«

»

Problemas e soluções injeção eletrônica diesel – parte 2

Continuando sobre esta série de problemas e soluções.

S10 motor MWM sprint 2.8 eletrônica motor não funciona

 

bomba de alta pressãoPensamos na bomba de alta, no sensor do rail, válvula moduladora do turbo, pedal do acelerador, sensor de fase, sensor de rotação, mas analisando melhor, chegamos a conclusão que ainda era cedo para tanto.

Talvez estes defeitos aqui apresentados, para outros mecânicos sejam normais, pois já adquirem em seus currículos profissionais ferramentas especiais (conhecimento), ficando assim fácil diagnosticar os mesmos. O leitor ou mecânico que por acaso estiver lendo este artigo, e tiver estes conhecimentos, por favor deixe sua opinião e nos corrija caso em algum ponto decorrente no artigo estivermos equivocados, pois para a nossa equipe os defeitos foram inéditos. E mais uma vez recorremos e necessitamos de suportes técnicos, diálogos com outros mecânicos, concessionárias e quem poder nos atender. Também agradeço todos os companheiros que nos deu suporte e a qualquer momento se precisar, com certeza estarão disposto a nos ajudar. O mesmo faremos a quem precisar.

Os defeitos e soluções, os artigos anteriores foram editados pelo autor deste blog, mas para isto contei com várias pessoas de minha equipe, que todos os dias enfrentamos desafios e muitos resolvemos por conhecimentos próprios, insistência e dedicação.

Aprendemos todos os dias a enfrentar estes desafios profissionais, que no final é uma satisfação, por que além de vence-los, criamos mais uma página de experiência. Esta página no futuro poderá nos ajudar ou nos aproximar na solução de algum defeito que julgamos parecido.

Sabemos que o defeito de um veiculo de ontem, por mais parecido que seja, não poderá ser o mesmo. Mas sabemos que com as experiências adquiridas podemos associar os fatos e resolvermos sim um defeito que julgamos parecido, através de outros caminhos que só a mecânica é capaz de nos levar.

O mecânico trabalha muito com sentidos e os mais usuais é a audição e a visão, mas devemos trabalhar com todos eles, principalmente com o sexto sentido. Sentido este que está gravado em nossa memoria: (a experiência). Use de todos os sentidos neste sentido.

Tá difícil de resolver? Pare, pense, analise e depois siga os seus pensamentos, dificilmente da erro. Um pensamento insignificante, repentino que talvez não ter nada a ver com o momento presente, pode sim, fazer toda a diferença. Pode acreditar!

Confirmação de um pensamento que de início sem valor, mas que fez a diferença

S10 MWMRecentemente o nosso eletricista usou desta proeza, para resolvermos o defeito de uma S10 eletrônica motor Sprint 2.8.

Este veiculo foi socorrido na estrada pela nossa equipe de resgate (serviço de guincho), chegando, porem guinchada a nossa oficina. Era um dia de sábado mais ou menos umas 9 horas da manhã. A mesma não tinha mais partida por insistência do condutor em querer fazer a mesma funcionar.

Pois bem, começamos os diagnósticos mecânicos, as possíveis causa de porque não funcionar, vários testes fizemos em seguida conectamos o aparelho de diagnóstico no sistema eletrônico e nos foi apresentado um defeito presente: (código de erro na válvula controladora de pressão).

O primeiro pensamento foi a bomba alimentadora, mas era nova!

Pensamos na bomba de alta, no sensor do rail, válvula moduladora do turbo, pedal do acelerador, sensor de fase, sensor de rotação, mas analisando melhor, chegamos a conclusão que ainda era cedo para tanto.

Observação: todas as S10 eletrônica quando não quer pegar por falta de alimentação, o primeiro erro apresentado e na válvula controladora de pressão.

Temos percebido isto constantemente, e também já entendemos que quem controla esta válvula é o sensor de pressão do Rail, pois o mesmo emite sinal para a central que há, muita pressão ou nenhuma pressão. Resultado: acende a luz de anomalia e em seguida o sistema corta o combustível de uma vez e sem combustível o motor não funciona.

Em seguida uma serie de códigos de erros serão apresentados, por exemplo: pedal do acelerador, controlador do turbo, sensor de temperatura, um ou mais bicos injetores, interruptor ML, relê principal e por ai vai.

Nesta caminhonete o erro era somente na válvula reguladora de pressão, mas o defeito não era nesta peça eletrônica, comprovamos por substituí-la por uma nova e original.

Como o defeito estava comprovado de primeira instância que era no sistema eletrônico, convocamos para nos ajudar o eletricista. Vários testes foram feitos pelo eletricista: Testou os fusíveis, reles, entrada e saída da bomba elétrica, pulsos, voltagem, aterramento, chicote tudo Ok.

Conversando com o dono do veiculo, que vinha viajando com estes problemas a muitos quilômetros, perguntamos como que aconteceu estes problemas: se foi de uma vez, aos poucos, se é constante, etc. Ele nos disse que na estrada outros mecânicos mexeram mexeram e não solucionou o problema e confirmou que  a bomba elétrica fora mesmo trocada. Também foram trocados: o filtro de combustível, o filtro de ar e que depois destes diagnósticos puderam viajar alguns quilômetros até não funcionar mais até este momento.

Pensamos então que podia ser a bomba elétrica nova com defeito, mas ao ligar a chave ela funcionava perfeitamente, soltamos o engate por onde vem óleo diesel para o filtro de combustível e a pressão e vazão era boa. Partimos então para os sensores de sinais: sensor de fase e rotação tudo perfeito, trocamos por via das dúvidas o sensor de rotação, mas sem sucesso.

Novamente estávamos diante de um problema cabeludo, sem contar que uma semana antes havíamos feito no Senai em Dourados/MS, um curso exatamente sobre todos estes problemas do motor Sprint eletrônico de todos os modelos aplicados em S10, Frontier, delivery e outros. O sistema são idênticos e os possíveis problemas e soluções registrados pela fábrica da MWM motores, foram nos repassados detalhes por detalhes, várias simulações foram apresentados e esclarecidas o porque das panes.

Usamos de todos estes conhecimentos, conversamos diretamente com o nosso instrutor do curso a respeito e mesmo assim, não achava uma solução para o defeito desta caminhonete.

A descoberta do Defeito

De repente, nosso eletricista dentro da caminhonete ficou parado por alguns minutos e teve uma brilhante ideia!

Recordando alguns defeitos que havia solucionado em outro veiculo de outra marca resolveu associar a este defeito. De principio ignoramos, pois nada a ver. Mas ele insistiu e concordamos meio que sem querer aceitar, mas tudo era possível.

O seu pensamento estava certo!

Ele dizia que: em outros veículos por detrás de toda a carenagem do painel logo abaixo e do lado da caixa de ar interna existia uma caixa de reles principais e deduziu que na S10 também poderia ter. O seu pensamento foi exatamente no “X” da questão. Existia mesmo uma caixa onde continha alguns reles e  um destes reles controlava a bomba elétrica de combustível, e teve a intuição de que este relê era o vilão de todo o nosso problema.

Dito e feito, era mesmo o danado! Ele não trocou o relê, mas inverteu a sua posição, deu na partida e o motor funcionou redondinho.

Colocamos então na BR e a caminhonete cortou novamente, ele retirou o relê o mesmo estava muito quente. Trocando o mesmo o motor pegou novamente e solucionou de uma vez por todas o defeito.

Chegamos na oficina para comprovar de vez que era mesmo o relê colocamos novamente o original, retiramos novamente a mangueira da entrada do filtro de combustível, ligamos a chave e vinha óleo com força do tanque, e consequentemente a bomba funcionava lá no tanque. Foi dada a partida no motor e o mesmo pegou sem problemas, fomos dar outra volta com a caminhonete e ela cortou novamente. Refizemos todos os testes, mas já não vinha óleo e bomba elétrica não funcionava. Colocamos o novo relê e batata! funcionou.

Detalhes e conclusões desta história

No curso não sabíamos da existência desta caixa de reles, pois só fomos instruídos com os componentes ligado ao motor.

Mas uma vez quero dizer que o sexto sentido do eletricista fez a diferença e nos sem acreditar por alguns segundos, quase acabamos com a sua intuição. Ainda bem que somos uma equipe até nos pensamentos!

O dono da caminhonete sofreu por vários dias na estrada por conta de um mal funcionamento de um relê de controle, que ora funcionava ora não. Este cidadão estava vindo de São Paulo e indo para Rondônia.

Bem amigos leitores, este foi mais um problema que resolvemos, ficamos sem almoço, mas valeu a pena, por que mais uma página de conhecimento foi aberta e o nosso eletricista usou de uma destas páginas que havia guardado em seus arquivos dentro de uma pasta que somente ele terá acesso.

Como o eletricista, devemos também criarmos a nossa pasta de conhecimentos, pois serviu para a solução do problema. Esta nova página também poderá ser compartilhada caso o leitor um dia venha a precisar.

Até o próximo artigo.


Gostou do artigo?

Deixe aqui o seus Comentários a sua Opinião, Compartilhe!

Siga me também no TwitterFacebookLinkedinGoogle+

Ou então Assine a Newsletter do blog Mecânica Solique e receba as novidades do blog em seu E-mail.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog Mecânica Online Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: Mecânica Online Com o tema: "Mecânica dos Tempos Modernos" E também autor dos manuais técnicos: - Corte de óleo; - Retifica do motor do Fusca.

180 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. jose adalton santos de jesus

    ola!amigo preciso muito da sua ajuda tenho uma s10 2009 execultiva flex,e estou com o seguinte problema o motor travou depois de uma troca de bomba de combustivel ,depois q trocamos a bomba o motor travou de vez o que sera?

    1. Mecânica Online

      Se fosse a bomba de óleo seria mais fácil a resposta, mas a bomba de combustível travando o motor ficou difícil!
      A bomba fica totalmente independente do motor, fica lá no tanque.
      A resposta que tenho pra você é a seguinte:
      O motor poderia já estar com problemas internos.

  2. souza peças

    ola tenho uma frontier 2007 2.8 completa.
    as vezes acontece da cx de macha fica dura,e o pedal mole.oq pode ser ?

    1. Mecânica Online

      Pode ser problemas no atuador

  3. Marcio

    Amigo estou de volta precisando muito da sua ajuda,estava com problema de apagar a S10 bem ela quebrou a tração então enquanto vinha outra para substituir tiramos todos os conectores e passamos limpa contato problema resolvido,nada apenas por uns tres mil km bom agora ela arrebentou um pistão,encamisamos substituimos o dito pistão que parece que fora colocado uma granada no mesmo,porem ao repor o motor não funciona mais,pegou na primeira partida depois de um pouco de manha ai deligamos para colocar radiador mangueiras etc faz dois dias que o mecanico tenta e nada,haa bicos injetores novos originais ponto correto, ele coloca no aparelho mexe aqui ali nada,e olha que o cara e bom tem bastante experiencia e ferramental necessario,condenou os bicos pela fundida do motor a camioneta é bem cuidada trocado oleos filtros revisada em seus periodos esta com 290 mil km tenho pra mim que fora um( DESASTRE DA GM A FABRICAÇÃO DA S10 EXECUTIVE 4X4.ELETRONICA ).Bom amigo deixei um comentario no dia 22/7/2014 meu nome é Marcio a camionete é uma S10 executive 2010 diesel eletronic,se puderes me ajudar fico imensamente agradecido.um grande abraço parabens pela tua atitude tua atenção,desde ja muito obrigado.

    1. Mecânica Online

      Confira o sensor de rotação, fase e verifique se no virabrequim tem roda fonica ou se é no volante do motor. Se for no volante certifique que o sensor de rotação está colocado corretamente.

  4. Marcio

    Boa noite Edsom deixei uma pergunta pra voce ontem sobre a S10 2010 diesel eletronica que fora tirado o motor e não pegou mais,meu nome é Marcio ,bom hoje o mecanico tirou a central toda e mandou chave mais uma caixinha atras da chave para Brasilia,so não concordo pois antes de ser tirado o motor ela funcionava normal,o pior é que preciso deste carro para trabalhar tem uma semana ja e nada de funcionar,oque faço?vou deixar meu numero com voce sei que ja fazes muito com este blog mas estou com as mãos atadas e concessionaria fica a 350 km 62 9845 8041 c achares que podes me ajudar fico muito grato um grande abraço.

    1. Mecânica Online

      Marcio,
      Me desculpe a demora em responder.
      Estou tendo problemas sérios com a internet e meu computador, já formatei várias vezes e não está legal ainda, enfim isto não vem ao caso1
      O motor de sua caminhonete é um MWM sprint eletrônico 2.8 deduzo?
      O problema pode ser no sensor de rotação ou de fase, ou então o mecanico não colocou a roda fônica que vai no virabrequim.

  5. Marcio

    Bom dia Edsom,a roda fonica esta no lugar ele ja trocou sensor de rotação e testou o de fase,mas olha ela pegou na primeira partida depois de sangrada e tal ai fora colocado radiador e mangueiras que faltava depois disto não pegou mais,tirando a mangueira diesel do filtro e ligando a chave as vzs ela vem olho outras não, mas me parece que com menas pressão que antes dela estragar,quando vem,tirando a rele grande do meio daquela caixa la no capo c voce mexer ficar fazendo ela dar contato ai vem um pouco de diesel,parece me que o codigo de erro é sistema de alimentação,bom amigão muito obrigado pela tua atenção agora é esperar o retorno da central e rezar,graças a Deus que a GM parou de fabricar esta bomba pois te digo é um sonho que se torna um PESADELO S10 não vejo um so comentario da Hilux deve ser este o caminho abração.

    1. Mecânica Online

      Há!
      A sua caminhonete está com problemas então na linha de baixa pressão.
      este problema é na bomba alimentadora dentro do tanque,chicote desta bomba ou então o rele da bomba está com problemas. Este rele fica embaixo das carenagens no meio do painel na parte de baixo, um saco o acesso!
      Ou então o problema é no rele principal.

  6. berthold

    Ola ! minha s10 Maxion esta apagando do nada principalmente quando ligo a seta , mas tirei o rele da seta e ainda desliga sozinha e também apaga o painel ! sera que é o alarme que esta dando problema as vezes demora pra voltar numa manobra tranquei a rua , também estou com medo de andar longe com ela . alguém tem umas dicas . desde já Muito Obrigado

    1. Mecânica Online

      Amigo,
      O problema é fio quebrado no chicote para onde vai alimentar estes acessórios. De porta, chave de seta, etc.

  7. Maria Ângela Gomes de Araújo

    Oi minha s10 2011 esta cortando diesel do nada preciso saber onde ficar os relés da bomba todos que acione ela.

    1. Mecânica Online

      Os reles ficam na parte inferior de baixo do painel na parte interna, tem que retirar algumas carenagens deste local e mesmo assim o acesso é muito ruim.
      Depois tem uma caixa de fusível na lateral do painel do lado do motorista, abra a porta e verá uma janelinha, retire ela e verá.
      Mas para adiantar o problema de sua caminhonete poderá ser bomba alimentadora ou regulador de pressão da bomba de alta. Não descarto também rele.

  8. gustavo

    bom dia.
    tenho uma s 10 2010 na minha loja que ja veio de uma mecanica
    que acontece o seguinte.
    nao alimenta de positivo o rele da bomba pos chave,fio preto que sai do pino k20
    do modulo.
    ja foi colocado esse modulo com seu tranponder em outra s 10 e ele funciona,
    todas alimentacoes pos.e neg. de entrada do modulo ja foram conferidas.
    a perguta e existe algo de sensor q iniba esa alimentacao do rele?

    1. Mecânica Online

      Tem que ver se esta caminhonete não tem broqueador de combustível ou alarme instalado para estes fins.

  9. Helton Lima

    Prezado, boa tarde. Tenho uma S10 Colina 2.8 4X4 Eletrônica 2007. Eu viajei de BH para São Paulo nela e tudo normal, no outro dia de manhã em SP liguei ela e saí, parei em um estacionamento e quando fui sair ela ligou e morreu e não pegou mais. Chamei um mecânico que condenou a bomba de combustível que fica no tanque, como na cidade que eu estava não tinha a bomba, ele descobriu que se isolasse um filtro que fica em cima do motor, segue imagem no link ( http://intranet.camter.com.br/orcamento/motormwm2.jpg ) o motor ligava, nem sei do que se trata esse segundo filtro. Bem, voltei pra BH e troquei a bomba de baixa, porém, fui sair uns dois dias depois e deixei ela estacionada na rua, em uma subida e quando fui ligar não deu nada, ela não ligou, insisti até que ela ligou e rodou normalmente, até agora não deu nenhum defeito, você sabe do que se trata esse segundo filtro? será que o diesel está retornando para o tanque, por isso está demorando a ligar? este carro tem regulador de pressão de combustível?

    1. Mecânica Online

      Sim, tem válvula reguladora de pressão na bomba de alta pressão.
      O problema de sua caminhonete pode ser rele da bomba de combustível.

    2. Helton Lima

      Esse relé que você está falando é o que fica junto com os outros no compartimento do motor? Você sabe me dizer pra que serve o filtro que mostrei na imagem?

    3. Mecânica Online

      Pra te falar a verdade nunca me importei com este segundo filtro, porque nunca precisei trocar ou diagnosticar este filtro. Que tem uma importância isto tem. Vou até pesquisar sobre ele.
      O rele da bomba fica entre o painel, na parte de baixo entre as carenagens. Difícil acesso!

  10. Francisco

    Tenho um caminhao SPRINTER 313 2006, ele perde a força na alta, mas desliga e liga novamente fica normal, o que seria?

    1. Mecânica Online

      Pode ser filtros, turbina, alimentação de combustivel debilitado, ou o combustivel está acima da temperatura normal 74°C geralmente problemas de bomba, bicos, bomba alimentadora, pescador…

  11. Walter Dos Santos

    Ola,tenho uma s10 2003 equipada com motor mwm 2.8 turbo diesel e do nada o marcador de rpm no painel parou de funcionar,isso é um problema grave?sera que posso continuar rodando com ela assim até arrumar verba para levar a uma oficina,desculpe minha desinformação sobre esse motor,pois estou com essa caminhonete a 4 meses,se alguem puder me ajudar antecipadamente agradeço.

    1. Mecânica Online

      Walter,
      Pode andar com o carro sem problemas, mas deve ser consertado o mais rápido que puder. Geralmente este equipamento é ligado no alternador, pode ser apenas o fio que quebrou ou pode ser também problemas no painel, fusíveis…

  12. Pedro Marques

    Estou com uma S10 2006 2.8 Eletronic o carro não pega de maneira alguma, já foi trocado o sensor de rotação proximo ao arranque e não chega sinal nos bicos, Já trocamos o rele da bomba de combustivel e nada. Esse carro vinha apresentando defeito a um tempo de ao desligar ele não ligar, tinha que esperar um tempo para poder pegar novamente.

    1. Mecânica Online

      O correto é levar em uma concessionária GM, lá o aparelho de injeção deles vai detectar qual o problema. Arriscaria dizer que é a central, mas muita outras coisas tem que ser visto primeiro

  13. Helton Lima

    Amigo, bom dia. Eu tenho uma S10 Diesel 2.8 4X4 2007/2008 Turbo Eletrônic e ela ta apresentando o seguinte defeito: A água esta abaixando do reservatório e de manhã com ela fria eu completo o nível, coloco a tampa do reservatório, aperto e quando ligo o carro ja vasa água na hora na tampa, o carro não borbulha, não tem água no óleo, não solta fumaça branca, e se eu não acelerar demais ela fica na temperatura normal, se eu apertar o pé ela ta chegando em 3/4. Percebo que o sistema está sem pressão, com ela quente, a mangueira grossa que chega no radiador fica macia. Isso pode ser algum indício de problemas no motor ou você recomenda trocar o reservatório e a tampa? Obrigado.

    1. Mecânica Online

      Helton,
      Se água do reservatório quando baixa esta entre o nível minimo e máximo, não se completa! Só se estiver abaixo do minimo e ainda reparar neste caso vazamentos.
      A água é jogada para fora por que fica sem espaço, ficando assim quando chega em temperatura de funcionamento ideal da temperatura e como não tem expansão a água é jogada para fora para criar este espaço. Por isso este reservatório recebe o nome de “reservatório de expansão”! e tem também uma tampa especial com válvula expansiva, justamente para manter o sistema pressurizado entre os níveis e só abrir em caso de aquecimento ou trasbordo. Estando normal ela evita entrada de ar no sistema. Este ar cria porque completam o sistema além das medidas.
      Já fez a experiencia de sugar óleo diesel de dentro do tanque do veiculo?
      O ar que você suga mantem o óleo saindo pela mangueira por causa do vácuo positivo que criou, o mesmo se soprar a boca do tanque sem deixar brecha de ar, o vácuo exercido faz com que o óleo diesel também continue a seguir o ar, que é pela mangueira. O mesmo acontece se encher demais o reservatório deixando sem expansão, quando o volume aumenta, a água é jogada fora e continuamente com o vácuo e, o resultado é entrada de ar no sistema ou superaquecimento.

  14. JOÃO MARQUES

    Ola pesoal tenho uma s10 motor 2.8 mwm 2005/2006, a algum tempo ela vinha acendendo a luz de anomalia, mas nunca havia me deixado na mao, ate que um dia foi funciona-la e nao pegou mais, levei ao mecanico ele descarregou 02 baterias e nao conseguiu funcionar ate que ele injetava um cheirinho, ela funcionava quando apagava somente com um cheirinho novamente e que ela funcionava, o mecanico pasou o scaner, cada defeito apresentado ele substituia a peça, e nada em fim ele me disse que testou tudo que havia para ser testado na caminhonete e nao foi capaz de resolver o problema me dise que o problema nao era mecânico, me devolveu com o mesmo problema sem a soluçao, eu gostaria de saber o que pode ser?

    1. Mecânica Online

      Respondi a sua pergunta através do contato que me enviou direto.

  15. luiz carlos

    bom dia amigo tenho triton 2010 ja troquei os bicos a frata a bonba e o probema continua o probema e que ela funciona por um perildo e depois deliga em funcionamento tem religar o ela novalnete e ela contina persistino o mesmo problema me ajude

    1. Mecânica Online

      Já verificou sistema do turbo?

  16. Adroaldo Lacerda

    Bom dia;

    Tenho uma Frontier 2007, motor MWM 2.8, viajando neste fim de semana o carro começou a falhar como se estivesse sem combustão em um dos bicos, consegui chegar ao destino e fui a oficina de costume, o mecânico detectou que o problema estava no conector do chicote elétrico que envia o sinal para o bico injetor, que devido a proximidade com a tampa do intercooler, ficava sendo forçado para baixo. Resumindo ele retirou a tampa e sempre que o carro volta a fazer o problema, apenas uma mexida no carro resolve. Já tentei achar por aqui alguém que troque este conector, mas a resposta que tenho é que tem que trocar todo o chicote, ou seja todo o sistema de chicotes para os bicos e mesmo assim não está fácil de achar. Pergunto, realmente não pode ser substituído apenas o conector? Ou apenas esta parte do chicote danificado?

    1. Mecânica Online

      Adroaldo,
      Corretamente quando se da problemas no conector da central, neste caso todo o chicote deverá ser mesmo trocado. Agora no caso de apenas um conector qualquer, que não complomete o chicote e o sistema, pode ser trocado somente este conector, o problema é encontrar este tal conector. Então o que fazer? A dica é: Encontrar um bom eletricista com a capacidade de fazer uma adequação técnica funcional, entende? Não é uma gambiarra e sim uma adequação perfeita. Qualquer bom eletricista de boa vontade faz isto, sem problemas.

  17. jonas wanderson

    Tenho uma s10 2.8 2007 e alguns dias quando tento dar partida nela o contagiro se movimenta sem o motor estar funcionando e uma chave de boca fica acesa no painel e ao girar a chave nada nem aciona o motor de partida tento varias vezes seguidas e quando o contagiro volta ao modo normal o veiculo da partida e funciona normalmente. Mas hoje ela desligou sozinha em movimento e apresentou o mesmo problema ao tentar religa-la apos o contagiro zerar ela pegou o que pode ser.

  18. Benedito joao da costa neto Benny

    Tenho este problema constante chevrolet s10 o motor liga depois deixe de funcionar chega alimentacao na valvula mas nao pucha combustivel nao sei o que fazer.

    1. Mecânica Online

      Teste a linha de baixa pressão, pode ser bomba alimentadora, ou retorno alto no regulador de pressão

  19. afonso duraes

    TENHO UMA S10 2007 TURBO ELETRONIC,O FILTRO DE ÓLEO QUE USA NELA E AQUELE QUE VEM COM SENSOR….

    1. Mecânica Online

      Não, este é o filtro de combustivel

  20. Alencar Pereira de Faria

    Tenho uma S-10 2011, que está com o seguinte problema e já levei em várias oficinas e nada. Já troquei bateria, já passaram scaner, mexeram no módulo de leitura da chave e nada.
    Pois bem, vamos ao problema: na hora de dar partida giro a chave e simplesmente nada acontece, como se não tivesse bateria no carro, OU em outros momentos giro a chave o motor gira mais não pega. Ora um problema ora outro.
    Para fazer ela pegar tenho que abrir o capô e retirar o relé da injeção. Quando coloco novamente muitas vezes nada acontece, em outras escuto a válvula do Turbocompressor aturar. Então giro a chave e as vezes ele pega outra vezes não, e é necessário repetir o procedimento até ela pegar.
    Quando passei o aparelho acusou falha P 1625 – 010 (Relé Principal).
    Depois que o carro pega não apresenta mais nenhum problema, o motor não apaga, está excelente de força, etc. O problema é somente na hora da partida. A luz de injeção as vezes fica acessa no painel, mais as vezes fica apagada.
    Alguma sugestão sobre qual sensor poderia estar falhando??

    1. Mecânica Online

      Nenhum sensor está falhando.
      O problema de sua caminhonete é o rele principal ou algum problema de alimentação na central, mal contato, etc.

  21. Alesson

    Ola, to com um probleminha na minha s10 que surgio não sei por que pois antes de vir viajar fiz revisão completa e hoje estava estava andando com ela perfeitamente quando ela parou do nada e não liga mais e aki é cidade pequena nao conheço niguem tem como passar alguns dica pois to com um mecanico aki e ele reparo que o combustível nao ta vindo do tanque ajuda pf.
    É uma 2010/ 2011 motor sprint diesel 4×4.

    1. Mecânica Online

      Problema na bomba de combustível, pescador.

  22. Marcelo

    Boa tarde, tenho uma s-10 2005/2006, 2.8 4×4, ela esta apresentando problema, ela nao funciona fica parecendo que entrou ar, Ja troquei a bomba de oleo, os bicos, bonba de alta, passamos o aparelho nela e agora esta acusando que e o sensor de rotação, ja mandei trocá-lo, com o sensor que esta la apagamos a memoria dela ai ela funciona, mas quando ele da erro nao sera que sera so esse problema ?

    1. Mecânica Online

      Marcelo,
      É o que sempre posto aqui!
      Sistema de injeção eletrônica diesel tem que fazer testes, testes e mais testes, antes de trocar qualquer peça.
      Rastrear o sistema e analisar os defeitos apresentados, estudar todas as hipóteses, ler através do Scanner todos os parâmetros, os comportamentos de temperatura, turbo, pressão do rail, temperatura do óleo diesel, todos os atuadores, etc. Assim verá o defeito em um piscar de óleo.
      Nem todos os defeitos gravados é o defeito. Por exemplo: pode estar lá na tela do Scanner defeito de sensor de rotação, mas pode não ter defeito algum! Por que?
      Por que este sensor apos a partida emite sinal para a central que (o motor está girando) então emite de volta sinal para (o sensor de fase perguntando onde está o primeiro pistão no PMS) este emite de volta sinal para a central dizendo que tal pistão está no PMS. Neste tempo a central já sabe da temperatura (através do sensor de temperatura); já sabe da pressão do rail, (através do sensor do rail); já sabe do turbo através do sensor do turbo, já calculou a massa de ar, através do sensor de ar absoluto e também a temperatura do ar, a altura em relação ao nível do mar que está operando. Enfim, o motor já esta operando sem nenhum problema. Porem, a central não sabe que acabou o óleo diesel (ainda), não sabe que o filtro entupiu, que a bomba de combustível travou, que a pressão da linha de baixa está ausente, que o motor não tem válvula termostática, que válvula esta desregulada, que o motor fundiu, que tem conector ruim, etc. Por isso dos testes, porque pode ser ou não o sensor de rotação, mas pode ser também o sensor de fase ou os dois, pode ser ser do ar, de temperatura, conector, bomba de baixa pressão, rele principal, etc. Lembrando que sistema de injeção diesel não se deve sangrar, soltando canos de bicos! Se está entrando ar o problema pode ser linha de pressão.

  23. Wagner

    Olá estou com uma s10 2.8 eletronica que apagou soltando fumaça branca pelo filtro de ar, agora o motor roda mas ela não pega e não está chegando corrente nos bicos qual sensor responsável por isso?
    No escâner não aparece falha e a pressão da bomba de alta está marcando 0.36 mpv.
    Oque devo fazer?

    1. Mecânica Online

      Fumaça branca pelo filtro de ar?
      Se houve retorno para a admissão, neste caso o motor deu um contra.
      Isto pode ter ocorrido problemas no motor ou turbina ou ainda no cabeçote.

    2. Wagner

      mas com spray ela funciona e ela não ta pulsando no bico. Estou suspeitando do sensor de fase ou bomba de alta pois tem pouca pressão no rail.

    3. Mecânica Online

      Se pega no splay, e está sem pressão no rail o problema é na linha de baixa pressão, não está alimentando a bomba de alta como deve. O fluxo de óleo (vasão) deve ser constante, para não faltar alimentação para a bomba de alta pressão. Como disse se não tem oleo diesel a central ignora sinais dos sensores e o motor não pega, isto justamente para poupara o motor. Pode também ser o sensor do ar absoluto se ele não enviar sinal para a central o motor também não pega, porque a central entende que não está entrando ar (mesmo que esteja).

    4. Wagner

      A bomba de baixa não é pois ta jogando com pressão e quanto ao sensor de ar vou conferir qual pressão e a certa

    5. Mecânica Online

      OK, MAS NÃO BOTE MUITA FÉ NA BOMBA DE BAIXA. ELA FALHA DO NADA! POR CAUSA DO RELE!

  24. Alencar Pereira de Faria

    Complementando a descrição acima, após conviver com o problema a mais de 1 mês, tenho observado o seguinte: o problema sempre aparece com o motor quente após uns 15 ou 20 minutos desligado, ou seja, se andar no carro até o motor esquentar parar ele, desligar e em seguida acionar a partida ele pega, porém se demorar uns 15 ou 20 minutos já não dá mais nenhum sinal na ignição: apenas a luz da temperatura da água fica piscando, mais ao girar a chave nada acontece, parece tudo isolado. Para pegar é preciso esperar o motor esfriar um pouco. O carro só pega quando gira-se a chave e a luz da temperatura ascende e apaga em seguida. Outro detalhe importante é que o marcador de temperatura não se move quando a luz da temperatura da água está intermitente.
    Após esperar o motor esfriar o carro pega novamente, a luz amarela da injeção fica acessa, mais o carro fica 100% de força e funcionamento. Apenas uma única vez cortou o motor em uma subida na BR, onde foi necessário encostar o veículo e esperar o motor esfriar para o carro pegar na partida novamente.
    Estaria o sensor de temperatura apresentando alguma falha intermitente e consequentemente o módulo bloqueando a partida???
    Desde já obrigado.
    Alencar Pereira de Faria.

    1. Mecânica Online

      Alencar,
      O problema pode estar no sensor de temperatura, (meça o sua resistência alta temperatura baixa, resistência baixa temperatura alta, faça esta medição com multímetro em ohms), caso a medida esteja ao contrario do que deve ser, o problema é na central, chicote, ou o próprio sensor. A central é um dispositivo de gerenciamento e depende do comportamentos dos sensores, para trabalhar enviado sinais aos atuadores. Se há dados recebidos errados, alguma coisa no sistema não funciona.
      Feliz 2015.

  25. elemar ferrazza

    bom dia

    amigo preciso de sua ajuda, fiz uma viagem de 3200 kg chegei no destino 3 dias depois e aconteceu o seguinte verifquei q a agua do reservatorio depois de desligada estava aumentando e enchendo o reservatorio ate criar pressão de quando abrir derramar a agua do mesmo mas isso com o motor frio, e não estava aquecendo o ponteiro não passa da metade.
    fui atras de mecanico falaram q era a junta o cabeçote troquei ela e planei a cabeçote e troquei as valvulas o empeno não chegou a 1 centecimo e o bloco camisas e pistão estva tudo ok, ajunta era laminada e não conseguimos indentificar onde estava escapando pressão, colocamos agora a de amianto, mas fiz 50 km e verifiquei q a agua do minimo onde estava a ela subiu e passou do maximo.
    preciso fazer novamente essa viagem pois estou a passeo e estou com medo pois o radiador e novo, viscoza da ventoinha nova bomba dagua nova, oque faço??
    frontier mwm 2.8 sprint 2004.
    gostaria de contar com sua sugestão pois gastei e parece q não resolveu o problema.

    elemar ferrazza

    1. Mecânica Online

      O nível do reservatório aumenta mesmo no espaço de minimo para máximo, pois existe um aumento no volume do liquido de arrefecimento quando em alta temperatura, mas tende a voltar apos arrefecido para a origem onde foi deixado.
      Se o liquido de arrefecimento ultrapassa estes valores e é jogado fora, é porque existe pressão no sistema de arrefecimento. Isto ocorre por junta do cabeçote queimada, cabeçote trincado, camisa furada ou trincada.
      Por que acontece estes fatos? Por que existe problemas de circulação, tampa de expansão ruim, bomba d’água vazando, quebrada, rotor rodando no próprio eixo; radiador do ar quente furado, válvula termostática ruim, radiador de refrigeração da EGR furado, radiador de água entupido, etc

  26. Samuel Souza

    Sou mecânico estou com um probleminha uma S10 MWM 2.8 ano 2005 passou óleo para o radiador e reservatório de agua o que pode ser?

    1. Mecânica Online

      O problema é no radiador de óleo. Neste caso o mesmo deve ser trocado.

  27. daniel

    estou com uma frontier 2010 foi trocado correia de alternador agora ela nao bate arranque na chave mas direto no arranque vira mas tambem nao pega ja disseram que a central deve ter bloqueado

    1. Mecânica Online

      So de trocar a correia não iria dar problema no arranque!
      Há não ser que tiram o alternador e esqueceram de ligar algum fio, ou então o motor de arranque está com problemas.

    2. daniel

      tambem onde posso conseguir o esquema eletrico dela pois ajudaria bastante pois ela nao tem o manual obrigado

    3. Mecânica Online

      Esquema eletrico consegue na concessionária.

  28. abdreia daiane mendes da silva

    oi tenho uma camioneta s10 motor sprint 2.8 turbo interculada começou acender luz do oleo e agua junto o que poderia ser?

    1. Mecânica Online

      Neste caso pode ser mal contato ou então o positivo destes componentes estão encostando a massa.

  29. daniel

    tambem concordo .mas peguei ela assim agora tenho que resolver.conforme me relataram foi trocada a correia colocaram um carregador de baterias nela desde entao nao pegou mais ,mas ainda virava arranque disseram que era modulo em proteçao tiraram todos modulos que se possa imaginar ate caixas de fusiveis ai entao disseram que os modulos nao eram ai ela chegou aqui com tudo dentro de uma caixa de papelao recoloquei tudo de volta pluguei todos os fios de volta ai liguei a bateria coloquei a chave e liguei acendeu o painel apareceu code 01 apagou acendeu os numeros do odometro do velocimetro mas nao vira arranque ,fui ate o motor e virei direto .a bomba de combustivel acionou mas nao tem pulso nos bicos usei a caneta de polaridade e nao tem nem positivo nem negativo nos bicos.passei um scaner apareceu apenas falta de sinal na borboleta do acelerador curto a massa ou interrompido. bom ja me disseram que pode ser chave que descodificou nao temos a reserva ,sensor de rotaçao, chave de segurança contra colisoes,ja que foi de guincho.onde fica esta chave na frontier se e que tem, olha so peço desculpas pelo incomodo mas toda ajuda e bem vinda as vezes e algo pequeno um detalhe que nao vemos desde ja agradeço

    1. Mecânica Online

      Este são os piores dos problemas amigo.
      Porque é problemas colocado, é difícil mas não impossível a solução. Com muita paciência consegue chegar aos defeitos. No seu caso é: testar, testar e testar, não há o que fazer a não ser isto. testar todo o sistema.

  30. itamar

    bom dia mim chamo itamar estou com uma s10 2012 a rotaçao so vai ate 3000 e acende a luz de anormalia e aparece a frase falta de potencia no motor oq pode ser? desde ja agradeço.

    1. Mecânica Online

      Ausência de turbo.

  31. andreia daiane mendes da silva

    oi tenho uma camioneta s10 modelo 2000 motor sprint 2.8 turbo interculada começou acender luz do oleo e agua junto e tambem perdeu a presao do oleo.

    1. Mecânica Online

      Andreia,
      Pode ser algo grave quando o assunto é pressão do oleo e luz da temperatura. Leve até uma oficina especializada para diagnósticos mais precisos.

  32. edson

    Bom dia.
    Olha ando de volta a uma toyota 1kdf acende o check engine. O q fazer?

    1. Mecânica Online

      Passe o aparelho (raster), para descobrir a causa e solucionar o problema.

  33. Edson Barrionuevo

    Boa noite…
    Estou com uma s10 2007 diesel 2.8 com seguinte problema… Quando vai dar partida ela estrala os reles embaixo do painel e não da partida e acende a luz da injeção no painel, já foi verificado o modulo da injeção inclusive colocado um novo, o modulo da chave também posto novo, aterramentos do veiculo reles de partida, foi passado o escâner pra ver se detectada algum sensor com problema e testado o chicote e nada… tem uma forma de fazer ela pegar, que é tirar um dos conectores do bico da injeção e ligar a chave do veiculo e por o conector novamente e dar partida assim ela da partida e não estrala os reles caso o contrario não liga teria alguma sugestão sobre esse caso?

    1. Mecânica Online

      Os reles estalam apos receber energia (por que estão atuando, armando), caso estejam estalando mais de uma vez é por que pode estar acontecendo de ter algum curto circuito no chicote elétrico. Os reles e fusíveis são para estes efeitos (proteger o sistema elétrico e componentes eletrônicos). Acredito que deve ter alguma coisa instalado no seu veiculo fora das especificações padrões, ou seja, ligado algo em chicote de injeção! Ou então há fios encostando na massa (terra). Confira parte elétrica e eletrônica, faça testes. Depois troque peças se necessários!

Carregar mais comentários

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dicas/Oficinas, Injeção eletrônica (22 of 65 articles)

%d blogueiros gostam disto: