Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver?

Publicado por em 13 de fevereiro de 2012
Categorias: Motor
Tags: , , , ,

Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 1

O volante de dupla massa é aplicado no Motor Sprint 4.07T e 4.07 TCE

Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 2

A MWM resolveu analisar e substituir em garantias todos os volantes de dupla massa por estar apresentando ruídos indesejáveis, segundo reclamações.

A MWM sempre fica atenta a qualquer avaria de seus produtos, principalmente quando se trata de peças importantes para o motor.

Volante de dupla Massa

O volante de dupla Massa é uma dessas peças que tem particularidades especiais no motor, além dele deter os ruídos e trancos ele é responsável ao inicio de partida do motor por conter uma cremalheira onde o componente do motor de partida, aciona o mesmo até que a primeira partida do motor entre em funcionamento, também nele é fixado o conjunto de embreagem e ainda em motores eletrônicos tem função de gerar pulsos de rotação através de um sensor de rotação, indicando a central que o motor entrou em funcionamento.

Defeitos

Enviados por reclamações este tipo de volante ao laboratório técnico da MWM por supostas avarias em seu mecanismo, onde foram analisados e constatados que não foram encontrados quaisquer tipos de defeitos mencionados. As analises técnicas comprovaram que: foram observadas elevadas incidências de substituições dos componentes e que não apresentaram as falhas reclamadas (sem nenhum defeito).

A fim de melhorar o diagnóstico no distribuidor autorizado e evitar substituições indevidas, é apresentado através de informações técnicas da MWM Boletins com os devidos procedimentos para diagnósticos destes componentes. Também foi apresentado novo formulário para preenchimento correto das avarias apresentadas e se realmente for constatado veracidade dos fatos a substituição da peça será o mais rápido possível.

Nota: Os responsáveis terão que preencher um novo formulário apresentando com clareza qualquer defeito que possa apresentar, para evitar constrangimentos para ambos os lados.

Procedimentos dos diagnósticos

  • Fixar o volante com dois parafusos em uma morsa.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 3

  • Encaixar a ferramenta especial nº7000550C91 no volante. Encaixar os pinos de centralização no guia e fixar o dispositivo no volante com 3 parafusos.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 4

  • Com o auxilio de um torquímetro, aplicar torque no sentidohorário de 180 Nm.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 5

  • Marcar a posição da  massa secundária do volante em relação à cremalheira.
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 6

  • Aplicar um torque de 180 Nm no sentido anti-horário e marcar a posição da massa secundária em relação à cremalheira.
  • Verificar a quantidade de dentes da cremalheira em todo o deslocamento (veja região indicada na figura).
Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver? 7

Observação importante:Em um volante sem problema funcional a quantidade de dentes deve situar se entre 17 e 24 dentes. Observar atentamente o comprimento do parafuso que fixa o prato de embreagem, pois o mesmo poderá, além de travar o volante ainda deixará o mesmo deslocado de sua geometria de trabalho, ou seja, o mesmo deixará de atuar a sua massa.

43 pensamentos sobre “Ruídos no volante dupla massa do motor MWM Sprint, como resolver?”

  1. Mosaire disse:

    Boa noite tenho uma frontier 2.8 ano 2007/08 esta com um barulho tiro o pe da imbreagens ela faz barulho ponho o pe. Para o barulho troquei o kit de imbreagens e volonte mas o barulho continua

    1. EdSolique disse:

      O câmbio tá bom, como está o eixo piloto do câmbio? Tem folga no rolamento? O atuador ou rolamento da embreagem foi visto? Trocado? A folga Axial do virabrequim tá correta? Os coxins do motor todos estão bons?

  2. Tupy-Assú disse:

    Olá, sou proprietário de uma frontier 05, fiz a substituição do bimassa, peça original MWM e está completando 16.000km. Estão voltando os barulhos indesejados, ao passar por uma lombada, ou na retomada de marcha ouço sempre um barulho de “TEC”, as vezes quando pego desníveis na estrada, aparece o barulho de lata batendo, quando ligo começou ruído, que só ameniza quando deixo rotação perto de 1000rpm, e começou a fazer um barulho igual correia cantando, quando arranco com baixa rotação. Coisa que antes podia fazer… Então, dura apenas 16k? Pois estou num grupo, onde todos falam muito mal do bimassa.

    1. EdSolique disse:

      Pelos seus relatos indica mesmo problemas no volante novamente e poucos km rodados. Quanto a durabilidade teria que pedir um análise técnico da MWM ou da Nissan, para saber se a causa e no volante ou se tem algo que contribuí para este desgaste prematuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: