Troca da correia dentada motor do Fox Power 1.0 8V Volkswagen

 Troca da correia dentada motor do Fox Power 1.0 8V Volkswagen

É recomendo pelo fabricante tanto do motor como da correia e também do tensor da correia dentada a substituição dentro de uma kilometragem de 40 a 50.000 km rodados ou por quaisquer danos a estes componentes importantes do motor.

Estes procedimentos também são usados para os motores MI 1.0 8V At e Power

Observação: É importante na substituição o uso de correias e tensores genuínos, por atenderem as normas de segurança e garantia de durabilidade e qualidade.

Tendo em mente que estes equipamentos são peças fundamentais do motor, pois os mesmos desenvolvem o ponto de sincronismo do motor, ou seja:

− Para manter o virabrequim e comando rodando na mesma sincronia é necessária que: A engrenagem do virabrequim e comando esteja em seus devidos pontos. Ou então, haverá um atropelamento de válvulas, destruição dos pistões e até mesmo quebra da biela

No caso deste motor denominado “AT” ou Power da montadora Volkswagen é muito fácil a substituição da correia dentada e tensor, o mesmo contém somente dois pontos de sincronismo que são: do virabrequim e eixo comando de válvulas. Dispensando ferramentas de precisão como no caso dos de 16 válvulas por exemplo.

A seguir passo a passo como substituir a correia dentada:

1º Passo - Conferindo o ponto da engrenagem do virabrequim

Retire a roda do veículo, para isto eleve o veiculo;

Retire a correia do alternador;

Observe que há marca na polia que se unida à marca da carcaça de proteção da correia, identifica o ponto da engrenagem do virabrequim, que também por sua vez indica que o pistão está no ponto morto superior (PMS), este é um processo de início para referência do mecânico no processo da troca da correia.

 

Observação: Não é necessária a remoção da engrenagem, salvo se a mesma estiver danificada. Neste caso aconselha-se a troca de todo o conjunto de engrenagem. Ou seja, do virabrequim e comando.

 

Agora retire a proteção externa da correia dentada;

Observe na imagem que existe também na engrenagem do virabrequim e que são marcas que realmente interessa na hora da montagem da correia dentada, pois é estes pontos fixados na engrenagem e na bomba de óleo que identifica com precisão o ponto de sincronismo do motor.

 

2º Passo - Conferindo o ponto da engrenagem do eixo comando de válvulas:

Observe na imagem que os pontos de sincronismo do comando também estão coincidindo com a marca localizada na proteção interna da correia que mais se parece com um top triangular.

Veja, nesta imagem que há na polia um pic entre os dentes da engrenagem, e que estão coincidindo com o top da proteção da correia.

 

3º Passo - Retirada da correia dentada:

Vimos nos passos acima mencionado, que o motor se encontra sincronizado.

É muito importante que o mecânico observe estes itens, toda vez que for substituir a correia dentada tanto deste tipo de motor como todos os outros que utilizam destes métodos de sincronismo. Mesmo na ausência da correia é importante localizar os pontos de sincronismo do motor.

Prosseguindo com a troca da correia, será necessário agora fixar o motor ou apoiá-lo de maneira que o mesmo não venha a cair, pois será necessária a remoção do suporte do motor fixado ao coxim. Veja figura abaixo:

 

Observação: É necessária a remoção do suporte para a retirada da correia, esta é uma figura do motor do FOX 1.0 8V flex Power. Motor transversal, nos veículos com motores em linha não há este suporte.


 Aqui você tem visão do motor já sem a correia e poderá remover o tensor para substituição. Veja na imagem abaixo o tensor.

 

4º passo - Montagem da correia e tensor

Para a montagem da correia dentada e tensor é só seguir o inverso, da desmontagem lembrando sempre de usar na substituição correias e tensores originais, assim o seu serviço será garantido e de qualidade.

 

 

 Deixo o seu Comentário, siga nos nas redes sociais!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog EdSolique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: EdSolique Com o tema: "Mecânico dos Tempos Modernos"

15 opiniões sobre “Troca da correia dentada motor do Fox Power 1.0 8V Volkswagen”

    1. Basicamente é a mesma coisa Walter, o motor é semelhante a unica coisa que muda do 8 para o 16 valvulas 1.0 é o cabeçote. O mesmo para o motor Flex Power de 8 e 16 válvulas 1.0 que também é da mesma familia. Modificando somente o 1.4 aplicado na kombi, e outros (1.6 por exemplo) tem a suas construções diferentes.
      Abraços e obrigado pelo sua visita e comentário.

  1. tenho gol bola 2001 com ar condicionado, tem um mes que após passar a terceira marcha (60km), o motor faz um barulho mais alto que o normal, mesmo com o ar ligado da pra ouvir, e incomoda.
    Obrigado.

    1. Marcelo ficou vago a sua pergunta, não deu para entender exatamente o que está acontecendo.
      Que tipo de barulho?
      Rajando, batendo?
      O barulho é continuo?
      Já verificou se não é no cambio?
      Tente fazer este teste com o ar desligado, para ter noção de onde está vindo este barulho. Faça testes com velocidade baixas e mais altas, trocando e voltando marchas, faça também os mesmos testes com o ar ligado.
      Ok

  2. tudo o que somos e dado por Deus,é don dle parabens por voce dar oportunidade de muitos tirar suas dúvidas. a minha foi escarecida obrigado! Jesus te abençoe.

    1. O gol mil até 96 era com motor da ford CHT motor AE, depois passou a ser motor AT 1.0 8V os conhecidos 111, com bomba de óleo tocada a corrente, e de ano em ano foram sendo aperfeiçoados até os motores power e flex power de hoje Os G4, G5…. 1.0, 1.4 e 1.6… Motor muito bom, mas requer muitos cuidados.
      Abraços.

  3. por favor tire minha dúvida , acabei de comprar um fox 2009 1.0 e quando funciona o motor fica um barulho como se fosse “estalos ” , o carro está na garantia da loja e o supervisor da loja me informou que é porque foi realizada a troca da correia e quando é feita essa troca fica esse barulho até o motor se adaptar , gostaria de saber se procede esta informação ou é enrolação. Andréia .

    1. Andreia,
      Estão te enrolando, não existe esta hipótese. Ou a correia adapta ou não adapta!
      Insista na garantia dos serviços, o motor tem que funcionar sem barulhos fora do normal.
      Fala para ele que você quer que sane o defeito ou então……….
      Abraços.

  4. boa Tarde, Vc poderia me informar se uma correia dentada aos ser trocada e não for colocada no ponto certo poderá danificar peças do motor, como válvulas, juntas, bronzinas, pistões, etc, no fiat/Doblo/

    1. Iva,
      Se colocar fora de ponto a correia dentada os pistões irão atropelar as válvulas, entortando as mesmas.
      Vários outros danos poderão acontecer a parte interna do motor.
      Dica: Quando for trocar a correia dentada, certifique-se que a mesma é correta e nunca se esqueça de trocar o tensor, conferir a engrenagem do virabrequim, etc.
      Abraços.

  5. eu levei meu carro fox 1.0 ao mecanico porque estava fazendo estalos, a correia dentada foi trocada a 4 meses.Deixei o carro na oficina e quando lá cheguei o mecanico disse que estava testando e o carro parou de funcionar e que podia ser o virabequim.Acontece que vendo a sua materia ele não teria que ter verificado a correia pra ver ser o virabrequim precisava de reparos? defeito no virabrequim faz o carro parar de funcionar? para ter defeito no virabrequim não teria que ter dado problema na correia dentada?Por favor me ajude.

    1. Cláudia,
      Não sei exatamente o que aconteceu, mas segundo o seu mecânico o motor pode ter fundido o virabrequim, travado por falta de lubrificação.
      Também não sei o que o mecânico fez para esse possível acontecimento. Só testar o carro não é motivo para dar problemas no motor, há não ser que andou com o carro sem óleo no motor e como disse: ter fundido o motor de seu carro!
      Quanto a correia dentada, se quebrar o motor também para e não pega mais, além de danificar as válvulas do cabeçote. Este é o problema que acontece se der problemas na correia dentada, agora acontecer algo com o virabrequim improvável!
      Tente com sutileza arrancar do mecânico mais informações exatas e me contate novamente que te relato o que pode ter acontecido.
      Abraços.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!