↑ Voltar para Vídeos

Dicas de Doutor Macete

É mesmo um caso engraçado para mecanicos competentes. Não tem como não achar graça.

Se este Gol falasse meu amigo…o dono estaria enrolado!

Em oficina mecanica é comum deparar com situações e defeitos que não foram gerados naturalmente (antes sim), mas neste caso que você vai assirtir com o meu amigo Doutor Macete, o proprietario do carro insistiu em andar com o seu carro até as ultimas consequencias, alias não tem como mais andar com este carro, pela gravidade generalizada dos defeitos causados por um unico sistema. “Puro relaxo”.

Vejam neste vídeo dicas sobre arrefecimento, como resolver probremas de vasamentos de bomba d’ água, quais peças aplicarem e outras dicas, com o DRº Macete

 

Observação importante:

Para  fazer um comentário, perguntas, ou algo  que queira saber sobre o vídeo, conhecer o que mais o autor do vídeo tenha a  oferecer, por favor dirija-a  diretamente para o ator acessando o link abaixo:

http://youtu.be/_927r0TE130

129 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. joab

    Ola dr. Carro comprei um pólo 2.0 que baixa muito óleo alguns mecânicos que levei falaram para abrir o motor e apenas um falou que é normal. Já fiz a troca dos retentores de válvula pois foi dito que poderia ser isso.
    O motor baixa as vezes até um litro por mil quilômetros dependendo de como se anda.
    Polo 2.0 2009/10 sedan.
    Obrigado pela ajuda.

    1. Mecânica Online

      Amigo,
      Faça a pergunta diretamente no site do Doutor Macete, lá ele reponderá e tirará todas as suas duvidas. Clique no vídeo e na página terá o link do site.

  2. lazaro

    Olá Dr. como faço para trocar interruptor do pisca alerta meriva passo a passo

    1. Mecânica Online

      Lazaro, através do video acesse o site do dr macete e faça esta pergunta.

  3. Carlos Jose da Silva

    Dr Macete gostei de seus videos. Sou totalmente leigo no assunto de carros mas,procuro me informar sobre . Gostaria de saber onde fica sua oficina Abraços e meus respeitos.

  4. Gardel Abrão

    Ola, Doutor Macete

    Um frentista descuidado encheu o tanque do meu Honda FIT à gasolina com álcool, após ter rodado exatos 63 kilometros o carro começou a engasgar terrivelmente, já levei no posto onde foi esvaziado todo o álcool e abastecido com gasolina aditivada e colocado um aditivo também, o carro continuou engasgando e após rodar apenas 5 km não melhorou então eu o deixei funcionando na garagem por 40 minutos o que o fez pelo menos aparentemente voltar ao normal, mas me preocupo agora com sequelas que podem ter ficado nele em seu sistema de injeção e que poderão no futuro me causar aborrecimentos, devo me preocupar com isso ou o fato de ter voltado ao normal demostra que tudo esta bem?

    1. Mecânica Online

      Se o sistema melhorou (limpou) não há com que se preocupar.

  5. flavia

    Bom dia, me chamo flavia e tenho um uno 94 e estou com vazamento no retentor do motor e gostaria de saber se isso pode levar ao consumo maior de gasolina? Pois ele é bem economico, mas tem consumido muita gasolina,E no caso do vazamento ta dificil confiar em alguem aqui,pois ja levei em tres auto mecanica e como cd um fala uma coisa to achando melhor deixar o vazamento e ir controlando o oleo até ver o que faço,pois o vazamento ta muito……grata .

    1. Mecânica Online

      Flavia, fiquei meio em duvida a sua pergunta.
      Porque se vaza óleo o consumo maior será o óleo de motor e não combustível (gasolina)!
      No caso de consumo de gasolina o problema já é outro: Por exemplo: motor com baixa compressão, cabeçote muito carbonizado, carburador ou bico com problemas, etc.
      Embora são problemas diferentes, não pode deixar de arrumar.

  6. RONE TEMOTEO

    EU ESTOU COM UM PROBLEMA NA MINHA PARATI 2001 1.0 16V TURBO, JA TROCOU 02 VEZES O ESTICADO E ELE QUEBROU A TRAVA FAZENDO BARULHO, E AGORA ESTA SENDO MONTADO DE NOVO E O ESTICADOR DA CORREIA DENTADA NÃO ESTA PARANDO NA POSIÇÃO CORRETA E O MECANICO ESTA COM MEDO DE MONTAR E QUEBRA DE NOVO, O QUE PODE SER.

    1. Mecânica Online

      Pode ser a engrenagem variável do comando que está travada. Muito cuidado para retirar esta engrenagem, pode quebrar o comando.
      Verifica também se o mecânico está tencionando o rolamento tensor para o lado certo e se está respeitando a marca existente onde o ponteiro do tensionador deve ficar.
      Não esquecer que para trocar esta correia deve-se usar ferramentas especiais de sincronismo.

  7. Veiga

    Qual é a melhor forma de tirar a embreagem da Ford Transit 2011….

    1. Mecânica Online

      Retirando o cambio, acredito ser a maneira mais pratica.

  8. Revideson Oliveira

    E ai galera me salvem to fechando um motor blazer 2.2 mas fiz retifica eixo/bloco mas no aperto do móvel tem uma biela trancando fiz o teste nas outras e onde coloca lá ele tranca

    1. Mecânica Online

      Tem que levar novamente na retifica para conferir novamente tudo!

  9. magno luciano

    Ola meu amigo dr Macete o seu nome já ta bem divulgado na NET devido sua atenção e suas trapalhadas de bom humor ,pois então tenho um corcel1 e troquei o cambio. E coloquei 1de5 marchas da belina2 então to consequindo regular o tranbulador pois tive que fazer algumas adaptações quando entre a 1 não entra 3 e assim por diante e o cambio tava funcionando perfeitamente na belina me ajuuuuda dr Macete kkkkkkkkk

    1. Mecânica Online

      Amigo, aqui é o Edvaldo Solique.
      Este vídeo é compartilhado, por favor queira adquirir resposta diretamente no site do dr Macete, através do link que segue junto a vídeo. Abraços.

  10. Luiz Paulo Solazo

    Dr . Macete , comprei um FOX 1.0 trend 2010 , mas o mesmo veio com borra no motor, pouca borra segundo o mecânico, ,é possível na hora de limpar essa borra que o motor logo depois possa ficar batendo ? Ou estragar o motor de alguma forma?

  11. valdecir

    ola dr macete tenho uma strada 1.4 fire ano 2009 quando piso no acelerador ate o ultimo ela acende a luz da injeção e perde potencia desligo e ligo dinovo apaga a luz e fica normal ,ja troquei corpo de borboleta,pedal completo do acelerador,bomba de combustivel verifiquei os fios tudo ok mais o defeito continua…

  12. venicios Milanez

    tenho um corsa sedan 99,1.0 mpfi! ele esta falhando quando faço curvas ou ate em subidas, como se estivesse faltando gasolina! o que faço? já levei para vários mecânicos e nenhum descobriu o problema.

    1. Mecânica Online

      Em linha reta também deve falhar, estou certo?
      Teste a bomba de combustível, verifique vazão e pressão da mesma, verifique se as velas estão corretas, verifique se os bicos estão bons e corretos, verifique filtro de ar e combustível. Também verifique comando de válvulas, válvulas do cabeçote, mangueira do hidrovacuo, possível entrada de ar falsa, instalação elétrica, conectores da bobina, bobina, cabos de velas, etc. Faça teste para descobrir o defeito, não troque peças antes de achar o defeito, porque fica pior e sem saber a real causa dos problemas.

  13. walter

    espero que possa me ajudar atirar uma duvida ,tenho um ford focus ano 2000. o mesmo deu defeito no alternador…,eu desmontei e foi constatado que teve desgaste no rotor por onde desliza o carvão de 3 a 4mm.e o regulador de voltagem tá bem estava bem desgastado . para mim teria que ser trocado o rotor e o regulador de voltagem.este alternador foi levado para um alto elétrico para o reparo do mesmo. o mesmo foi consertado e levado em casa o alternador , disse ele, que foi consertado. o alternador foi montado no carro, e o defeito ficou o mesmo , foi tirado e levado para o alto elétrico de novo .la foi desmontado e ele disse que o defeito estava no carro ,que deveria ter algum curto no carro .Obs este carro esta comigo a 8 anos ,e toda manutenção e eu quem faço .e o único defeito que deu no carro ,foi a luz de bateria acender .achei estranho ele dizer que o defeito esta no carro… disse ele que foi consertado outra vez. então eu iria montar e levar o carro la na loja para ele fazer a ligação.falei para ele fazer a ligação em casa .-não tem que ser na loja .- peguei o alternador e levei para casa, pedir para um colega levar o alternador em outro alto elétrico para testar o mesmo .la foi testado com a lampada de duas ponta .que e testados os alternador normal . so que deu que não tava carregando .então foi ligado para o rapas que montou o alternador e foi dito que não estava carregando -o elétrecista disse que esse alternador não pode ser testado com teste de duas ponta na bancada que queimaria o regulador de voltagem.foi levado de novo no mesmo e ele disse que tinha queimado o mesmo .agora ele vai montar o alternador e fazer a ligação em casa e eu ficar com o prejuizo da peça . pode dar um parecer disso tudo fico muito grato

    1. Mecânica Online

      Até onde sei, qualquer parte elétrica pode ser testado com teste comum, caneta, multímetro ou com aparelho apropriado.
      O problema dos alternadores de hoje é a caixinha de voltagem, porque são diodos e estes diodos, vem em um suporte brindado que deve ser substituído completo, quando queima ou o mesmo não carrega.
      Além de toda esta tecnologia, o alternador é quem mantém os equipamentos funcionando na maioria dos veículos atuais, a bateria é para ultimo caso, ou somente para partida. No caso de seu alternador, pode ser a placa de diodo que ainda permanece ruim, e não tem como soldar, recondicionar, etc. E ainda não se troca em caso de curto só o rotor e escovas. Troca estator, escovas, rotor, placa dos diodos e também rolamentos e ainda deve ser testado na bancada simulando estar no veiculo, as mesmas funções.
      Se o defeito persistir, o correto é como o eletricista disse, procurar a causa também no veiculo. Difícil nestes casos, mas não é impossível que haja mesmo algum curto circuito na instalação.

  14. Juliano

    Ola, meu nome è Juliano. Foi feito o motor de um corsa wind 95 e agora o ponteiro da temperatura esta sempre no 100. antes disso funcionava normal sempre nos 95 graus.não esta fervendo mais ficar esperando não da né. se puder me dar uma ajuda agradeço. Obrigado!!!

    1. Mecânica Online

      O correto é levar onde você fez o motor e pedir para eles verificar o grau da válvula termostática, sensor de temperatura, reservatório e tampa, radiador, bomba de água….

  15. Andre luiz

    Dr. macete tenho um ford fiesta 99 eu estava com ele estacionado ja estava de saida engrenei re ele deu um tranco depois disso nao engrenou mas nada ficou giro livre o velocimetro gira ele nao sai do lura q pode ser caixa de cambio quebrada

    1. Mecânica Online

      Pode ser a embreagem.

  16. Washington

    Muito bom seus videos,gostaria de uma ajuda ,tenho um pálio wekeend 2000 1.5 8v álcool ,fiz o motor a pouco tempo agr esta com 23 mil km rodados e quando fui fazer o motor não encontrava o jogo de pistão original nem na fábrica da metal leve tinha o modelo,então comprei o da suloi mod: uno 1.5 álcool,quando montou ficou um barulho igual de bater pino então levei o carro onde fiz o cabeçote para uma possível regulagem de válvulas ,mas após revisar as válvulas estava tudo OK ,e a taxa de compressão também, mas o barulho não para será que é os pistões do uno ? Ele tem o desenho diferente do original do pálio ,qual sua opinião ?

    1. Mecânica Online

      99% que são os pistões!

  17. marcos

    ola tenho uma palio weekend 2001 1.0 16v fire com gnv, quando ligo de manhã a luz da injeção acende e perde potencia paro no semafaro e morre, quando ele esquenta a luz se apaga mas o carro fica oscilando,piso no acelerador e quando tiro o pé acelera sozinho com giro muito alto e volta ao normal o tempo todo assim.ja troquei sonda lampda não adiantou
    obs: isso so acontece quando esta no gnv

    1. Mecânica Online

      Existe problemas no sistema do GNV, o correto é procurar um posto autorizado GNV para configurar novamente no sistema.

Carregar mais comentários

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!