em seu mecanismo, onde foram analisados e constatados que não foram encontrados quaisquer tipos de defeitos mencionados. As analises técnicas comprovaram que: foram observadas elevadas incidências de substituições dos componentes e que não apresentaram as falhas reclamadas (sem nenhum defeito).

A fim de melhorar o diagnóstico no distribuidor autorizado e evitar substituições indevidas, é apresentado através de informações técnicas da MWM Boletins com os devidos procedimentos para diagnósticos destes componentes. Também foi apresentado novo formulário para preenchimento correto das avarias apresentadas e se realmente for constatado veracidade dos fatos a substituição da peça será o mais rápido possível.

Nota: Os responsáveis terão que preencher um novo formulário apresentando com clareza qualquer defeito que possa apresentar, para evitar constrangimentos para ambos os lados.

Procedimentos dos diagnósticos

  • Fixar o volante com dois parafusos em uma morsa.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 3

  • Encaixar a ferramenta especial nº7000550C91 no volante. Encaixar os pinos de centralização no guia e fixar o dispositivo no volante com 3 parafusos.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 4

  • Com o auxilio de um torquímetro, aplicar torque no sentidohorário de 180 Nm.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 5

  • Marcar a posição da  massa secundária do volante em relação à cremalheira.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 6

  • Aplicar um torque de 180 Nm no sentido anti-horário e marcar a posição da massa secundária em relação à cremalheira.
  • Verificar a quantidade de dentes da cremalheira em todo o deslocamento (veja região indicada na figura).
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 7

Observação importante:Em um volante sem problema funcional a quantidade de dentes deve situar se entre 17 e 24 dentes. Observar atentamente o comprimento do parafuso que fixa o prato de embreagem, pois o mesmo poderá, além de travar o volante ainda deixará o mesmo deslocado de sua geometria de trabalho, ou seja, o mesmo deixará de atuar a sua massa.

39 pensamentos sobre “Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver?”

  1. antonio de castro lopes disse:

    eu tenho uma s10 2.8 4×2 motor ano 2001 gostei de sua posoção sobre biomasa ., mas eu gostaria de saber se posso trocar para um volante comum , fiquei sabendo que a mwm fez um volante comum meu irmão ja comprou posso fazer esta subitituição ;;; o que tenho que trocar

    1. Edvaldo Solique disse:

      Pode sim. Tem que trocar o volante obviamente e os parafusos.

  2. Joao Manuel da Cruz Marques disse:

    Tenho uma XTerra 2004 e estou com problema no volante do motor que é um bimassa, posso colocar um volante rígido em vez de um bimassa.

    1. Edvaldo Solique disse:

      Não recomendo.

  3. Marcelo mendes disse:

    Boa tarde possuo uma S10 cabine ssimples ano 2010 e modelo 2011 gostaria de saber se o volante eh bimassa, e se tem alguma coisa a se fazer para não quebrar ou prolongar a vida do mesmo .

    1. Edvaldo Solique disse:

      O volante é Bi Massa, porem prolongar a vida útil, não sei te falar como.

  4. Luiz antônio soares disse:

    Bom dia,
    Sou proprietário de uma S 10 diesel 2.8 2006, e de repente apresentou um barulho como se fosse o motor batendo. Fui informado que seria o volante, me indicaram para retirar e montar o carro sem ele por favor me informe se o procedimento é correto ou não. Obrigado.

    1. Edvaldo Solique disse:

      Acredito que não vai dar certo o teste, porque como vai dar partida no motor!
      Mas, se for volante bate quando da partida, quando afoga o motor e quando está andando ao passar por um quebra molas, na retomada faz barulho.
      Talvez possa ser sim o volante, mas também poderá ser outro problema como válvula, biela, engrenagem tripla do comando.

  5. Jean carlo disse:

    Estou com uma s10 2.8 2004
    Ao ligar o carro ficava dando um barulho tipo um retrocesso somente na partida foi trcado o volante bi massa e como ja estava ruim o kit embreagem .
    Mais o barulho ainda continua será que pode ser o volante novo com defeito alguém ja pegou algo parecido.

    1. Edvaldo Solique disse:

      Pode estar com a engrenagem tripla intermediário que toca o comando de válvulas

  6. Ailton disse:

    Bom dia. , tenho uma frontier 4×2 mwm 2.8 ano 2.005, acabei de trocar o contrunto volante bi massa+plato+disco embreagem, só que agora no momento de partida ouve se um barulho muinto alto de trancos no conjunto, o mecanico me garantiu que se trata do encaixe do bendix com a cremalheira nova do disco bi massa , e que logo estas engrenagens de casarão e deixará de dar estes trancos e que não devo me preocupar que não irá quebrar nada , mas fico muinto preoculpado com isto pois as vezes dá medo do tranco e barulho que faz. o que devo fazer mesmo com a garantia de peças e serviços recebida.

    1. Edvaldo Solique disse:

      Os serviços não estão certos, Bendix só do motor de partida só avança, engata na cremalheira do volante da a partida e volta pro seu lugar, este negócio de casar engrenagem e conversa. Veja aí que tem coisa errada e se for serviços errados a MWM não garante as peças, que pelo jeito pode quebrar

  7. diogo disse:

    blz meu nome e diogo sou de sao jose sc e sou proprietario de uma frontier
    mwm 2.8 2008 xe ela esta no painel com 166000 km quando ligo o carro sinto uma
    vibracao no volante de guiar ela fria faz mais esse barulho e quando ligo o ar condicionado quase fica impercebivel outro defeito quando passo de 100 fica doido o ponteiro que marca a velocidade ele balanca muito e o pedal da embreagem se colocar o pe de leve sem apertar sinto uma vibracao e quando aperto faz barulho quando esquenta o motor para fica bem pouco levei em 4 oficinas que trabalham com diesel e todos disem que tem problemas mais nao sabem dar o diagnostico so um me diz que e o bimassa e o sensor de rotacao estou bem preocupado por nao conseguir respostas

    1. Edvaldo Solique disse:

      Quando passa em uma lombada (quebra molas), aí retomar a aceleração faz algum baralho? Com o motor na lenta fica fazendo algum barulho na embreagem? Se estiver com esses defeitos o problema é o volante bimassa, deve ser trocado ele é o kit embreagem. Quanto ao ponteiro do velocímetro, pode ser o pinhão do cabo ou sensor de velocidade.

  8. diogo disse:

    o barulho que vejo parece ser de valvulas, ferro com ferro mais nada muito grave fui ver outra ligada o barulho e parecido com um pouco mais de silencio a embreagem o barulho e quando pisa nela quando tira o pe para e se deixar o pe em cima cinto uma vibracao no pedal e quando vou sair de casa minha rua e numa subida nao muito ingrime mais quando viro volate para o lado do carona e vou arrancar na subida ela vibra muito para as laterais ai tenho que parar arrancar novamente bombando no acelerador e com mais rotacao no motor e mesmo na reta em uma subida tenho que dar bastante giro no motor antes de jogar a segunda se nao ela perde forca e quase morre tendo de por a primeira novamente estou penssando em vender mais como sou onesto nao vou conseguir enrrolar e vou falar a verdade .

    1. Edvaldo Solique disse:

      Terá que levar em uma concessionária para ver estas panes, por aqui vai ser difícil um diagnóstico

  9. Davi Batista Prado disse:

    Boa noite, retifiquei o motor e troquei também a embreagem de uma Amarok, 122hp, manual, 2013, porém apareceu um barulho, qual aciona a embreagem, ele para, foi dito pelo mecanico que era o volante Bi massa. Caso seja, se faz necessario a troca com urgencia ou se continuar rodando por um tempo não causaria algum dano grave no sistema (interrogação)

    1. Quando piza no pedal de embreagem o barulho para, o problema poderá ser rolamento de embreagem ou atuador.
      Volante bi massa costuma fazer barulho em arrancadas, como por exemplo ao passar uma lombada e acelerar e também na desaceleração. Pelo menos na S10 é assim que acontece.

  10. sandro disse:

    Boa noite
    Tenho uma S10 2.8 2001 troquei o volante dela e agora ela ficou ruim de pega quando o motor esta quente. Fria o arranque ta quietinho mas com motor quente parece que da uns contra dai ela liga e desliga na mesma hora. Daí pra ela pegar preciso pisar no acelerador e segurar a partida ate ganhar um pouco de giro. Sera que o problema e no volante com defeito ou ja me falaram que seria necessario trocar o impulsor de partida cada vez que troca o volante bi massa.

    1. Só de substituir o volante do motor não causa esses problemas, mas se algo aconteceu na retirada do volante e na instalação como: rompimento de fios, aterramento mal ligado e outros problemas, a sim pode gerar vários outros danos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *