Quebra do Comando de Válvula GM – parte 1

Publicado por: em 11/11/2018

Categoria: Cabeçote

Nos artigos dessa série analisaremos em tres partes os problemas e soluções nos cabeçotes, comandos de válvulas e outros relacionados nos motores da linha GM Chevrolet.

  • O primeiro tópico falaremos sobre o novo sistema empregado nesses cabeçotes e mostraremos também os antigos e suas diferenças de funcionamentos.
  • No segundo falaremos sobre os cabeçotes roletados e;
  • No terceiro e ultimo da série falaremos por que da quebra do comando de válvulas nos modelos antigos, deslocamento dos cames dos novos modelos e o que acontece.
cabecote_gm

Os pontos abordados serão:

  • Atuação dos tuchos hidráulicos;
  • Barulhos de tuchos;
  • Sistema com roletes
  • Verificações dos cames dos comandos;
  • Alinhamento do comando;
  • Quebra do comando de válvulas;
  • Planicidade das bases do cabeçote;
  • Alojamentos do comando (gaiola) e outras especificações.

Dentro do motor pode acontecer muitas avarias por falta de manutenção, sobretudo, aquelas que a gente não consegue ver, por exemplo no cabeçote do motor, onde concentram-se as maiores partes dos componentes moveis do motor, como:

  • O comando de válvulas;
  • As válvulas;
  • Guias das válvulas;
  • Escoras;
  • Balancins (sólido ou roletados) e os;
  • Tuchos hidráulicos;
  • velas de ignição;
  • Tampa de válvula;
  • Gaiola do alojamento do comando de válvulas e outros.

Componentes puramente mecânicos, que não podem ser analisados por um scanner, ou seja, precisamos abrir parte ou todo o motor para averiguar o estado das peças e sanar os problemas, trocando ou retificando as suas peças danificadas.

Troca de óleo e filtro lubrificante

Essa manutenção é paço fundamental e obrigatória para a vida útil de qualquer motor a combustão.

Quebra do Comando de Válvula GM - parte 1 1

Sempre trocar nas mesmas especificações para aquela aplicação.

Parece simples, mas trocar o óleo e o filtro lubrificante nos prazos determinados pelos fabricantes, oficinas ou retificas de motor, garante prolongamento ao funcionamento do motor, mas muitos deixam essa regrinha básica da manutenção do veículo de lado, por esquecimento ou por falta de cuidado mesmo.

Fator extremamente importante: Nunca troque o óleo e deixe de trocar o filtro de óleo! O filtro é que mantém o óleo limpo, filtrado, livre de impurezas, como não trocá-lo?

Válvulas do cabeçote do motor

A válvulas são elementos importantes dentro do conjunto do motor, elas estão instaladas sobre os guias de válvulas no cabeçote do motor e comprimidas sobre molas e travadas. O motor dependendo do modelo Podem ser de oito ou dezesseis válvulas.

Quebra do Comando de Válvula GM - parte 1 2

Elas permitem quando fechadas a compressão correta e total, quando aberta a de admissão, é aspirado pra dentro das camaras do coletor de admissão e respectivamente para dentro dos cilindros do motor a mistura ar/combustível e a de escape quando aberta elimina através do coletor de escape os gases que foram queimados.

Para que as válvulas possam fazer o movimento de abertura e fechamento existem outro equipamento responsável a este fator que é o eixo de comando de válvulas.

Quebra do Comando de Válvula GM - parte 1 3

Este eixo ou eixos são sincronizados ao eixo virabrequim através de correia dentada, corrente ou engrenagens e por meio dos seus ressaltos (cames) promovem as aberturas e fechamentos das válvulas nos determinados tempos do motor.

Portanto, o eixo de comando de válvulas e as válvulas são elementos importantíssimo para o motor, qualquer avaria pode comprometer e muito o rendimento do motor.

Tuchos de válvulas

Além das válvulas, comando de válvulas existem outros acessórios importantes que juntos comandam por completo o sistema de admissão, compressão, explosão e exaustão.

Esses acessórios são os tuchos hidráulicos e os balancins e estão presente em quase todos os motores da GM, talvez todos. Para que todos esses equipamentos funcione corretamente no cabeçote do motor existem ainda os balancins como mencionado, que podem ser sólidos ou roletados. Os novos motores da GM usam os balancins roletados.

Quebra do Comando de Válvula GM - parte 1 4

Não fugindo de nosso foco, mas é bom saber que existem dois tipos de tuchos nos motores automobilísticos: hidráulicos e mecânicos. O primeiro atua com óleo interno e o segundo usa pastilhas calibradas e também existem somente o tucho com especificações de regulagens (no caso do Corolla e outros motores importados que usam estes meios. Os tuchos mecânicos com pastilhas são muito comum encontra-los na linha Fiat atuais e Volkswagen os mais antigos, como nos motores AP 1.6.

Na maioria das vezes, os tuchos hidráulicos dispensam as varetas pelo fato do comando ser aplicado diretamente no cabeçote por alojamentos próprios e diretamente sobre as válvulas, acionando as mesmas através do tuchos ou balancins. No caso da linha GM os tuchos são hidráulicos ou elementos hidráulicos e as válvulas são acionados por balancins.

Atuação dos tuchos hidráulicos

Para funcionar corretamente, o tucho hidráulico deve receber óleo lubrificante limpo, na especificação correta e sobre pressão. Além de lubrificar o componente, preenche as suas câmaras internas, promovendo o ajuste automático da folga de funcionamento das válvulas evitando barulhos internos no motor.

Borras no motor

As avarias dos tuchos hidráulicos e de quase todo o motor (não só nos motores da linha GM, mas em todos os motores de veículos que usam destes componentes), são quando existem formações excessivas de borras dentro do motor (devido à deterioração do óleo lubrificante), as galerias que alimentam os tuchos (entre outras passagens) ficam obstruídas. Isso acontecendo faz com que a pressão do óleo caia, impedindo o seu correto funcionamento onde começa a criar ruídos dentro do motor prejudicando também a sua correta lubrificação. Com isso tem-se a redução do desempenho do motor e o desgaste prematuros dos tuchos, dos seus alojamentos, do eixo de comando de válvulas, balancins, escoras e das válvulas, eixo virabrequim, cilindros, etc.

Fique atento: A aplicação incorreta do óleo e filtro lubrificante também pode comprometer o motor nas mesmas proporções.

Temperatura do motor

Com o aumento da temperatura do motor, e este estiver em condições precárias, com muito desgastes o óleo vencido ou inadequado se transforma em borra, neste caso o óleo lubrificante perde a sua viscosidade e escapa do interior das galerias, dos tuchos, bronzinas de mancal e bielas, alojamentos dos comandos e outros alojamentos importantes. Este acontecimento interno no motor, acaba por impedir o correto funcionamento.

Em casos extremos, pode haver o rompimento do filme de óleo lubrificante existente entre o eixo virabrequim, bielas, eixo comando de válvulas, tuchos cilindros (…) mencionado anteriormente. As consequências são os atritos secos entre as peças e o fundimentos dos componentes moveis do motor.

Desgastes prematuros

Em caso de desgastes prematuros recomenda-se retificar ou trocar as peças danificadas, não somente as danificadas, mas todo o conjunto no caso por exemplo: eixo comando de válvulas, tuchos, balancins, escoras, a válvulas, guias de válvulas, válvula de retenção e até mesmo a gaiola, pois todas as peças podem estar comprometidas.

Barulhos de tuchos ou válvulas

Quando se ouve ruídos excessivos na parte de cima do motor (cabeçote), notar perdas de rendimentos e irregularidades na marcha lenta, o problema poderá ser: Nos cames do comando de válvulas (comido).

Quebra do Comando de Válvula GM - parte 1 5

Se estiverem nestas condições as válvulas não abrem o suficiente. O correto para ter certeza é abrir a tampa das válvulas e inspecionar cuidadosamente o conjunto do eixo comando de válvulas, balancins, escoras, tuchos, válvula de alivio da galeria dos tuchos a procura de indícios de falta de lubrificação ou outras avarias.

No próximo artigo vamos mostrar o novo sistema que são: Cabeçote Roletados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *