«

»

Qualidades e Defeitos do Motor MI AT 1.0 8 e 16 válvulas

Recomendações, dicas técnicas, retífica, limpezas.

Construção do motor (fixa técnica)

Motor dianteiro, longitudinal 1.0 litros

  • 4 cilindros em linha,
  • 2 válvulas por cilindros 8 v
  • 4 válvulas por cilindros 16 v
  • Combustível – álcool e/ou gasolina
  • 2 comandos no cabeçote 16v
  • Diâmetro dos cilindros – 67,11
  • Folga entre pistão e cilindros 0,02 0,03 mm
  • Curso do virabrequim – 70,6 mm
  • Cilindrada – 999 cm3
  • Potência máxima (cv /rpm) – 68,0 / 5.750 (gasolina)
  • Potência máxima (cv /rpm) – 71,0 / 5.750 (álcool)
  • Torque máximo (kgfm / rpm) – 9,4 / 4.250 (gasolina)
  • Torque máximo (Kgfm / rpm) – 9,7 / 4.250 (álcool)
  • Taxa de compressão – 10,8
  • Sistema de alimentação – Injeção eletrônica multiponto seqüencial
  • 3,5 litros de óleo de motor com o filtro de óleo

O motor AT 1.0 8 e 16 válvulas, são motores aplicados em carros da linha Volkswagen, precisamente no gol e parati, conhecidos como MI (Multipoint injection). São motores leves, dinâmicos, econômicos e com os rendimentos esperados de um motor 1000.

Manutenção

Até neste ponto, excelente, mas por ter bastantes características de serem muitos bons, desafia muitos mecânicos e donos destes tipos de veículos, quanto na manutenção deste tipo de motor.

Geralmente em oficinas mecânicas são comum a procedência de apenas executar uma troca de anéis em motores, mas ressalto aqui que é impossível obter rendimentos neste tipo de motor, pois o mesmo deve ser retificado dentro dos padrões de fabrica ou então perderá tanto o cliente como o mecânico tempo e dinheiro!

Este é um motor que requer muita atenção na hora de efetuar retifica de suas partes internas como virabrequim, bielas, cabeçote, cilindros, pois os mesmos não aceitam (adequações técnicas), suas medidas são precisas e as tolerâncias mínimas são exatamente 0,01 a 0,03 mm, para todos os diâmetros de seus alojamentos. Em hipótese alguma podem ser ignoradas estas tolerâncias.

Características e funções

Bielas

Este motor contém bielas craqueadas (quebradas de forma a ter uma união perfeita das partes quando montadas) vejam neste link virabrequins e bielas. São usadas buchas revestidas de bronze, com lubrificação do pino do pistão através de um canal de óleo direto do alojamento da bronzina ao alojamento do pino do pistão.

Nota: Em outros motores as bielas são guiadas através das laterais do colo do virabrequim, respeitando precisamente as folgas axiais, para evitar com isso, engripamentos por fricção ou arrastamentos de matérias entre as partes móveis e também levar em considerações o alinhamento dos cilindros em relação aos mancais do bloco, onde é fixado o virabrequim e no mesmo as bielas e nas bielas os pistões e anéis.

No caso do motor AT, tanto 8 como 16 válvulas, estes  procedimentos ocorrem invertidos, ou seja, quem guiara as bielas para um perfeito alinhamento entre o virabrequim e os cilindros são os pistões.

Neste caso, a parte fixada ao colo de biela do virabrequim, não será levada em considerações  à folga axil, que por sinal é bastante elevada. Mas será levada em consideração a folga axial do olho da biela, folga radial entre o pino do pistão e o alojamento do olho da biela e respectivamente a folga entre pistão e cilindros, que devem seguir um padrão original de 0,02 a 0,03 mm entre pistão e cilindros.

O alojamento da bronzina de biela tem um diâmetro de 45,00 mm e uma tolerância de +/- 0,04 mm, não é possível retifica, caso fundir.

Virabrequim

O virabrequim aceita retifica em condições normais até podem ser retificados para 0,25 e 0,50 mm. Não retificar em caso de fundimentos acentuados.

 

 

 

Bloco do motor

Cilindros

Os cilindros do motor podem ser retificados para 0,50mm e ainda há em último caso uma segunda opção: Encamisar o bloco. (não recomendado pelo fabricante). Mas….

Cabeçote

O cabeçote aceita poucos recursos de retifica, também segue a risca as tolerâncias de suas medidas, que no caso de plaina, no máximo 0,50 mm. Vejam altura de cabeçotes

Existem também as possibilidades de: substituição dos guias de válvulas, retentores, tuchos, válvulas e ainda podem ser retificadas as sedes de admissão e escape. O comando de válvulas, tuchos hidráulicos, distribuidor, interruptor de óleo são acoplados e fixados através de mancais ao cabeçote.

Tuchos

Os tuchos são do tipo hidráulico, lubrificado sobre pressão com o óleo do motor. Na retifica do cabeçote devem ser abertos para ser lavados ou então recomenda se a substituição dos mesmos.

Válvulas

Nunca reaproveite as válvulas, risco de trinca ou quebra das mesmas.

Eixo comando

Sempre observar atentamente se não há indícios de engripamentos dos colos dos mancais, possíveis escoriações nos mancais do alojamento do comando e até mesmo destruição por completo dos cames.

Bomba de óleo

Existem tipos de motores AT que usam bomba de óleo acionada através de corrente, mas através de testes e muitos problemas que ocorreram neste sistema, foram melhoradas e passou a ter bomba de óleo acoplada a frente do virabrequim, acionadas diretamente por sulcos fundidos no virabrequim, e com encaixe perfeito ao rotor da bomba de óleo. Eliminando por completo os defeitos passados.

Bomba de óleo acionada por corrente

Nos virabrequins dos motores AT mais antigos existe uma engrenagem dentada para ser usadas correntes para acionar a bomba de óleo.

É através de corrente entre a engrenagem do virabrequim e bomba de óleo, que são executados o bombeamento de óleo do Carter para a galeria do motor. Mas neste sistema muito das vezes compromete todo o funcionamento do motor, por falta de lubrificação.

Causas comprovadas do defeito

A engrenagem dentada é acoplada por interferência no virabrequim, localizada a frente do mesmo, mas esta interferência não é suficiente para manter a engrenagem fixa por muito tempo devido aos altos e baixos da temperatura de trabalho do motor vindo ocorrer o seu movimento no próprio eixo. Isto quer dizer que, a mesma estando movimentando independente do movimento do virabrequim, impossibilita o bombeamento do óleo para o sistema com a pressão adequada que varia entre 1,5 a 3,0 bar.

Faltando lubrificação no sistema e como o interruptor de óleo é fixado no cabeçote, os primeiros indícios de falta de lubrificação, serão no cabeçote, precisamente no eixo comando e tuchos de válvulas que depende de óleo para manterem carregados e lubrificados. Faltando óleo iram fundir-se e bater constantemente.

Para resolver este tipo de problema que gerou dias para ser descoberto aqui na oficina mecânica, foram necessários trocas do virabrequim, bomba de óleo, pescador do sistema antigo pelo atual. A aplicação é simples, basta eliminar a carcaça dianteira, a bomba de óleo, tubo do pescador de óleo, virabrequim e aplicar o novo virabrequim a bomba de óleo e pescador no mesmo local, pois são intercambiáveis.

Também é importante verificar danos causados no cabeçote, eixo comando e tuchos de válvulas devido à falta de lubrificação, caso houver comprovação de danos recomenda-se a troca de todo o conjunto.

Carbonização

A maior causa de falta de lubrificação nestes tipos de motores principalmente nos de 16 válvulas são as conhecidas carbonizações, devido a mistura dos gases do motor ao óleo do Carter. Isto ocorre principalmente com maior intensidade, quando dos desgastes acentuados dos anéis do pistão que não vedando totalmente os gases do motor para o Carter o mesmo contamina o óleo criando borras em seu interior, impossibilitando a circulação normal do óleo nas galerias. Esta carbonização também obstrui a passagem do óleo pelo duto pescador, pelas válvulas de retenção travando-o as mesmas na posição aberta ou fechada.

Nota: Estas válvulas de retenção são encontradas no suporte do filtro de óleo, galeria do cabeçote (16 v), bomba de óleo.

Quando ocorrer contaminação do óleo nestes motores e os mesmos ainda estiver em condições de uso, recomenda se abrir o motor parcialmente, retirando Carter, cabeçote para limpeza química em seguida substitua as bronzinas de mancal, biela, retentores, anti-chama, válvulas de retenção, bomba e pescador de óleo, óleo do motor especifico para o tipo de motor (geralmente 10W50 ou 15w50). Vejam SAE e API o que significa, nos lubrificantes de motor?

Existe quem faça limpeza aplicando produtos químicos misturando ao óleo velho do motor e funcionando o mesmo por determinado tempo. Em hipótese alguma faça este serviço, pura perca de tempo e resultados frustrantes. Vejam Quando se faz necessário a retifica do motor Também nunca troque o óleo do motor e deixe de trocar o filtro de óleo este procedimento de nada adiantara a troca do óleo. Recomenda se também a troca de filtro de combustível, ar, limpeza dos bicos injetores e do corpo de borboletas (TBI).

E você tem um gol ou parati MI com defeitos mostrados aqui neste artigo?

Qualquer dúvida ou informações a respeito entre em Contato com o autor.

Inscreva-se Mecânica – Solique por Email

deixe o seu comentário, curta no Facebook, Twitter, Google+

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog Mecânica Solique Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissionais em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem"

623 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. wagner

    ola,tenho um gol bola 2001 8 valvulas e ele ta dando uma batidinha fui no mecanico e ele me disse que pode ser saia de pistão ou o pino do pistão com folga!comprei ele assim mais me disserão que a maioria desses gols apresentão este problemas e as vezes não precisão fazer que se fazer as trocas de óleos certinho e cuidar bem dele durão muito tempo sera que é mesmo.

    1. Mecânica Solique

      Negativo!
      Se existe “batidinhas”, principalmente neste tipo de motor, o mesmo tem que ser feito. Óleo é só para lubrificar e não para eliminar “batidinhas”!

  2. renato cesar

    Bom dia tenho um gol 1.0 8v. 2008 at,esta com um barulho de bateção de tucho,mecânico já verificou e disse estar normal,e que pode ser a válvula de retenção de óleo q deve estar sem ou travada,queria saber se meu carro realmente vai essa válvula ou não,pq. em outros comentários que vi esse meu carro não utiliza,e lembrando que o barulho é muito alto estando em baixa velocidade dentro da cidade,em alta velocidade na rodovia não faz.

    1. Mecânica Solique

      O barulho é mesmo de tucho?
      O saia de pistão?
      Este cabeçote não usa valvula de retenção, só 16 valvulas.
      O problema pode ser os tuchos, comando de valvulas, alojamento do comando (mancais) ou bronzinas de virabrequim, bomba de oleo, etc

  3. marcio

    BOA NOITE;;
    TEMHO UM GOL 97 MOTOR AT MI 8V A GASOLINA , E TEM UM POBLEMA NAO IDENTIFICADO ATE AGORA , QUANTO ESTA COM O MOTOR FRIO ELE PEGA NORMAL AO SAIR ELE FALHA PARECE QUE FICA ENFORCADO E FRACO E ACABA MORRENDO , TENHO QUE LIGAR PELA MANHA E DEIXAR ELE ESQUENTAR UNS TRES MINUTOS ANTES DE SAIR , DEPOIS QUE ESQUENTA FICA NORMAL , QUE SERA QUE ACONTECE?/

    1. Mecânica Solique

      Leve o seu carro na oficina e pede para o mecânico rastrear o sistema de injeção, pode estar havendo algum problema com bicos, bomba de combustível, sonda, sensor de temperatura, sensor de detonação….ou o problema pode ser mecânico, cabeçote, comando, ponto, etc.

    2. darci coelho de paulo

      eu tenho gol mi 1.0 motor at e quando esqueta ele começa engasgar e fica franco que q pode sr o defeito dele pode me imforma

    3. Mecânica Solique

      Pode ser o filtro de combustivel, ar o bomba de gasolina

  4. leandro

    Estou com um golf 1.8 97 mexicano e o problema é o seguinte, foi trocado o câmbio manual a uns 8 meses por um câmbio manual também revisado, e nesses 8 meses estava tudo normal, depois começou a ter problemas na 5ª marcha, exemplo: estou em 4ª marcha andando rápido chegando a 3000 rmp a 95 a 100 km/h engato a 5ª marcha e o rpm sobe para 3000 novamente como se estivesse colocado a 4ª marcha novamente ai ocorre um tranco por ter reduzido, e depois disso as vezes a alavanca de marchas fica dura em todas elas depois volta ao normal, comecei tambem a sentir um cheiro de óleo quente um vapor mas não identifiquei ainda se vem do câmbio. Espero que vc me dê uma luz.

    1. Mecânica Solique

      Leandro,
      Ou o cambio está com problemas ou é o sistema de embreagem.

  5. otacilio [arahem]

    bom dia ] amjgo eu guero saber sa o cabessote do pegeote 308 teim vauvula de retencaõ de oleo

    1. Mecânica Solique

      Até onde sei não!

  6. antoninho fiorentin

    tenho dois motores com problema de lubrificação esquenta não lubrifica um 16 outro 8 válvulas foi retificado os dois se puder me ajudar agradeço

    1. Mecânica Solique

      Se for com bomba de corrente, tudo indica que engrenagem dentada do virabrequim está rodando no proprio eixo, ou seja, o virabrequim roda e ela não.

  7. carlos

    bom diaa eu tnho um gol 97/98 motor mi 1.0 8v ,,,com o motor frio n da barulho nenum mas assim q começa esquentar ele começa tac tac tac mas só na lenta assim q ando ele para e com o motor bem quente ele poko apresenta esse tac tac pode ser tuchos???

    1. Mecânica Solique

      Pode ser os tuchos, como os pistões e buchas de bielas folgados, com muito desgastes

  8. Elieser

    Boa Tarde!
    Tenho um Gol Bola 2001 8 Válvulas s/ar. Esta com 124.000 km tenho duvida de qual óleo usar, meu mecânico disse que é pra usar 20/50 só que fiquei um duvida, é isto mesmo?

    1. Mecânica Solique

      Tem que usar oleo indicado pela montadora ou o quem vem usando sempre! Quilometragem não influencia na qualidade do oleo, desde que o mesmo é trocado corretamente e também o filtro.

    2. Elieser

      Valeu!
      Desde que comprei uso o 15/40 e troco o óleo e filtro a cada seis meses. Mas o mecânico falou que com a quilometragem aumentando tenho que aumentar a densidade do óleo devido ao desgaste isso é fato?

    3. Mecânica Solique

      Conversa.

  9. joao loko

    Boa noite amigo tenho um gol g3 16v e ele frio e redondinho so que quando esquenta fica batendo igual tucho já medi a presao do oleo e ta boa ja limpei o pescador e o carter mais fica batendo sera que pode ser lvula de retençao travada ou pode ser do coletor de escapamento. Obrigado.

    1. Mecânica Solique

      Os pistões devido muita folga nas buchas de bielas

  10. Alysson

    amigo, tenho um gol 99 16v com 230 mil km, sempre usei o 10w40, mas sempre faço as trocas com 4 mil km, se falaram para colocar oleo mais grosso conforme a quilometragem não entendem de motor.Abraço

    1. Mecânica Solique

      correto

  11. darlan

    amigão quero saber si o motor at 1.0 8v dar muito defeito ou e bom como ap ?

    1. Mecânica Solique

      Todos os motores são bons, qualquer marca, potencia é bom!
      Porem o motor tem que estar funcionando corretamente e estar bom, né!

  12. Pablo S Z

    Bom dia, li seu testo a respeito do motor AT Mi do Gol e achei muito bom, fácil de compreender até para um leigo…buenas..estou querendo comprar um Gol ou uma Parati, meus amigos que são mecânicos mais jovens falam pra eu comprar um te tenha motor AP 1.6 e meu mecânico, mais velho, diz pra eu comprar um Gol 1.000 motor AT Mi entre 98 e 2001…..com a sua experiÊncia oque vc me recomendaria em termos de limite de quilometragem? Grato …há tenho esposa e duas crianças…ou seja, carro sempre lotado :)

    1. Mecânica Solique

      Não sou a favor de opinar nestas questões, por que envolve: gosto, valores, e qualidade…Qualquer coisa que disser acredito não ser a melhor opinião. Mas, se fosse eu não compraria gol, por que não gosto de gol, principalmente os mais velhos, porem, são os mais baratos em todos os aspectos.

  13. helio

    Boa noite,vendi um gol a 6 anos atrás com 75 mil km ,e comprei ele no inico do mês esta com 200 mil ,só que o cara não cuidava ,o oleo esta vencido ,o motor funciona normal porém esses dias começou a falhar acelerava e engasgava, olhei filtro de ar sujo , tbi esta sujo , a principio limpei o tbi e vi que o coletor esta empregnado tipo carvão do oleo ,uma vela suja de oleo por fora ,precisa abrir o motor pra limpeza ?

    1. Mecânica Solique

      Precisa fazer o motor completo, vai gastar mais ou menos 4 mil reais

  14. rafael ql

    Bom dia tenho um gol 97 motor at e provavelmente esta com retentores de valvula vazando, queria saber se é muito dificil trocar estes retentores e onde posso achar um manual?

    1. Mecânica Solique

      O CABEÇOTE TEM QUE TIRAR E LEVAR EM UMA RETIFICA PARA ESTES SERVIÇOS O MANUAL VOCÊ ENCONTRA NA VOLKS

  15. Thiago Declerque

    OI. BOA TARDE! ME GOL 99 1.0 16 V, ESTÁ TOCANDO ÓLEO PARA DENTRO DO MOTOR,QUANDO ELE ESQUENTA ELE COMEÇA A FALHAR,ELE VAZA ÓLEO PELAS JUNTAS DO MOTOR E PELA TAMPA DO ÓLEO. O QUE EU TENHO QUE FAZER PARA TIRAR ESSE VAZAMENTO?

    1. Mecânica Solique

      Confira e limpe o suspiro do motor, caso não resolva o correto é retificar o motor completo

  16. Marcelo Moura

    Bom dia! Li seu texto e achei muito interessante, pois comprei um gol g2 1.0 16v 99 com 145 278 km, notei que na ultima troca de óleo, o antigo dono colocou o 20w/50, um amigo meu disse que este óleo esta trocado e que devo substituir pelo correto, porem não sei qual devo aplica, e outra ele disse que devo fazer um limpeza antes com um aditivo chamado flush, para tirar todo o óleo que esta no cárter. O que devo fazer e qual óleo aplicar?

    1. Mecânica Solique

      Não faz limpeza com flush, é uma furada você pode ter que retificar o motor mais rapidamente apos esta limpeza. Quer limpar, desmonte o motor. O oleo deve ser conforme a plaqueta indicativa pregada no carro ou pelo manual do fabricante de seu carro.

    2. Alysson

      bom dia Marcelo, eu tenho um glI 16v 99 também, o meu está com 230 mil km, uso o semissintético 10w40 faço as trocas de óleo e filtro com no máximo 4500km , meu carro não fuma, não raja e está em perfeito estado de funcionamento, viajo muito com ele e nunca me deixou na estrada, mantendo a manutenção em ordem esse motor vai longe além de ser um motor econômico e forte na estrada.

    3. Nilton

      Tenho um Gol G2 1.0 Mi AT 16v 1998/1999 com 156,000 Km rodados e o óleo que estou usando agora é o 15W40 semi-sintético Selenia,uso o 15W40 devido a alta kilometragem mas o correto seria o 5W40,mas esse último 5W40é melhor quando o carro não está com alta kilomentragem na minha opinião.

  17. Charles

    Boa noite, Tenho um GOL 98 motor MI 1.0 o mesmo entrou água no motor foi para retifica o mecânico trocou a junta do cabeçote óleo, e filtro de óleo. só que, quando funcionou o carro o mesmo apareceu uma fumaça branca saindo do escape, e com barulho semelhante ao do fusca o que pode ter acontecido

    1. Mecânica Solique

      Pelo seu relato, talvez possa ter pistão ou anéis engripado ou continua com o mesmo defeito anterior, ou seja, os defeitos não foram sanados como deveria.

  18. Adrinei

    Bom dia amigo, tenho um G3 16v moto AT ano 2000. O antigo dono deixou cair a correia dentada empenou todas as válvulas, mandei o cabeçote pra retifica e veio toda montada no ponto de encaixar e fechar o motor, já pronto o motor na hora de funcionar o carro ficava acelerando e dezacelerando sozinho, o mecânico disse q era o sensor de rotação e comprei um novo e ficou do mesmo jeito e resolvi levar pra outro mecânico e o cara mexeu no tempo do motor e ficou normal a rotação, só que meu carro não passa de 40 km e o motor vibra muito e ti vendo um grande vazamento de água na parte de trás do motor. A minha dúvida eh: será q empenou as válvulas novamente? Por que meu carro tá sem força?

    1. Mecânica Solique

      Se não usou ferramentas para o sincronismo da correia dentada, com certeza empenou e o vazamento é na carcaça da válvula termostática. Me parece que os serviços de seu carro não foram bem feitos, né?

  19. fernando dimas

    ola bom dia tenho uma parati 1.0 16v e levei ao mêcanico e ele disse que o terceiro pistão parou e ele falou que tenho que fazer a retifica o cabeçote mais eu fiz o motor faz 1 ano e meio queria saber se tenho que fazer a retifica mesmo ?ou pode ser outo defeito ,

    1. Mecânica Solique

      O pistão parou ou não está queimando este respectivo cilindro?
      Talvez pode ser problemas de bobina, cabos, velas, cabeçote, etc.

  20. Carina

    Olá boa tarde. Comprei um Gol G3 1.0 16V ano 2000. Comprei ele com 205 mil Km. Ocorre que comecei a andar com o carro e derrepente a sinalização do termômetro começou a subir dos 90°C chegando a quase o limite que é 130°C. Parei em um posto de gasolina e o funcionário mexeu no cabo que liga a ventoinha (estava com mal contato) e não refrigerava o motor. Ao abrir o capô, fez um barulho de pressão e a água estava fervendo a ponto de sair fumaça e vazar agua quente. Ao mexer nesse cabo, a ventoinha voltou a funcionar e o marcador termostato normalizou aos 90°. Porém, comecei a ouvir um barulho estranho no motor quando o carro diminuía a velocidade do tipo algo batendo “téc téc téc téc..”. Sou leiga em mecânica e gostaria de saber o que pode ter ocasionado. Obrigada.

    1. Mecânica Solique

      Talvez terá que abrir o motor, pois ou engripou cilindros ou queimou a junta do cabeçote e o cabeçote

  21. LUIZ

    Boa noite, tenho um gol city 2004 1.0, e nesta ultima semana ele apresentou um barulho, fui no mecênico e disse ser de tucho, e que neste motor é normal bater, gostaria de saber se realmente procede esta informação,? caso não, devo tomar alguma providência? Quanto irá custar mais ou menos?

    1. Mecânica Solique

      Motor não pode ter barulho de batidas, o valor não sei

  22. juan

    tenho um gol g2 16v mi e teve uma vez que ele apagou e depois de umas 3hrs ele resolvel pegar, pensei q fosse gasolina, mas nao.. depois que pegou, notei que o painel de instrumentos parou de funcionar TUDO, o que pode ter acontecido,e as vzs ele fica tremendo e se nao acelerar ele morre, parece carro de carburador sujo, mas claro que nao é..o q pode ser?

    1. Mecânica Solique

      talvez o Problema seja eletrico

    2. juan

      por favor, uma duvida! sobre o painel de instrumento desse carro…quem LÊ : rotacao, velocimetro, medidor do combustivel e pressao do oleo é a Central?? e outra duvida tambm, porque aqui na minha cidade ninguem cosegue descobrir: o piscas tambm pararam, mas o pisca alerta funciona normal, aí um eletricista falou que o Pisca alerta, funciona de forma direta, mas vc tabm sabe que quando a gente aciona o pisca, ele usa o mesmo rele ne… ta cruueeel srsr vlw

    3. Mecânica Solique

      Dependendo do ano é a central que comanda o painel, o pisca dependendo do modelo e ano é controlado pelo radio do veiculo (o som idêntico do rele), ou seja, talvez está piscando mas você não escuta!

  23. José Carlos Rodrigues

    Bom dia amigo, tenho um CORSA SUPER 97/98 motor mi 1.0 8v, quando aciono o motor começa um barulho (tec,tec,tec,tec…….) com o motor frio , quando o motor esquenta o barulho diminui bastante isso só acontece na lenta o que pode ser isso?

    1. Mecânica Solique

      Pode ser os pistões, bucha de bielas, comando de valvulas, ou tuchos…

  24. Danilo leal

    boa noite gostaria de saber c vc pode m ajudar, tenho uma parati 98 motor 1.0 16v com bomba de oleo com corrente, mandei fazer o motor dela ai a hora q o mecanico foi desmontar c deparou com a engrenagem do virabrequim serrada pq batia na capa da correia ai pegaram uma engrenagem 036.105.263g e cortaram ao meio ou seja uma verdadeira gambiarra, pode m dizer qual a engrenagem correta para usar nesse motor? desde ja agradeco!!!

    1. Mecânica Solique

      A engrenagem original é a correta

  25. Bruno Müller

    Boa tarde, tenho um gol special 2002 motor at 1.0 8v. Estou com um probleminha chato com esse motor, ” tucho “. Ele estava batendo tucho e resolvi trocar, coloquei os tucho da marca INA e toda vez que dou partida ele demora uns 2 a 3 minutos para carregar, e após isso ele fica normal, já troquei esses tuchos pela segunda vez e não resolveu meu problema, não está com folga, e não acende luz de óleo quando está o motor quente. Eu li em vários tópicos varias coisas sobre esse problema, mas nenhum com solução concreta, muitos gastam um monte até parar, não é oque eu gostaria de fazer, se poder me da uma dica de que pode ser agradeço… Utilizo Óleo Mobil Super Protection 15w40 SM

    1. Mecânica Solique

      O óleo deve ser o 5 ou 10w40. Nem sempre o problema é nos tuchos e sim no comando de válvulas ou no sistema de lubrificação por desgastes do virabrequim, bronzinas, bomba de óleo, alojamentos do comando, o próprio cabeçote, etc. A maioria das vezes o que bate mesmo são os pistões e pensam ser tuchos.

  26. cleverson

    ola tenho um 1.0 at 8 valvulas 98 qual a diferença do meu pra o mesmo mortor só que do ano mais novo 2001 por exemplo.Porque nos documentos do meu marca 54 cavalo e no mais novo é bem mais.

    1. Mecânica Solique

      O seu motor é AT e os mais novos são power, muda algumas coisas!

1 4 5 6

Carregar mais comentários

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!