«

»

Motor Zetec 2.0 16 Válvulas do Mondeo com defeito intrigante!

Veiculo Mondeo com defeito intrigante!

 

Problemas solucionados caros colegas!

Depois de meses de insatisfação com este veículo o mesmo resolveu de vez mostrar o defeito!

Ficha:

  • Montadora: Ford
  • Marca/Modelo: Mondeo 2.0 16 Válvulas
  • Motor: Zetec 2.0 16 Válvulas Injeção Eletrônica.
  • Ano e modelo: 1995.

Longos e incansáveis diagnósticos foram feitos neste veículo.

Os diagnósticos foram feitos por apresentar falhas no funcionamento do motor tanto em baixa como em alta rotação.

Os problemas não eram contínuos, os mesmos apresentava o defeito de vez em quando!

Nos diagnósticos realizados a:

  • Temperatura apresentava normal,
  • Consumo de combustível um pouco elevado,
  • Não apresentava pressão no reservatório de água
  • Nível do óleo perfeito.

Enfim tinha funcionamento de vários sistemas em perfeito estado.

Foram também realizados testes minuciosos nas:

  • Instalações elétricas do veiculo,
  • Retirada da central,
  • Desmontagem de todos os painéis onde você imaginar que tenha fios, fusíveis e conectores,
  • Retirada da central do alarme,
  • Feito por completo a instalação dos chicotes,
  • Troca da bobina, cabos, velas, sonda lambida, maf, map, sensor de temperatura, sensor de rotação e de PMS.
  • Limpeza e testes dos bicos injetores,
  • Trocadas por duas vezes o regulador de pressão,
  • Bomba de combustível; testada a vazão e a pressão.

Todos estes processos foram refeitos por conta de uma falhação no motor, que hora falhava ora não, hora dava marcha lenta hora não, hora pegava outra hora não.

Um caso estressante para qualquer mecânico.

Nem mesmo mecânicos autorizados Ford deram conta deste defeito chatíssimo.

Mas, mecânico insistente jamais desiste. Afinal mecânico tem mesmo que dar conta do recado.

Então um dos mecânicos chefes executando analise da compressão, diagnosticou com precisão que o defeito era na junta do cabeçote!

Bem o defeito era mesmo a bendita junta de vedação do cabeçote queimada, ou melhor, separada entre cilindros!

Desde a primeira falha pode se constatar que era a bendita junta de cabeçote, mas os sintomas engava os mecânicos, inclusive mecânicos da Mecânica Central, onde também exerço minha profissão.

Por ser um defeito intrigante, resolvi passar estas dicas aqui no blog, caso algum amigo precisar.

Solução:

  • Foi retirado do veiculo o cabeçote do motor, desmontado e plainado;
  • Trocado a junta queimada por uma nova;
  • Fez também uma medida minuciosa no tamanho dos parafusos do cabeçote e das roscas.

Por Edvaldo Solique


Gostou do artigo?

Deixe  o seu Comentários  a sua Opinião, Compartilhe!

Siga me também no TwitterFacebookLinkedin - Google+

Ou então,

Digite o seu E-mail na caixa abaixo e:

Receba as minhas novidades, lançamentos e algo mais que possa lhe interessar

 

Digite o seu E-mail aqui:




Enviado por FeedBurner


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog EdSolique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: EdSolique Com o tema: "Mecânico dos Tempos Modernos"

224 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. philipe

    OLA AMIGO, TENHO UM FOCUS SEDAN 2.0 ZETEC, ELE FAZIA 10 KM NA CIDADE, DE 2 SEMANAS PARA CÁ ESTA FAZENDO 5 KM, JA TROQUEI DE POSTO E NÃO RESOLVEU, O ENGRAÇADO É QUE MEU COMPUTADOR DE BORDO ESTA FALANDO QUE ESTA CONSUMINDO 9 KM POR LITRO, POREM QUANDO MARCO A QUILOMETRAGEM ESTA DANDO 5 KM, 30 LITROS FAZIA 300KM AGORA 30 LITROS ESTA FAZENDO 150KM, NÃO FALHA E NÃO ESTA FRACO , APENAS ESTA CONSUMINDO MUITO, O QUE SERÁ? DESDE JÁ AGRADEÇO

    1. EdSolique

      Philipe,
      Pode ser que a pressão da bomba esteja muito alta, tanto como a vazão, estando assim o regulador de pressão fica inativo e o combustível em vez de ser injetado pelos bicos é derramado, ou seja, não pulverizado. Faça um teste apos dar uma volta com o carro retirando as velas e verifique se há sinal de umidade (encharcada), também pode ser problemas com a sonda lambda ou entrada de ar falso pelo coletor de admissão, sensor map, sensor de temperatura… se um deles estiver com defeito a central ignora este sensor e passa atuar pelo sinal proveniente de outro sensor mais próximo ligado ao sistema de injeção e passa a informar com dificuldade para que o motor não pare.
      Mas quando isto acontece defeitos são gravados por ela indicando anomalias no sistema e somente aparelhos exclusivos da Ford ou empresas que tenha aparelhos de ultima geração são capazes de detectarem.
      Abraços.

    2. Philipe

      Olá amigo, obrigado pela ajuda, levei no mecânico, passou a maquina, a mistura esta rica demais, a sonda lambda nao estava acionando, colocamos outra, também nao acionou, o que pode ser agora?

    3. EdSolique

      Philipe,
      Agora é fazer testes e testes até descobrir a causa do defeito, de preferencia sem trocar peças até que se conclua qual o erro, causa para trocar corretamente a peça ou peças causadora da pane.
      Abraços.

  2. Marco Antonio dos Santos

    Edvaldo
    Possuo também um Mondeo 1997 já esta de relíquia, pois faz 02 anos que só ligo esquento um pouco e desligo. Motivo, quando engato a marcha (automatico) ele começa a falhar e de repente para de funcionar, acende uma luz vermelha no painel e não para de piscar, enquanto aquela luz não desliga o carro também não pega.Quando ando com ele o motor parece que esta funcionando 01 vela de tão ruim que fica. Voce esta em São paulo ?

    1. EdSolique

      Não, Marcos no Mato Grosso do Sul!
      Você deverá levar o seu carro na Ford e escanear o sistema de transmissão, pode estar causando erros em todo o sistema, pois são ligados as centrais em série, mesmo que funcione independente entram em conflitos se muito tempo sem função, por motivo de descarga na bateria.
      Abraços.

    2. tiago

      boa tarde amigo gostaria de fazer uma pergunta?meu motor esta com vazamento pois levei no mecanico ele disse q teria de mandar para retifica pois deu uma folga escapa pelo redentores eu nao entendo muito disso sera q se mandar fazer isso vai parar de dar vazamento ele nao vaza muito mas quando anda q esquenta dai quando paro dá vazamento ´só q eu tenho medo de mandar fazer a parte de baixo e estragar a parte de cima pois já me falaran q acim q eu mandar arumar estraga a outra parte gostaria de saber se é verdade isso pois gosto muito do meu carro e nao gostaria de trocar ele a mais uma pergunta ele tá com proplema na roda direita ele trepida a direçao e dá um barulho como se tivese souta a roda já levei em varios mecanicos cada um fala uma coisa um dis q é pivo o outro dis q esse carro nao tem pivo outro dis q é cruzeta já nao sei mais em quen acreditar se puder me ajudar agradeço

    3. EdSolique

      Tiago,
      Você só não disse que motor que é!
      Mas quanto ao vazamentos pode ser somente o suspiro entupido, se não for o problema pode ser nos anéis de segmentos, mas neste caso o motor também fumaceia constantemente.
      Quanto ao barulho na roda dianteira pode ser somente defeito no pneu, roda torta ou desbalanceada, pois como você mesmo disse trepida no volante!
      Abraços.

  3. welington

    bom dia tenho um ford mondeu 97, o problema que eu tenho com ele é que esta saindu uma fumaca branca do cano de escape so que essa fumaca braca nao esta interferindo em nada, mas quando ele esquenta a fumaca fica mais densa, o que seria isso.desde ja agradeco a sua atencao.

    1. EdSolique

      Welington,
      Fumaça branca no escape pode ser sinal de agua junto com a queima do combustível. Sinal de junta do cabeçote queimada.
      Abraços.

    2. tiago

      bom dia amigo tenho um ford mondeo 97 2.0 16v e o vazamento de olho é quando eu ando q eu paro o carro e nao saio mais é q acontece o vazamento pois já tive q mandar arumar o motor de aranque pois estava cheio de olho dentro o mecanico disse q criou uma fouga no motor por isso vaza olho dis ele q tem q mandar para retifica mandar fazer cacha de bloco conpleto e troca dos redentores será q é isso ?obrigado desde já

    3. EdSolique

      Se estiver suspirando muito, fumaceando constante o seu mecânico tem razão, deve ser feito mesmo o motor.

    4. tiago

      mas ele nao ta fumaciando o unico problema e o vazamento de oleo o que pode ser? ele falou que teria que trocar os redentores mas quando ele olhou disse que tem uma folga no motor que eu teria que fazer a caixa de bloco completa ou seja a parte de baixo do motor o que vc me diz? desde de ja agradeço.

    5. EdSolique

      Tiago,
      Que tipo de folga o mecânico está se referindo: Axial ou radial?

    6. tiago

      boa noite amigo estou mais uma vez recoremdo a vc meu mondeo 97 estragou a trizeta e nao está focil de encontrar vc nao saberia se a do escort daria certo pois as pesas sao parecido aguardo sua resposta obrigado?tiago

    7. EdSolique

      Tiago,
      Não saberia lhe dizer, porque nunca experimentei!
      Mas não custa tentar, né.

    8. tiago

      obrigado desde já sou grato ?

    9. walter

      Amigo eu escrevi para vcs pedindo orientação para tirar um defeito do meu carro um Mondeo 2.0 16 V.e tudo que vcs me pediram pra fazer foi feito e o carro não pega nem com reza ,braba ,ja levei at´e na rezadeira mas não adiantou nada ,não sei o que faço mas por favor me orientem ,mando pro ferro velho ou tento mas uma ve.
      Tenho corrente sobrando nos cabos de vela e bicos jogando gasolina normalmente e ai o que pode ser .por favor me orientem.

    10. EdSolique

      Walter,
      Não sei se falei para você, mas tive o mesmo problema durante quase ou mais de quinze dias sem que ouvisse o motor de meu mondeo funcionar, foi feito de tudo, até o chicote elétrico foi trocado completo.
      Você não vai acreditar, mas o problema era apenas um fusível queimado que aparentava não estar queimado.
      Este maldito fusível fica alojado na caixa de fusível dentro do compartimento do capô. Este fusível é responsável por acionar o rele da bomba de combustível e também é ligado junto com o fusível da central para alimentar a mesma, porem Walter, cada caso é um caso, mas não deve ser descartado a hipótese de ser o mesmo problema do seu carro.
      Só descobri por que sou mesmo persistente e o meu eletricista ainda mais, os últimos testes que fizemos foram: apalpar cada fio, cada fusível, bater chacoalhar todo o sistema elétrico até encontrar um mal funcionamento neste “repito”, maldito fusível que além de estar parcialmente queimado, enfim, testes de desesperos, não tinha mais o que fazer, foram dias horas de insistência e ainda o danado deixava a bomba elétrica de meu carro ligado direto, todos os dias de manha a bateria estava descarregada e não sabia qual o motivo e quais as causas….Quando descobrimos o defeito foi um alivio e uma vitória, mas o carro estava totalmente desmontado, tudo fora do lugar…
      Por isso meu amigo, tenha mais um pouco de paciência porque você vai descobrir de uma hora para a outra o defeito e a causa do defeito.
      Abraços.

    11. Walter

      Amigo bom dia .
      Se não fosse incomodo gostaria de fazer mas algumas perguntas;
      O meu carro ele esta molhando a vela com gasolina duas ficam secas e duas ficam molhadas.isso pode ter algo a ver tbm.
      Sera que pode ser o modulo.
      Me explique por favor o que é bloqueador de impacto e onde fica por gentileza.
      Desde de já muito obrigado.

    12. EdSolique

      Walter,
      Se for as duas velas do centro, o problema é entrada de ar pelo coletor de admissão. Se em cilindros distintos pode ser: atuador de marcha lenta, bicos injetores sem estanqueidade ou com anéis de vedação quebrado ou ressecado, vasão e pressão da bomba acima do especificado, regulador de pressão, bobina de ignição, cabos de velas…
      Walter te passei este broqueador com nome usado por mecânicos, mas na verdade ele se chama: INTERRUPTOR DE SEGURANÇA DO SISTEMA DE INJEÇÃO e fica localizado na cobertura inferior dianteira (para-lamas), do lado do motorista. Remova o tampão para obter acesso ao interruptor. Se ele estiver armado o botão superior fica para cima. Este sistema é armado em caso de vibrações muito forte ou choques (batidas), o mesmo é um dispositivo de segurança em caso de capotamento, vazamentos de combustível, etc.
      Abraços.

  4. Walter

    amigo boa tarde.Eu estou com um problema serio no meu carro que é um Mondeo automático GLX 1995.Eu estava andando com ele e do nada ele apagou e não pegou mas ,ele a tempos atras estava com o mesmo problema e levei no eletrecista e ele constatou que o fio do PMS estava ruim e fez o serviço e ele melhorou passou bastante tempo sem dar o defeito.
    Outro dia ele apagou e não pegou mas ,tem corrente bastante nas velas os bicos estão batendo e jogando combustivel,mas o carro ameaça pegar e não pega não sei o que faço mas para coloca-lo em funcionamento,pr favor se puderem me ajudar agradeço muito pois ja estou quase mandando pra sucata . Obrigado.

    1. EdSolique

      Walter,
      Verifique se a bomba de combustível está funcionando, se o rele não está queimado, fusíveis. Também verifique o atuador de marcha lenta se está funcionando, regulador de pressão se não está furado….Conectores invertidos, se o broqueador de impacto não está armado, etc.

      Abraços.

  5. philipe

    OLA AMIGO, SOU DO FOCUS, FOI CONSTATADO UM BICO DE INJEÇÃO TRAVADO ABERTO, OBRIGADO
    ATT PHILIPE

    1. EdSolique

      Valeu Philipe, por compartilhar a solução do problema.
      Abraço.

  6. tadeu

    boa noite grande!
    cara tenho um mondeo 97 qyue foi retificado 3x o cabeçote e de um mes pra cá ele anda esquentando muito a ponto de jogar agua fora do sistema, suspeito de bomba dágua mas o mecanico falou que não era esse o problema.
    tem como da uma ajudinha?

    1. EdSolique

      Tadeu,
      O problema na maioria dos casos de superaquecimentos neste motor é a junta do cabeçote. Deve de ser original, paralela não funciona neste motor, cabeçote fora da altura especificada, também é outro problema neste motor.
      Abraços.

    2. marcio luiz

      meu cabeçote esta no ultimo passe porem meu carro agora esta ficando aquecido sera que consigo outro cabeçote. motor zetec 2.0 16 v

    3. EdSolique

      Marcio,
      Se fosse 1.8 16 válvulas teria um retificado completo e com altura dentro dos padrões.
      Se você não encontrar um cabeçote para o seu carro, mande recuperar o seu mesmo, em uma recuperado de procedência. Eles enchem novamente o cabeçote e fica muito bom. Em Maringá/PR ou Londrina/PR tem recuperadoras de cabeçote respeitada.
      Abraços.

  7. António de Sousa

    Boa noite mestre,
    Meu mondeo 97 2.0 16v cujo motor foi feito em Abril deste ano, acusa temperatura sempre acima do meio do manómetro, e quando está para subir mais, começa a descer, pois a ventoinha de refrigeração opera e faz voltar o ponteiro ao meio. Mas logo continua a subir mais um pouco o ciclo se renova. A água no reservatório fica bastante quente ao ponto de o mesmo não se poder abrir. Mas não perde água, não fuma. O que poderá ser? Outro problema e último é o fato de o carro acelarar e depois a rotação não baixar, ficar acelarado, desacelera quando quer, provocando poço e solavancos. Nem sempre faz mas é muito desagradável e difícil para conduzir. Será a válvula ERG ou outro qualquer sensor? Obrigado mestre. António – SP.

    1. EdSolique

      Antonio,
      Se está havendo pressão no reservatório é porque está tendo problemas de vedação da junta do cabeçote ou está queimada, se tiver ar condicionado o problema pode ser o segundo estágio do ventilador que não está funcionando, problemas na resistência ou diodo do ar condicionado. Ou então há vazamentos de água durante a condução do veiculo.
      Válvula termostática pode estar com problemas, sensor da temperatura, ventoinha, radiador obstruído, etc.
      Quanto ao funcionamento o problema pode ser entrada de ar no coletor de admissão, junta da admissão obstruída, atuador da marcha lenta mal vedado ou travado, corpo de borboleta, map, maf, filtro de ar molhado, rasgado ou com obstrução do ar, bicos injetores sem estanqueidade, bomba de combustível sem vazão ou pressão, filtro de combustível, regulador de pressão, etc.
      A válvula EGR, também causa estes problemas, mangueiras de vácuo também, hidrovacuo, etc.
      Abraços.

  8. marcelo sammarco

    Olâ amigo tenho um mondeo 97 quando estou andando com ele começa a falhar como se estivesse cortado o combustivel e ensequida volta a funcionar normalmente. Vc pode me dar uma diga do que pose ser. obrigado desde já.
    Outra coisa vc tem oficina e onde que é? obrigado desde já.

    1. EdSolique

      Marcelo,
      Pode ser problema de alimentação (bomba de combustivel, bicos, regulador de pressão, filtro sujo, etc). Também pode ser bobina, cabos, velas ou problemas elétricos.
      Não tenho mais oficina, mas trabalho em uma grande oficina no setor de retifica de motor no Mato Grosso do Sul.
      Abraços.

  9. francisco

    como faço pra tirar a valvula do motor ford mondeo 97 ta aquecendo muito

    1. EdSolique

      Francisco,
      Verifique se o problema é realmente na válvula termostática. Se for, substitua por uma nova e nunca retire do sistema.
      Superaquecimento não quer dizer que o problema é unicamente na válvula termostática. Faça teste antes: verifique se a mangueira do radiador inferior está na mesma temperatura da superior, se positivo o problema não é na válvula termostática e sim pode ser na junta do cabeçote ou em outro ponto do sistema de arrefecimento.
      Abraços.

  10. Oswaldo Jr.

    Ola tenho um mondeo 97 Motor 2.0 16V. Preciso trocar o reservatorio de agua do radiador. Mas esta dificil achar e ainda é muito caro. Alguem sabe se tem como adpatar algum outro modelo com custo menor ?

    1. EdSolique

      Oswaldo,
      O correto é substituir por um original, mesmo que o preço seja alto ainda é o correto.

  11. walter

    Ola amigo Boa noite.
    Gostaria de uma informação de vcs se possivel.
    ]meu mondeo de uma hora para outra ficou com o giro muito alto sera que é sensor de borboleta ou motor de passo,vcs poderial medar alguma luz nesse problema e o que devo fazer para tentar resolver o problema,pois meu carro é automatico se eu sair com giro alto pode ate quebrar a caixa desde ja muito obrigado.

    1. EdSolique

      Walter,
      Atuador de marcha lenta ou entrada de ar falso. Este é o problema.
      Abraços.

    2. walter

      valeu amigo obrigado pela informação.

    3. EdSolique

      Não de que, Walter.

  12. Rodrigo Zuchetto

    Bom dia. Meu Ford Mondeo Zetec 2.0 16V 1999 está com exatamente o mesmo defeito, porém ele é mais incidente. Na marcha lenta ele não apresenta problema, mas desde a arrancada ele apresenta fortes “engasgos” e falhas, não consigo nem esticar a marcha para fazer a troca. Não dá mais pra rodar assim, podendo causar um acidente ainda.
    Troquei velas, cabos de velas, duas vezes a bomba da gasolina e cada vez piora mais. Existe algum modo de medir a compressão do motor? É necessário fazer retífica nesse caso? Quero tirar as dúvidas pra não cair nas mãos de mexânicos que só olham para o carro e fazem careta, por não o conhecerem. Mas é um carro com mecânica muito simples. Gosto dele e gostaria de resolver. Obrigado pelo blog e pelas dicas, um abraço!

    1. EdSolique

      Rodrigo,
      O seu carro pode estar com problemas nos bicos injetores e também na bomba de combustível e pode ser que também há problemas com o regulador de pressão, filtro de combustível.
      Outros componentes que Também causa estes danos são: válvula EGR, bateria, alternador, combustível, junta do cabeçote queimada, velas quebradas ou isoladas, conector do atuador de marcha lenta ligado ao sensor de fase, ou vice versa; entrada de ar falsa pelo coletor de admissão, junta do corpo de borboleta, atuador de marcha lenta, etc.
      Abraços.

  13. Rodrigo Zuchetto

    Esses defeitos aparecem no scanner? Passei duas vezes e não aparece nada. O motor quando frio não é tão ruim, mas quando aquece é só engasgos. Um mecânico largou ele e não quis mais mexer. Na autorizada da Ford os caras não mexem por não disporem mais de peças, apesar do bom atendimento. Estou ficando sem opções e parece que os profissionais não fazem muita questão de ajudar. Querem trocar peças pra ver no que vai dar. Acho isso, acho aquilo e ninguém sabe mais do que já sei. Nada.
    Tentarei seguir suas dicas e pedir que verifiquem o regulador de pressão. Os bicos foram retirados e estão ok, mas não descarto revê-los.
    E pensar que tive um Escort Zetec do mesmo ano por 4 anos que funcionava como um relógio, nunca deu zebra em nada da injeção. Um abraço e obrigado.

    1. EdSolique

      Rodrigo,
      As vezes fico também chateado, quando tratam pessoas que tem carros um pouco mais usado desta forma: No achismo, não tem peça, não tem aquilo,etc. Isto não cola. Mas pode ter certeza existem peças para qualquer tipo de carro no Brasil e no mundo, tanto como mecânico e oficinas especializadas em atender estes casos. Ainda digo mais:pode ter certeza que alguém é especializado e gosta destes desafios, o problema é onde encontrar.
      Na nossa oficina enfrentamos desde as marcas mais antiga a mais ressentes tanto pesado como leve e confesso, os antigos é muito mais fácil.
      Esta marca ou talvez os mecânicos desta marca na concessionária, tem no Brasil mania de recusar mexer na sua própria marca quando antigo, eles sempre dão uma desculpa, passo por isso aqui também, já precisei de reparos no meu carro e não fui atendido como deveria. Apesar de serem educados e convincentes, mas amim não enganam a falta de conhecimento. Até uma informação eles conseguem arrumar uma desculpa, dizendo que não tem o CD deste ou daquele modelo, o aparelho não entra e tudo mais. Afinal é o não é uma concessionária?
      Precisei estes dias de uma informação muito importante sobre um veiculo desta montadora (de uma Van recente no mercado), infelizmente não consegui por mais que insistisse, mas graças a Deus pude junto com os colegas solucionar o problema. E muitas outras coisas que acontecem que ficaria anti ético dizer ou escrever aqui, além do que já falei. Já fui punido várias vezes por dizer a verdade aqui no blog, até matéria importante e super informativa tive que tirar do ar, pois mexeu com grandes. Fazer o que né, não temos o poder!
      Abraços e boa sorte.

    2. marcio luiz

      gostaria de saber onde encontro a bomba de óleo dele sabe me indicar onde achar

    3. EdSolique

      Marcio se você está se referindo ao motor Zetec 2.0 16V, acredito que em grandes centros você encontra esta bomba de óleo.
      Abraços.

    4. marcio luiz

      o brigado já encontrei a bomba mas esta difícil o cabeçote poderia me indicar e obrigado pelo o auxilio.

    5. EdSolique

      Marcio,
      Realmente este cabeçote é difícil de encontrar. Se o seu carro fosse 1.8 estava fácil de resolver, porque tenho um completo e revisado.
      Abraços.

    6. marcio luiz

      obrigado pelo apoio, mas se caso souber quem tem um pois o meu esta no ultimo passe talves tenho que trocar e estou a procura e nao encontro so restaurado e não sei se e uma boa pode tirar esta duvida.

    7. EdSolique

      Marcio, sei quem pode lhe ajudar!
      Em Maringá no estado do Paraná, existe uma recuperadora de cabeçote de alumínio excelente. Os serviços deles ficam Show, original. Pode colocar sem medo que funciona como novo. Além deles voltar a altura original do cabeçote, ainda recondiciona as sedes também ao original, trocam válvulas, guias, retentores, enfim, deixa o cabeçote ao seu pedido e o bom de tudo isto que não fica caro (você levando lá e negociando direto). O nome da empresa não tenho aqui, mas liga para este telefone (67)3441-5455 falar com o Junior e diga que foi o Edvaldo Solique da Central que lhe indicou. Ele tem todas as fontes inclusive vende cabeçotes para esta empresa ele sabe onde encontrar e recondicionar qualquer modelo de cabeçote.
      Abraços.

  14. Rodrigo Zuchetto

    SOLUCIONADO O PROBLEMA!!! Meu amigo EdSolique, enfim após tanto procurar, encontrei um profissional como você se referia. O cara simplesmente desmontou o carro e foi eliminando possibilidades, inclusive a sua dica foi cogitada. Mas porém, o problema era mais simples do que representava ser (não sei se devo ficar mais bravo por isso). O problema era A BOMBA DE COMBUSTÍVEL! Simplesmente os mecânicos que haviam trocado para mim as outras três vezes, fizeram tantas e inacreditáveis “gambiarras” dentro do meu tanque de combustível, dignas de processo criminal! O cara que achou o defeito me mostrou as emendas e fios desencapados dentro do tanque, conectores queimados, ligações diretas e aterramento por fora do tanque, um verdadeiro absurdo! Ele disse que é graças à Deus que estou vivo, pois o carro era uma bomba ambulante. Embaixo do banco tem marcas de queimados junto aos fios, indicando princípios de curtos circuitos.
    Enfim, trocamos toda a carcaça da bomba, a própria bomba que era Ching Ling (nem marca tinha) e colocamos Bosh, os conectores novos e fiação totalmente nova. Bem, te digo que meu carro nunca andou como está andando, colocamos no teste numa auto-estrata 170 km/h sobrando pé, sem nenhum solavanco ou engasgo. Perfeito!
    Muito obrigado pela força e pelas dicas. Espero que esta experiência também ajudem os admiradores deste excepcional modelo…nunca esqueçam, peças: Sempre originais ou das melhores marcas, nada de chinesas!!! Um abraço!!

    1. EdSolique

      Rodrigo,
      Fico feliz por ter compartilhado a solução dos problemas que havia com sua caminhonete, infelizmente os Magaiver de plantão estão por todas as partes dando golpes e prejuízos a muitos.
      Quando de sua mensagem já imaginava o tamanho da gambiarra, por estes e outros motivos pensados é que cogitei o chicote da bomba de combustível. Parabéns a você por acreditar mesmo a distancia ou por um simples comentários e também parabéns ao profissional que descobriu os defeitos e de maneira correta eliminou todos os gatos e com habilidade restaurou todo o sistema como deve ser.
      Abraços.

    2. Marco Antonio dos Santos

      Bom Dia
      Edvaldo
      Poderia solicitar ao Rodrigo se esse mecânico é de São Paulo, pois continuo com o meu Mondeo, parado da na partida pega, alguns minutos depois começa a piscar a luz vermelha no painel e desliga além do que o motor esta cheio engato a marcha começa a falhar na hora, cambio automático.Preciso encontrar um mecânico que gosta de achar defeito até agora não encontrei nenhum.

    3. EdSolique

      Pode responder ou perguntar a ele diretamente no e-mail dele, se ele não tiver permissão para responder é só entrar em contato aqui que libero com a permissão dele o e-mail.
      Abraços.

  15. Marco Antonio dos Santos

    Detalhe que eu esqueci coloca o aparelho no lugar para escanear não consegue ler.

    1. EdSolique

      Somente aparelho da Ford ou da Bosch entra neste sistema.

    2. Marcio de Souza

      boa noite a todos..edsolique, não precisa ser o scanner da ford pra pegar neste carro,eu tenho o kaptor.com e entra certinho no meu mondeo,é so comprar e liberar o pack do scanner q da de boa nele….tenho uma auto eletrica e por isso tenho este scanner q por sinal é muito bom, ja me tirou muitas duvidas em relação ao carro…..

    3. EdSolique

      Prossegue o seu diagnóstico, porém, nem todos tem este tipo de aparelho, pois o raster até entra, mas a leitura é complicada de mais.
      Mesmo assim valeu muito o seu comentário.
      Abraços.

    4. marcio luiz

      ola bom dia ainda não consegui o cabeçote mas estou dando um jeito meu mecanico esta mexendo devido um problema que tive pois ele esta sem força ele ja testou bobina trocou as velas e nada falta verificar a bomba de oleo mas pelos testes não mudou e sim piorou o que pode ser pois ele estava normal e do nada ficou sem força pois fui subir um morro e quase não deu.

    5. EdSolique

      Marcio,
      Pode estar com problemas no sistema de alimentação do combustível.
      Filtros de combustível, bomba de combustível, bicos injetores, regulador de pressão, etc
      Abraços.

    6. marcio luiz

      ola bom dia gostaria de tirar uma duvida encontrei o cabeçote e o mesmo esta ok mandei para retifica para avaliar melhor porem estou com esta duvida TENHO QUE FAZER A PARTE DE BAIXO TAMBÉM POIS ESTAREI TROCANDO O CABEÇOTE MEU MECÂNICO DISSE PARA TROCAR SOMENTE OS ANÉIS E BRONZINAS SÓ ISTO RESOLVE MEU PROBLEMA OU IRA AUMENTAR POIS A TAXA DE COMPRESSÃO COMO IRA FICAR . OBRIGADO POR ENQUANTO ATE MAIS.

    7. EdSolique

      Marcio,
      O correto seria fazer o motor por completo. Mas dependendo da sua situação uma troca de anéis bem feito (brunimento correto) e troca dos bronzinamento caso o virabrequim também esteja dentro do padrão de trabalho, adiantaria alguns kilometros.
      Depende somente de você fazer ou não!
      Abraços.

  16. António Sousa

    Olá Ed,
    Poderia informar se o mecânico do Rodrigo Zuchetto é de S.Paulo? Em caso afirmativo o contato, pois meu carro JÁ TROCOU OS SENSRES todos e continua com engasgos, falha, sintomas iguais ao carro do Rodrigo.
    Agradeço.
    António, SP.Interlagos.

    1. EdSolique

      Antonio,
      Não saberia lhe dizer, porque as mensagens que recebo tem somente o e-mail como contato.
      E este e-mail é sigiloso.
      Caso queira entrar em contato com ele, basta responder aqui mesmo diretamente para ele!
      Abraços.

  17. Rodrigo Zuchetto

    Ao Sr. Marco Antonio dos Santos. Moro no RS, em Santa Maria. Mas acredito que se procurar e tiver sorte, encontrará um mecânico como esse, e como o EdSolique. O carro continua com funcionamento normal, em relação ao problema que tive. Quanto ao seu problema, já tive carros automáticos e acho que não tem haver com o câmbio o seu problema. Já tentou verificar o sensor de velocidade (RPM)? Pra ele se desligar, pode ser, pois, aconteceu num Ford Ka que tive. Mas sou leigo, um mecânico te dirá com mais precisão. Mas não descarte procurar um especialista em câmbios, de repente esses casos são comuns para eles. Um abraço.

    1. marcoadosanto

      Obrigado pela dica levei o carro a um mecânico que só mexe com cambio automático, ainda não descobriu o que tem mas acredito que na semana que vem irá descobrir. Agora estão em férias coletiva. Abraços

  18. guerino chierecci filho

    tenho uma mondeo com motor zetec 2.0 16 valv que está falhando e lendo acima vi que meu motor esta com o mesmo problema será que pode ser a junta do cabeçote?o que aconteceu foi o seguinte o motor estava bom más a ventuinha não acionava e o esperto aqui começou a fuçar pra ver se a mesma acionava ,acho que dei um curto qquer e nunca mais funcionou direito e ainda não está funcionamndo o que faço?

    1. EdSolique

      Guerino,
      Tudo indica que pode ser sim problemas com a junta do cabeçote, por que se não refrigerou a primeira que aguenta as consequências é a junta do cabeçote, que não pode sofrer superaquecimento. Talvez exista entrada de ar no sistema por conta de má vedação ou geração de pressão no sistema de arrefecimento, e isto impede o funcionamento correto do ventilador do radiador, do sensor de temperatura, do ar condicionado, etc.
      Abraços.

  19. Antonio

    Olá EdSolique, preciso de uma força sua. Onde exatamente fica o sensor de rotação do Mondeo 2.0 16v Zetec 1995. O motor estava como um relógio, começou a falhar e morrer e agora não pega. Gira o arranque, fica no nhem, nhem, nhem e não pega. Bomba de combustível OK, velas ok, bobina ok, bateria nova… Tenho quase certeza que é o sensor de rotação ou a fiação dele que deve estar em curto. Sei que o sensor fica no bloco do motor, mas em que local exatamente? grato desde já.

    1. EdSolique

      Antonio,
      Se você encontrar o sensor de temperatura da água do motor, que fica abaixo da carcaça na mesma direção logo abaixo bem escondido (quase que embutido), você vai encontrar ele. Ele fica olhando de frente para o motor do lado direito nesta posição que lhe falei. Melhor dizendo, perto da saída do escape.
      Uma dica: Talvez não possa ser ele e sim fusíveis, aqueles azuis, rosa que fica no cofre do motor.
      Abraços.

  20. andre

    boa noite edsolique,o meu mondeo 97 2.0 16 valvulas estava funcionando perfeitamente,levei o mesmo para a troca de bateria e depois disso ele começou a morrer ou oscilar a lenta.desconectei a mangueria do regulador de pressao e ficou uma maravilha…rsrs.mas no mes passado alguma mangueira(ar)que fica embaixo do coletor escapou,ao reconecta-la encostei no chicote da injeçao(no qual estava com a fiaçao descascada,mas funcionava normalmente)ele morreu e nao pegou mais;refiz o chicote e nada,troquei todos os reles e nada.saia centelha em todos os cabos ma a bomba de combustivel nao acionava,após a recuperaçao do chicote e a troca dos reles a bomba ficou acionada direta(quando liga o contato sem da a partida)ja faz 30 dias e nada,nao é modulo,sensor de rotação…meu mecanico d confiança (aspro power)e amigo nao esta conseguindo localizar o problema…CARA….ME AJUDA pois nao aguentamos mais ficar na incerteza.grato desde ja

    1. EdSolique

      André,
      Você vai ter que refazer todo o chicote que entrou em curto desde a caixa de fusíveis e reles que estão localizado no cofre do motor (capo), dali é que sai todas a alimentação elétrica e eletrônica deste veiculo, inclusive alimenta a os fusíveis e reles da caixa de fusíveis interna.
      Meu carro teve este problema tive que refazer o chicote várias vezes, pois os fios e conectores são praticamente iguais e também a bomba ficava ligada direta, consumia toda a carga da bateria, grande me foram os prejuízos e o problema era filetes de fusíveis pre queimados, ou seja, parecia que estava unido mais não tava, fios em curtos em baixo da caixa dos fusíveis no cofre do motor e assim foi se descobrindo curtos e mais curtos, até o rele e fusíveis das centrais ficaram comprometidos.
      Boa sorte.

  21. andre

    eu li em um comentário seu que você teve um problema parecido e quado trocou esse fúsivel ele voltou ao normal.eu só não tinha trocado os fúsiveis,vou dar esta dica ao meu mêcanico,pois ele já olhou todo o chicote e esta em ótimas condições.pois o problema tinha sido só no chicote da injeção mesmo do conector para traz esta bom.mas muito obrigado pela ajuda

  22. blogjadsonJadsonVianadeCastro

    Poxa , gostei da maneira calma , paciente , classe que vc atende á todos !! Muito bem colega , você é filho de Deus e entende isso.

  23. orlando menezes

    O MEU MONDEO 98 2.0 16V ESTAVA FUNCIONANDO MUITO BEM ,SO QUE VARIANDO A MAARCHA LENTA DANDO DE VEZ EM QUANDO UMAS FALHAS,COM SOLAVANCOS,SENDO EM MARCHA LENTA OU ACELERADO,ENCOSTEI O CARRO E DESLIGUEI A CHAVE,QUANDO FUI FUNCIONAR O DANADO NOVAMENTE NÃO QUIZ MAS PEGAR,VOCE LIGA E DESLIGA A CHAVE E OUVE O BARULHO DA BOMBA DE GASOLINA EM FUNCIONAMENTO,O CONECTOR DA BOBINA TEM OS 12 VOLTS,NO PINO DO MEIO,QUANDO DAR PARTIDA,NÃO DA CENTELHA NOS CABOS DE VELAS,ACIMA DA TAMPA DE VAUVULA TEM UM BICO DE VAUVULA TIPO CAMA DE AR,QUANDO VOCE APERTA ESGUINCHA GASOLINA,ISTO E TUDO QUE VERIFIQUEI,PODE ME DAR ALGUMA DICA DESDE JA AGRADEÇO.

    1. EdSolique

      Orlando,
      O problema de seu carro pode estar na bobina de ignição. Conector, fusíveis ou a própria bobina. Está faltando corrente elétrica para alimentá-la.
      Segundo você está funcionando a bomba de combustível, está chegando combustível na linha e na flauta, então resta somente a bobina mesmo.
      Veja se está ligada corretamente os conectores, faça teste com outra bobina.
      Abraços.

  24. Luiz Felipe

    Boa tarde Ed,
    Obrigado por colocar seu conhecimento à disposição de todos.
    Tenho uma Escort SW 1.8 16v que vem me dando muitos problemas. Ela estava boa, econômica e com a injeção 100% até que o motor estava dando umas batidinhas e deixei o meu carro com meu pai. Fui viajar e com a melhor das intenções meu pai levou o carro em um mecânico que não manjava muito do zetec e disse que a batida não era tucho hidráulico, mas os trocou, trocou velas, cabos de vela, reservatório de água, correia dentada, polia e rolamento,… detalhe, ele mandou lavar o motor antes de abrir a tampa do cabeçote.
    Quando peguei o carro, parecia uma bomba: morria frio, soltava uma batia fumaceira cinza e consumia muita gasolina. O cara checou o ponto da correia, viu as mangueiras, passou o scanner na oficina de um amigo (deu pequeno “travamento” na Lambda e no atuador da lenta), fora isso nada. Ele achou uma mangueira que não estava 100% (tinha uma dobrada, do suspiro) e o carro melhorou um pouco, mas não muito. Meu pai disse que esse cara mexeu no parafuso da TPS. O carro foi piorando até que levei em outro mecânico aqui em SC e o cara me insistiu dizendo que tinha que fazer o motor. Resumindo: foi feito o motor inteiro(pistões novos, retífica de virabraquim, bombas novas, retentores, bronzinas, TUDO) mas o problema da injeção ele não conseguiu me resolver.
    troquei atuador de lenta e o VSS estava com o chicote todo em curto e foi trocado tb. Trocou bobina e sensor de temperatura e a cada 2 dias tinha que voltar para a oficina porque tinha alguma coisa errada. Uma vez a ventoinha não liga, outra o carro oscila nas lentas, dá trancos quando anda devagar, até que depois de 2000km a junta do cabeçote queimou por não ter água no reservatório. Ninguem achou onde estava vazando e o cara quis me cobrar o serviço, mesmo estando na garantia. Tive que discutir com o mecânico e não confio mais nem na competência dele nem na honestidade.
    Agora o carro continua gastão, dá para escutar ar entrando por algum lugar na TPS, sendo que se vc dá uma acelerada forte ele estabiliza e para o barulho. Não consigo achar onde é a entrada falsa ou defeito. Hoje achei uma mangueira solta, que parece ser do vácuo do ar condicionado. É bem fina e vem da peça que fica ao lado da bateria e passa para o compartimento do motor entre os tubos do ar condicionado. Onde encaixo essa mangueira?
    O que fazer, já não posso mais olhar para esse carro e depois de gastar tanto para ter um motor novo não quero vende-lo, pois sempre cuido dos meus carros e ele está todo novinho (pneus, freios, suspensão e agora o motor). O ar tb não gela quase nada, mesmo não tendo vazamento e fiz a recarga agora à pouco). Se puder me dar alguma dica, ficaria imensamente agradecido. Desculpe pelo “livro” que escrevi no seu blog, mas às vezes tem algum detalhe que ajuda e o que eu escrevi é o resumo dos últimos 6 a 8 meses que ninguém consegue deixar meu carro como era antes.
    Um abraço
    Luiz Felipe

    1. EdSolique

      Luiz,
      Na verdade essas oficinas por onde passou foi só colocando defeito e desarrumando o que estava bom em seu carro. Mexeram onde não deviam, trocaram peças que não tinham nada a ver, fizeram o motor talvez sem necessidade e até lavaram o motor sem tomar os cuidados necessários quando se trata de motores com injeção eletrônica. Desligaram mangueiras de vácuo e conectores sem ao menos marcar as suas posições originais, e tantas outras coisas por si relatado!
      Até poderia lhe passar uma fórmula, por que tem que ser uma “fórmula”, por que através de dicas está quase que impossível, solucionar todos estes problemas!
      Estes tipos de motores, injeção, chicotes elétricos, central tem que ter cuidados redobrados, por exemplo: O chicote elétrico tem conectores praticamente todos iguais, diferenciando somente as cores dos fios porque os conectores só mudam de tamanho praticamente. Os atuadores, sensores, bobina, atuador de marcha lenta, bicos injetores, corpo de borboleta, sensor de temperatura, ventilador do radiador, são ligados no mesmo chicote, já imaginou o tamanho do problema se ligar um único sensor errado? As vezes os mesmos estão sujos ou isolados completamente e o mecânico na hora de ligar, conectar não observa estes detalhes. Aí o bicho pega, por que ele nem imagina que pode ser isto. Mas queima fusíveis, bomba de combustível, bobina, o atuador fica alterado, uma hora da marcha lenta outra hora sobe a rotação, aí vai um mexanico lá na regulagem da borboleta e aperta um pouco o parafusinho….Babau, nunca mais acerta o funcionamento, o ar não liga, a marcha lenta não estabiliza, o carro começa a beber, etc. Tudo isto por que a central está recebendo sinais totalmente errados e não sabe quem que está errado: se é o corpo de borboletas, sensor de temperatura, sensor do ar, atuador de marcha lenta, sonda, enfim. Ela manda sinal para os atuadores funcionar o carro e nada mais é estabilizado, quando existem vácuo desligados ou ligados errados, entrada de ar falso aí meu amigo a coisa fica feia.
      Tem solução? Sim tem, mas o mecânico tem que ser totalmente paciente e de um conhecimento fora do normal, porque solucionar por exemplo o problema de seu carro somente um mecânico igual a este. Para começar, somente o aparelho de diagnóstico da Ford é capaz de ler este tipo de injeção, outros leem também, mas o técnico tem que conhecer e entender como se mede, se lê, porque é praticamente tudo por código, fica difícil entender.
      Levar este carro na concessionária, acredito que para você não será viável, porque vão trocar tudo até solucionar o defeito, isto é se solucionar.

      Este mecânico que descrevi logo acima, aqui na nossa oficina tem um e ele resolve o seu problema, é só não ter pressa e ele resolve. E tem outra, ele antes de tudo vai te ouvir, vai testar o carro, analisar tudo o que foi feito e o que não foi feito, enfim, vai solucionar todos os problemas, além de toda equipe colaborar. Talvez a única coisa que possa te impedir é a distancia que estamos (Mato Grosso do Sul), temos guincho se quiser vamos buscar!
      Então meu amigo infelizmente você terá que ter tempo um pouco mais de dinheiro para investir e muita paciência, para ver o seu carro novinho novamente.
      Abraços

    2. Luiz Felipe

      Ed,
      Valeu mesmo pela resposta! Não é o que eu queria ouvir, mas eu já tinha certeza que era isso mesmo. Infelizmente já gastei uma grana com esse carro e não vou ter condições de mandar ele para sua oficina. Adoraria poder fazer isso e simplesmente confiar e não me preocupar mais com quem está mexendo nele. Também não poderia ficar mais sem o carro. Creio que minha última esperança seja a de achar uma pessoa aqui por perto, que realmente manje desse carro e que goste de desafios e não alguém que queira somente ganhar uma graninha, como tem muitos pelo país afora.
      Eu já li tanto sobre esse carro, manuais técnicos, Dr IE, fóruns, vídeos, etc que já to ficando mais esperto com ele. Acredito que um bom auto-elétrico seja minha próxima parada, para checar chicotes, aterramento, voltarem da UCI, ligação dos sensores, etc. Se alguém aqui do seu site souber de algum mecânico em SC (Garopaba/Imbituba) que realmente seja de confiança eu agradeceria muito. Revendo o histórico do carro, creio que o grande causador disso tudo foi a lavagem do motor mal executada, seguida de muito “achismo” de pessoas incompetentes.
      Se puder me dar pelo menos a dica dessa mangueira que te falei, seria ótimo. Agora à noite estava buscando onde ela poderia se encaixar. Tenho quase certeza que é a mangueira do vácuo do ar condicionado. Achei também dois tubos de metal sem nenhuma conexão, abertos. Um perto da roda dianteira esquerda e o outro vem da parte de trás do carro e sobe perto do motor, mais ou menos na região abaixo da bobina.
      Bom agradeço sua ajuda novamente. Agora é juntar forças e mais uma grainha para seguir adiante com essa odisséia!
      Fico somente pensando naquele ditado “o que vale é a intenção” para justificar a atitude do meu pai querer arrumar o mau carro de surpresa, e que surpresa!
      Abração e tudo de bom para vc.
      Luiz Felipe

    3. EdSolique

      Luiz,
      Estes dois canos que você mencionou tem duas bitolas (medidas), ou seja, um é mais fino do que o outro. Também existem duas mangueiras com as mesmas medidas ligue nestes canos, isto caso a válvula EGR esteja funcionando, caso contrario deixe como está. Se o ventilador interno (da caixa de ar está funcionado) e ar circulando entre as ventarolas de todo interior, então as mangueiras de vácuo estão ligadas corretamente. Se estiver sobrando alguma esta talvez seja ligado por trás do coletor de admissão, ela desligada gera uma grande entrada de ar falsa e instabilidade no funcionamento do motor, caso não tenha local para ligá-la procure porque existe então uma conexão em “T” ou reta para esta mangueira de vácuo. Outra coisa que não te falei é a respeito da mangueira do hidrovácuo: ela esta conectada corretamente no coletor de admissão, a borracha de vedação desta mangueira está correta? A junta do coletor de admissão foi colocada original? Onde vai o atuador de marcha lenta, as buchas de latão não foram repuxadas na hora do aperto e com isso esta aberta por baixo da junta? tem a junta?
      Luiz, são detalhes que mecânicos distraídos não consideram nos motores da Ford, principalmente os motores Zetec. São motores excelentes, tanto 8 como 16 válvulas, mas se não tiver um certo carinho, conhecimento acaba com a originalidade deste motor que detesta gambiarras e falta de componentes.
      A falta da válvula termostática por exemplo: é um grande motivo para ele já não funcionar corretamente, no entanto vem um camarada, retira esta válvula e joga fora, como se ela fosse uma vilã no motor. Se o motor não alcançar a temperatura ideal de funcionamento o sensor de temperatura não envia sinal correto e a central ignora ele e vai ignorando outros, por que a central é programada, isto que tem que ser entendido: A central é programada para o sistema, não o sistema programado para a central, a falta de qualquer componente ou defeito, sai fora da faixa de programação correta e entra na programação de erros ou ausência. E muito outros detalhes que ficaria meses aqui escrevendo.
      Abraços.

    4. Luiz Felipe

      Valeu Ed,
      Vou passar um pente fino olhando muitas coisas que vc escreveu. A termostática não tinha mas eu mandei por uma nova depois que o motor foi retificado.
      Quando tiver um resultado vou postar aqui.
      Um abração, fique com Deus

  25. Luiz Felipe

    Caro amigo Ed,
    Obrigado por suas palavras e por suas dicas. Ontem me deu a louca e eu fui atrás de um mecânico, como esse que me falou. Perguntei em alguns lugares e as dicas me mandavam para a cidade vizinha, Imbituba, onde há uma oficina grande da Bosch. Posso te dizer que não deu 30 minutos e o mecânico que era especializado somente em injeção eletrônica já começou a achar as “gambiarras”. Ele me pediu autorização para desmontar por completo desde o coletor de admissão, até todas as mangueiras, chicotes e sensores que ali estavam. Posso dizer que o cara me arrumou o carro em 1 dia. A mangueira que estava solta teria que ser ligada atrás do TBI, onde estava uma mangueira “errada”; a vedação do atuados da lenta foi feita com papel, estava entrando ar por ali; o parafuso da TBI estava totalmente desregulado; dentro da TBI, tinha uma gambiarra, uma bucha de borracha que estava obstruindo a passagem que ia para o atuados, que alguém faz para “regular” a lenta, pois o atuador original estava em curto; o chicote estava com fios em curto, tanto os do atuados da lenta como os dos bicos da injeção; o sensor de temperatura do painel estava avariado e oscilando; enfim o cara que estava mexendo antes realmente não tinha noção onde estava colocando suas “patas”. Esse mecânico de hoje ainda testou componente por componente, passou o scanner, checou os bicos e a pressão da linha de combustível, etc, etc. Ainda no final a “conta” deu metade do que eu esperava, pois quase não utilizaram peças e foi somente mão de obra.
    Hoje voltei com um sorriso para casa, com um carro afinadinho, sem nenhum problema, como o conhecia há vários meses e estava pensando em vc, que me encorajou e deu forças. Obrigado irmão!
    Fique com Deus
    Um abraço
    Luiz Felipe

    1. EdSolique

      Muito obrigado Luiz, por compartilhar aqui esta maravilha de Mecânico. Porque mecânico bom é aquele que descobre os defeitos gastando o mínimo possível, porque que isto é possível? Por que faz testes, estuda, analisa os problemas, as causas dos problemas e claro entende do assunto.
      Tiro o meu “Boné” para esta oficina e para o Mecânico desta Oficina, porque gosto de mecânicos de iniciativas, inteligentes, que respeita o cliente, o bolso do cliente, se respeita, etc.
      Aqui no Blog sempre digo aos meus leitores: Procure sempre oficina especializada para resolver o problema de seu carro, porque ali estão os profissionais de grande porte, porque se não tiver estas referencias a oficina não contrata e se contratar educa ao seu patamar.
      Claro que também fiquei feliz por seguir os minhas dicas, e ainda mais por ter resolvido os problemas de seu carro. Carro com funcionamento ruim é péssimo, da raiva, desanima, etc.
      Um forte abraço.

  26. Marcelo B.

    Olá EdSolique, preciso de uma força sua, tenho escort zetec 97, o cebolão de pau, percebi o aumento de temperatura, parei no posto na macha lenta coloquei a ventoinha funcionar direta ate voltar ao normal, fiz a troca da mesma, passou alguns tempo ele ficou fraco, tirei os cabos de vela de todos, ai percebi que o segundo cilindro ñ esta trabalhando, troquei vela, depois mudei o bico de lugar, verifiquei a corrente se tinha centelha na vela do 2 cilindro, o que poder ser “tucho travado”, estou lhe perguntando isso porque ele esta batendo tucho.

    1. EdSolique

      Marcelo,
      Meça a compressão dos cilindros, principalmente deste cilindro que está falhando. Se não tiver compressão, algo de errado com o cabeçote (válvulas deste cilindro), anéis ou pistão que engripou por superaquecimento!

  27. Pedro Gabriel Grecco

    Bom dia
    Tenho um focus zetec 2.0 16v automático.
    Levei para tirar alguns vazamentos e foi constatada uma falha em lenta, nada que incomode, foi trocado velas, cabos feito limpeza e continuou, o mecânico disse que teria que abrir o motor pois tem quase certeza de ser a junta do cabeçote queimada, ele disse também que posso ficar com o carro assim pois o que vai alterar mais vai ser o consumo que vai aumentar.
    Pode mesmo ser a junta e posso andar com ele assim?? Obrigado!

    1. EdSolique

      Pedro,
      O diagnostico do seu mecânico está quase certo! Só pecou quando disse que há problemas com a junta do cabeçote e mesmo assim não tomou providencias! Se sabe do problema, porque então não consertar antes que o pior aconteça? Há não ser que não tenha certeza e o sr° não autorizou a manutenção!
      O mecânico jamais poderá soltar o carro para o cliente com problemas, ainda sabendo qual o problema e qual a gravidade.
      Pedro, existe duas maneiras de problemas com rompimento da vedação da junta do cabeçote:
      - A junta queima entre os cilindros revelando este problema de falhamento no funcionamento;
      - A junta queima entre as vedações do cilindro e da água – gerando superaquecimento e pressão no sistema de arrefecimento;
      - A junta queima entre os cilindros e a vedação do óleo e da água – neste caso existem misturas de óleo para água ou água para óleo
      Em ambos os casos a danificação do cabeçote é inevitável e o mesmo precisa ser corrigido a sua planicidade.
      Também quanto ao problema de falhar em baixa poderá ser outra causa, como: bobina, velas com aplicação erradas, válvula do cabeçote, tucho de válvula travado, bicos, bomba de combustível, entrada de ar falsa e outros.
      Abraços.

  28. Pedro Gabriel Grecco

    Obrigado Ed.
    então acho que já posso quase descartar ser a junta? Pois ele falha só na lenta, o resto do funcionamento é normal, e se for junta ele não teria que baixar o nível de óleo ou de agua?
    A temperatura e as condições de funcionamento mesmo em estrada são normais, só se percebe a falha com ele parado. Ta complicado, acho que vou ouvir opiniões de mais mecânicos, mas aqui onde moro é um pouco complicado alguém com o conhecimento e competência para resolver algo como você tem e ainda repassar as informações! Muito obrigado pela ajuda amigo!

  29. marcio de souza

    boa tarde ed…meu mondeo 97 esta com um problema..foi trocada a embreagem dele,e agora sempre q vou ligar ele pela 1 vez ele não pega de jeito nenhum,depois de umas 10 tentativas q ele pega e fica normal.ai o resto do dia ele pega certinho ,tem algum sensor responsavel por isto?

    1. EdSolique

      No cambio,
      Tem um local onde vai um conector, e este conector é igual ao conector responsável pelo do funcionamento do motor, talvez o mecânico na hora da conexão confundiu ligando os conectores contrários.

    2. marcio de souza

      certo ,,,o sensor q vc se refere e akele q fica logo a baixo do sensor de temperatura.pois se retirar akele sensor não pega de jeito nenhum,não sei q sensor é akele…meu cambio é manual,no cambio mesmo so achei o sensor de ré e logo atras o sensor de velocidade……ja passei no scanner e não apresenta falha registrada…

    3. EdSolique

      Este é o sensor de rotação, sem ele o motor não funciona.
      O que estou me referindo é este sensor que vai no cambio (o de ré), mas como disse existe um conector parecidíssimo com ele que vai ligado em outro sensor, não me lembro qual. Ou então Marcio está faltando aterramento neste seu veiculo ou existem reles ou fusíveis queimados. Neste veiculo e em todos os veículos da Ford, qualquer reparo por menor que seja, a bateria deve ser desligada imediatamente no polo negativo, porque qualquer contato de um fio positivo com a massa, lá se foi um fusível ou um rele pro “beleléu”, e sempre de muita importância, quase sempre os de partidas.
      Abraços.

  30. Marcus Vinicius Carvalho

    Bem estou com um probleminha…. o Carro é um Mondeo GLX 98 SW

    Por dentro do Carro: travo a porta do motorista, ele trava a porta do passageiro e não trava as traseiras.
    Por dentro do Carro: Tento travar somente a porta do passageiro, deixando as demais destravadas, ele arma o travamento e desarma.
    As portas traseiras só travam internamente, pelo comando da porta do motorista, pararam de funcionar.
    Se travo a porta do motorista, consigo travar e destravar normalmente a porta do passageiro, mas as traseiras nem se movimentam.
    Na parte externa, se tento fechar a porta do passageiro com a chave, ela fecha e abre, ou seja arma para fechar somente ela propria e depois desarma e continua destrancada.
    Se fecho com a chave a porta do motorista, esta fecha a propria e a porta do passageiro normalmente, já as portas traseiras, nem se movimentam, se não fecho maqnualmente com a porta aberta e depois bato a mesma, elas permanecem abertas.
    Me parece que a central de travamento das portas parou de funcionar????
    Alguem tem uma idéia????

    1. EdSolique

      Marcus,
      Para te falar a verdade nunca vi um problema como este, mas acredito que exista um rele antes da central ou do alarme, talvez não esteja armando ou desarmando.
      Geralmente isto acontece por mal contato na chave geral das travas da porta que fica do lado do motorista, esta chave é quem controla ou recebe e envia todos os sinais para as demais. Neste carro as duas portas dianteiras, tanto uma como a outra ao trancá-las por fora trava as demais, porque ambas são ligadas em series com a chave geral da porta do motorista. Qualquer mal contato, falta de aterramento nesta linha de ligação, causa estes problemas.
      Abraços.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dicas/Oficinas (37 of 46 articles)

Switch to our mobile site

%d blogueiros gostam disto: