Retentores e vedadores do motor

As juntas, retentores e vedadores são os responsáveis pela retenção de fluidos e gases no conjunto mecânico, garantindo assim sua lubrificação, arrefecimento e funcionamento adequados.

Utilize juntas, vedadores e retentores originais, assim  as condições  do veiculo são mantidas integralmente.

Sabemos que as juntas são as maiores causadoras de manutenção nos veículos, vindo a causar manutenção prematura em outras partes que venham a sofrer desgaste por falta de vedação de água e óleo.

Consequências de juntas e vedadores mal aplicados

  •   Obstrução dos dutos de lubrificação, combustível e arrefecimento;
  •   Vazamentos de compressão dos cilindros;
  •   Pressão inadequada de fluidos;
  •   Ressecamento prematuro por causa de material inadequado;
  •   Mistura de fluidos, causando contaminação;
  •  Rompimentos e vazamentos, causando perda de pressão;

Dicas: Após retifica e montagem do motor eliminar todos os resíduos de juntas coladas ao bloco ou cabeçote, alias isso deve ser feito antes da retifica do motor.

Rugosidade das partes usinadas do motor

A rugosidade deve ser observada minuciosamente, essas manutenções acontecem quando da plaina da face do bloco, brunimentos, plaina da face do cabeçote e outras regiões incorreta depois da retifica. Se esses feitos não forem observados as juntas poderão não aderir corretamente a união das peças, provocando vazamentos, superaquecimento que podem causar ressecamento das juntas, e retentores fazendo com que percam as suas propriedades de vedação.

Construção das  juntas originais, retentores e vedadores

As juntas de cabeçotes são a maioria metálicas e utilizam aço inox ou aço exclusivo desenvolvido para cada aplicação.

Retentores e vedadores são construídos com materiais especiais e com dimensões (espessura, comprimento, etc.), rigorosamente controladas.

Os retentores e vedadores utilizam matéria-prima dimensionada e adequada às suas aplicações, levando-se em conta a necessidade de vedação e movimento de superfície de contato, fluindo ou gases aos quais serão expostos.

Testes: As Juntas, vedadores e retentores são testados por montadoras especializadas como, por exemplo, a GM, Fiat, Volkswagen, Ford e outras. Os testes são realizados em:

  •  Termal shock (Choque térmico)
  •  Durabilidade em dinamômetro.
  •  Durabilidade no veiculo.

Fábricas

Uma das fábricas brasileiras com especialidades em juntas, vedadores e retentores encontra-se em destaque a SABÓ.

Esta empresa encontra a mais de 69 anos de existência no mercado automobilístico, a Sabó, multinacional de origem brasileira, produz sistemas de vedação e condução para  automóveis, caminhões, tratores e motocicletas. E agora inicia sua produção também na China!

Fique por dentro: A fabricante brasileira de autopeças Sabó iniciou a produção em sua primeira unidade na China. Com investimentos de 7 milhões de Euros e capacidade para fabricar 200 mil peças mês.

Liderança, competitividade e Soluções inovadoras de um lado. Agilidade, performance e serviço de outro.

Esses são os resultados que a excelência dos produtos Sabó garante aos seus clientes, em qualquer lugar do mundo. Saiba mais visitando o site da empresa www.sabo.com.br

Além desta empresa ainda existem outras conceituadas como: Taranto que fabrica muito mais do que juntas; temos a  Spaal fabricante de juntas e retentores; a Mahle esta tem tudo o que precisa para motor; e outras empresas conceituadas, principalmente na área de importados. Enfim, são todas bem vistas no mercado de reparação e os mecânicos admiradores das marcas também falam muito bem.

Observação:  estou usando algumas imagens e nomes de empresas para complementar o meu artigo, caso o dono da marca se incomodar, por favor entre em contato que retiro imediatamente! Também deixo bem claro que não estou ganhando um centavo com as divulgações e direcionamentos dos links as determinadas empresas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *