Qualidades e Defeitos do Motor MI AT 1.0 8 e 16 válvulas

Recomendações, dicas técnicas, retífica, limpezas.

Construção do motor (fixa técnica)

Motor dianteiro, longitudinal 1.0 litros

  • 4 cilindros em linha,
  • 2 válvulas por cilindros 8 v
  • 4 válvulas por cilindros 16 v
  • Combustível – álcool e/ou gasolina
  • 2 comandos no cabeçote 16v
  • Diâmetro dos cilindros – 67,11
  • Folga entre pistão e cilindros 0,02 0,03 mm
  • Curso do virabrequim – 70,6 mm
  • Cilindrada – 999 cm3
  • Potência máxima (cv /rpm) – 68,0 / 5.750 (gasolina)
  • Potência máxima (cv /rpm) – 71,0 / 5.750 (álcool)
  • Torque máximo (kgfm / rpm) – 9,4 / 4.250 (gasolina)
  • Torque máximo (Kgfm / rpm) – 9,7 / 4.250 (álcool)
  • Taxa de compressão – 10,8
  • Sistema de alimentação – Injeção eletrônica multiponto seqüencial
  • 3,5 litros de óleo de motor com o filtro de óleo

O motor AT 1.0 8 e 16 válvulas, são motores aplicados em carros da linha Volkswagen, precisamente no gol e parati, conhecidos como MI (Multipoint injection). São motores leves, dinâmicos, econômicos e com os rendimentos esperados de um motor 1000.

Manutenção

Até neste ponto, excelente, mas por ter bastantes características de serem muitos bons, desafia muitos mecânicos e donos destes tipos de veículos, quanto na manutenção deste tipo de motor.

Geralmente em oficinas mecânicas são comum a procedência de apenas executar uma troca de anéis em motores, mas ressalto aqui que é impossível obter rendimentos neste tipo de motor, pois o mesmo deve ser retificado dentro dos padrões de fabrica ou então perderá tanto o cliente como o mecânico tempo e dinheiro!

Este é um motor que requer muita atenção na hora de efetuar retifica de suas partes internas como virabrequim, bielas, cabeçote, cilindros, pois os mesmos não aceitam (adequações técnicas), suas medidas são precisas e as tolerâncias mínimas são exatamente 0,01 a 0,03 mm, para todos os diâmetros de seus alojamentos. Em hipótese alguma podem ser ignoradas estas tolerâncias.

Características e funções

Bielas

Este motor contém bielas craqueadas (quebradas de forma a ter uma união perfeita das partes quando montadas) vejam neste link virabrequins e bielas. São usadas buchas revestidas de bronze, com lubrificação do pino do pistão através de um canal de óleo direto do alojamento da bronzina ao alojamento do pino do pistão.

Nota: Em outros motores as bielas são guiadas através das laterais do colo do virabrequim, respeitando precisamente as folgas axiais, para evitar com isso, engripamentos por fricção ou arrastamentos de matérias entre as partes móveis e também levar em considerações o alinhamento dos cilindros em relação aos mancais do bloco, onde é fixado o virabrequim e no mesmo as bielas e nas bielas os pistões e anéis.

No caso do motor AT, tanto 8 como 16 válvulas, estes  procedimentos ocorrem invertidos, ou seja, quem guiara as bielas para um perfeito alinhamento entre o virabrequim e os cilindros são os pistões.

Neste caso, a parte fixada ao colo de biela do virabrequim, não será levada em considerações  à folga axil, que por sinal é bastante elevada. Mas será levada em consideração a folga axial do olho da biela, folga radial entre o pino do pistão e o alojamento do olho da biela e respectivamente a folga entre pistão e cilindros, que devem seguir um padrão original de 0,02 a 0,03 mm entre pistão e cilindros.

O alojamento da bronzina de biela tem um diâmetro de 45,00 mm e uma tolerância de +/- 0,04 mm, não é possível retifica, caso fundir.

Virabrequim

O virabrequim aceita retifica em condições normais até podem ser retificados para 0,25 e 0,50 mm. Não retificar em caso de fundimentos acentuados.

 

 

 

Bloco do motor

Cilindros

Os cilindros do motor podem ser retificados para 0,50mm e ainda há em último caso uma segunda opção: Encamisar o bloco. (não recomendado pelo fabricante). Mas….

Cabeçote

O cabeçote aceita poucos recursos de retifica, também segue a risca as tolerâncias de suas medidas, que no caso de plaina, no máximo 0,50 mm. Vejam altura de cabeçotes

Existem também as possibilidades de: substituição dos guias de válvulas, retentores, tuchos, válvulas e ainda podem ser retificadas as sedes de admissão e escape. O comando de válvulas, tuchos hidráulicos, distribuidor, interruptor de óleo são acoplados e fixados através de mancais ao cabeçote.

Tuchos

Os tuchos são do tipo hidráulico, lubrificado sobre pressão com o óleo do motor. Na retifica do cabeçote devem ser abertos para ser lavados ou então recomenda se a substituição dos mesmos.

Válvulas

Nunca reaproveite as válvulas, risco de trinca ou quebra das mesmas.

Eixo comando

Sempre observar atentamente se não há indícios de engripamentos dos colos dos mancais, possíveis escoriações nos mancais do alojamento do comando e até mesmo destruição por completo dos cames.

Bomba de óleo

Existem tipos de motores AT que usam bomba de óleo acionada através de corrente, mas através de testes e muitos problemas que ocorreram neste sistema, foram melhoradas e passou a ter bomba de óleo acoplada a frente do virabrequim, acionadas diretamente por sulcos fundidos no virabrequim, e com encaixe perfeito ao rotor da bomba de óleo. Eliminando por completo os defeitos passados.

Bomba de óleo acionada por corrente

Nos virabrequins dos motores AT mais antigos existe uma engrenagem dentada para ser usadas correntes para acionar a bomba de óleo.

É através de corrente entre a engrenagem do virabrequim e bomba de óleo, que são executados o bombeamento de óleo do Carter para a galeria do motor. Mas neste sistema muito das vezes compromete todo o funcionamento do motor, por falta de lubrificação.

Causas comprovadas do defeito

A engrenagem dentada é acoplada por interferência no virabrequim, localizada a frente do mesmo, mas esta interferência não é suficiente para manter a engrenagem fixa por muito tempo devido aos altos e baixos da temperatura de trabalho do motor vindo ocorrer o seu movimento no próprio eixo. Isto quer dizer que, a mesma estando movimentando independente do movimento do virabrequim, impossibilita o bombeamento do óleo para o sistema com a pressão adequada que varia entre 1,5 a 3,0 bar.

Faltando lubrificação no sistema e como o interruptor de óleo é fixado no cabeçote, os primeiros indícios de falta de lubrificação, serão no cabeçote, precisamente no eixo comando e tuchos de válvulas que depende de óleo para manterem carregados e lubrificados. Faltando óleo iram fundir-se e bater constantemente.

Para resolver este tipo de problema que gerou dias para ser descoberto aqui na oficina mecânica, foram necessários trocas do virabrequim, bomba de óleo, pescador do sistema antigo pelo atual. A aplicação é simples, basta eliminar a carcaça dianteira, a bomba de óleo, tubo do pescador de óleo, virabrequim e aplicar o novo virabrequim a bomba de óleo e pescador no mesmo local, pois são intercambiáveis.

Também é importante verificar danos causados no cabeçote, eixo comando e tuchos de válvulas devido à falta de lubrificação, caso houver comprovação de danos recomenda-se a troca de todo o conjunto.

Carbonização

A maior causa de falta de lubrificação nestes tipos de motores principalmente nos de 16 válvulas são as conhecidas carbonizações, devido a mistura dos gases do motor ao óleo do Carter. Isto ocorre principalmente com maior intensidade, quando dos desgastes acentuados dos anéis do pistão que não vedando totalmente os gases do motor para o Carter o mesmo contamina o óleo criando borras em seu interior, impossibilitando a circulação normal do óleo nas galerias. Esta carbonização também obstrui a passagem do óleo pelo duto pescador, pelas válvulas de retenção travando-o as mesmas na posição aberta ou fechada.

Nota: Estas válvulas de retenção são encontradas no suporte do filtro de óleo, galeria do cabeçote (16 v), bomba de óleo.

Quando ocorrer contaminação do óleo nestes motores e os mesmos ainda estiver em condições de uso, recomenda se abrir o motor parcialmente, retirando Carter, cabeçote para limpeza química em seguida substitua as bronzinas de mancal, biela, retentores, anti-chama, válvulas de retenção, bomba e pescador de óleo, óleo do motor especifico para o tipo de motor (geralmente 10W50 ou 15w50). Vejam SAE e API o que significa, nos lubrificantes de motor?

Existe quem faça limpeza aplicando produtos químicos misturando ao óleo velho do motor e funcionando o mesmo por determinado tempo. Em hipótese alguma faça este serviço, pura perca de tempo e resultados frustrantes. Vejam Quando se faz necessário a retifica do motor Também nunca troque o óleo do motor e deixe de trocar o filtro de óleo este procedimento de nada adiantara a troca do óleo. Recomenda se também a troca de filtro de combustível, ar, limpeza dos bicos injetores e do corpo de borboletas (TBI).

E você tem um gol ou parati MI com defeitos mostrados aqui neste artigo?

Qualquer dúvida ou informações a respeito entre em Contato com o autor.

Inscreva-se Mecânica – Solique por Email

deixe o seu comentário, curta no Facebook, Twitter, Google+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog EdSolique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: EdSolique Com o tema: "Mecânico dos Tempos Modernos"

382 opiniões sobre “Qualidades e Defeitos do Motor MI AT 1.0 8 e 16 válvulas”

  1. fio outra coisa por gentileza.

    o atuador da marcha lenta do meu carro gol 97 bolinha motor AT
    nesse carro especifico o atuador ja vem ligado n msm corpo da TBI
    ou é fora da TBI????
    isso esta me intrigando sabe???

    1. Eliel,
      Em alguns modelos o atuador é individual, em outros é conjugado no corpo de borboleta neste ultimo caso se der problemas em um ou outro o corpo de borboletas deve ser trocado por completo.

  2. tenho um gol, ano 97 motor mi 8v, e apresentou o seguite problema ele começou a pipocar como estivesse fora de tempo e depois parou e não quis mas pegar, olhei o nivel da água e do óleo e estava tudo ok. pergunto o que estar havendo com o motor?

    1. Robson,
      Ou a correia dentada quebrou, roçou ou então alguma válvula foi deteriorada.
      Ou também pode ter queimado a bobina de ignição, rachado a tampa da distribuição, isolado alguma vela, cabo de velas….
      Abraços.

  3. tenho um gol 16 valvulas e mandei fazer o cabeçote dele esta funcionando normal mais tirei ele pra fazer agora ele nao pega esta td certo q q nao pega

  4. BOM DIA AMIGO, TENHO PALIO 1.0 97/97, NÃO BAIXA ÓLEO, NÃO ESQUENTA, FAÇO TROCA OLEO E FILTROS EM DIAS, SÓ QUE UM DIA FUI DAR PARTIDA E NÃO DEU, O ELETRICISTA MOVIMENTOU O CARRO PRA FRENTE E PRA TRAZ E O MOTOR TAVA TRAVADO, AI DESCOLOU, DEI PARTIDA, PEGOU, A LUZ DA B. ÓLEO ESTAVA ACENDENDO NA LENTA, TROQUEI A BOMBA E A CEBOLINHA. ISSO Á UM MES FICOU BOM. SEXTA ESTAVA VINDO NUMA CHUVA FORTE E SENTI O MOTOR DAR UMAS SEGURADAS, OLHEI A LUZ DA BOMBA ESTAVA ACESA, ACELEREI MAIS E ELA APAGOU, TAVA PERTO DE CASA, DE MANHA FUNCIONEI TAVA TD NORMAL, QUANDO ESQUENTA ACENDE A BOMBA, ABRI A TAMPA ONDE PONHA O ÓLEO TA LUBRIFICANDO, NÃO TEM BARULHO NENHUM ANORMAL. O QUE PODE SER?

    1. Rossi,
      Luz de óleo acendendo, piscando constantemente não é normal! Algo de errado tem no sistema de lubrificação ou algum equipamento móvel ou fixo do motor está com desgastes muito grande, como por exemplo bronzinas e virabrequim!
      Mas, como você insiste em dizer que está tudo normal, pode ser apenas problemas no interruptor de óleo, mesmo achando difícil ser interruptor de óleo! Lembrando que você disse de o motor ter travado e destravado juntamente com seu eletricista. Isto já indica problemas e pode ser por causa desta travada que a luz não quer estabilizar, ou seja, manter-se apagada.

  5. ola tenho um gol 99 16v a luz do oleo de vez enquando pisca muito rara mente troquei o oleo o nivel esta normal sera porque esta batendo um pouco as valvulas se eu mandar regular adianta?obgada

    1. Simone,
      O motor de seu carro deve de estar muito carbonizado internamente, com isto, a troca de óleo se torna um veneno para o motor. O correto se estiver nestas condições é bom antes de trocar o óleo dependendo do tempo da ultima troca é desmontar o motor parcialmente, descarbonizar totalmente e depois trocar o óleo e filtro. Na sua mensagem você disse ter trocado o óleo. E o filtro de óleo foi trocado?
      A batida de válvula que você se referiu é consequência de mal lubrificação no sistema. Este cabeçote usa 16 tuchos hidráulicos para regular e manter reguladas as válvulas, não se regula válvula deste motor manualmente.
      Abraços.

  6. Tenho um Gol 1.0 Especial a Álcool, ele esta 15000 Km rodados, e pela manhã eu noto que ele esta queimando um pouco de óleo mas logo em seguida ele deixa de queimar, o que deve ser?

    1. Ícaro,
      Problemas no cabeçote do motor, precisamente nos retentores de válvulas ou guias de válvulas. Deve ser retirado para reparação em uma retifica de motores.
      Abraços.

    1. Anderson,
      Pode ser problemas nos jet coolers, um ou mais deve de estar totalmente aberto, estando assim da fuga de óleo por eles e falta pressão no cabeçote, também pode ser os comandos de válvulas com muita folga nos mancais, tuchos travados, válvula de retenção do cabeçote danificada, bomba de óleo, virabrequim fora de medida, entrada de ar no pescador do óleo, junta da bomba de óleo errada, etc.

  7. BOA NOITE EDSOLIQUE, Tenho um gol bola mi 96, que esta fazendo barulho no motor, porem esta tudo certinho; oleo, motor foi feito o basico, esta funcionando perfeitamente. segundo o meu sobrinho este barulho é da folga no pistao, que com um tempo de uso e comum ter esse barulho neste modelo de carro e para tirar esse barulho tem que tirar folga no pistao trocar camisas etc, porem ele rodou muitos anos com esse carro e nunca de problema por causa disso, o que voce me aconselha? posso ficar despreocupado? desde ja agradeço pela resposta.

    ATT; PAULO CESAR.

    1. Paulo,
      Abra o motor e faça a retifica completa, só assim estes barulhos vão ser solucionados, posso até deduzir o básico que foi feito, mas isto não importa agora, oque importa é que este tipo de motor ou faz por completo ou não faz!
      Abraços.

    2. MAS Edso, existe o perigo de bater o motor ou so vou ter que conviver com este barulho?

    3. Paulo,
      Barulho em motor não é bom em hipótese alguma, porque não se sabe a gravidade do problema. O correto é deixar o motor redondo, sem anomalias.
      Abraços.

  8. Ola EdSolique,

    Estou com um problema no meu Gol 98 mi 1.0, Provavelmente o problema começou após eu ter tentado dar um tranco nele depois de ter acabado a bateria. Após isso ele começou com problema de aquecimento ele aquecia de meia em meia hora ai troquei a tampa do reservatório de água o problema parou por 2 meses e agora voltou novamente o aquecimento então o mecânico parou um vazamento de agua e disse que estava bom. Porem o carro esta muito mais fraco do que antes, Após andar meia hora com ele a luz do óleo acende , o ponteiro do aquecimento do motor chega até em cima ai a ventuinha liga e ele abaixa, esta batendo tucho ou valvula fica um barulho tec tec tec tec em intervalo de menos de 1 segundo e tem bastante borra branca na tampa do óleo. Outra coisa foi que eu comprei o carro e ele estava com o óleo muito baixo então completei no posto. Comprei o carro ele estava Todo normal andando bem e sem barulho nenhum após andar 3.000 Km começou a dar problema. Vc Acha que é o caso de retificar o cabeçote e a parte de baixo de cima do motor. Ou posso fazer alguma coisa antes para tentar resolver. Serei Muito Grato pela Resposta Obrigado

    1. Pelo seu relato Wlademir, o correto é retificar o motor completo, porque andou muito pouco depois que você comprou!
      Tipico motor feito em garagem de revenda, só para vender, a famosa meia sola! E os problemas veem um atrás do outro, ficar remendando ali ou aqui não adianta, fica caro e nunca resolve o problema.
      Abraços.

    2. Certo vou seguir seu conselho porque cada Mecanico aqui do bairro quer troca uma coisa ai fica complicado, melhor corta o mal pela raiz. Muito Obrigado pela resposta após fazer o motor posto pra falar como ele ficou.

  9. Primeiramente gostaria de te parabenizar pelas materias que são de muita qualidade , uma duvida a respeito deste motor e do ap , em qual dos mancais que se coloca o casquilho “furado” pois veem 6 , os 5 vao no bloco e o que sobra vai em qual dos mancais e por que ? Obrigado e sucesso .

    1. Gustavo,
      No manual da oficina da Volkswagen diz: que a 6ª bronzina do mancal, com canal e furo de lubrificação, deve de ser montado na quarta capa de mancal. Não diz o motivo!
      Também até hoje não descobri porque, mas deduzo que este motivo tem ligação com o canal de óleo da bomba, pois a mesma fica nesta linha do quarto mancal do bloco.
      Abraços.

  10. Olá, meu nome é Julio Cesar, tenho um gol special 1.0 – 2001/2002 a gasolina, a mais ou menos 1 ano ele apresentou um problema e não pegava, gastei quase R$ 300,00 com mecânico que diz ter feito trocas de cabos, tampa do distribuidor, limpeza de bico entre outras coisas, e o carro não ficou bom, mandei uma mensagem para vocês e me aconselharam a ver o sensor de temperatura, pronto problema resolvido. Mas de uns dias para cá o carro esta falhando bastante de manhã, começou falhando um pouco agora está falhando bastante chega até dar uns tranco mais não afoga nem em ponto morto, esse problema é só na primeira partida, depois ele pode ficar um bom tempo parado que não falha mais. gostaria que vocês me dessem alguma dica sobre o caso. obrigado.

    1. Julio,
      Verifique as velas de ignição e os cabos de velas, faça teste com outros cabos de velas.
      Também pode ser trinco na tampa da distribuição ou a mesma pode estar recebendo umidade e isto faz o motor falhar e após secar some este problema, geralmente acontece isto quando lava o motor ou passa por chuva muito forte (em chorradas).
      Caso não resolva o s problemas poderão ser outros como: pressão ou vazão da bomba de combustível ruim, bobina de ignição, bicos injetores, regulador de pressão, etc.
      Abraços.

  11. Olá edsolique …
    Meu amigo, estou com um problema. Tenho um gol 97 mi 8v e meu carro a 3 meses trancou o motor. Eu mesmo refiz o motor, tenho pouco conhecimento pois já trabalhei com isso a uns 15 anos e possuo ferramentas.
    Retifiquei eixo e cabeçote. Troquei antichamas, bronzina bielas, anel de segmento,retentor, filtro, óleo, carcaça da válvula, tubo dágua, correia dentada. anel encosto, retentor de volante e de encosto,bomba dágua, jogo de tucho, calço de motor.
    Porém para economizar não troquei a bomba de óleo. Sei q fiz errado mas enfim …
    Caro amigo, meu motor vira de primeira mas ele apresenta um barulhinho, e também a ventoinha dele demora a armar.
    É verdade q a ventoinha do gol só arma quando chega a 90 graus?
    E o que seria esse barulhinho?
    Quando a temperatura chega a 90 graus á agua esta quentissima e a mangueira cheia de pressão, Não posso nem abrir a tampa do reservátorio pois além de estar fervendo a pressão é alta.
    Meu amigo sei q fiz errado, teria q ter trocado a bomba de óleo e enviado o carro para um mecanico e pretendo fazer isso, mas gostaria de um conselho seu sobre o q pode ser isso.
    Desde já agradeço pela sua paciênçia.
    Meu email é aniquilardedetizadora@gmail.com Meu tel 3842 4336 moro no rio de janeiro .

    1. Meu amigo Claudio,
      Você só não fez o principal que é retificar os cilindros e trocar e mandrilhar as buchas de bielas, também não mencionou se plainou o cabeçote.
      Este motor da família EA 111 não aceita troca de anéis e nem junta de cabeçote paralela, enfim, este motor ou faz completo ou não faz.
      A ventoinha demora armar e cria pressão no sistema por empenamento do cabeçote, junta paralela, válvula termostática travada, ar no sistema, problemas com o radiador, sensor de temperatura errado ou danificado.
      O barulho é referente a folgas nos pistões em relação aos cilindros, bucha da biela folgada (o minimo de folga que tiver na bucha ou pino do pistão já bate), quanto a bomba de óleo se estiver ruim o motor ia acender a luz de óleo e os tuchos não iam carregar.
      Abraços.

  12. Ola tenho um gol 2001 8v ele esta fumando e fazendo barulho de tec tec…pois o motor não racha tem muita força …posso só troca os anéis e regular volvulas??

  13. Ola….so agora vi este site, mandei fazer o motor do meu gol mi AT 1000 2001, encamisaram o bloco e troquei todos as partes pistao, e o escambal, mesmo assim estourou a tampa da valvula termostatica, isso e normal ou quebrei a cara?

    1. David,
      Talvez não foi colocada corretamente, não foi trocada ou então o modelo não está correto para o tipo de motor.
      Ou então houve superaquecimento, ar no sistema de arrefecimento, etc.
      Abraços e obrigado pelo seu comentário.

  14. Meu gol MI AT 1000, mandei instalar um ar condicionado eu tenho que trocar valvula termostatica e bulbo do radiador?

    1. David,
      O ar condicionado irá interferir no sistema de arrefecimento de seu carro, talvez terá que trocar o radiador de água e o eletro ventilador e também o sensor de temperatura e muitas outras coisas para que o motor com o ar ligado não seja prejudicado por superaquecimentos.
      Abraços.

  15. Matéria incrível, parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida.
    Tenho um gol 16v power e o mesmo foi retificado cabeçote com o ex dono, o que eh um barulho estranho é quando acelero e a rotação cai, ele faz um grilado, um barulho de como de tuxo, porém quando desce a rotação, geralmente ouço em regime baixo, cli cli cli cli bem rapidinho e não muito alto. O que poderia ser??

    1. Marcelo,
      Depende do que foi feito no cabeçote. Por exemplo: se foi plainado além da medida minima permitida, a taxa de compressão aumenta e o funcionamento tende mesmo a grilar. Outra coisa também é sincronismo fora do especificado, tensor da correia dentada esticado para o lado contrario também faz este barulho. Bucha das bielas folgadas também faz este barulho, sensor de detonação com defeito também, enfim, todas estas partes quando mexido no cabeçote são alteradas.
      Abraços.

    2. Obrigado pela ajuda, verdade que pode ser sincronismo, pois após comprar o veículo eu mandei trocar as correias completamente, vou ir em outra mecânica, para trocar novamente, mas desde sempre queria eu fazer o mesmo, não confio em mecanico, cada um faz do seu jeito, e nenhum faz do jeito certo co pede a montadora. Principalmente aperto de torque. Obrigado e assim que verificar lhe aviso novamente.

  16. Olá, fiz retifica completa de parte de força, só coloquei peças de primeira, por exemplo da marca metal leve, mandei fazer limpeza no cabeçote, com o motor frio o funcionamento e lindo, depois que esquenta bate tucho demais, e chegou a ferver, mesmo com aditivo, como posso resolver isso, seria os alojamentos dos tuchos?

    1. Carlos o problema poderá estar na galeria de óleo do cabeçote, ou então não está indo óleo para a galeria do cabeçote o suficiente ou então o óleo está muito grosso, o correto é usar óleo conforme a especificação da montadora. Também pode ter acontecido de haver erros de medidas na retifica do virabrequim, bomba de óleo, etc.

  17. Olá, tenho um gol 1.0 16V, em uma viajem andamos umas 02 horas com ele e ele começou a perder a velocidade, o que pode ser? acreditamos que seja um cilindro que esta trincado, pode ser isso? e se for é possível trocar o cilindro do motor?

    1. Priscila,
      Se ele perdeu velocidade gradativamente, o problema pode ser bomba de combustível ou filtro de combustível.
      Se o cilindro trincar o motor não perde velocidade ele para de uma vez (seco)!

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!