«

»

Volante de dupla massa com ruido MWM Sprint- Como resolver?

O volante de dupla massa é aplicado no Motor Sprint 4.07T e 4.07 TCE.

A MWM resolveu substituir em garantia todos os volantes de dupla massa por estar apresentando ruídos indesejáveis. A MWM sempre fica atenta a qualquer avaria de seus produtos, principalmente quando se trata de peças com fundamentos importantes. Neste caso o Volante de dupla Massa que tem particularidades especiais no motor… ele é responsável ao inicio de partida do motor e em conjunto com o kit embreagem movimenta-se o veiculo.

Foram analisados em laboratórios técnicos da MWM os volantes com as avarias apresentadas,  chegou-se a uma conclusão que:  foram observadas elevadas incidência de substituições de componentes que não apresentam as falhas reclamadas (sem nenhum defeito).

A fim de melhorar o diagnostico no distribuidor e evitar substituições indevidas, apresento aqui através de informações da mwm boletins técnicos  com os devidos procedimentos para diagnósticos deste componente. Também foi nos apresentados um novo formulário em caso de substituições em garantias.

Isto quer dizer que:

- Terão que preencher um novo formulário apresentando com clareza qualquer defeito que possa apresentar, para evitar constrangimentos para ambos os lados.

Conheçamos então os procedimentos dos diagnósticos:

  • Fixar o volante com dois parafusos em uma morsa.

volante2

  • Encaixar a ferramenta especial nº7000550C91 no volante. Encaixar os pinos de centralização no guia e fixar o dispositivo no volante com 3 parafusos.

volante3

  • Com o auxilio de um torquímetro, aplicar torque no sentido horário de 180 Nm.

volante4

  • Marcar a posição da  massa secundária do volante em relação à cremalheira.

volante5

  • Aplicar um torque de 180 Nm no sentido anti-horário e marcar a posição da massa secundária em relação à cremalheira.
  • Verificar a quantidade de dentes da cremalheira em todo o deslocamento (veja região indicada na figura).

volante6


Observação importante: Em um volante sem problema funcional a quantidade de dentes deve situar se entre 17 e 24 dentes.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Images:

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog Mecânica Solique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: Mecânica Solique Com o tema: "Mecânica dos Tempos Modernos" E também autor dos manuais técnicos: - Corte de óleo; - Retifica do motor do Fusca.

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. vicente

    Ola Edvaldo muito bom seu artigo sobre volante bimassa do motor esprinter vale tambem para o motor mercedes bens que e o mesmo se tratando de uma peça cara na mão de quem não conhece geralmente vai
    trocar a peça trazendo um grande prejuizo para o cliente. Dica antes de condenar o tecnico deve de imediato fazer o diagnostico base como a verificação dos cilindros de embreagens feito este procedimento a sim ele vai para a embreagens para fazer uma analise vizual se não encontrar nada va ate uma recondicionadora de embreagens que la o tecnico poderar analizar melhor sem te cobrar nada ok……../

    1. Mecânica Solique

      Valeu pelas dicas e por ter complementado o meu artigo Vicente, sobre este assunto.
      Abraços.

  2. goffert

    uito boas dicas, vlw, só uma coisa as imagens nao estao abrindo, e só uma duvida, a mwm divulgou algum boletim a respeito dessa garantia?

    1. Mecânica Solique

      Goffert,
      Obrigado por me alertar a respeito das imagens. Agora estão todas funcionando.
      Não. A MWM informou um boletim sobre este assunto, baseado por reclamações de garantias!
      Todas as vezes que uma peça é reclamada garantia, a MWM analisa os aspectos, forma de trabalho, como foi instalada, procedências, etc.
      Após estas analises e se o resultado for “desfavorável” a empresa por consequência de defeitos, ela envia ao reclamante uma nova peça e depois lança imediatamente um boletim técnico a todos os afiliados informando como proceder, quais pontos tomar os devidos cuidados, e se for por qualidade sessa a sua parceria com o fabricante da devida peça ou exige melhorias e qualidade, etc.
      Abraços.

  3. dinei

    oi boa tarde!estou com pequeno problema acho eu,montei um motor mwm sprinter 2.8 q esta e uma frontier fiz inteiro completinho desde a parte de baixo quanto a de cima enfim funcionei o motor esta belezinha normal!só q tive q trocar o retentor da polia dianteira 3vzx ja,só no periodo de esperimento antes de entregar para o cliente,isso ta tirando meu sono..gostaria de saber c vc tem uma dica pra min pois gosto muito de suas informaçoes tem alguma dica para colocar o retentor,base do retentor e polia ou alguma dica a mais agradeço desde ja muito obrigado!!!

    1. Mecânica Solique

      Coloque primeiro a pista deste retentor na polia, coloque o retentor com ferramenta especifica, pois ele deixará o retentor na altura correta. Verifique se a bomba de óleo tem canal de retorno de oleo, se não tiver não ficará um retentor. se tudo estiver ok, coloque a polia aperta e ficará bom. Existe um lote desta bomba que veio com defeito, e a mwm não quiz aceitar mas voltaram atrás.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dados técnicos, Dicas/Oficinas (47 of 69 articles)

%d blogueiros gostam disto: