Toyota Hilux 3.0 funde as engrenagens – Solucionado

Publicado por: em 01/05/2017

Categoria: Motor

Postamos dias atrás artigo sobre o motor da Toyota Hilux 3.0 turbo onde a mesma fundia as engrenagens.

Se ainda não leu essa postagem segue o link: Toyota Hilux 3.0 Funde as Engrenagens

Pedimos ajuda para solucionarmos os problemas, mas por ser defeitos desconhecidos e, talvez muito raro até o momento não obtivemos respostas. Como era um problema que cabia a nossa oficina resolver foi então o que fizemos.

Com o caso solucionado vamos contar como resolvemos a nossa maneira!

Toyota Hilux 3.0 funde as engrenagens - Solucionado 1

Depois de analisar, procurar onde estava os erros, refazer todos os serviços do motor novamente, analisando item por item como:

  • Galerias de óleo;
  • Alinhamentos dos mancais;
  • Substituições das buchas dos eixos balanceiros;
  • Alinhamento da bomba de óleo;
  • Alinhamento do virabrequim;

Enfim, nada foi encontrado de anormal, tudo perfeito e funcional, porem desconfiamos da bomba de vácuo que ao colocarmos em seu alojamento a mesma criava uma certa tensão, entrava que meio forçada em seu alojamento e na engrenagem intermediaria tripla, serviço que não fora observado anteriormente pelo fato da mesma ter se acomodado corretamente, mas na bancada de serviços a mesma ao ser girada com as mãos criava uma certa resistência entre suas paletas e rotor.

Toyota Hilux 3.0 funde as engrenagens - Solucionado 2

Teste sem a Bomba de Vácuo

Para ter certeza que isto estava influenciando, funcionamos o motor sem esta bomba e o mesmo funcionou perfeitamente, sem maiores problemas ou ruídos.

Teste com a Bomba de Vácuo

Ao colocar com muito custo a bomba de vácuo o  motor rodava que meio preso e ao funcionar ruídos muito forte acontecia nas engrenagens, paramos imediatamente, retiramos a bomba e substituímos por uma nova e o problema foi solucionado.

Já andamos com a caminhonete vários quilômetros e está funcionando perfeitamente.

Agradeço a todos aqueles que através dos comentários arriscaram um palpite tentando nos ajudar.

Depois que solucionamos os defeitos, ainda ficaram algumas dúvidas, porque ficamos sem saber o real motivo e por que acertamos! Logo vieram alguns esclarecimentos de amigos parceiros, que nos ajudaram a entender os reais motivos e os erros talvez cometidos.

Amigos parceiros nos dando uma mão

Finalmente um palpite em comentários desta postagem, parece ter a solução dos problemas nesse motor, porque além de nossa oficina, no País inteiro, recebemos através de mensagens, comentários por telefone mecânicos e oficinas mecânicas que passaram por problemas idênticos.

Um amigo de profissão (inclusive trabalhou na Toyota) leu os dois artigos e entrou em contato através dos comentários dizendo que o problema acontece por erro de montagem do sistema de distribuição, erro de montagem nas ordens das engrenagens.

Vamos as ordens de montagens das engrenagens:

  • Primeiro – monta os balanceiros e suas engrenagens;
  • Segundo – monta a bomba de óleo observando seu alinhamento através dos guias fixo ao bloco; localizando na tampa o ponto da engrenagem da bomba na carcaça e na engrenagem do balanceiro;
  • Terceiro – monta-se a engrenagem do virabrequim em seu respectivo ponto na engrenagem da bomba de óleo;
  • Quarto – coloca a bomba de alta em seguida a sua engrenagem, novamente colocando o ponto correto na engrenagem do eixo balanceiro, também a bomba hidráulica;
  • Quinto – com a engrenagem intermediaria (tripla) tensionada e travada, coloca-se a mesma em seus respectivos pontos de sincronismos na engrenagem da bomba de alta e eixo virabrequim;
  • Sexto – verifique as folgas em todas as engrenagens; destrave a engrenagem intermediaria;
  • Sétimo – Coloque agora a tampa da distribuição, verificado os alinhamentos através dos guias e se bem alinhada ao rolamento da engrenagem da bomba de alta, aperte a mesma em seguida insira a bomba de vácuo. Gire o motor para certificar que está tudo ok.


6 respostas para “Toyota Hilux 3.0 funde as engrenagens – Solucionado”

  1. Arlindo disse:

    OK, fico feliz em aprender e ter a oportunidade de estás informações. Parabéns.

  2. Patrícia disse:

    Muito bom seus artigos.
    Qual o endereço da sua oficina?
    Esse espaço virtual está de parabéns!

    • Edvaldo Solique disse:

      Não tenho mais oficina, mas trabalho em uma no setor de retífica a 10 anos. Fica em Nova Andradina MS

  3. Pedro disse:

    Boa noite amigos queria uma ajuda de vocês, o artigo anterior relatando o problema estou passando pelo mesmo caso a primeira vez que retirei o motor da Hilux fora era apenas um comando balanceiro que tinha se desgastado e retirei e o carro pegou perfeitamente porém depois o outro balanceiro também se danificou e a bomba de óleo tbm engrenagem estava com muita folga aí tirei o outro eixo balanceiro e coloquei a bomba de óleo nova e o motor pegou perfeitamente porém depois apresentou um barulho estranho e acabou travando o motor novamente queria ajuda de vocês já que imprensemos foi parecido .

    • Edvaldo Solique disse:

      Pedro o problema pode ser parecido, mas o defeito, as causas dos problemas poderão ser outros. No seu caso o problema esta mais para lubrificação com problemas.
      Verifica ai as causas.

  4. Vanderlan disse:

    Estou com uma na oficina que reparamos o motor da mesma, foi retificado eixo, trocado bomba de óleo mais para a nossa surpresa depois que montamos ela ficou com um zumbido dentro e tudo indica que seja nas engrenagens, porém desmontamos a parte frontal do motor e não encontrarmos nada de anormal, ao não ser pequenos riscos na bucha que fica na engrenagem intermédiaria, vamos remotar na segunda e vê o que vai dá. Meu ZAP 88 998354321

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *