«

»

Troca da correia dentada motor do Fox Power 1.0 8V Volkswagen

 Troca da correia dentada motor do Fox Power 1.0 8V Volkswagen

É recomendo pelo fabricante tanto do motor como da correia e também do tensor da correia dentada a substituição dentro de uma kilometragem de 40 a 50.000 km rodados ou por quaisquer danos a estes componentes importantes do motor.

Estes procedimentos também são usados para os motores MI 1.0 8V At e Power

Observação: É importante na substituição o uso de correias e tensores genuínos, por atenderem as normas de segurança e garantia de durabilidade e qualidade.

Tendo em mente que estes equipamentos são peças fundamentais do motor, pois os mesmos desenvolvem o ponto de sincronismo do motor, ou seja:

− Para manter o virabrequim e comando rodando na mesma sincronia é necessária que: A engrenagem do virabrequim e comando esteja em seus devidos pontos. Ou então, haverá um atropelamento de válvulas, destruição dos pistões e até mesmo quebra da biela

No caso deste motor denominado “AT” ou Power da montadora Volkswagen é muito fácil a substituição da correia dentada e tensor, o mesmo contém somente dois pontos de sincronismo que são: do virabrequim e eixo comando de válvulas. Dispensando ferramentas de precisão como no caso dos de 16 válvulas por exemplo.

A seguir passo a passo como substituir a correia dentada:

1º Passo – Conferindo o ponto da engrenagem do virabrequim

Retire a roda do veículo, para isto eleve o veiculo;

Retire a correia do alternador;

Observe que há marca na polia que se unida à marca da carcaça de proteção da correia, identifica o ponto da engrenagem do virabrequim, que também por sua vez indica que o pistão está no ponto morto superior (PMS), este é um processo de início para referência do mecânico no processo da troca da correia.

 

Observação: Não é necessária a remoção da engrenagem, salvo se a mesma estiver danificada. Neste caso aconselha-se a troca de todo o conjunto de engrenagem. Ou seja, do virabrequim e comando.

 

Agora retire a proteção externa da correia dentada;

Observe na imagem que existe também na engrenagem do virabrequim e que são marcas que realmente interessa na hora da montagem da correia dentada, pois é estes pontos fixados na engrenagem e na bomba de óleo que identifica com precisão o ponto de sincronismo do motor.

 

2º Passo – Conferindo o ponto da engrenagem do eixo comando de válvulas:

Observe na imagem que os pontos de sincronismo do comando também estão coincidindo com a marca localizada na proteção interna da correia que mais se parece com um top triangular.

Veja, nesta imagem que há na polia um pic entre os dentes da engrenagem, e que estão coincidindo com o top da proteção da correia.

 

3º Passo – Retirada da correia dentada:

Vimos nos passos acima mencionado, que o motor se encontra sincronizado.

É muito importante que o mecânico observe estes itens, toda vez que for substituir a correia dentada tanto deste tipo de motor como todos os outros que utilizam destes métodos de sincronismo. Mesmo na ausência da correia é importante localizar os pontos de sincronismo do motor.

Prosseguindo com a troca da correia, será necessário agora fixar o motor ou apoiá-lo de maneira que o mesmo não venha a cair, pois será necessária a remoção do suporte do motor fixado ao coxim. Veja figura abaixo:

 

Observação: É necessária a remoção do suporte para a retirada da correia, esta é uma figura do motor do FOX 1.0 8V flex Power. Motor transversal, nos veículos com motores em linha não há este suporte.


 Aqui você tem visão do motor já sem a correia e poderá remover o tensor para substituição. Veja na imagem abaixo o tensor.

 

4º passo – Montagem da correia e tensor

Para a montagem da correia dentada e tensor é só seguir o inverso, da desmontagem lembrando sempre de usar na substituição correias e tensores originais, assim o seu serviço será garantido e de qualidade.

 

 

 Deixo o seu Comentário, siga nos nas redes sociais!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog Mecânica Solique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: Mecânica Solique Com o tema: "Mecânica dos Tempos Modernos" E também autor dos manuais técnicos: - Corte de óleo; - Retifica do motor do Fusca.

25 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Walter

    Gostei muito da matéria do gol 1.0 8 válvulas, gostaria de ver do Gol 1.0 16 válvulas.

    1. Mecânica Solique

      Basicamente é a mesma coisa Walter, o motor é semelhante a unica coisa que muda do 8 para o 16 valvulas 1.0 é o cabeçote. O mesmo para o motor Flex Power de 8 e 16 válvulas 1.0 que também é da mesma familia. Modificando somente o 1.4 aplicado na kombi, e outros (1.6 por exemplo) tem a suas construções diferentes.
      Abraços e obrigado pelo sua visita e comentário.

  2. wanderson

    quanto custa para trocar a correa + o tensor do fox 1.0 com a mao de obra?

    1. Mecânica Solique

      Olá Wanderson,

      Você irá gastar em torno de R$ 200,00 a R$ 250,00, depende da região!

      Abraços.

  3. Marcelo

    tenho gol bola 2001 com ar condicionado, tem um mes que após passar a terceira marcha (60km), o motor faz um barulho mais alto que o normal, mesmo com o ar ligado da pra ouvir, e incomoda.
    Obrigado.

    1. Mecânica Solique

      Marcelo ficou vago a sua pergunta, não deu para entender exatamente o que está acontecendo.
      Que tipo de barulho?
      Rajando, batendo?
      O barulho é continuo?
      Já verificou se não é no cambio?
      Tente fazer este teste com o ar desligado, para ter noção de onde está vindo este barulho. Faça testes com velocidade baixas e mais altas, trocando e voltando marchas, faça também os mesmos testes com o ar ligado.
      Ok

  4. santos

    tudo o que somos e dado por Deus,é don dle parabens por voce dar oportunidade de muitos tirar suas dúvidas. a minha foi escarecida obrigado! Jesus te abençoe.

  5. johncrisostomo

    gostaria de saber do gol mil de 8 válvulas de 1987 pra cá

    1. Mecânica Solique

      O gol mil até 96 era com motor da ford CHT motor AE, depois passou a ser motor AT 1.0 8V os conhecidos 111, com bomba de óleo tocada a corrente, e de ano em ano foram sendo aperfeiçoados até os motores power e flex power de hoje Os G4, G5…. 1.0, 1.4 e 1.6… Motor muito bom, mas requer muitos cuidados.
      Abraços.

  6. ANDRÉIA

    por favor tire minha dúvida , acabei de comprar um fox 2009 1.0 e quando funciona o motor fica um barulho como se fosse “estalos ” , o carro está na garantia da loja e o supervisor da loja me informou que é porque foi realizada a troca da correia e quando é feita essa troca fica esse barulho até o motor se adaptar , gostaria de saber se procede esta informação ou é enrolação. Andréia .

    1. Mecânica Solique

      Andreia,
      Estão te enrolando, não existe esta hipótese. Ou a correia adapta ou não adapta!
      Insista na garantia dos serviços, o motor tem que funcionar sem barulhos fora do normal.
      Fala para ele que você quer que sane o defeito ou então……….
      Abraços.

  7. Iva de Paula

    boa Tarde, Vc poderia me informar se uma correia dentada aos ser trocada e não for colocada no ponto certo poderá danificar peças do motor, como válvulas, juntas, bronzinas, pistões, etc, no fiat/Doblo/

    1. Mecânica Solique

      Iva,
      Se colocar fora de ponto a correia dentada os pistões irão atropelar as válvulas, entortando as mesmas.
      Vários outros danos poderão acontecer a parte interna do motor.
      Dica: Quando for trocar a correia dentada, certifique-se que a mesma é correta e nunca se esqueça de trocar o tensor, conferir a engrenagem do virabrequim, etc.
      Abraços.

  8. Cláudia Maria de Cristo

    eu levei meu carro fox 1.0 ao mecanico porque estava fazendo estalos, a correia dentada foi trocada a 4 meses.Deixei o carro na oficina e quando lá cheguei o mecanico disse que estava testando e o carro parou de funcionar e que podia ser o virabequim.Acontece que vendo a sua materia ele não teria que ter verificado a correia pra ver ser o virabrequim precisava de reparos? defeito no virabrequim faz o carro parar de funcionar? para ter defeito no virabrequim não teria que ter dado problema na correia dentada?Por favor me ajude.

    1. Mecânica Solique

      Cláudia,
      Não sei exatamente o que aconteceu, mas segundo o seu mecânico o motor pode ter fundido o virabrequim, travado por falta de lubrificação.
      Também não sei o que o mecânico fez para esse possível acontecimento. Só testar o carro não é motivo para dar problemas no motor, há não ser que andou com o carro sem óleo no motor e como disse: ter fundido o motor de seu carro!
      Quanto a correia dentada, se quebrar o motor também para e não pega mais, além de danificar as válvulas do cabeçote. Este é o problema que acontece se der problemas na correia dentada, agora acontecer algo com o virabrequim improvável!
      Tente com sutileza arrancar do mecânico mais informações exatas e me contate novamente que te relato o que pode ter acontecido.
      Abraços.

  9. wagner

    posso apertar o sensor da correia dentada sem o torquimetro obrigado

    1. Mecânica Solique

      Wagner,
      Sensor ou tensor?
      Acredito que seja tensor.
      Não sei também qual veiculo você se refere, mas dependendo do tensor pode sim.

  10. Lais Coelho

    Boa noite.

    Tenho um Fox, 1.0, 11/12.
    Ele está fazendo um Tec Tec no motor, ja levei em vários lugares e cada um me diz que é uma coisa. Um disse que é o pistao, outro disse que é a bomba hidráulica. Dois deles tiraram a correia do pistao e o barulho parou.
    Gostaria de saber o que poderia ser e o valor?
    O barulho eh constante, ao acelerar fica mais forte.

    Obrigada.

    1. Mecânica Solique

      Lais,
      Leve o seu carro até uma auto elétrica autorizada e pede para o reparador diagnosticar o alternador do seu carro, pois em alguns alternadores existe polia do tipo com “catraca” e ela com o tempo desgasta e gera barulhos como se fosse no motor.
      Caso não tenha ou se tiver não for o caso, então o problema é internamente no motor, isto se torna preocupante.
      Recomendo abrir o motor para um diagnostico mais preciso, porque barulhos em motor envolve várias partes moveis submetidas a lubrificação. No painel de seu carro trás várias informações de alerta, fique atenta a ele e qualquer anormalidade ou alertas luminosos que você desconheça, procure uma oficina especializada.

  11. GILSON BERNARDO

    TEMOS FROTA DE SAVEIROS, E TEM ALGUMAS QUE TROCAMOS CORREIA DENTADA E TENSIONADOR GENUINOS, MAS ESTOU TENDO PROBLEMAS POIS OS TENSIONADORES ESTÃO TRAVANDO, DERRETENDO AS PROTEÇÕES E DANDO UMA SEQUELA DE ATROPELAMENTO DE VALVULAS, UM CHEGOU FICAR AZULADO!! TEM ACONTECIDO??? SABEM PORQUE???

    1. Mecânica Solique

      Gilson,
      Pode ser defeito no tensionador, talvez um lote com problemas. Experimenta mudar de marca o tensionador e a correia, de repente pode resolver!
      Aqui na oficina mexemos bastante com saveiro desta novas e ainda não pegamos problemas deste tipo, mas acontece muito em outras marcas de ser o problema no tensionador, ele é do tipo automático e constantemente vinha dando problemas, porém existe também uma particularidade na maneira de colocar este tensor e também o lado correto para tensionar o mesmo.
      Quanta a proteção estar derretendo pode ser a correia ou as polias esfregando nas mesmas, isto ocorre que além de estragar as proteções por superaquecimento ainda quebra a correia dentada, porque a correia neste caso trabalha por interferência, talvez neste meio tempo ela enrosca, e salta fora de sua posição, também existe a possibilidade de aquecer o tensionador também, escorrendo a graxa que existe neste rolamento e o mesmo trabalhando seco funde-se (trava).
      Bem Gilson, estes são dados teóricos, técnicos. Não posso afirmar que pode ser estes os casos, mas pode estar observando estes detalhes, quem sabe da certo.

  12. Alexandre Souza

    Alexandre,
    Boa Noite Gostaria De Saber Se É Possível A Montagem Do Virabrequim, Casquilhos E Bielas Do Motor Gol Power 1.6, No Motor Gol 1.0 16V E Se Tem Uma Melhora No Torque Em Baixa Rotação…

    1. Mecânica Solique

      Não. O virabrequim, bielas, pistões, cabeçote e bronzinas do motor EA111-1.6 Power não é intercambiáveis ao motor EA111 de 1.0 8 ou 16V power

  13. Célia

    Boa tarde,
    Tenho um Gol g5 2009/2010 com 30.000 Km. Segundo o manual a correia dentada deve ser trocada com 5 anos de uso. Qual seria o custo desse serviço?

    1. Mecânica Solique

      Depende de cada localidade, aqui no MS fica em torno de 80 a 120 reais.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dicas/Oficinas (25 of 48 articles)

%d blogueiros gostam disto: