Dicas de Doutor Macete

É mesmo um caso engraçado para mecanicos competentes. Não tem como não achar graça.

Se este Gol falasse meu amigo…o dono estaria enrolado!

Em oficina mecanica é comum deparar com situações e defeitos que não foram gerados naturalmente (antes sim), mas neste caso que você vai assirtir com o meu amigo Doutor Macete, o proprietario do carro insistiu em andar com o seu carro até as ultimas consequencias, alias não tem como mais andar com este carro, pela gravidade generalizada dos defeitos causados por um unico sistema. “Puro relaxo”.

Vejam neste vídeo dicas sobre arrefecimento, como resolver probremas de vasamentos de bomba d’ água, quais peças aplicarem e outras dicas, com o DRº Macete

 

Visite a página do Dr Macete no You Tube

http://youtu.be/_927r0TE130

38 opiniões sobre “Dicas de Doutor Macete”

  1. eu tenho um corsa 1.0 2005 nao flex. com ele eu consigo arrancar facilmente na 2° sei q isso força o motor por isso arranco sempre na 1° mais quando o carro era da minha mae ela so arrancava na 2° dizia q na 1° faz muito barulho, hj ela tem um voyage 1.6 q nao vai na 2°. agora ela aprendeu a i so na 1° independente do carro.
    eu queria sabe pq o corsa arranca na 2° mais outros carros nao:? ate o golf 2.0 da minha irma vai so na 1°.

    1. Eita pergunta! Felipe, agora você me pegou!
      Mas, vou responder a sua pergunta Felipe!
      Ela arrancava em segunda marcha, porque o carro saia quase que morrendo, forçando o motor e câmbio ao mesmo tempo, acredito que ela tinha muito controle no pedal de embreagem (aja disco e plato!), o carro dependendo do terreno, sai numa boa, porque deslancha rapidamente.
      O barulho que ela se referia em primeira marcha, é porque ela demorava muito para mudar para a segunda marcha. neste caso o motor urra pedindo segunda marcha. Então ela optou por sair em segunda! Neste caso da segunda para a terceira, até o carro deslanchar e pedir terceira ela estaria andando o dobro do que se estivesse ainda em primeira.
      Já os outros modelos Felipe acredito que seja engenharia de fabrica mesmo, para evitar a quebra dos componentes do câmbio, como: garfo, sincronizados, engrenagens, eixo piloto. Porque sair em segunda marcha em veículos leves dá cada solavanco!!!!!
      Felipe espero ter esclarecido a suas duvidas.
      Abraços.

  2. tenho um uno 1.6R / quatro bicos
    o veiculo nao pega de jeito nenhum
    ja verifiquei ponto e sincronismo.
    ha centelha e combustivel
    medi a comprenssao nos 4 cilindros tudo perfeito
    so desconfio do sensor de fluxo de ar. este danado nao estou sabendo como medi-lo.
    por favor ajudem.
    ha alguma formula de fazer um jamper para fazer pegar.
    sou seu admirador estou sempre vendo suas materias
    desde 2005 trabalho com mecanica e eletrica de veiculos. fiz cursos no SENAI sou de Barra Mansa / RJ
    obrigado

    1. Olá Mario,
      Verifique o sensor de rotação, se ele não funcionar o carro não pega, verifique se está na posição correta e se está lendo a roda fônica!
      Acontece muito neste carro, de roçar a chaveta da engrenagem da correia dentada também, aí o sensor de rotação não consegue fazer a leitura do PMS, e o carro não pega. Também verifique se a polia onde vai a roda fônica não está invertida, nela tem uma pequena trava esta trava sai da engrenagem e fixa em furo independente na polia, para que fique na posição correta.

      Qualquer coisa me contate.
      Abraço.

  3. acontece que este carro nao tem o sensor de rotaçao
    ou nao consegui localizar mas nao existe nenhum vestigio a respeito

  4. Dr. Macete tenho um corsa wind 97 1.0 8v, e estou querendo passar para 1.6 tenho como só mudar o bloco do motor ? comprar um bloco de 1.6 e por no lugar do que esta no meu carro ? sera que da certo ? obrigado

  5. Bom dia, dr. macete o meu carro é um gol 89 1.8, esta apresentando uns estalos na trassão dianteira, abri o capô e vi folgas entre as porcas do amortecedor: disseram-me troca os 4 amortecedores, outro disse ser homocinética,Mas estou com orçamento apertado oque eu faço?

    1. Gilmar,
      Homocinete estala quando se faz curva, os rolamentos no alto da torre dos amortecedores estala se estiver muito apertado ou solto demais, mas também pode ser bucha de bandejas, caixa de direção, terminais, buchas do quadro, coxim do motor ou cambio, etc.

      Se for Homocinete deve ser trocada o mais rápido possível, pois você pode ficar sem tração a qualquer momento.
      Abraços.

    1. Carlos,
      Antes de mais nada teste bomba elétrica (vazão e pressão), teste o sensor de temperatura, sensor map, corpo de borboleta, atuador de marcha lenta, enfim, faça todos os testes antes da troca definitiva de quaisquer peças, se possível use peças usadas funcional para teste do mesmo sistema eletrônico.
      Verifique filtro de combustível, filtro de ar, regulador de pressão, bateria, massa (aterramento), pedal do acelerador se for eletrônico, etc.
      Abraços.

  6. tenho um santana 2002 já troquei sensor de temperatura e o cebolão , cabo terra e a temperatura vai a 110 e a luz de aquecimento acende, já levei a vários mecânicos e não consigo resolver o problema. Me ajude por favor.

    1. O problema de seu carro pode ser junta de cabeçote.
      Verifique se está gerando pressão no sistema de arrefecimento, precisamente no reservatório!
      Verifique também se não há mangueiras invertidas, selos do bloco ou cabeçote vazando, isto gera falha na circulação da água entre o motor e o radiador, também verifique o radiador de água, bomba de água (a mesma pode estar rodando o rotor no próprio eixo e a água também não circula). Verifique também o sistema de ar quente, se não está vazando, geralmente se estiver vazando dentro do carro fica molhado, embaixo ou sobre o carpete. Verifique se a válvula termostática tem a mesma calibragem de grau que o sensor de temperatura ou vice versa e se também estão aplicados corretamente. Verifique também ponto de injeção, velas, etc.
      Caso estiver tudo ok, a solução é retirar o cabeçote para maiores diagnósticos.
      Abraços.

  7. Tenho um corsa 1.4 EFI 1995, troquei as velas e o carro parou de funcionar, o motor não pega se treme todo. Será que aconteceu mais alguma coisa o motor bateu?

    1. Nilson,
      Você colocou as velas incorreta, talvez grande de mais e o pistão pegou nas velas fechando os eletrodos impedindo a faísca e consequentemente o funcionamento do motor.
      Abraços.

  8. Domingos. tenho um fiesta 1.0 e quando esta ligado na lenta ele fica ocilando a celeração sozino e percebi que a lanterna tambem. gostaria de saber o que fazaer. grato.

    1. Primeira coisa a fazer Domingos é rastrear o sistema de injeção para saber o que está sendo acusado de pane no sistema, depois seguir mediante os defeitos revelados.
      isto se tiver defeito no sistema eletrônico, caso não acusar nada o correto é verificar corpo de borboleta, bomba de combustível, filtro de ar, gasolina, atuador de marcha lenta, mangueiras furadas, entrada de ar falso e possível problemas mecânicos.
      Abraços.

  9. gostaria de adquirir uma parati 16v. e gostaria de saber qual a vantagem e a desvantagem de uma 16v por uma de 8v.

    1. Erisvaldo,
      As vantagens no meu ponto de vista, são as mesmas, porem os motores de 16 válvulas requer maior atenção na manutenção, principalmente no motor.
      Abraços.

  10. Meu vizinho possui um uno mile 1.0 e ele está com dificuldade de pegar e quando pega fica engunhado, ele já trocou a bonba de combustivel,sonda lombda,filtro de combustivel,limpeza de bico e o carro continua na mesma. O que pode mais ser?

  11. Comprei uma parati 8v à gnv e à gasolina.Gostaria de saber se eu rodar só com gás pode ter algum problema no motor?.Abraços.

    1. Erisvaldo,
      Desde que foi preparado com equipamentos apropriados e por profissionais, com certeza não terá nenhum problema.

  12. boa tarde amigo poderia me ajudar tenho um corsa 97 1.6 bolha comprei ele a mais ou menos 5 meses e a 1 mes atrás começou a falhar entao levei no mecanico e ele tirou apenas uma vela que estava com oleo e trocou mas não viu as outras. disse que daria para andar mas para saber oque era tinha que fazer uma analise mais detalhada passado 1 mes resolvi trirar as velas para ver e elas estavam com oleo voce acha que seria coso para retifica ? obrigado bom trabalho .

    1. Paulo,
      O primeiro passo é verificar os retentores de válvulas (o cabeçote deve de ser retirado), aproveita que o cabeçote está retirado e pede para o retificador medir e analisar os cilindros, caso estiver com desgastes além do permitido deve de ser retificado, caso o desgaste é tolerável, troque os anéis e os retentores de válvulas, assenta as válvulas e monte novamente, acredito que ficará bom.
      Abraços.

  13. dr macete boa tarde, sou mecanico de auto motores e estou com um problema que ja mim esquentou a cabeça, dois motores que do gol quadrado que fiz serviço no cabeçote porque levou esquento, ficarao soando pelo antichama e pela tapa do oleo do motor e nao sei o que faço por favor mim ajuda agradeco antecipadamente.

    1. Silvio,
      Se for aquela borra em pequena quantidade que fica na tampa do óleo, é normal. Se for em excesso o problema é no cabeçote, pode ser que esteja passando água através dos prisioneiros dos balanceiros.
      Abraços.

  14. Estou com um gol quadrado 1000 e pra ele pegar tenho que dar umas cinco soladas isto é normal? Velas de ingnição novas.

    1. Erisvaldo,
      Pode ser problemas de alimentação (filtro de combustível sujo, entupido), problemas com o carburador (agulha de alimentação da cuba travada,boia, giclê, difusor, etc), filtro de ar obstruído, falta de compressão no motor, válvula do cabeçote com vedação imperfeita (também baixa ou falta compressão), carbonização, etc.

  15. Boa tarde amigos, estou com uma duvida, em um uno fire flex 2006 estava com vazamento na bomba dágua, fiz a troca e ficou ok por alguns dias, após a valvúla termostática estava travada e o carro aquecia demais, fiz a troca e ok, mais alguns meses, e desta vez foi o radiador, efetuei a troca, coloquei o radiador Valeo original, sempre com aditivo, e agora de uns dias pra cá, ele começou a falhar um cilindro sempre que ligava o carro, depois de alguns segundos a falha sumia, porem, o mais interessante é que começou a sumir a água do radiador, porem não há vazamentos viziveis, então minha dúvida é a seguinte, pode ser que tenha queimado a junta do cabeçote? e se for isso mesmo, o cabeçote do fire flex aceita plaina? Fico no aguardo, e obrigado! http://www.gilbertooliveirars@yahoo.com.br

    1. Gilberto,
      Todos estes estragos foram porque o motor já estava superaquecendo, a junta do cabeçote já havia queimado, desde a primeira vez que deu problemas na bomba de água.
      O cabeçote se for original e não tiver trinco interno, pode sim plainar uma vez, mas antes de plainar faça teste de trinca para ter certeza que o cabeçote esteja bom!
      Ok.

  16. Olá doutor macete. Bom dia. Quais as consequencias de um carro batendo os tuchos hidráulicos? Um abraço.

    1. Erisvaldo,
      Aqui quem responde é Edsolique, São várias as consequências:
      Motor falha, corre risco de quebrar o tucho, danificar comando, travar uma válvula, etc. Além do barulho chato né!
      Caso queira saber resposta de Dr Macete

  17. Boa tarde a todos, por favor estou tendo muito problema com a boia de combustível de meu peugeot 207, já coloquei uma boia nova, já fiz a codificação na chave(liga e desliga) e continua marcando errado tanto a boia nova que coloquei quanto a antiga, não sei mais o que faço se alguém puder me ajudar serei muito grato

    1. Felipe,
      Verifique se o painel de seu carro está marcando certo todos os relógios caso seja analógico. Um curto na placa pode afetar todos os componentes de leitura ou então,
      tente colocar o conjunto completo de sucção de combustível original, ou seja, carcaça, boia, bomba de combustível.
      Abraços.

  18. Boa tarde! Gostaria de saber o que pode ser saindo água pela vareta de medição do óleo?Tenho um gol Quadrado motor 1000 ano 93. Quais os componentes para transformar em um motor 1.6 e se é necessário mexer na suspensão.Um abraço

    1. Erisvaldo,
      Apenas trocando os kits de 1000 para 1600, O seu motor vai transformar em um motor AE, mas deve ser colocado o kit correto ao tipo de combustível e ainda alterar o sistema de injeção do carburador (giclagem) para 1.6.
      A suspensão não muda nada!

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

Mecânico Dos Tempos Modernos (Dicas e informações técnicas)

Switch to our mobile site

%d blogueiros gostam disto: