«

»

Sincronismo da bomba injetora do motor MWM Sprint

Sincronismo da bomba injetora do motor MWM Sprint 

O motor MWM Sprint 4.07 e 6.07 com bomba injetora VE têm o sincronismo da bomba injetora diferenciada dos demais motores da linha MWM, pois o mesmo tem o seu sincronismo totalmente direcionado na bomba injetora, ou seja, não é necessário marcas de pontos nas demais engrenagens da distribuição, sendo ambas as montadas em quaisquer posições.

 

O eixo comando neste motor é acoplado diretamente no cabeçote por meios de mancais e é conduzido por uma engrenagem no seu próprio eixo e ligada a um mancal direcional onde se encontra outra engrenagem simples ou tripla com acionamento tencionado, “este último tipo de engrenagem encontra se nos motores com bombas semi eletrônicos e eletrônicos”.

Confira:

Como tensionar a engrenagem tripla motor MWM Sprint e

Tutorial em Imagens

É importante observar, a saber, a folga das engrenagens entre o eixo comando e a intermediaria que liga às demais engrenagens do sistema de distribuição a mesma é ligada através de uma biela denominada mancal direcional que vareia de 0,06 a 0,17 mm de folga entre dentes.

 

Importante: esta folga é de extrema importância, pois a mesma aplicará a todas as demais engrenagens do sistema de distribuição do motor.

 

Após a introdução da bomba injetora devidamente revisada, regulada e calibrada através de relógio comparador, é efetuado o sincronismo da mesma com o restante dos equipamentos do motor, ficando o mesmo se for levado à risca as aplicações abaixo em perfeito sincronismo.

Ferramentas necessárias para o sincronismo deste tipo de motor

É importante ressaltar aqui as principais ferramentas necessárias para este tipo de sincronismo, usada exclusivamente para este tipo de motor. Ver figura 1

 

Um Manual técnico foi criado para o manuseio correto do sincronismo do ponto de injeção deste e outros motores, com bombas injetoras mecânicas.

Confira clicando no link: MANUAL TÉCNICO DE CORTE DE ÓLEO


E você o que achou do artigo? Deixe o seu Comentário!

Ansioso pelas próximas matérias? Assine Mecânica Solique e receba as atualizações em seu e-mail!

Ou Curta Mecânica Solique nas redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, linkedin


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog Mecânica Solique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: Mecânica Solique Com o tema: "Mecânica dos Tempos Modernos" E também autor dos manuais técnicos: - Corte de óleo; - Retifica do motor do Fusca.

24 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marcos Alexandre

    Gostei da matéria sobre sincronismo no MWM.

    1. EdSolique

      Fico feliz do meu artigo ter alcançado os seus objetivos, Marcos.

  2. jose fonseca

    boa noite tenho uma van sprinter 310 ano 1998 o motor pifou comprei um motor mnove mwm mxio hs 2.5 , estou rodando com ele a mais ou menos 60 dia e estou com um problema ta jogando oleo no suspiro ,na troca de marcha ela nao aranca e solta um volume muito grande de fumaça ,ja foi revisado a turbina e a bomba injetora ta tudo ok . gostaria de receber uma opimiao de voceis sera que pode ser problema com o motor.

    1. EdSolique

      Acredito José que o motor esteja fora de ponto, ou então a bomba injetora esteja danificada, embora você mencionou ter averiguado (bomba e turbina). Quanto ao óleo no suspiro, pode ser por causa destes problemas que mencionei acima, ou então o motor esteja com muito desgaste nos cilindros, pistões e anéis.
      Verifique se o motor esquenta quando você aperta ele, caso a temperatura suba muito rápido é porque o motor está totalmente fora de sincronismo, ou então tenha algum cilindro engripado (neste caso o motor falha e bate), ou então o motor não esteja compatível com o modelo de sua VAN.
      Isto foi até onde entendi a sua pergunta e o seu diagnóstico José Fonseca.
      O correto seria você procurar uma oficina mecânica especializada em diesel, com certeza um bom mecanico te passará todos os diagnósticos do que esteja acontecendo. Beleza?
      Abraços.

  3. jose fonseca

    OBRIGADO EDVALDO POIS FOI ISTO QUE A FIRMA QUE ME VENDEU O MOTOR ESTAVA ME ESPLICANDO. MAIS E SEMPRE BOM TER UMA SEGUNDA OPINIAO VALEU UM ABRAÇO.

    1. EdSolique

      Não há de que José Fonseca, precisando estamos aqui!
      Abraços.

  4. José Emilio Moretti costa

    porque uma retifica do motor disel é bem mais caro em comparação a gasolina ? as ferramentas são as mesmas. Grato

    1. EdSolique

      José se formos analisar em relação aos valores, o motor diesel fica bem mais barato do que um motor tipo (OTTO, álcool e gasolina)!
      As ferramentas são as mesmas, porém, o tempo e a precisão (a técnica na retifica e na montagem) é o dobro.
      Abraços e obrigado pela visita e comentários.

  5. Helio machado

    Bom dia !
    tenho uma duvida sobre o motor mwm 2,8 sprinte nissan !
    Não encontrei no manual de reparação especificação sobre a altura das valvulas em relação à face do cabeçote ;o motor foi retificado plainado cabeçote que ficou proximo à medida minima e também o bloco foi plainado juntamente c/ os pistões a altura dos pistões em relação ao bloco foram respeitadas mas não foi rebaixado no pistão os rebaixos das valvulas!

    1. EdSolique

      Hélio,
      O cabeçote até que ainda pode ser plainado, mas o bloco não é recomendado. Muito menos os pistões, justamente por causa das cavas de válvulas.
      As válvulas tem altura de -0,10 a +0,10 da base do cabeçote, os pistões tem altura de +0,41 a +0,63 a camisa tem altura da face do bloco +0,10 a +0,16. estas são alturas padrões, plainados ou não!
      Pode acontecer o enforcamento da engrenagem auxiliar do comando, e isto não é bom para o conjunto de engrenagens da distribuição.

      Abraços.

  6. JANDERSON BATISTA SILVAAS

    BOA NOITE ESTOU NA DUVIDA DO PONTO DA BOMBA INJETORA DO MOTOR MAXION COLOCAMOS TODO PONTOS FORAM COLOCADO NO SEU DEVIDO PONTO ESPECIFICO MAS O MOTOR FUCIONA MAS TA LENTO PARA ACELERA AS VEZE SAI FUMAÇA BRANCS
    DESTI JA OBRIGADO FICO NO AGUASRDO

    1. EdSolique

      Janderson,
      Que motor Maxion que é?
      Qual é a bomba injetora?
      Turbinado ou aspirado?
      Abraços.

  7. Jeovan stolarski

    boa tarde tenho uma ford f250 mwm sprint 6.07T 2005 estou com problema na bomba injetora
    ja é a quarta vez que vai ser reparada ela esta trancando o bico abérto ou estora o bico toda vez eles dizem que e la solta pedaços por falta de diesel porem ela da 180 anda de mais agora começou a engasgar a 140. não tem força porem solta muita fumaça preta que não acredito que seja falta de diesel

    1. EdSolique

      Jeovan,
      Pode ser que a bomba injetora de sua caminhonete esteja com problemas no cabeçote da mesma a regulagem também pode estar fora, os bicos não estão com especificação correta ou são paralelos, também os canos de bicos podem estar com problemas, se tiver bomba alimentadora (bombinha), verifique se mesma está boa, não está retornado óleo para o tanque, confira também se o pescador do tanque não está obstruído, tanto como os encanamentos, filtro de combustível também causa estes problemas de deficit de óleo além da caminhonete perder potencia, força, o filtro de ar também contribui, também a turbina, o intercooler (se tiver), etc. o sincronismo com o motor também deve ser observado e colocado corretamente, a regulagem das válvulas deve estar também dentro do padrão de 0,10 a 0,30.
      Abraços.

  8. Zenilton Moura

    boa noite gostaria de saber como colocar a s10 2000 no ponto pms porque foi troca o selo de agua do lado da bomba ingetora e agora não estou conseguindo coloca o mesmo o motor mwm sprint não e injeção eletronica ñ se é 15 graus ou 20 graus ficaria muito grato por uma dica.

    1. EdSolique

      Zenilton,
      Este motor é um pouco complicado para sincronizar, requer ferramentas, saber quanto que é o recuo da bomba injetora, etc. O ponto deste motor (sincronismo quem faz o trabalho é a bomba injetora, se a bomba estiver fora o motor não funciona), o PMS e os graus indicado na polia do virabrequim é somente para colocar a bomba e depois de travado o motor e o comando, e a bomba colocada, inseri se um relógio comparador através de gabarito e sincroniza a bomba com o motor).
      O correto seria você consultar um bombista ou então adquirir o meu Manual Técnico de Corte de óleo, neste manual explico passo a passo como sincronizar corretamente este motor e os demais da linha MWM e também motores mais populares a diesel da Mercedes Bens.
      Abraços.

  9. Ailton Oliveira

    quantos graus eu coloco para instalar a bomba injetora sem o relogio comparador, motor mwm sprinter 2.8 diesel ano 2000

    1. EdSolique

      Ailton,
      Impossível saber! Somente terás precisão no sincronismo com o uso de equipamentos adequados para este tipo de motor. Do mais é no achismo mesmo!
      Abraços.

  10. osmar

    amigo desmontei o motor 2.8 s10 2001 so que marquei as engrenage e da bonba inj. na montaje vai da serto pelos ponto que fiz aguardo a resposta obrigado

    1. EdSolique

      Osmar,
      Este motor pode ser montado as engrenagens em qualquer posição, ou seja, não é necessário e nem tem pontos específicos nas engrenagens.
      O ponto deve ser colocado o primeiro pistão (lado do volante em PMS), o comando também em PMS (vem marcado no comando “PMS”), o sincronismo correto do motor é através da bomba injetora.
      Quer saber em detalhes como sincronizar este e outros motores da MWN? acesse: http://www.edsolique.com/manuais-2/corte-de-oleo-sincronismo-de-bomba-injetora/
      Abraços.

  11. fernanda

    como sincronizar a bomba injetora da s10 2.8D turbo ano 2000

    1. EdSolique

      Fernanda,
      Tenho um manual que explica passo a passo como sincronizar a bomba injetora do Motor MWM Sprint!
      Se for o seu caso siga o link para o manual: http://www.edsolique.com/manuais-2/corte-de-oleo-sincronismo-de-bomba-injetora/
      Abraços.

  12. ALexsandro

    ola…eu fiz uma troca de cabine de uma F250 EFI.motor cumins..para uma outra 250 motor MWM print 6 cilindros…a questão e… o sistema da EFI ñ e compatível com a outra…pois tive problemas no funcionamento e desempenho do motor…todo o sistema da EFI, no painel ñ apagar as luzes,óleo e temperatura gostaria de algumas dicas sobre o assunto…

    1. EdSolique

      Alexsandro,
      A mudança da cabine não altera o funcionamento do motor, o que não pode mudar é o sistema de injeção e o painel de instrumentos deve ser o mesmo usado anteriormente, tanto como os aterramentos.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dados técnicos (15 of 34 articles)

%d blogueiros gostam disto: