Toyota Hilux 3.0 funde as engrenagens

Estamos como uma caminhonete Hilux turbo 3.0 aqui na oficina nos deixando de cabeça quente, o motor funciona em seguida roça os dentes das engrenagens!
Fizemos retífica montagem desse motor completo, porem as engrenagens fundiram-se todas. Substituímos as mesmas por originais e novamente foram danificadas!
Na ilustração abaixo a bomba de óleo chegou a trincar, romper de seu alojamento!
A historia desde o início
O veículo chegou até nossa oficina no guincho sem possibilidade de funcionamento, com problemas no motor, e o defeito mencionado e ocorrido foi superaquecimento.
Retiramos o cabeçote e realmente houve superaquecimento a ponto do cabeçote não ter aproveitamento, também os cilindros estavam engripados. Retiramos o motor e desmontamos para retificar.
Visualmente o único problema era o cabeçote e os cilindros do motor danificados, o restante das peças do motor estavam perfeitamente boas, sem muito o que fazer, polimentos eram o suficiente.
Neste caso o que tinha que fazer era retificar e substituir os pistões e outras peças relacionadas e também trocamos a bomba de óleo por estar com algumas roscas espanadas e no local da bomba de alta danificada. Poderia ser recuperada, mas resolvemos substituir por uma original.
Na retifica após tudo lavado, fizemos os aferimentos necessários e os cilindros realmente precisavam ser retificados, o virabrequim somente polimento, pois estava perfeito e dentro das medidas padrões, substituir as buchas das bielas, substituição comprovado do cabeçote e as válvulas, a bomba de óleo, bomba de água e todas outras peças necessárias para a retifica e montagem do motor. Tudo muito normal, rotina de uma retifica simples, e montagem sem maiores problemas.
Feito isto aguardamos a chegada das peças, pois compramos tudo original Toyota por exigência do proprietário e também nossa.
Vinte dias depois chegaram as peças iniciou se a retifica do motor, tudo lavado iniciou-se a montagem do motor. Concluído e tudo perfeito até então.
Instalação do motor
Instalamos o motor no veículo, corrigiu todas as panes, substituição do radiador de água por que também foi danificado e o que foi preciso verificar nos sistemas do veículo foram verificados.
Teste em rodovia
Ao sair com o veículo para teste na rodovia começou um barulho na frente da distribuição do motor e não durou segundos e travou. Acionamos o guincho, nos trouxeram para a oficina, abrimos o capo e com uma chave tentamos rodar o virabrequim pelo parafuso da polia e o mesmo infelizmente nem se moveu.
Retiramos o radiador de água para a retirada do motor e já avistamos a tampa da distribuição rachada, retiramos o motor, abrimos a frente e lá estava a engrenagem da bomba de óleo estufada para fora e o estrago nas demais engrenagens.
Bomba de óleo quebra e funde as engrenagens da distribuição sem explicação
A engrenagem da bomba de óleo entortou, a engrenagem do virabrequim, a roda fônica, e as engrenagens dos balanceiros roçaram, fundiu também os balanceiros, quebrou o mancal da engrenagem tripla e quebrou também obviamente a bomba de óleo e a tampa.
Pedaços de bronze no cárter
Retiramos o óleo do cárter e notamos pedaços de material de bronze, e isto foi comprovado quando retiramos o cárter. Os mancais e capas de bielas e os bronzinamentos estavam perfeitos, porém ao tentar retirar os balanceiros os mesmos se encontravam fundidos junto as buchas, a ponto das mesmas terem sidos deslocadas de seus alojamentos.
Frustração total
Diante dos fatos desastrosos ficamos até este momento sem saber as causas. Não sabemos se foi a bomba de óleo que quebrou por algum motivo, e fundiu os balanceiros por falta de lubrificação ou se foi os balanceiros que fundiram-se nas buchas e travou os mesmos a ponto de quebrar a bomba de óleo, pois os balanceiros tem suas engrenagens ligados ao conjunto de engrenagens, inclusive uma é direto na engrenagem da bomba de óleo.
Analisamos tudo, sistema de lubrificação completo, possível ponto de fuga de óleo, trinca interna em galerias, os jet coolers, turbina, radiador de óleo, válvula de alivio, medidas do virabrequim novamente, das bielas e não encontramos nada suspeito.
Substituição das peças danificadas
Resolvemos então, comprar as peças que foram danificadas, trocamos as buchas dos balanceiros paralelas, pois não encontramos original, retificamos os novos eixos balanceiros por que as buchas são semi e com pouco material patente, resumindo: montamos o motor novamente, colocamos no veículo e ao funcionar o danado travou na primeira funcionada e novamente quebrou a bomba de óleo nova e original Toyota, tanto quanto todas as engrenagens também originais. Tudo estragado novamente, inclusive os dois balanceiros fundiram outra vez!
Nova retirada e desmontagem do motor
Retiramos o motor, desmontamos a frente, colocamos a bomba de óleo velha, compramos novamente uma engrenagem do virabrequim, isolamos os dois balanceiros, fechamos o motor, colocamos na caminhonete, funcionamos. Não travou, mas ficou fazendo barulho, andamos assim com ela uma semana e o resultado não poderia ser outro, travou e roçou todas as engrenagens: da bomba de alta, virabrequim, bomba de óleo, intermediária tripla, bomba de vácuo…
Nova desmontagem do motor
Desmontamos o motor e novos testes fizemos e, neste intervalo suspeitamos que a ponta do virabrequim poderia estar torta, colocamos na máquina, medimos com relógio comparador fixo no bloco mas não está. Procuramos novamente por trinco, fuga de óleo, lubrificação das engrenagens e está tudo perfeito. Os pistões, bielas, cabeçote, comandos de válvulas virabrequim, turbina todos intactos e lubrificados. Temperatura do motor e pressão de óleo quando deu para medir estava sempre perfeita e funcionando.
Pedimos auxilio na concessionária
Recorremos a uma concessionária aqui da região e o técnico de lá disse que isto nunca aconteceu ou pelo menos não tem esta informação. Onde compramos as peças originais, também nunca viram falar.
O que me deixa de cabeça quente é que o veículo antes de ferver funcionava perfeitamente, sem maiores problemas, várias revisões fizemos nesta caminhonete e nunca apresentou esta falha. Já retiramos uma vez toda a frente para retirar vazamentos, montamos e funcionou perfeitamente por muitos meses, até este último problema.
Sem solução
Agora está aqui na oficina, com o motor desmontado, e não sabemos quais os defeitos, já pedimos todas as peças novamente. E vamos montar de novo, mas antes temos que descobrir o problema definitivamente.
Agora eu preciso de ajuda
Gostaria se alguém tiver uma ideia ou já passou por isso, nos de uma ajuda aí. Agora somos nós que precisamos de auxílio. Já conversamos com vários mecânicos, donos de oficina, gerente e técnicos de concessionarias, professores e ninguém arrisca um palpite, porque o caso é inédito. Inclusive para nós.
Já montamos vários destes motores, inclusive montamos antes desta um motor de mesmo modelo, e funcionou perfeitamente, e por ironia o mesmo problema, praticamente os mesmos serviços, só não trocamos a bomba de óleo.
Revisamos diariamente inúmeras Hilux de todos os modelos, inclusive injeção, motor, câmbio, freios… retificamos dezenas destes motores e nunca tivemos problemas, mas esta veio de encomenda, tanto que compramos.
Compramos porque ficamos com vergonha do cliente, um fazendeiro honesto em época de colheita, precisando da caminhonete, prometemos entregar o seu carro em trinta dias, porque as peças originais Toyota, não sei porque demora 20 dias para chegar para nós dentro de nosso Estado, depois temos no mínimo de três a cinco dias para deixar tudo pronto. Veja só a nossa situação diante destes problemas sem solução. Pagamos o valor da caminhonete que ele pediu e estamos aqui com este abacaxi descascado e azedo!
E o motor em todas estas montagens e desmontagens foi por mecânicos diferentes, pensando em um possível erro de montagem de um ou de outro. Mas agora estamos todos querendo saber onde está o erro.
Quem puder nos esclarecer, por favor nosso contato é (67) 3441-1662 – Mecânica e auto peças Central e se descobrirmos o defeito vamos postar aqui claramente.
Tenha em sua oficina o Manual Oficina Toyota Hilux 1kd
Editamos outro artigo para buscar a solução dos problemas aqui relatados.
Segue o link: Toyota Hilux 3.0 funde as engrenagens – Em busca da solução
Parabéns pela matéria, sempre estou atento as suas matérias.
Boa noite Edevaldo 32 anos de retifica e numca via um caso asim vou trocar uma idei com um amigo meu que e mecanico e lida muito com toyota ela e 16 v
Sim Ricardo, 3.0 turbo eletrônica.
Estas engrenagem dianteira tem que estar com a folga certa
Se não me engano é de 08 a12
Igual diferencial
Se deixar com a folga errada rossa tudo
Cada engrenagem tem um tipo de folga
E tem uma engrenagem principal que ela é tensora
Uma força pra um lado e a outra pro outro
Caso quiser tirar uma duvida ou receber as medidas das folgas me manda um wats pro meu número
54 999410123
Boa sorte amigo
Obrigado amigo, mas medimos todas as folhas também com base magnética e relógio comparador e estava dentro das medidas pedida pelo fabricante, e a engrenagem tensora foi colocada travada e destravada em seu alojamento.
Olá, parabéns pelas matérias, entendo que há alguma das engrenagens fora de posição ( tipo descentralizada ) devido ao super aquecimento que o bloco sofreu. Espero que já tenha resolvido está bronca. Abraços
Olá amigo, parece que resolvemos o problema, estamos testando pra ter certeza. Logo vou postar o problema causador de tudo.
TBEM TEMOS OFICINA E UM CASO DESTE E COMPLICADO
No nosso caso o problema foi a bomba de vácuo que travava.
Gostei da honestidade em expor a não solução do problema.nao acompanhei a solução,mas em todo caso,boa sorte
Tem um post com a solução também.
Caro Edvaldo, qual marca de buchas para o eixo balanceiro que costumam usar, pois não encontro a original no mercado.
Só encontro a Autowelt.
O serviço fica 100% com as buchas dos balanceiros sem ser originais (interrogação)
Obrigado
Estas buchas encontra somente paralela e tem que ser mandrilhada, porque vem semi acabada. Porem estas buchas é trocada em ultimo caso, como o que aconteceu aqui na retifica.
Certo. No meu caso foi o que aconteceu. vou ter que comprar eixos novos e essas buchas paralelas.
O meu receio é com essas peças paralelas!!! O bloco e os eixos aceitam bem essas peças (interrogação)
Me disseram que teria que trocar o bloco só por conta dessas buchas!!! Isso é verdade (interrogação)
Muito obrigado pela atenção
Da certo, porém você terá que retificar o eixo e não a bucha, agora que me lembrei do processo. De outra maneira (original) só trocando o bloco mesmo. Acho isto um absurdo, mas….
ola.estou com um caso semelhante ao seu .apos aquecimento.motor reparado deu falta de lubrificacao trabalhei em css toyota montei um monte de motor e nunca tinha visto isso.vou montar novamente o motor e isolar o eixo balanceiro
Pra você ver amigo, também já montei vários deste motor sem problemas, mas este tomou todo o que ganhei, por que ficou caro demais.
Boa tarde pessoal, tudo bem com vcs?
Favor alguem poderia mim ajudar?sou mecanico, tenho uma hilux 3.0 2011 q depois q reparei o motor, ja quebrou 3 eixos da bomba de alta fundindo na bucha. E nao encontro o problema, obrigado
Eixo da bomba de alta? Não seria os eixos balanceadores?
bomba de alta deslocada!
primeiro instale a bomba de alta com a caixa de distribuição aberta sem engrenagens!
depois de fixada a bomba instale as engrenagens e tensione a mesma.
a montagem das engrenagens antes da instalação da bomba ocasiona a quebra do eixo.
Sabia resposta!
Está resposta faz todos os sentidos.
Obrigado.