Ford zetec superaquecendo

Publicado por: em 18/10/2015

Categoria: Arrefecimento

Quando chega veículos com motores Ford Zetec 1.0 e 1.6 aplicados nos veículos Fiesta, Ka, Eco Sport e outros com gerenciamento do sistema de arrefecimento eletrônico com problemas de superaquecimento na oficina, o mecânico coça a cabeça, porque é problema cabeludo.

Ford zetec superaquecendo 1

Em nossa oficina pegamos três destes problemas, em outras oficinas da região colegas também estavam com dificuldades em resolver o dito problema comunicando-nos da mesma situação. Enfim, todos apresentavam exatamente os mesmos Sintomas: superaquecimento e pressão no sistema de arrefecimento.

O sistema de arrefecimento destes veículos é monitorado eletronicamente através do sensor de temperatura, ou seja, gerenciado pela ECU (central do veiculo).

Diagnósticos

Ford Ka 1.0, o mesmo apresentava além do superaquecimento a queima da junta do cabeçote e por consequência danos a base do cabeçote. O cabeçote foi retirado e levado para a retifica, feitos serviços de descarbonização e retificado completo.

Depois de pronto montado no motor com a carcaça da válvula termostática, válvula termostática e sensor de temperatura novos e originais. Como no modelo da ilustração.

Ford zetec superaquecendo 2

Também a junta do cabeçote original, todos os parafusos substituídos, e torqueados corretamente, porem o problema de superaquecimento e pressão no sistema de arrefecimento continuavam.

Ventoinha do motor

A ventoinha do motor disparava em alta velocidade e não desligava, as mangueiras em tempo de estourar nos indicava de primeira mão, ar no sistema, soltamos os bujões para eliminar o ar, mas não existia ar no sistema. Testamos tudo no sistema e nada de anormal até então.

Analises

Após dias de analises, conversas com os companheiros chegamos a conclusão que os problemas aconteciam na carcaça da válvula termostática. Talvez por erros de projeto, aplicações, falha no seu funcionamento, etc.

carcaça valvula zetec

Pois bem, foi retirada analisada e nada de errado, mesmo assim foi substituídas por outra, mas sem sucesso.

Novamente na estaca zero, chegamos a conclusão que não era a carcaça e sim a válvula termostática, substituímos por outra e ficou do mesmo jeito. Novas suspeitas foram aparecendo, na verdade já estávamos tentando adivinhar o problema, porque os conhecimentos tinham acabados.

Bomba de água

Suspeitamos da bomba d’água, talvez poderia estar com defeito mesmo nova, pois o liquido de arrefecimento não circulava totalmente no motor! Trocamos por outra, nada. Analisamos o sistema de ar condicionado, pois também poderia estar interferindo no sistema de arrefecimento. O mesmo funcionava perfeitamente, verificamos resistência e nada.

Onde está o defeito?

Boa pergunta, brinca um companheiro!

Ficamos por hora sem saber na verdade o que estava acontecendo, onde estaria o defeito.
Sentamos, conversamos analisamos os pros e os contras e resolvemos fazer uma alteração na carcaça da válvula termostática, porque o liquido de arrefecimento circulava no motor, mas no cabeçote não, parecia não haver passagem pela carcaça da válvula termostática para o cabeçote, parecia que o liquido chegava ali e voltava para o bloco do motor!

Segunda nossa tese, isso ocorria dentro desta carcaça da válvula termostática o líquido vinha até a carcaça e dali mesmo retornava para o radiador. Em outras analises chegamos a conclusão que a válvula termostática não abria ou trabalhava aberta, porém não dava para ter um diagnóstico correto, pois não tinha como ver por dentro o processo de trabalho!

Novos estudos

Estudando e discutindo o caso, resolvemos optar por uma adaptação. Como não tínhamos mais o que fazer, resolvemos então aptar pela nova e errônea ideia: adaptar a nossa técnica.

Fizemos os seguintes analises para concluir o diagnóstico:

Retiramos a carcaça da válvula termostática do cabeçote, a válvula termostática, o sensor de temperatura e analisando por dentro da carcaça, vimos que no entremeio no final do encosto da válvula termostática havia uma passagem de água, esta passagem no nosso entender, deveria estar vedado através da válvula termostática e quando a válvula abrisse ai sim liberava a passagem da água, porem mesmo com a válvula fechada esta passagem continuava livre.

Então tampamos com um selo esta passagem e eliminamos o refil da válvula termostática.

Recomendo que não use essa opção, porque até o momento era uma adaptação, que poderia funcionar ou não. Como disse era a nossa opção.

Colocamos de volta no veiculo, completamos o sistema de arrefecimento e “batata”, resolveu o problema deste e dos outros veículos que tínhamos na oficina.

Repassamos este feito aos outros colegas de outras oficinas e dizem ter funcionado perfeitamente. Vejam detalhes na imagem abaixo onde tampamos:

aloj.-valvula-300x180

Conclusão

Na verdade não resolvemos os problemas do carro e sim o nosso problema, porque ainda não sabemos o porque das causas, será um defeito da carcaça na fabricação, do sensor de temperatura, gerenciamento ou outro relacionado e que não encontramos?

Não sabemos ao certo qual o defeito, o que sabemos é que nossa adaptação resolveu por hora o defeito, mas pode existir outro defeito completamente diferente que causa estes defeitos apresentados. Quais?

Se alguém souber a causa, por favor nos fale exatamente.

Nos comunicamos com a Ford, mas sem sucesso!

A postagem está aberta e aceitamos sugestões através dos comentários e a solução com certeza serão postadas logo abaixo dessa postagem em: Depoimentos e soluções

Depoimentos e Soluções

Como pedido aqui no post por uma solução e pesquisando mais sobre o assunto descobrimos que existem soluções para esses problemas e talvez diante dos diagnósticos apresentados não sejam necessários tanta dor de cabeça, gambiarras e sim diagnósticos precisos através de aparelhos simples e funcional como um multímetro.

Outros aparelhos avançados também podem ser usados, logicamente!

Doutor Carro

Pois bem, como dito nosso amigo doutor carro nos mostra no vídeo abaixo este diagnóstico que talvez poderá resolver não por completo os variados problemas de superaquecimentos, mas quem sabe eliminar parte deles.

Alguns problemas solucionados

Comentário de Wellington sobre problemas com seu Eco Sport.

Problemas pode ser o reservatório

Boa noite pessoal, bem tenho uma Eco sport 2006, sobre a dica do Solique, o reservatório e a tampa tem que colocar o original mesmo. Experiência própria.

O meu trincou, ai o mecânico colocou tampa e reservatório paralelo. Um belo dia andando pela cidade notei que a temperatura subiu ao vermelho. Parei na hora e abri o capo, olhei o reservatório vazio com a tampa bamba, arrumei um galão e com água completei tirei o ar, e cheguei em casa, no outro dia a água estava no mesmo lugar.

Liguei o carro e fiquei observando… armou a ventoinha diversas vezes ate que de repente a tampa pulou. Pronto água pra fora, fiz a substituição mas depois de uns dia o carro começou a ficar fraco, junta do cabeçote.

Mandei plainar, e comprei a tampa e o reservatório original Ford. A tampa aqui na minha região paralela (CLICK). Cuidado! Não aconselho, pois quando esquenta ela dilata e a rosca do reservatório amolece.



172 respostas para “Ford zetec superaquecendo”

  1. Junior disse:

    Estou com um Ford Ka 2011 1.0 8v
    Limpei a crosta de óleo do motor coloquei cebolinha nova e a luz do óleo tá invertida quado liga a ignição ela não acende mais quando funciona acende e ele está lubrificando normal só que com a luz invertida e o motor aquece ferve e não acende a luz da temperatura já troquei bomba válvula termostática já fiz de tudo seria o painel ou central alguém me dê uma luz

    • Leva o seu carro até uma oficina ou auto elétrica.

    • junior sa disse:

      Olá, tudo bem? Resolveu seu problema ? então no meu caso eu tenho um fiesta 2009, tive o mesmo problema, coloquei a cebolinha nova, porem o problema permaneceu, fui ate a Ford pedi pela peca original eles queriam me vender a mesma peca que eu já tinha comprando e trocado… e não deu certo. Dai, fui em um desmanche e compre a cebolinha do fiesta a ponta de plástico tem que ser na mesma cor da que esta instalada no seu carro, ou seja a que deu defeito. Bom, para mi resolveu assim.

  2. carlos jose moraes disse:

    boa noite amigos peguei uma eco sport com omesmo poblema mas depois de dias sofrendo analizando a valvula termostatica percebi que a valvula tem duas molas como se fosse dois corpos o que acontecia a mola menor retraia e agua ficava parada no cabecote tirando eficiencia da ciculacao da mesma no radiador e nao fazendo a troca de calor com isso a ventoinha entrava em alarme chegando chegando a ferver numca tire a valvula para testes sem a mesma porque a agua nao vai circular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *