Especificações técnicas dos motores da linha MWM

Especificações técnicas dos motores da linha MWM

 

 Tabela técnica do motor MWM da série 10

 

Diâmetro do cilindro

103,00

Folga do pistão em relação ao cilindro

0,08 a 0,10

Folga de válvula

Admissão 0,40

Escape

0,40

Altura do cabeçote

96,00

Alojamento da bronzina de biela

67,00 a 67,02

Alojamento da bronzina de mancal

92,00 a 92,02

Altura da camisa em relação ao bloco

+0,04 a +0,10

Altura do pistão em relação à face do bloco

+0,25 a +0,57

Folga axial do virabrequim

0,08 – 0,25 máxima 0,40

Alojamento das Bronzinas Biela

67,00 – 67,01

Curso do Virabrequim

129,00

Diâmetro do colo mancal Virabrequim

85,94 – 85,96

Diâmetro do colo biela virabrequim

62,95 – 62,97

Folga radial da bronzina de mancal

0,03 a 0,10

Folga radial da bronzina de biela

0,02 a 0,08

Folga radial do pino de biela

0,03 a 0,05

 

Nota: A MWM não recomenda a usinagem da face do cabeçote ou bloco.

Torques recomendados

 

Capa do mancal

40 NM +90°

Capa da biela

30 NM + 60°

Volante

270 NM

Cabeçote

70 NM +60°+60°

bloco MWM Ordem de contagem dos cilindros, e maneira correta para montagem.

As bielas devem ser montadas no motor com os furos localizados na lateral da capa e biela; voltados para o volante do motor.

 

Observar também na hora da montagem os números de identificação da capa e biela para um correto acoplamento entre ambas.

Também as setas localizadas na cabeça do pistão devem ser montadas na direção do volante do motor.

 

 

 

 

 

Os mancais e os contrapesos no mesmo sentido.

Ordem de injeção 1 – 3 – 4 – 2 para motores 4 cilindros;

Ordem de injeção 1 – 5 – 3 – 6 – 2 – 4 Para motores 6 cilindros

Esta regra de montagem aplica-se em todos os motores da linha MWM  3 – 4 – 6 cilindros.

 

Altura dos pistões da linha MWM 3/4/6

 

D225 3/4/6 Agrícola

+0,24 a +0,57

D225 3/4/6 Agrícola

0,05 a -0,24

D222 Agrícola

0,42 a -0,65-

D229/TD229 Veicular/Agrícola

+0,10 a +0,42

D226 Agrícola/Veicular

-0,15 a -0,55

 

“Na tabela acima o pistões do D226 é da face do colarinho da camisa que deve estar entre 0,04 a 0,09 acima da face do bloco, os demais tem suas alturas da face do bloco”

Tabela de Conversão de graus para milímetros motores MWM

Início de injeção

Os valores de início de injeção são dados em graus do virabrequim antes do ponto morto superior (APMS). O valor correspondente a cada aplicação pode ser encontrado na plaqueta de identificação do motor.

Por exemplo:

A plaqueta do motor pede 17° Graus. Isto quer dizer que, antes de ser colocada a Bomba injetora no motor, o pisão do motor deve ser recuado através de um relógio comparador fixo em base magnética a quantia de 3,68 milímetros.

Antes destes procedimentos o pistão (êmbolo), deve estar no  ponto morto superior (PMS).

Usa se muito destas técnicas quando se faz corte de óleo nos motores da linha diesel com bombas injetoras mecânicas.

Corte de Óleo

É um sistema  muito usado nos motores da linha diesel com injeção mecânica, para um perfeito sincronismo do ponto de injeção.

A técnica se refere ao Sincronismo do ponto de injeção da bomba injetora ao Eixo Virabrequim e Comando de Válvulas. Este sistema dá um equilibrio no ponto de injeção 100%, evitando que o motor trabalhe fora de ponto causando vários problemas. Como por exemplo:

  • Super aquecimento
  • Consumo alto de combustível
  • motor sem potencia (torque)
  • Vibrações
  • falhamentos na injeção e outros problemas graves.

Vejam o Manual Técnico de Corte de óleo, um manual completo sobre este assunto. Onde serão editados os principais tipos de corte de óleo dos motores da linha diesel por injeção mecânica. Clique no link e adquira agora mesmo o Manual Técnico.

A seguir uma tabela de graus com conversão para milímetros, indicando a quantia exata do recuo do pistão do motor antes do APMS.

 Tabela de conversão de graus para milímetros

Grau
10°
12°
17°
18º
19°
20°
21°

 

Milímetro
0,75
1,17
1,69
3,37
3,77
4,19
4,64
5,11

 

Grau
23°
24°
25°
26°
27°
28°
29°
33°

 

Milímetro
6,10
6,63
7,18
7,75
8,34
8,95
9,58
12,37

 

Esta tabela aplica-se em todos os motores MWM exceto SPRINT.

Dica para Retífica de Motores: Pode ser usada a bucha de biela BG036 do motor Maxion 4248 e 4236 Turbo, para adaptação na biela do motor TD229 Isto, só em extrema necessidades!

 Vejam também:

Artigos -     Volante de dupla massa motor MWM Sprint 4.07T e 4.07 TCE

                     Especificações técnicas motor Maxion HSD 2.5 International

Galeria -     Tensionar engrenagem tripla do motor Sprint

Tutorial -    Como tensionar a engrenagem do motor Sprint

                     Sincronismo da Bomba Injetora

Vídeo -        Motor MWM Sprint 6 cilindros Silverado

Apostilas - Motor MWM serie 10 (X10)

 

 

Copyright © 2011 – mecânica dos tempos modernos– Todos os Direitos Reservados

423 opiniões sobre “Especificações técnicas dos motores da linha MWM”

  1. bom dia Edson,por favor preciso de uma luz e vc é o holofote nosso,tenho uma velha f100 com tudo da fmir rsrsrsrs MWM 229 que foi turbinado,antigo dono,ela é meu xodó,mas esta com muito vazamento de oleo ,somente em baixo,quem olha o 229 por cima,fica impressionado,ele é todo sequinho,mas embaixo chega a pingar oleo de motor,e ninguem descobre de onde vaza,parece ser atráz da bomba injetora,outra coisa,ele assopra bastante no respiro,quando esta quente,sai fumaça branca no respiro e esta sempre molhado a saida do respiro,as vezes pinga algumas gotas de oleo depois de uma viagem,baixa oleo quando em viagem,+- 400 kilometros baixa 1/2 litro,se andar a 120 baixa mais e também molha tudo por baixo,mas ouço os entendidos dizerem que quando o MWM 229 esta com baixa compressão é ruim de pegar,mas esse aqui,mesmo no frio,pega dando meia volta,frio ou quente,pega com meia volta na partida,quando o motor é ligado e frio ,solta um pouco de fumaça escura,mas logo diminui se eu acelerar um pouco e segurar,ela é muito velha mas é meu xodó,eu confio nela ,preciso que vc me de uma luz,eu e minha velha fmir agradecemos sua atenção,Deus te ilumine sempre meu irmão

    1. João,
      O motor de sua velha “fmir” já está precisando de um novo kit, bronzinas novas, descarbonização, reparos no cabeçote, enfim, retifica completa.
      O excesso de vazamento de óleo no cárter e no suspiro, o consumo de óleo é devido aos desgastes nos cilindros, pistões e anéis.
      Estes motores são realmente muito bom. Mas chega uma hora que precisa ser renovado né João?
      Abraços.

  2. olá edvaldo uma f 4000 motor cummins esta solando para pegar de manha como se estevesse com entrada de ar ja verifiquei a boia esta boa ela pega e depois se desligar e passar umas cinco e voltar a ligar ela faz o mesma coisa aguardo resposta obrigado

  3. olá edvaldo mais uma pergunta uma toyota bandeirante motor 14 b esta morrendo na lenta o que pode ser aguardo resposta obrigado

    1. José,
      Se não for problemas no cabo do acelerador ou varão, o problema é na bomba injetora, precisamente no mecanismo de aceleração dentro da bomba. Estes serviços só é possível ser realizado em um bombista. Também pode ser junta do cabeçote queimada entre cilindros (neste caso o motor Falha), filtro de combustível obstruído ou aplicado errado, filtro de ar, bicos injetores, cabeçote com má vedação das válvulas, e outros.
      Abraços.

  4. edvaldo esta toyota bandeirante hoje o dono rodou com ela uns vinte kilomentro se apagou e nao pegou mas eu tirei o tanque lavei estava sujo liguei uma mangueira em um balde para a bomba injetora da solo e nao pega ja verifiquei o solenoide esta bom que pegar e nao pega motor 14 b o ano é 94 numca foi mexida esta bomba para tirar tem que colocar no tempo aguardo resposta obrigado

    1. José,
      Verifique se tiver a bomba alimentadora, pode estar com problemas (Não me recordo se tem, mas se tiver pode ser nela o problema), também pode ser o pescador do tanque quebrado. Tente ligar um galão com óleo diesel por gravidade direto na entrada da bomba injetora, dê partida (antes sangre bem o sistema da bomba injetora), depois solte os canos de bicos e de partida até injetar, vá fechando os que injetam. Se for problemas de pescador, encanamentos, etc, vai pegar.
      Caso não pegue de jeito nenhum, chame o bombista que ele vai te orientar o que fazer, provavelmente vai retirar bomba e bicos injetores para teste. No 14B acontece muito de dar problemas no cabeçote da bomba injetora, se tiver algum problema não pega mesmo!
      Abraços.

  5. BOM DIA TENHO UMA F1000 97 HSD MAXION,O POBLEMA E QUE ELA DEMORA PEGAR FRIA E AS FEZES QUANDO ESQUENTA AI DEMORA MUITO O SO PEGA NO TRANCO,POR FAVOR ME DE UMA LUZ.ABRACOSS

    1. Vanderlei,
      Em primeiro lugar nunca de tranco neste veiculo para iniciar a partida, alto risco de quebrar a correia dentada.
      A sua caminhonete está com problemas de alimentação, o sistema não está ficando abastecido.
      Existem problemas de entrada de ar no sistema por algum motivo, pode ser: Bomba e bicos injetores, bomba alimentadora, pescador do tanque, mangueiras furadas do abastecimento da bomba injetora, filtro de combustível, água no óleo diesel, fora do sincronismo, etc.
      Leve a sua caminhonete em uma oficina especializada ou em um bombista para diagnosticar o sistema de injeção.

  6. edvaldo foi resolvido o defeito da toyota era a bomba injetora obrigado pela sua orientaçao aqui em minha oficina estou com um caminhao vw 13180 de 4 cilindro eletronico ele pega normal mas piso no acelerador e nao acelera motor mwm aguardo resposta e obrigado

    1. José,
      Beleza, problema da Toyota resolvido, muito bom!
      O motor eletrônico da MWM qual é o modelo do motor?
      Abraços.

    1. José,
      O problema deste motor pode ser turbina, especificamente no sistema eletrônico ou no pedal do acelerador. O sistema eletrônico através do modulador do turbocompressor, controla o westgate da turbina, se o westgate não funcionar falta turbo no motor e o motor não acelera por que corta o pedal do acelerador e o combustível. Este é um defeito provável, mas existem muitos outros além dos defeitos mecânicos. Antes de qualquer troca de peça o correto é ratrear com aparelho de diagnostico o sistema para ver qual a causa da pane, depois ir fazendo testes através desta informação, com certeza chegara a um diagnostico perfeito e resolvera a causa. Na injeção diesel os defeitos acusados dependendo da situação não é o que parece, pois o sistema trabalha como se fosse um encanamento de água, em linha. “As vezes você pensa que o vazamento é na cozinha e é la na lavanderia”.
      Abraços.

  7. Amigo bom dia tenho uma s10 2.8 diesel 2006..ela estava falhando muito de 2000 rpm para traz acontecendo a falha..digamos cortando rotação…em uma decida eu estava com o ar dela ligado..ela automaticamente desligo com isso peguei ela no tranco em movimento.e com isso quando eu parei ela..ela desligo e perdeu a força…ao acelerar ela ela n passava do 1000 rpm.e quando tira o pé do acelerador ela desliga.mim ajude por favor..ja faz 3 meses que estou com o mesmo problema.

    1. Vinicius,
      Se a sua S10 for injeção, conduza-a até uma oficina especializada para diagnósticos com aparelhos de injeção, assim será possível descobrir quais as panes que estão causando este defeito. Logo após será possível dar continuidade nos diagnósticos e reparar o defeito ou os defeitos.
      Provavelmente o defeito de sua caminhonete é no turbo compressor: Mangueiras obstruídas, quebradas, furadas… West gate travado, com defeito, turbina, intercooler, modulador do turbo, senso da temperatura, etc. Os defeitos são vários que irão acusar no aparelho, mas poderá ser só um o causador!
      Abraços.

  8. Bom dia amigo, tenho um f1000 mwm 229 turbo, ela esta perdendo muita potencia em subidas e n passa de 120 km, ja levei a bomba injetora para a revisao e esta ok, turbina e nova modelo maxpower, abç espero que possa me ajudar

    1. O problema poderá ser alimentação, filtros sujos, obstruídos, de marca duvidosa, filtro de ar, obstrução na entrada de ar, falta de compressão, turbina, bomba injetora fora do sincronismo com o motor, etc.

  9. bom dia tenho uma silverado 6 c motor mwm tb diesel , e ela ja derreteu o pistao duas vezes . da primeira vez eu andei 1000 km e derreteu pistao e da segunda vez com 2300 km derreteu o mesmo pistao qual sera o defeito nem acabei de pagar as peças dessa vez o ao passado desmontei esse motor 3 vezes vai intarar a 4 esse ano. aqui na cidade todo mundo ta dizendo que é bico. o que vc acha que é. desde ja agradeço.

  10. ola bom dia gostaria de saber por qual motivo o motor mwm 229 aspirado de um trator ta falhando e saindo muinta fumaça branca. qual a solução para esse problema.

    1. Antonio,
      Problemas com as valvulas do cabeçote, alguma valvula engripou aberta no guia de valvulas no cabeçote. Ou então estão presas.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

Mecânico Dos Tempos Modernos (Dicas e informações técnicas)

Switch to our mobile site

%d blogueiros gostam disto: