Motor Eco Sport flex 1.6 seca o cárter – Solucionado

Nós reparadores temos sempre que agir dentro do profissionalismo e nunca, jamais, condenar serviços de outros sem ao menos procurar resolver, descobrir a causa de um defeito.

Na retifica todo motor sai ajustado e conferido

Na retifica de motores os profissionais, antes de mais nada, quando vai retificar um motor, cabeçote, virabrequim… antes de tudo, faz um analise técnico do que aconteceu com o motor, em seguida procura saber as causas dos acontecimentos, depois faz os aferimentos para uma suposta sobre medidas, orçamento e aprovado faz os serviços dentro dos padrões de fábrica, testa, ajusta e monta o motor se for assim combinado. Pode ter certeza que é exatamente assim que acontece.

Apesar de todas as técnicas empregadas, ninguém, nenhum profissional, seja qual área for, estão isentos de cometer erros, ou passar despercebidos por não conferir isso ou aquilo em uma montagem.

Erros acontece onde menos esperamos

Em nossa área (retifica e oficina mecânica), estamos constantemente sujeitos a cometer erros, seja por imprudência, achismo, peça sem procedências, peças com defeitos, na aplicação de uma peça no motor, cabeçote ou qualquer reparação, e ninguém comete erro por que quer, mas devemos ter a humildade de reconhecer o próprio erro se assim acontecer.

Para melhor entender este post saiba como aconteceu os problemas desde o início: clique no link: Motor Eco Sport flex 1.6 seca o cárter

Motivo do defeito

Este foi o caso dessa Eco Sport, as causas do defeito do motor falhar, fumacear, secar o óleo do cárter foi cometido por um descuido na montagem do coletor de admissão.

Lembram que mencionei no artigo anterior no primeiro paragrafo que o motor sofreu superaquecimento e todas as peças de plásticos foram afetadas, derretidas pelo excesso de calor, inclusive o coletor de admissão que nesse tipo de motor usa coletor de plástico?

Motor Eco Sport flex 1.6 seca o cárter - Solucionado 2
Coletores Admissão Ford Zetec Rocan

Nesse carro esse coletor foi substituído, além de ser um coletor usado era de um motor 1.0 e o motor do Eco Sport é 1.6, totalmente diferente a sua área de vedação, e foi examinando nessa área de vedação que descobrimos o erro. Ou seja, o coletor 1.0 não tem o mesmo campo de vedação que o do 1.6, embora olhando os dois coletores de imediato não se percebe nenhuma diferença, mas existe e é grande.

No coletor 1.6 a área de vedação é mais larga e veda perfeitamente os dutos da admissão no cabeçote, a do 1.0 são mais estreitas e não vedam o dutos, deixando uma abertura, com isso o ar admitido passa para o cárter através do canal do suspiro do motor.

Motor Eco Sport flex 1.6 seca o cárter - Solucionado 3
Cabeçote Ford Zetec 1.6 Flex

Suspiro do motor passa pelo cabeçote

No cabeçote desse motor 1.0 ou 1.6, ambos tem uma abertura para a passagem do suspiro do motor que é levado a tampa de válvula, onde no seu topo é ligada a mangueira do suspiro e a junta do coletor que é tipo anel de vedação de borracha, deve separar este orifício dos dutos da admissão.

Motor Eco Sport flex 1.6 seca o cárter - Solucionado 4
Vedação incorreta se for coletor 1.0 no 1.6

O que acontecia no motor era que a borracha de vedação do coletor não tampava esta área do suspiro do motor, gerando um vácuo do ar admitido, diretamente no cárter do motor (como um poço a ar!), isso gerava uma grande pressão dentro do motor capaz de jogar o óleo do cárter para dentro das câmaras de combustão. Eis ai as causas do motor falhar e fumacear ao extremo a ponto de secar o cárter em 300 km rodado!

Defeito simples mas desconhecido

Tecnicamente um defeito simples, mas desconhecido pela maioria dos mecânicos, tanto que não imaginávamos de imediato que era esse o defeito? Para nós também um defeito inédito, tanto que procuramos orientação na concessionária e eles diziam nunca ter pego um defeito desses, outros mecânicos que conversamos também diziam nunca ter pego tal defeito. Depois do acontecido um outro amigo reparador dizia ter pego a muito tempo exatamente o mesmo defeito e descobriu quando o dono do carro disse que tinha trocado o coletor de admissão, quando em uma batida o original foi quebrado.

O mesmo erro aconteceu aqui: substituição de forma errada, gerando um defeito que é um dos piores (defeito colocado), sem ao menos comparar as peças aplicadas. Aquela história insistente que nunca concordo: adaptações, que tudo é igual, pode colocar que da certo. Essas teorias para motor não funciona, ou então, para que tanta siglas, códigos, números, ano, modelo e tudo mais?

Conclusão

Fica aqui mais uma dica de um problema resolvido. Problema simples e ao mesmo tempo complexo, difícil de ser detectado mas, que através de uma equipe, analisando as causas chegamos ao defeito. O importante é nunca desistir, alias o mecânico é o profissional que descobre e sana qualquer defeito em um carro, seja ele qual for.

Sempre terão resultados satisfatório quem trabalha em equipe, quem pede opinião, sugestões. Pode ser para resolver um simples como um grande problema, pode ter certeza que problemas grande ou pequeno terão no dia a dia dentro de uma oficina ou retifica de motores. O importante é ser humilde e nunca condenar, julgar serviços por outros feitos e sim tentar ambos solucionar.

2 pensamentos sobre “Motor Eco Sport flex 1.6 seca o cárter – Solucionado”

  1. Arlindo disse:

    PARABÉNS, realmente entendo que raríssimos profissionais iriam observar rapidamente está diferença

    Abraços

    1. Realmente tem defeitos difíceis, geralmente são aqueles que são montados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *