Meia sola em motor

Publicado por: em 13/05/2019

Categoria: Retifica

Meia sola o que significa?

É uma gíria popular que significa um tipo de quebra galho em motores, uma maneira de economizar, ganhar tempo, quem sabe para ganhar mais dinheiro e fazer o motor completo.

Mas, será que compensa todas essas manobras?

Meia sola em motor 1

Esses são serviços comuns no dia a dia de uma retifica ou com maiores intensidades em oficina mecânicas, porém são serviços muito ariscados quando se trata de garantias, mesmo conversando, advertindo o cliente da situação pode ainda acontecer do cliente recorrer e alegar garantias caso vier acontecer dele ficar na estrada por exemplo em uma viagem, ou em um compromisso que não poderia perder, adiar…

Por lei, durante 90 dias ele tem o direito de garantias sobre qualquer serviços prestados e se isso vier acontecer terá que atender.  Já imaginou a responsabilidade?

Por isso fique atento: Se já fez ou mandou fazer, recomendo que não faça mais! Não compensa e não fica bom!

Recebo diariamente mensagens, e-mails, contatos de amigos me perguntando sobre seus motores, dos problemas que estão acontecendo, como resolver e onde estão os erros… Outros dizem ter trocados só os anéis, retificado somente o cabeçote, brunido os cilindros ou trocado somente um ou outro pistão e… que o motor está baixando muito óleo, outro que está aquecendo, outro que fez a parte de cima o motor fundiu a parte de baixo, outro que só trocou anéis e motor ficou batendo, consumindo óleo, consumindo combustível que fez bomba injetora e bicos e o motor esquenta, não pega, retificou cabeçotes e os tuchos não carregam, ficam batendo e tudo mais.

Esses problemas sempre irão existir, enquanto não tiverem consciência que: motores devem ser retificados por completo e as peças substituídas por novas e originais.

Os motivos acima citados é porque o motor não foi feito como deveria, principalmente os atuais que não aceitam estes tipos de serviços parcelados, o jeitinho brasileiro, as “Meias solas” os “quebra galhos”.

Jeitinho Brasileiro

O jeitinho brasileiro é outro método que não funciona quando se trata de motor ou qualquer reparação em um veículo, além de comprometer a segurança dos condutores, o cliente vai exigir garantias.

Na dúvida não faça!

De um lado está o reparador, retifica, oficina, empresas do ramo, do outro lado o cliente e empresas que necessitam destas prestações de serviços, ambos não podem em hipóteses algumas proporem que façam manutenções em partes ou em todo o veículo de forma camarada, ou seja, no caso de exercer meios serviços em motores ou no veículo, reaproveitar peças danificadas, fazer adaptações, não faça. Esses feitos são comprometedores.

“Quebra Galhos, Meia solas, jeitinhos”, além de não funcionar geram conflitos, porque não ficam bons mesmos!

Retificas e oficinas especializadas tem a obrigação de retificar e montar o motor, fazer as manutenções de maneira que fique 100%,  jamais aceitar fazer meios serviços.

Conheça os componentes dos motores que devem ser retificados, o que precisa ser retificado em:

Como retificar o motor corretamente e seus componentes



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *