Válvula MProp do sistema diesel

A Válvula MProp conhecida como válvula reguladora de pressão é a vilã do sistema diesel Common rail!

Será mesmo possível afirmar que um componente possa ser o vilão de todos os erros em um sistema eletrônico?

Está lançado o desafio aos mecânicos veteranos e novos da linha diesel a descobrir se realmente isso é possível.

O motores com sistema de alimentação diesel gerenciado eletronicamente, estão obrigando reparadores mais antigos buscarem recursos, informações, capacitações nestes tipos de seguimentos e também desafiando os novos reparadores diesel desenvolvem estes conhecimentos.

O desafio maior é quando se trata de manutenção no sistema eletrônico de injeção diesel, pois os caminhões, caminhonetas, vans a cada dia que passam ficam totalmente gerenciadas eletronicamente.

Redes CAN

Estes novos veículos são todos gerenciados por sistemas CAN, a ECM antes conhecida como a primeiro módulo a ser reparado ou inicio de uma reparação eletrônica, hoje já não é mais o principal modulo e sim está também sendo monitorado por uma rede CAN, ou seja, mudou muita coisa desde a sua construção.

No motor diesel os componentes eletrônicos básicos para a injeção do combustível continuam os mesmos, as mesmas funções, porem outros sistemas foram criados como:

  • Sistema arla;
  • sistema de estabilidade;
  • Sistemas de freios ABS foram melhorados;
  • Sistema transmissão e tração;
  • Sistema de filtros de partículas (antes eram EGR);
  • Sistema de tacógrafo;
  • Sistema de bordo. O painel foram todos modificados e passou a ser um computador de bordo;
  • Sistema de Câmera de ré e vários outros módulos de rede Can foram inseridos

Novas Praticas e equipamentos para medições

Os diagnósticos passaram a ser diferenciados, por isso, fique atento ao conectar o aparelho de diagnostico, usar canetas de polaridades podem queimar um simples sensor e até módulos ao testar. Use de agora em diante multímetros, osciloscópio, scanner padronizados para sistemas ABS, de injeção, cabine, air bag, enfim, devem modificarem todos os equipamentos para atenderem todos os sistemas embarcados, com isso os serviços serão muito melhores e evitarão aborrecimentos e prejuízos.

Válvula reguladora de pressão (MProp)

Quando há uma pane no sistema, a primeira coisa que o reparador inicia na reparação é entrar com o Scanner para saber quais as causas, os erros gravados. Parece descobrir algo, mas na verdade é aí que começa a complicação, porque na tela do aparelho são exibidos quase sempre vários erros gravados e para complicar ainda mais, para muitos faltam o necessário. Interpretações, informações dos funcionamentos do sistema em questão ou de um simples componente de importância para o sistema.

Diagnostico da Válvula MProp

Para muitos reparadores esta é uma grande vilã no sistema de injeção Common Rail, porem nem sempre o problema está nesta peça, levam muito em consideração a leitura no scanner, pelo fato  da válvula reguladora aparecer em primeiro na lista de erros e defeitos, mas é bom lembrar que esta peça é um regulador e se não existe pressão no sistema como que ela vai regular a pressão, caso o defeito é no sistema de alta pressão?

Sensor do Rail

Um dos principais controle no sistema de alta pressão além da válvula MPROP, existe ainda um o sensor instalado no tubo rail o sensor Rail.  Este sensor monitora toda a pressão do tubo rail e em caso da pressão ficar abaixo ou acima dos valores programados, ele envia sinais para a central que corta imediatamente o combustível, “inutilizando” o funcionamento da válvula reguladora de pressão.

Mas atenção! A válvula MPROP não para seu funcionamento e sim, passa a deixar livre o fluxo de combustível da bomba para o retorno constantemente para o tanque, ou seja, a linha de baixa alimenta a bomba de alta mas como está livre retorna.

Obs.: Na estrada com uma caminhonete diesel ou caminhão eletrônico acontece muito de acender a luz de injeção e cortar o funcionamento do motor! Se ligar o motor novamente parece que nada aconteceu, mas ao continuar a viagem os problemas se repetem  Isto acontece por causa destas manobras do sistema quando em pane!

Agora vem a pergunta: Onde está o defeito?

Boa pergunta!

O defeito na maioria das vezes é problema de alto índice de retorno do combustível, principalmente através dos bicos injetores, válvula do retorno ou na própria válvula MProp ou ainda, problemas na bomba de alta pressão ou alimentação na linha de baixa.

São muitos os pontos a ser visto, por isso nem sempre é possível de imediato afirmar um parecer, condenar um dispositivo eletrônico ou uma peça qualquer, é preciso antes diagnosticar o sistema a procura das possíveis causas.

Dúvidas sobre funcionamentos de sensores e atuadores

Ainda é comum muitas dúvidas dos funcionamentos de sensores e atuadores em motores diesel, ainda paira no ar, duvidas sobre esses e outros sensores e atuadores que trabalham unidos para manter o sistema de alta pressão em pleno funcionamento, ou seja, com a devida pressão alta e também o alto controle do retorno do combustível.

Alimentação e retorno do combustível

Nos motores diesel, seja ele eletrônico ou mecânico a aspiração do ar é um fator altamente importante, fundamental. Também o sistema de alimentação de baixa pressão e o sistema de alta pressão deve estar funcionando perfeitamente dentro dos que foram programados, porem ainda existe outro item importantíssimo para que um sistema cammon rail funcione perfeitamente, que é o controle do retorno deste combustível, tanto na bomba de alta, tubo rail e nos bicos injetores. Existem um alto controle nesses três processos.

Na manutenção de motores diesel quando o problema é alimentação esses são os passos fundamentais a serem vistos.  Qualquer retorno acima do permitido o motor vai trabalhar em desequilíbrio (costuma dizer que o motor está falhando) e a luz de anomalia acenderá indicando que existem panes no funcionamento do motor.

Válvula alivio do retorno

Este retorno também é controlado por uma válvula de alivio em caso de elevação da pressão, caso isto aconteça, deve ser visto o mais rápido possível, pois poderá danificar os bicos injetores alterando o valor de seu retorno ou de sua injeção, levando por consequência engripamento de cilindros e pistões do motor.

Em alguns sistemas eletrônicos como ducato, sprinter se esta válvula estiver com defeito o motor funciona e apaga em segundos, ou se ficar funcionando não acelera.

Diagnóstico Técnico

Existem vários componentes fundamentais no  sistema de injeção eletrônica Diesel atuais, mas sofre com diagnósticos imprecisos nas oficinas de reparações independentes e até mesmo em concessionárias.

O sistema eletrônico é uma lógica de programação, precisa ficar muito atento com os defeitos apresentados, mesmo com todos os equipamentos de diagnósticos em mãos, porque nem sempre é o que apresenta.

Também deve-se lembrar que além do sistema de injeção, existem outros sistemas e todos estão interligados!

O aparelho de diagnósticos não concerta os defeitos

Aparelhos de diagnósticos servem para que o mecânico veja em sua tela, como estão se comportando os componentes do sistema de injeção e através dessas informações interpretar e chegar as causas dos defeitos, mas não concerta os defeitos! Isso quem deve fazer é o reparador baseando-se nas informações obtidas e interpretadas como a mais próxima possível dos erros causados.

Outro problema é não saber interpretar os aparelhos de diagnósticos e acabam trocando peças caríssimas baseados no que o scanner diz e, muito pior, no que outros acham que é!

Nem sempre tem defeitos neste ou naquele sensor ou atuador, muito menos basear se em achismos é preciso interpretar as causas antes da troca da peça. Isso chama-se diagnóstico técnico.

Veja uma matéria excelente de alguns segredos e como não errar mais.

Siga o link a seguir e confira: Sistema Common Rail

476 pensamentos sobre “Válvula MProp do sistema diesel”

  1. Boa tarde , minha sorento diesel esta com problema de partida , tem hora que pega outra nao , ela pega e no decorrer do dia a partida vai ficando cada vez mais dificil de pegar , alguem poderia me ajudar sobre isso ?

    1. Tem que levar o seu carro até uma oficina para diagnósticos

  2. Adriano disse:

    obrigado, ajudou bastante.

  3. jose antonio disse:

    tenho uma Ducato 2013 2.3 Mu-ltjet euro v, ela apresenta uma anomalia que é o seguinte:com o motor frio o funcionamento é bem inconstante, oscila um pouco, quando chega na temperatura normal de trabalho fica ótima. será que pode ser o sistema Cammon Rail

    1. O problema pode ser sensor temperatura

  4. Luis disse:

    Olá, sabe me dizer se encontro só o atuador de bomba alta da s10 Sprint para comprar?

    1. Regulador de pressão sim. Qualquer acessório ou auto elétrica

  5. Amarildo Lisboa disse:

    Tem uma master 2.5 ano 2012 só funciona no cheirinho

    1. EdSolique disse:

      Tá faltando alimentação,pode ser problemas na linha de baixa pressão ou a válvula alívio com problema no rail

  6. Alexandre de Souza de Souza disse:

    Bom dia
    Tenho uma ducato 2011 com vazamento na bomba, vou trocar por uma bomba nova , posso colocar a bomba euro 5 no lugar da euro 3, mantendo meu sensor?

    1. EdSolique disse:

      Não é recomendado, sempre substitua pela mesma aplicação!

  7. Pablo Augusto disse:

    Minha L200 triton ano 2008 desliga sozinha na estrada quando esta com uma velocidade constante, acontece também de desligar quando está parada com motor em baixa rotação. A força do motor está ok, não tem falhas nem perda de potência. No scanner PDL apresenta o erro P0093, acontece que foi verificada toda linha de alimentação e não há nenhum vazamento de combustível. O que pode estar acontecendo?

    1. EdSolique disse:

      Tem que ver o que significa este código, para dar seguimento no diagnóstico. A pane e referente a esse erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *