Motor Amarok Sumindo água

Publicado por: em 25/05/2015

Categoria: Arrefecimento

Neste artigo como mencionado no artigo Problemas no cabeçote amarok

Onde havia dito que pegamos dois problemas diferentes na mesma semana de duas amarok, que recomendo dar uma olhada nesse último, muito importante a solução daqueles problemas.

Pois bem, vamos então relatar aqui porque sumia água desse motor.

Esta caminhonete, chegou em nossa oficina no guincho com o motor sem possibilidade de funcionamento, ou seja, o motor não rodava não partida.

Devida a muitas outras tentativas de fazer a mesma funcionar pelo proprietário e outros mecânicos da autorizado, suspeitamos do motor de arranque e de um possível calço hidráulico.

destaque

Consultando o proprietário para maiores informações

O proprietário nos passou os acontecidos muito indignado com o veículo e com a concessionária do mesmo, pois não conseguia soluções para os problemas. Segundo ele, a concessionária alegava sem mesmo ter aberto o motor, problemas no cabeçote e que o mesmo teria que ser trocado. Ainda alegaram não ser possível qualquer manutenção para o mesmo. Segundo as regras da montadora. Insatisfeito por esse diagnóstico e por outros erros já acontecidos anteriormente, dizia tentar uma outra alternativa em oficinas particulares. E assim pegamos mais um abacaxi!

Diagnósticos visuais

Detectamos que ao dar partida no motor o mesmo se encontrava pesado, suspeitamos de calço hidráulico, ou seja: os cilindros poderiam estar cheios de água. Então houve a necessidade da retirada do cabeçote para maiores diagnósticos, onde foram constatados que realmente havia água nos cilindros e aparentemente que a junta estava queimada. Mesmo assim antes da troca da junta do cabeçote levamos o cabeçote até a retifica para testes e analises.

Diagnósticos técnicos

Nas análises técnicas da retifica, foram constatados que o cabeçote se encontrava muito carbonizado nos dutos de saída de escape, oleoso e empastado, indícios que a muito tempo além do óleo do motor existia uma mistura de água nas antecâmaras do cabeçote e sobre os pistões. O cabeçote foi então desmontado por completo, depois mergulhado em banho químico apropriado para cabeçote de alumínio, para descarbonização por um período de 24 horas.

Testes

Depois da limpeza química o cabeçote foi para o teste eletrônico para averiguação de possíveis trincas internas. Mas, no teste de trinca eletrônico, nada foi constatado.
Voltamos ao veículo e fizemos analises de outros componentes que poderiam estar causando a passagem de água para o sistema, para dentro dos cilindros do motor.

Efetuamos outros testes e descobrimos que o defeito era no tubo da válvula EGR, conhecido como radiador de água da EGR.

Veja na imagem:

tubo_egr

Este radiador em seu interior vai uma serpentina e por ela passa água do motor para refrigerar o ar recolhido pela válvula EGR, e depois de refrigerado é enviado frio para dentro do coletor de admissão. Ele é ligado na válvula EGR ao coletor de admissão e também ao sistema de escapamento ligado a um duto que atravessa todo o cabeçote perpendicularmente.

Nesse caso passava tanto o ar como água, pois, o mesmo estava furado internamente passando água para dentro do coletor de admissão e em consequência para dentro do motor e ainda voltava esta água para o escapamento. Esses foram os motivos porque sumia a água do sistema de arrefecimento.

Solução

Trocamos o tubo da válvula EGR, plainamos o cabeçote que se encontrava empenado e com marcas fundas de queimado, foram feitos assentamentos das válvulas e substituições dos retentores de válvulas.

Foram feitos todos estes procedimentos e outros necessários para o perfeito funcionamento do motor da caminhonete. O proprietário já não acreditava que tinha solução, tendo em mente que a concessionária tinha condenado tudo, pois o seu veículo não era mais coberto pelas garantias de fábrica.



162 respostas para “Motor Amarok Sumindo água”

  1. Jessica disse:

    Boa noite tenho uma amarok 2011/2012 estava com esse problema da água levei numa oficina e foram feitos varias coisa a troca da válvula da egr / tirado e testado cabeçote , trocado jogo de juntos inferior e superior e do cabeçote, feita camisa pq tinha rachado , cabeçote plainado e depois de 40 dias na oficina aparentemente tudo certo ando aproximadamente 70 km volta a acender aquela que parece uma mola e a luz da água! Não sei mais o que pode ser ou o que fazer !!!

    • Edvaldo Solique disse:

      Jessica,
      Fizeram muita coisa e não resolveram os problemas!
      Talvez se tivessem testado o resfriador da EGR resolveria o problema, agora nem sei o que te dizer diante de tanta coisa que fizeram.

  2. Rafael disse:

    Edvaldo, Boa noite!

    Tenho uma amarok 12/12 modelo SE Turbo e também estou com problema de sumiço da água e “molinha” aparecendo no painel.

    Troquei a valvula EGR na concessionária e o problema persiste, eles alegam que a junta do cabeçote esta queimada. Segundo mecânico da concessionaria não há água misturada com óleo, mas mesmo assim alega que junta está queimada.

    Realmente tenho que tirar o cabeçote?
    E a “molinha” o que pode ser?

    Obrigado!

  3. Ana Flávia disse:

    Boa noite!

    Tenho uma amarok higline 2012/2012 que não está baixando a água, mas vejo que na bomba auxiliar está “minando” um pouco de água. É necessário trocar a bomba ou tem aluguem conserto? Aliás, preciso trocar a bomba agora? Tem algo mais que precise fazer?
    Obrigada

    • Edvaldo Solique disse:

      Se tem vazamento, com certeza tá baixando água, pouco mais tá. Quanto ao trocar a bomba, isso deve ser feito imediatamente

  4. Ana Flávia disse:

    Mas o problema não é na bomba perto do radiador, mas a bomba perto da bateria. É comum? O preço dela é muito elevado!

    • Edvaldo Solique disse:

      Então, essa que está mencionado e a bomba elétrica correto? Se tá vazando mrlejando o correto e a substituição. Ou sérios problemas no gerenciamento e no motor

    • Ana Flávia disse:

      Sim, bomba elétrica, mas não é a secundária. Está marejando. Na concessionária vale mais de 3 mil reais.

  5. ALEXANDRE MARIANO disse:

    Edvaldo qual foi o custo total do conserto da Amarok que você relatou acima, pois estou com uma com o mesmo problema.

  6. daniel disse:

    tenho uma amarok 2014 que APARECEU FULIGEN DO ESCAPE NO RESERVETORIO DE ESPANÇAO O QEU PODERIA SER

    • Fuligem de escape? Está pra mim e nova. Não seria Óleo?

    • Marco disse:

      Verifica se tem pressão excessiva no sistema de agua, se está baixando nível do arrefecimento, talvez com esse indício de fuligem pode ser radiador da egr contaminando o arrefecimento, tenho uma Renault Master com o mesmo sistema e com o mesmo problema relatado fiz a troca do radiador da egr e resolvi (peça para fazer um teste de vasamento neste radiador).

  7. Fabio disse:

    Edivaldo, tenho uma amarok 2011 165 cv manual biturbo. Ela deu o problema na válvula EGR, mandei para a oficina para conserto. Desde que eu peguei ela, ela baixa uma média de 1 litro de óleo a cada 1000 km. Na estrada, em alta velocidade, essa média triplica. O mecânico disse que isso poderia acontecer em 3 lugares: turbina, cabeçote e na parte de baixo do motor.

    Com o problema da EGR ele verificou q a turbina estava ok. Os coletores de escapamento continham muita borra de óleo, logo esse disse que havia uma possibilidade grande do problema está na parte de cima do motor..

    Pois bem, após o conserto, para minha tristeza, percebi que o consumo de óleo continua o mesmo, se não tiver piorado. Pela conclusão do mecânico, o problema só pode está na parte de baixo do motor, e que para verificação deve-se tirar todo o motor.

    Você tem alguma ideia do que pode ser? Já viu esse tipo de problema em amarok? Já resolveu?

  8. Marcelo disse:

    Tenho uma Amarok 2014 e está sumindo água também,o mecânico inultilizou este trocador de calor, colocou uma mangueira direto,ou seja não passa agua nela,e mesmo assim está baixando água,mais não está com água o óleo do motor,o que pode ser???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *