Sobre

Olá Amigos, seja Bem-vindo ao Blog Mecânico Solique

Este Blog levará a vocês unicamente dicas e informações técnicas.

Vou falar um pouco do blog, da profissão de reparação mecânica, retifica de motores e opinar sobre estes ramos de atividades comum no dia a dia na vida de muitos profissionais do segmento e o que precisa ser mudado, para que sejamos dignos, valorizados.

Meu Nome é Edvaldo Dias Solique nasci no Estado de São Paulo/SP, atualmente resido na cidade de Nova Andradina no Estado do Mato Grosso do Sul, desde o ano de 1990.

Como valorizar uma profissão e o profissional?

Simples: Mostrando a todos em primeiro lugar, o seu valor e pra que veio. Todas as profissões são disputadas e todos os profissionais querem mostrar o melhor de si, porém isto se torna perigoso, porque geram divergências e separações das classes. Muito ruim trabalhar em um segmento, onde o acesso a informações é raro, por falta de união.

O reparador Técnico

A profissão de reparador técnico (mecânico), não se trata de uma profissão qualquer e, que são necessários conhecimentos de doutor, para ser um mecânico ou reparador, retificador como queiram. O bom mecânico é aquele que conhece todos os problemas e as soluções, será?

– Nada disso!

O bom mecânico é aquele que aprende todos os dias, que buscam informações continuamente e além disso ser um conhecedor de pessoas. Saber ouvi-las é o primeiro passo na vida de um profissional em reparação técnica!

Uma dica: Não discuta o seu conhecimento quando o conhecimento de outro tentar ultrapassar o seu erroneamente. Neste caso: houve, guarde, pois mesmo assim poderá ter serventia logo a frente!

O mecânico profissional, lidera o seu espaço e está sempre disposto a compartilhar os seus conhecimentos desde que não tente intimidá-lo. Não tem prazer melhor para um reparador automobilístico do que descobrir e sanar um defeito cabeludo em um veiculo. E hoje é o que temos, defeitos cabeludos informantes e informações erradas!

Gosto desta profissão e me dedico ao máximo para ser o melhor. Acredito que a profissão de mecânico, retificador, e todos deste segmento é uma ótima profissão, porque é desafiante, não é rotineira exige muito de quem a exerce.

Como todas as profissões top, tem altos e baixos, tem lá os seus problemas. As vezes penso que problemas para o reparador, não é problemas, afinal somos formados para resolver os problemas!

Como melhorar esta profissão e os profissionais deste segmento?

Para melhorar acredito que todos os mecânicos devem se unir cada vez mais. Não só os mecânicos e sim as oficinas, retificas, concessionárias e até as montadoras deveriam dar as mãos, ajudar a todos sem exceção. Porque as montadoras, montam seus veículos, as concessionárias vendem, mas quem faz todos os diagnósticos somos nos. Os retificadores, mecânicos, funileiros, eletricistas, etc.  Pode ter certeza, que de uma maneira ou de outra um dia caem em nossas mãos os seus veículos, as suas marcas para reparação. Diante da tecnologia aplicada vamos precisar constantemente de suporte técnico e se estivermos unidos, será bom para todos.

Está é a nova tecnologia, o top da questão. Sem conhecimentos, união, não há mecânico bom!

Minha Formação

Tenho várias formações profissionais, mas nem uma completa, ou seja, diplomada.

Quando jovem, aos treze anos (Pois é: treze anos. Nesta época menores podia trabalhar e registrado, os militares aprovavam sem questionar).

Pois bem! Queria aprender uma profissão a todo custo e para isto, as empresas de São Paulo, optava por recém formados do Senai. Fui pra lá, passei em todos os exames e neste intervalo consegui um emprego em uma metalúrgica, fábrica de cadeado, roldanas e dobradiças para portas de aço, janelas e portões. Então pensei é aqui que vou unir o útil e o agradável. Mas não foi bem assim que aconteceu completamente, pois ficou o útil que era o emprego pois, precisava trabalhar o mais urgente possível e o agradável ficou para mais tarde e mais tarde e mais tarde e foi ficando…

Diante disto, optei pelo emprego, que na época não era nada fácil. A sorte estava mesmo do meu lado, pois dentro desta empresa conheci um camarada que era um verdadeiro professor de tornearia e ferramentaria, um dos melhores ajustador mecânico que já conheci. Precisava de um jovem esforçado e com vontade de aprender, sem questionar nada. Ele me deu todas as chances de aprender a profissão de torneiro, depois ferramentaria, como se estivesse dentro do Senai, melhor ainda, era o meu professor particular, enérgico, brincadeiras nem pensar, a coisa era séria e responsável. Mas valeu por todas as puxadas de orelha, afinal aprendi uma profissão que na época era a profissão (Torneiro mecânico e Ferramenteiro  (ajustador mecânico para qualquer área da mecânica)), seja ela industrial, automobilística, reparação, etc. Aprendi mas não preguei na sala um diploma destas profissões. Sem diploma, mas acredito que fiquei entre os melhores e o que aprendi, guardo até hoje e sempre estará guardado dentro de minha mente e, isto, com certeza ninguém tira de mim, pois é do meu conhecimento que estou falando. Por isso, criei duas frases que jamais me esqueci:

“O meu diploma é o meu conhecimento e que ninguém roubará!

“Todos podem fazer melhor do que eu faço, mas igual jamais!”

Depois de anos trabalhando em São Paulo, resolvi largar tudo por lá e vir para o Mato Grosso do Sul e tentar a sorte por conta própria, mas em outros ramos de atividades. Foram muitos, mas todos fracassados, realmente não podemos ser bom em tudo. Precisa produzir e administrar, produzir sim, este é o meu trabalho, mas administrar, ficar atras de uma escrivania não é o meu forte. Depois optei por trabalhar novamente aqui mesmo de empregado, onde tudo começou a melhorar. A profissão que escolhi mais perto de minha realidade aqui na região era retifica, tornearia ou oficina mecânica. Fiz os três, mas por muitos anos me dedico a Retifica de Motores que é praticamente uma ferramentaria em forma de usinagem e muitas máquinas especificas.

Com está profissão precisei me adequar e cursar algumas vezes e até ainda hoje participo de palestras, cursos, eventos, etc. Acabei aderindo unicamente em ajustagem de mecânica automobilística (retifica de motores, linha leve e pesada), também na mecânica o meu forte é a linha diesel. Hoje tenho pouca atuação na área de mecânica geral. No momento como já descrito exerço a profissão de ajustador mecânico de motores diesel, álcool e gasolina.

Onde trabalho

Trabalho no Grupo Santi , empresa fundada desde 1985 em Nova Andradina no Estado de Mato Grosso do sul, com uma população pouco mais de 60.000 Habitantes.  O Grupo Santi presta serviços para uma região de 7 municípios ao redor. Somos equipados com guinchos 24 horas, Auto peças, loja de Tintas, funilaria, 2 Auto Mecânica linha leve e pesada, alinhamento computadorizado, auto elétrica de pequeno porte, balanceamento de rodas, temos um auditório para palestras e cursos e também Retifica de Motores, a minha responsabilidade.

 A Cidade e a nossa economia

O setor econômico de nossa região é a pecuária, agricultura, indústria de álcool e açúcar e o comercio em geral. Nosso município atende todos os outros municípios, pois somos uma cidade polo. Atualmente o setor político tem contribuído muito com nosso município, pois antes era a população quem o desenvolvia. O atual Prefeito Roberto Hashioka , vem fazendo uma excelente administração durante os 2 mandatos consecutivos passados e agora novamente eleito na última eleição 2014. Os Nova-andradinenses não podem reclamar, pois já passamos momentos ruins em nosso município.

O Blog

Todos os passos do Blog são de minha autoria. Esta página na internet foi criada no ano de 2009 a 2010, entendo que é um pouco amadora, sem muitos recursos visuais, talvez um pouco confusa, mas ao longo destes anos na internet, venho vasculhando, aprendendo, me esforçando o máximo para melhorar cada vez mais. Tudo isto sem professor, sem outro administrador. Busco todos os recursos através de videos, manuais direto na internet, passo horas, dias, meses estudando como que funciona um site, blog, etc. Tudo que está escrito, ilustrado, modelo visual do site é feito por mim desta maneira.

Fundação definitiva do Blog

Em 01 de julho de 2011 o Blog Mecânica Solique entrou no ar com o objetivo de levar aos mecânicos, oficinas mecânicas e retifica de motores todas as informações possíveis que estivesse ao meu alcance, quando não, buscarei e postarei aqui. Assim pretendo sempre!

Contatos do Blog

O blog tem os comentários abertos e ainda disponibiliza um formulário de contato, newsletter para inscrição, redes sociais e vários assuntos, paginas, catálogos informativos, manuais técnicos relevantes e educativos que era e é de uso exclusivo do autor e agora disponibilizado gratuitamente a maioria. Alguns manuais tem exceção devido algum trabalho, tendo então,  um pequeno custo.

Sou o único administrador do blog, e gosto de atender a todos que comentam os meus artigos, posts, noticias ou quem entram em contatos. Procuro responder a todos a menos que seja um SPAM (Não respondo comentários na caixa de SPAM, pois os mesmos são excluídos automaticamente). Se você fez uma pergunta e não obteve resposta é porque foi para a caixa de SPAM, isto acontece porque existe mal configuração do seu endereço de e-mail ou usou mais de um link na descrição, e isto não é permitido pelas configurações de meu blog no WordPress. Além disso todos os comentários são moderados, menos SPAM! Esta segurança é para evitar ofensas e importunos ou outros inconvenientes aos leitores do blog.

Até hoje quase todas as moderações foram aprovadas e respondidas sem exceção. Se estiver ao alcance de meu conhecimento serão respondidas ou aprovadas sempre. Se houver demora em responder a sua pergunta nos comentários ou contatos é porque há problemas na minha internet. O dia que não respondo os comentários é porque estou offline forçadamente.

Além disso, trabalho na retifica de segunda a sábado mais de 8 horas por dia e por mais que me esforço, não da tempo para atualizar constantemente as minhas páginas no blog ou responder todas as perguntas e contatos.

Sobre o título do Blog

Este Blog tem o nome de “Mecânica Solique”, por era relacionado a uma retifica de motores que tinha, depois usei o mesmo nome para uma Oficina Mecânica. Infelizmente não funcionaram por muito tempo. Por enquanto estes feitos não foram para mim, pode ser um dia!

Cursos e Palestras que fiz até o momento

Digo até o momento, por que todos o aprendizados serão sempre bem vindos. Enriquecerão os meus conhecimentos.

Tenho vários cursos: Os mais recentes: Sistema Common Rail, injeção eletrônica diesel, alinhamento e balanceamento computadorizado, injeção eletrônica direto no sistema Otto…Captiva

Participei de outros cursos e palestras como:

Shadek, luck, saches, cobra, Cofap, metal leve, NGK, SENAI (injeção dos motores MWM Sprint 4.07 e 4.08, informática básica, Common Rail, Brigada de incêndio, primeiros socorros, doutores em motores dentre outros.

Tenho formação em motores da linha MWM, pois a oficina mecânica que trabalho é autorizado MWM e também em injeção Magnetti Marelli que também representamos no Grupo Santi.

Dedicação

Busco constantemente informações sobre esta área e outras que falem e mostre novidades da mecânica. Me dedico também a informática, ferramenta que se você estiver prestando atenção já não é mais possível ficar sem, posso até arriscar em dizer: que sem a informática não conseguimos mais desenvolver certas profissões, nada mais pode sem monitorado sem os recursos da informática, principalmente na profissão de Mecânico.

Além disso, necessitamos de aprender elétrica, eletrônica, outras línguas como o Inglês, por exemplo. Recentemente o Grupo Santi adquiriu aparelho de diagnóstico original de fábrica dos Motores da linha Cummins (menos Dodge Ram) e todos os motores da linha Toyota.

Enfim criei este blog com o objetivo de levar e buscar informações sobre a mecânica e também sobre retífica de motores. Ainda é necessário que exista estes modelos de informações para facilitar a vida do profissional em reparação no dia a dia, além das informações que precisamos diariamente, temos que por em mente que a tecnologia está avançada e avançando rapidamente e não podemos ficar parado no tempo, mas existem ainda, principalmente no Brasil, muitos veículos que ficaram atrás da tecnologia e muitos ainda valorizam estes modelos e não podemos nós da área, deixar de atender clientes com estes modelos ainda em circulação. E ainda acredito que por muitos anos.

Crendice

Sou do Signo de Gêmeos e apresento algumas características que gosto de mencionar e de lembrar. Me faz bem!

Gêmeos – “Naturalmente tem grande agilidade, versatilidade e curiosidade. Costuma ser profissional perspicaz, capta rapidamente as informações. Precisa conviver com diversidade de assuntos e de espaços e tem boa capacidade de realizar e desenvolver várias atividades ao mesmo tempo. O geminiano se favorece em todas as profissões ligadas ao comércio, principalmente na área de vendas. Com enorme facilidade de se expressar, pode se destacar como jornalista, relações públicas, publicitário, entrevistador, tradutor, apresentador ou escritor.

Uma dica para o sucesso profissional?

“Aprender a ouvir com atenção”

Os produtos que vendo aqui no blog:

Inscreva-se no Blog Mecânica Solique com o seu e-mail e receba as minhas novidades, lançamentos e algo mais que possa lhe interessar.