«

»

Quando que é preciso retificar o motor? O que significa (IVA)?

Quando que é preciso retificar o motor? O que significa (IVA)?

As peças internas do motor, quando em funcionamento, estão em constantes atritos, sujeitas a grandes esforços, trabalhando sempre em altas temperaturas, o que resultam em desgaste natural, dos componentes.

Após certa quilometragem, os veículos passam a perder força, desempenho e seus proprietários se vêem conduzidos a buscar a manutenção dos veículos e passam pela necessidade de abertura do motor para reparação.

No Brasil estima-se que haja duas mil empresas que executam serviços de retificação de motores automotivos, movidos a combustíveis como etanol, gasolina e diesel.

Abordaremos assuntos sobre estas empresas, e profissionais envolvidos.

Quando identificada a necessidade de retificação das partes do motor exige-se mão de obra especializada em serviços onde se utilizam instrumentos adequados de medição e equipamentos especializados de retificação para garantir a recuperação da qualidade de desempenho esperada do motor.

Retificar motor para que não dê problema para o retificador, retifica e muito menos para o cliente (proprietário do motor). Exige profissionalismo e envolvem outros assuntos relacionados importantes. Com por exemplo, atendimentos, disciplina, e outros fatores. De inicio vamos limitar há regras que realmente se repete por todos os dias. Então veremos:

  • Quando que é preciso retificar o motor? O que significa (IVA)?
  • Como sair ileso dos argumentos inexperientes do cliente!
  • Ficar atento sobre numerações de blocos de motor, cabeçotes, chassis!
  • Aplicação de peças de reposição que não sejam genuínas!
  • Conferir todos os componentes do motor na hora da entrada na retifica
  • Verificar possíveis danos no caso do veiculo estiver presente.

 

Quando que é preciso retificar o motor?

A vida útil dos motores varia muito em razão direta a uma série de fatores, como:

  • Falta de manutenção preventiva,
  • Demora na decisão de busca de reparação,
  • Motores trabalhando com baixo nível de óleo e superaquecidos e outros fatores que ampliam danos e comprometem outros componentes.

Mesmo o usuário sabendo que o motor perdeu força e está com barulho e queimando óleo de forma excessiva insiste em usá-lo, até que aconteça o pior. E isto encarece ainda mais na manutenção.

Inspeção Veicular Automotiva (IVA)

Em 2010, perto de 45% dos veículos cadastrados na cidade de São Paulo não foram aprovados ou não buscaram realizar a IVA – Inspeção Veicular Automotiva.

Metade deste número, equivalente a 1,25 milhões de veículos, nem foram para a inspeção porque seus proprietários sabiam antecipadamente que não seriam aprovados, já que visualmente conseguiam perceber o excessivo consumo de óleo e emissão de gases. Logo, reconheciam a necessidade da reparação de seus motores.

Diante destes fatos, a retifica do motor deve ser efetuado quando perceber fumaça em excesso no escapamento na partida do motor e durante o funcionamento, barulhos estranhos a do motor, por exemplo: rajando, grilando.

Outros fatores também contribuem quando da necessidade de iniciar a retifica do motor. São eles:

  • Consumo excessivo de óleo lubrificante do motor;
  • Combustível;
  • Perda de potência,
  • Aquecimento fora do normal,
  • Luz indicadora da pressão do óleo piscando ou permanecendo acesa ou ponteiro abaixo do especificado ou até mesmo auxiliando,
  • Velas encharcadas de óleo do motor ou coberta de borras, carvão.
Nestes casos classificam-se um motor com desgastes normais de funcionamento devidas a longos períodos de kilometragem.

Observação: É importante também alertar os proprietários de veículos, que nem sempre um motor baixando óleo, fumaçando na partida pode ser necessário a retifica por completo do motor.

 

 

Retifica do cabeçote

Em muitos dos casos a retifica do cabeçote por completo ou somente troca dos retentores de válvulas sana o problema, mas é de essencial importância quando da retirada do cabeçote, aferir os cilindros, diagnosticar se não há outros problemas graves, como excesso de carvão na cabeça dos pistões, escoriações e desgaste acentuados dos cilindros ou então, passando despercebidos pelo mecânico tal observância pode ser que o problema não se resolva e ainda agravara muito mais por conseqüência da vedação por completa das válvulas do cabeçote.

Isto quer dizer que:

Se há desgaste nos cilindros e o mecânico não observou minuciosamente e com o aumento da tacha de compressão e a vedação do cabeçote por completa, o caminho para a vazão de compressão será pelos cilindros que não se encontra vedado perfeitamente pelos anéis. Isto faz com que a compressão do motor seja contrária, ou seja, comece a suspirar devida a pressão negativa no Carter do motor.

Certamente o retificador profissional irá alertar o proprietário ou o mecânico destas possibilidades.

Outros componentes do motor que necessitam de retifica são quando as partes móveis do motor como: arvore de manivelas, bielas, pistões, eixo comandos e outros componentes entram em atritos diretos com os seus mancais, alojamentos ou cilindros. Isto ocorre quando há falha nos sistemas de lubrificação e arrefecimento.

É importante ressaltar aqui, que há no painel do veiculo luzes indicadoras do óleo e da temperatura do liquido de arrefecimento (água).

Vários são as causas responsáveis por ocorrer estas graves avarias no motor de seu veiculo!

  • Nível do óleo muito baixo – vazamentos, consumido pela queima
  • Radiador, anéis de vedação, mangueiras com vazamentos;
  • Bomba de água danificada – água com eletrólito, aditivos vencidos ou misturados indevidamente;
  • Pescador da bomba de óleo quebrado, entupido ou amassado – por conseqüência de pancadas no Carter do motor;
  • Válvula termostatica travada ou sem a mesma;
  • Tampa do reservatório vencido ou com as devidas válvulas danificadas;
  • Selos de vedação do bloco e cabeçote furados;
  • Junta do cabeçote queimada ou cabeçote com trinco interno.

Estes são um dos problemas que mais acontece no dia a dia na oficina e retifica, devido a quase todos os problemas que envolvem o sistema de arrefecimentos acima citado.

Junta do cabeçote

A junta do cabeçote queima-se por super aquecimento no sistema de arrefecimento, seja por falta do liquido de arrefecimento, por uma mangueira rompida, pelo eletro ventilador não ter acionado devido a ar no sistema, por ter travado a válvula termostática, por quebra das aletas da bomba d’água ou por pré ignição ou tacha muito alta de compressão ou combustível inadequado. Se for diagnosticado e resolvido rapidamente pode evitar gastos desnecessários, mas se insistir com o problema muitas vezes, com uma adequação técnica (gambiarra) e acrescentando água no sistema de arrefecimento pode causar danos irreversíveis ao motor, como por exemplo: Engripamentos dos cilindros e pistões, empenamentos das bielas por calço hidráulico devido à água nos cilindros. Estes danos ocorrem nas maiorias dos casos e ainda pode acontecer a quebra da biela que por conseqüência quebrará a parede do bloco pelo golpe da biela.

 

Observações importantes:

Nunca e em hipótese alguma abra a tampa do reservatório ou radiador quando o sistema estiver pressurizado, auto-riscos de queimadura!

Nunca coloque água fria no sistema de arrefecimento quando o mesmo estiver quente, isto causa choque térmico podendo trincar o bloco e cabeçote do motor.

Nunca exceda o nível máximo do reservatório, e nem complete se estiverem corretos os níveis Máximo e mínimo, muito menos enchê-lo até a boca.

Leiam estes artigos:

Nunca deixe abrir o capô de seu carro quando for abastecer!

Superaquecimento – motor gol MI – Mecanica Solique

Óleo do Motor Vencido

Outro problema grave é o óleo do motor vencido com quilometragens muito além da ultima troca.

Isto gera contaminação generalizada e deterioração de todo o sistema interno do motor devido a liga do lubrificante não mais existir, causando uma lixa com a criação de abrasivos, que em poucos dias consumira toda as partes moveis do motor. Se isto vier acontecer e ainda por sorte o motor esteja em perfeito funcionamento, recomenda se desmontar partes do motor como: cabeçote e Carter para uma limpeza rigorosa ou possíveis trocas de alguns componentes como: tuchos, bronzinas, anéis, bomba de óleo, pescador do óleo, filtro e óleo do motor.

Observação: Não permita que o seu mecânico use para limpeza produtos químico, ou produtos que dizem ser bom para limpeza interna do motor misturando ao óleo e funcionado o motor por um determinado tempo, em seguida esgotando-o e colocando filtro e óleo de motor novo.

Nota: Dois minutos é o suficiente para deteriorar todo o sistema móvel do motor. Além de não limpar nada, irá danificar por completo o motor de seu carro.

Desgaste excessivo nos colos do virabrequim ou comando altera largamente a folga radial.

Estes danos resultarão na falta de pressão de óleo devido à fuga pelas laterais dos mancais do bloco e comando, impossibilitando o circuito normal de óleo pelos canais de lubrificação do virabrequim que por sua vez faltará óleo nos mancais da biela, galeria do bloco e do cabeçote. Nos motores atuais com eixo comando no cabeçote e de tuchos hidráulicos, o alarme destes indícios é ouvido de longe, (pois os tuchos descarregados (sem óleo) batem forte), alem da luz de óleo acender no painel do veiculo. Salvo se estiver funcionando é claro.

Nota: Em caso da luz de óleo acender-se e continuar acesa é importante a parada imediatamente do veiculo e do motor. Acionar a assistência técnica imediatamente esteja onde tiver. A insistência na continuidade é perca total do motor.

 

Nos próximos artigos abordaremos assuntos de suma importância:

Como sair ileso dos argumentos inexperientes do cliente?

Ficar atento sobre numerações de blocos de motor, cabeçotes, chassis!

Aplicação de peças de reposição  que não sejam genuínas!

Conferir todos os componentes do motor na hora da entrada na retifica.

Verificar possíveis danos no caso do veiculo estiver presente.

Inscreva-se e receba as atualizações em seu e-mail:

Inscrever-se Mecânica Solique por Email

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog EdSolique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: EdSolique Com o tema: "Mecânico dos Tempos Modernos"

244 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. RICARDO

    BOM DIA, TENHO UMA PARATI 90 COM 249 MIL km, SOU O 2º DONO E TROCO O ÓLEO A CADA 1.500 KM COM FILTRO DE ÓLEO E DE AR TAMBÉM. HÁ 02 ANOS SEMPRE NO INVERNO ESCULTO UM BARULHO DE VAZAMENTO DE COMPRESSÃO SEMPRE QUE O MOTOR ESTA FRIO, DEPOIS QUE ESQUENTA SOME, DEVO FAZER A RETIFICA, OU SÓ PROCURO TROCAR ALGUMA JUNTA? AGRADEÇO A ATENÇÃO. RICARDO

    1. EdSolique

      Ricardo verifique a junta do coletor de escape pode estar queimada e vaza ar! Pode ser este o “vazamento de compressão que você diz”
      Abraços.

  2. fabio b ferreira

    Prezado EdSolique, sou o 2 proprietário de um fiat palio fire 8 v 1.0, atualmente com 268.000 Km Rodados, esta em funcionamento normal sem batidas e sem vazamentos sendo que o motor do mesmo nunca fui aberto, devido a sua alta km percebi certo consumo de óleo com enxarcamento da vela do 3 cilindro provável desgaste de anéis devido ao uso. percebi também o mesmo um pouco cansado, pretendo realizar a retífica completa do mesmo dentro num prazo de dois meses, porem este neste mês necessito de realizar a inspeção da controlar, minha dúvida e quanto a aprovação do mesmo. já venho utilizando o óleo 25 w60 mantendo o nível no meio da vareta nunca no máximo, este veículo nunca foi reprovado, ao realizar as minhas inspeções sempre adotei alguns pontos não sei exatamente se influenciam mais sempre deram certo ex: a cada 50,00 de Gás misturei uns 20,00 de álcool e sempre aqueci bem o veículo, fazendo o mesmo encostar no box bem aquecido.
    antes da inspeção realizei troca de filtros de óleo óleo e verificação do estados das velas de ignição e cabos.

    A margem de corte para reprovação do ano do meu veículo é de 1.00, ele é aprovado em média a 0,33 a 200 rpm e a 2500 ele subiu para 0,41.

    Dúvida será que terei sucesso nesta nova inspeção antes de retificar o motor adotando os mesmos itens.

    não percebo fumaça azulada no veículo ou aparente ao acelerar em marcha lenta ao não ser se ficar bombando o pedal até o fundo.

    só percebemos a fumada ao trocar as marchas e mesmo assim apertando o carro bastante do contrário ele não fuma.

    outro ponto quanto ao encharcamento das velas elas demoram cerca de uns dois a três meses para encharcar acarretando falhas no motor, mesmo utilizando o carro todos os dias uma média de 60 km por dia.

    desde já agradeço o auxílio.

    um abraço,

    Fabio

    1. EdSolique

      Fabio,
      Se fosse motor diesel provavelmente seria reprovado. No seu caso talvez não passe pelo teste se no dia da inspeção estiver passando óleo para a câmara de combustão, porque eles acelera o motor em giros altos e tiram o pé rapidamente e é nesta hora cria-se um vácuo dentro do motor direto para o cárter que em seguida aspira o óleo através dos anéis e retentores de válvulas e na próxima acelerada a fumaça toxica é fatal. Estes são casos de motores que se encontram em situações como o que você citou, se o motor estiver bom, com o catalizador limpo, combustível correto, sistema de injeção funcionando perfeitamente, isto não acontece por mais brusca que for a aceleração.
      Abraços.

  3. rogério

    Olá Ed. tenho um cummins 220 retificado a menos de 8 meses e estou observando que está baixando oleo do carte até no minimo. Qual a possivel causa ? Que atitude devo tomar, pensei em mudar o oleo que estou usando lubrax extra turbo. pois a cada 1000km tenho que repor 3 litros + ou -.

    1. EdSolique

      Rogério,
      Se o brunimento dos cilindros ficaram fora do padrão, ou seja, muito rugoso (áspero), tende a comer os anéis antes mesmo do assentamento dos mesmos, e o consumo de óleo é inevitável. Também pode consumir óleo pelos retentores das válvulas, guia de válvulas muito folgado (gastos), motor fora do sincronismo, possíveis anéis quebrados ou engripados, anel do óleo sem a mola expansiva, cilindro com medidas além da especificadas, pistões aplicados errados, vazamentos em retentores, cárter, etc.
      Abraços.

  4. Edson

    Boa tarde, meu gol g3 2000 apresenta um barulho que parece ser nos tuchos apenas quando ele esta com o motor mais aquecido…..o que pode ser o problema será ?
    Grato!!!!

    1. EdSolique

      Edson,
      Pode ser os próprios tuchos, balancins, eixo comando de válvulas fundido, cabeçote, problemas de lubrificação, virabrequim e bronzinas muito gastas, jet cooler travado, óleo incompatível ou vencido, motor muito carbonizado internamente.

  5. Ariel Vieira

    Boa tarde,
    Tenho um clio expression 2004, há 2 dias ele começou a ascender e apagar a luz do óleo, ela fica de 2 segundos acesa e apaga assim fica o tempo todo, com isso também o carro perdeu força. Gostaria de saber se podes me ajudar……

    1. EdSolique

      Ariel,
      O correto é retirar o cárter do motor e verificar as bronzinas de mancal, bielas e os colos do virabrequim, também pescador da bomba de óleo e a bomba de óleo.
      Se estiver com bronzinamentos, virabrequim gastos, muita borra na entrada do pescador da bomba de óleo e em todo o motor, o correto é desmontar o mesmo e levar até uma oficina especializada e de lá se estiver muito desgaste no motor, para uma retifica de motores.
      Também recomendaria não andar com o carro nestas condições, porque o alerta já foi dado pelo sistema do veiculo. Insistir sem saber o motivo, pode haver danos irreversíveis ao motor e ao seu bolso.
      Abraços.
      Abraços.

  6. pires

    Boa Tarde,

    Gostaria de tirar uma dúvida.

    Tenho um Palio 1.0 8v (ano 2006) e recentemente fiz retífica no motor. Peças novas e genuínas foram colocadas pela oficina, mas acho que o carro perdeu um pouco de potência.
    O que pode estar acontecendo ?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Abs.

    1. EdSolique

      Pires,
      Talvez o mecânico deixou o seu carro um pouco fora do grau (ponto), ou as válvulas do cabeçote estão presas, desreguladas fora da especificação.

  7. ailton carlos

    Boa dia, tenho um celta ele esta com 16000 km rodados e quando ando nele, por cerca de 40 minutos direto ele acende a luz do oleo e ela so apaga quando eu acelero o carro. Me ajude pois cada mecânico que levo eles falam uma coisa diferente. Obrigado Ailton.

    1. EdSolique

      Ailton,
      Com esta quilometragem se o motor nunca foi mexido com certeza há um desgaste considerável no bronzinamento, no virabrequim e em todos os componentes móveis do motor.
      O correto seria retirar o cárter para diagnosticar este desgaste, retirando uma das capas do mancal e bielas.
      Também pode ser somente problemas no interruptor do óleo, pescador da bomba de óleo obstruindo a sucção do óleo pela bomba de óleo. Nível do óleo muito baixo, válvula de pressão da bomba de óleo travada, etc.
      Na verdade Ailton, quando a luz do óleo acende o caso é grave, tem que reparar o mais rápido possível.
      Abraços.

  8. alexandre

    Boa tarde!

    Tenho Kadett GSI 2.0 ano 94 150,000 rodados a pouco tempo começou a fazer um barulho perto de onde fica as correias e bomba hidráulica mas so quando ele esquenta e da para sentir na lenta o motor vibrar com barulho já me falaram que pode ser desgaste das bronzinas, mancal ou bomba Dágua, fico com medo do motor trava e me deixar na mão mas, o carro continua tendo um bom desempenho não queima e não baixa óleo as velas estão sempre secas, seria necessário uma retifica.
    Att:

    Alex

    1. EdSolique

      Alexandre,
      O que estragou no seu carro foi mesmo o virabrequim, precisamente na região onde vai a bronzina de encosto. Além da bronzina danificou as laterais do virabrequim onde se faz o ajuste da folga longitudinal (axial como conhecida). Para um melhor diagnostico, levante o carro no elevador e com duas chaves de fenda force o volante e polia para ambos os lados intercaladamente. Vai ver que terá folga exagerada, quando no mesmo a folga é no máximo 0,26 mm. Solução para este problema: trocar o virabrequim!

  9. HENRIQUE

    OLA BOM DIA TENHU UM CHEVETTE E FIZ UM BRONZINAMENTO E TROCA DE ANEIS N NECESSITANDO DE RETIFICA POIS OS CILINDROS ,PISTOES,BIELAS E VIRA ESTAVAM EM PERFEITOS ESTADOS JA RODEI UNS 300KM COM ELE MINHA DUVIDA E COLOQUEI OLEO 20W50 E UM BARDHAL B12 PLUS TEM ALGUM PROBLEMA?? OBRIGADOO

    1. EdSolique

      Henrique,
      Em motor o correto é só colocar óleo, 15w40 é o ideal.
      Bardhal ou qualquer outro não aconselho colocar no motor, é uma mistura muito grossa que pode comprometer o sistema de lubrificação em vez de ajudar (nos motores modernos colocar esta mistura o motor funde por superaquecimento e consequentemente por falta de lubrificação). O motor deve trabalhar com a sua geometria dentro do padrão, passando disso o que resolve é retifica dos componentes corretamente.
      Abraços.

  10. Schneider

    Parabéns pelo blog e pelo artigo! No ensejo, se possível, peço uma orientação (embora muito difícil assim, virtualmente.
    Tenho um gol g3 20003 gasolina 8v, com 198.000km. há dois meses começou a fumar e já há uns 40 mil km a baixar óleo, de forma branda. Essa semana as velas apresentaram problema e o carro ficou fraco. Não esta rajando, ou batendo. o barulho do motor ta bom. O amigo acha que ele suportara apenas uma meia sola, no cabeçote, ou terei que fazer o motor inteiro? aqui onde moro a maioria dos mecânicos não gostam da meia sola e isso dificulta um pouco conversar com eles. pro amigo ter ideia, hoje um mecânico me disse que essa meia sola ficaria por 2.500,00.

    1. EdSolique

      Schneider
      Este motor realmente não aceita meia sola, alias motor nenhum!
      Não que não possa fazer, o que acontece é que você irá gastar 2500 reais e não vai ficar bom, então fazendo o motor por completo acredito sair muito mais em conta e menos dor de cabeça depois! Outros motores até da para arriscar estes meios serviços, mas este não aguenta mesmo ainda mais com esta quilometragem. Aproveita retificar agora antes que aconteça o pior ficando assim muito mais caro.
      Abraços.

    2. lauroscnheider

      Beleza. Obrigado pela dica. Vou ver de fazer logo a retifica. Como é um motor de 1ª retifica, melhor faze-lo, que comprar feito à base de troca. Agradeço muito sua atenção. Abraço!

  11. Alair

    Amigo,Boa noite,quero sua opinião, quero comprar um carro e estava de olho em um vectra challenge 2001 2.2 16v,está inteiro de carcaça(lata,interior…)agora complicado é que o carro está com KM muito alto 215000km e apertei o vendedor e ele disse que está vazando “pouco” de oleo do carter,o carro está abaixo do preço de mercado,eu não ando muito o ultimo carro que tive fiquei 5anos e andei só 20000km,acha que dá para arriscar ou é retifica na certa?a retifica desse motor passa dos R$4000?Abraços

    1. EdSolique

      Alair,
      Carro deste ano e modelo e nesta quilometragem é quase que normal que reparos precisarão ser feitos. Já se passaram 13 anos desde a sua fabricação. Com certeza o motor também já está com muito desgastes, isto é, se já não foi feito outras vezes, né. Um motor deste hoje para fazer como deve ser feito, você gasta de 4 a 6 mil reais. Eu diria a você fazer as contas de quanto você vai pagar mais uma suposta manutenção cara (motor, por exemplo), e decidir se vale apenas. Tudo depende agora de você! Comprar ou não.
      Abraços.

  12. valdinei

    Parabéns pelo Blog! Tenho um sorento diesel 2008/2009,estou com dividas se retifico o motor ou troco as peças, o carro estar com baixa km 60000, só que tive problemas com a kia e o carro travou o motor já fora da garantia. trocaram a parte de cima cabeçote, bomba de alta e baixa pressão no período de garantia e após 7 meses o carro travou, consultei um engenheiro e dize que provavelmente eles não fizeram a descontaminação do motor, so que agora a Kia não quer pagar.(peças virabrequim, jg juntas, jg aneis motor std,bomba de óleo, bomba dagua e por ai vai. Obrigo.

    1. EdSolique

      Valdinei,
      Primeiro você tem que conseguir o direito de manutenção ou pelo menos um parecer da concessionaria, ressarcir também seria bom! Continua insistindo que você pode conseguir quem sabe um motor novo, para isto você tem que ter anotado pela concessionária todas as revisões e também anotado todas as panes possíveis durante o tempo de uso. A concessionária tem relatórios de seus veículos vendidos, todas as revisões, enfim, todos os dados positivo e negativo. Se você tiver prova da troca destes componentes importantíssimo do motor quando ainda na garantia, você tem o direito de ser ressarcido porque o problema de travar o motor dependendo de como travou, por exemplo: Engripamento de pistão, cilindro e anéis são problemas relacionados com estas peças se as mesma estiverem desreguladas, ou incompatível com o modelo.
      Para falar a verdade Valdinei, você pode até conseguir, mas vai dar trabalho, porque concessionária tem muita lábia para vencer o cliente e convencê-lo que ele esta errado. Tem que ter pulso firme e achar um caminho desfavorável a concessionaria. Mas lembre de estar com a razão, pois é muito perigoso acionar qualquer coisa sem provas. Quanto a retificar o motor ou trocar as peças, acredito que sem descobrir a causa não é viável, antes descobrir o motivo de tanta pane e dor de cabeça, para depois tomar as providencias cabíveis.
      Abraços.

  13. junior

    boa noite primeiramente parabens pelo seu trabalho,e esclarecimentos q procuramos de quem entende,gostaria de tirar uma duvida tenho um corsa hatch 1.0 vhc 2003 mod 2004,com 140 mil rodados faço todas as manutençoes necessarias,o problema e q quando ligo o carro ele esta fumaçando muito coloco oleo p 5mil,quando esta com 4mil ja faço a troca,o carro e a gasolina sempre vejo o oleo e o nivel esta sempre normal,oq poderia ser.

    1. EdSolique

      Junior,
      O motor de seu carro deve estar com os retentores de válvulas inoperante, ou seja, não está mais vedando o óleo como deveria não vedando, o óleo vai para a cabeça do pistão e quando na partida a fumaça mencionada. Isto ocorre somente na partida!
      Se for fumaça constante na partida e nas acelerações o problema é nos anéis dos pistões. O motor deverá ser retificado.
      Também existe a possibilidade de estar com problemas na injeção, bicos sem estanqueidade por exemplo.
      Abraços.

  14. jean carlos

    Boa noite amigo, tenho um stilo 1.8 16v e ultimamente anda saindo uma fumaça azul pelo escapamento quando acelero forte e também quando o motor esta mais quente. O motor não esta batendo nada e mantém a mesma potência, sem perdas. Vou mandar abrir o motor para diagnosticar. Mas gostaria de uma opinião sua, retifico o motor inteiro ou será que somente a troca de peças danificadas resolvem ? abraço

    1. EdSolique

      Jean,
      Dependendo muito da situação do motor internamente e qual a causa do consumo de óleo da fumaça, tem que descobrir o porque! Caso o problema é no motor e se há muito desgastes (acredito que há!), o correto é retificar o motor por completo, gasta se menos e o serviço é feito uma vez só! Não recomendo meia sola, jeitinho, isto só da dor de cabeça, gastos a mais e perca de muito tempo, e a oficina nunca garante estes tipos de serviços…
      Abraços.

  15. fernando

    tenho un logus 1.8 ap ta dando uma rajadinha na parte de baixo ?quanto tempo consigo andar assin,ou e so trocar as bronsinas?

    1. EdSolique

      Fernado,
      Por pouco tempo!
      O correto é retificar pelo menos o virabrequim trocar as bronzinas e verificar medidas dos alojamentos das bielas.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dicas/Oficinas (34 of 46 articles)

Switch to our mobile site

%d blogueiros gostam disto: