Motor Mercedes-Benz demora pegar

Mais um desafio para nossa equipe de reparadores da Mecânica Central.

O proprietário de um ônibus escolar com motor Mercedes modelo OF1722M eletrônico de 4 cilindros, reclamava de demora na partida do motor, o mesmo demorava muito a pegar.

Estas ocorrências vinham acontecendo a vários dias, mas por conta dos compromissos que tinha com a sua linha de trabalho, não poderia parar o carro. E assim foi insistindo por mais alguns dias.

SAM_1808

O defeito era somente na partida, depois o motor funcionava normalmente sem maiores problemas, por estes motivos o motor ficava quase que ligado o tempo todo, mas se afogasse em questão de dez minutos os transtornos voltavam. Claro que outros problemas começaram a aparecer como por exemplo: no motor de arranque, unidades, bicos injetores, baterias sem contar que isto deixava o motorista, proprietário, passageiros muito aborrecidos e com incertezas de chegar ao destino, pois o trajeto era longo e de difícil acesso de locomoção, por ser em áreas rurais.

Mas finalmente o ônibus pôde ser parado e encostado na oficina para de uma vez por todas sanar os problemas, aproveitando também, para uma revisão completa dos freios, alguns retoques na funilaria e pintura e outros reparos.

Reparação e testes

Iniciamos a manutenção retirando o cabeçote do filtro de combustível, para testes de retorno, mas tudo vedando perfeitamente e o filtro de combustível foi trocado recente. Conectamos o aparelho Scanner para rastrear o sistema e constatamos erros no injetor numero um, como o injetor é mecânico, então o problema poderia ser na unidade. Retiramos todos os bicos injetores, a unidade numero um e levamos a um posto autorizado de bombas injetoras, onde foram constatados que os quatro bicos estavam sem estanqueidades, ou seja (mijando) e com retorno além da especificação. No teste da unidade suspeita deu que estava fora dos parâmetros normais de funcionamentos.

conj. unidade

Retiramos a válvula de retorno do combustível e constatamos que a mesma não tinha nenhuma retenção (estava livre), o óleo diesel retornava com muita facilidade deixando o sistema com ar.

válvula retorno

Após todos os analises técnicos e descobertas dos possíveis defeitos, começamos com a reparação e sanar definitivamente os defeitos.

Recolocamos o cabeçote do filtro juntamente com o filtro, conectamos as mangueiras, recolocamos os bicos injetores e a unidade, a válvula de retorno nova, tudo devidamente diagnosticado e reparado, montamos todos os acessórios retirados. Deu na partida e o mesmo demorou a pegar de primeira, como o sistema estava totalmente vazio, ou seja, sem combustível levamos esta demora em consideração. Com muita partida finalmente o motor pegou, mas falhando e após retirar o pé do acelerador o mesmo afogava e muitas outras partidas para novamente pegar e ficar do mesmo jeito ou até pior do que antes. Conclusão, tivemos que recomeçar tudo novamente.

Entramos novamente em contato com o nosso bombista que imediatamente nos atendeu e outras ideias foram trocadas. Foram fitas novas conferencias em todas as unidade injetora e nos bicos e para nossa surpresa estava tudo ok. Conectamos novamente o Scanner e apareceu gravados vários defeitos, até aí tudo normal, pois o sistema de injeção não estava alimentado. Montamos novamente e o motor não funcionou mais.

Analisando o que poderia estar acontecendo

Voltando a estaca zero, paramos, pensamos, trocamos ideias, analisamos os pós e os contras, em questão de segundos toda a equipe encontrava desanimada, de repente uma ideia! Vamos conversar com outros amigos, quem sabe alguém tem conhecimento!

Entramos em contatos com amigos reparadores acostumado a mexer com este sistema e um deles nos disse que o problema era na válvula de retorno das unidade, falamos para ele que era nova, ele disse para retirar assim mesmo e testar com um relógio a pressão de abertura da mesma. Retiramos para testar e nem precisou, a mesma estava travada aberta. Colocamos a válvula usada, damos partida, demorou muito para pegar, mas pegou e firmou, mas o defeito continuava: o motor falhava e quando afogava a nova partida era ainda muito demorada.

Recorrendo a novos contatos

Novamente insistindo na ideia de encontrar um reparador filho de Deus entramos em contato com amigos de outra região e um deles nos indicou conversar com um bombista que constantemente mexe com estes sistemas de injeção, ligamos pra ele, conversamos, explicamos a situação, o que tínhamos feito, trocado, etc. O cara com a maior humildade e conhecimento nos disse claramente: Troque a bomba de baixa pressão, e o problema estará resolvido.

Tiro e queda!

Voltamos para a oficina e fomos procurar no motor onde estava esta tal bomba de baixa, até então não sabíamos da existência desta bomba e perguntar a outros até isto ficaria feio

Pensávamos que somente as unidades eram as responsáveis por toda a alimentação. Enganamos feio, Achamos a bomba alimentadora, pois existia e existe a tal bomba, o local que ela fica meu amigo, é de “arrancar pica-pau do oco”, com o motor no local o acesso é muito difícil, mas diante dos fatos nem nos abalamos.

Nosso amigo mecânico com todo o cuidado e jeito retirou a bomba, fizemos os testes e a mesma não vedava nada. Bombeava o óleo diesel com muita dificuldade, apesar das engrenagens da mesma estarem boas, sem desgastes. Mas na mesma, existe uma válvula que impede o retorno do óleo diesel, mantendo assim o bombeamento constante e o sistema alimentado e quando o motor está parado, existe uma estanqueidade por esta válvula, mantendo o combustível na linha e isto não acontecia, porque ele retornava por esta dita cuja.

Comunicamos então o proprietário que deveria comprar uma nova bomba, pois o problema com toda a certeza era ela. Reclamou um pouco, pois a bomba na época era caríssima. Como não teve escolha comprou a peça, alias teve que pedir da nossa capital. Assim foi feito.

SAM_1812

Quando chegou a peça colocamos e os problemas foram resolvidos.

183 pensamentos sobre “Motor Mercedes-Benz demora pegar”

  1. Jhonny Costa disse:

    Boa noite, tenho uma frontier 2014 que está pegando ar quando passa um tempo sem usar, geralmente da noite pro dia de manhã, quando vou ligar ela liga , logo depois desliga aí Tenho que tirar o ar e bombear o filtro pra voltar ao normal aí depois funciona normal, o que o senhor acha que pode ser?

    1. Está havendo retorno do combustível, deixando o sistema vazio. Verifique, bicos, bomba alimentadora, possível mangueiras com rupturas e outros problemas nas linhas de alimentação.

    2. Juarez disse:

      Boa noite, desculpa mas não entendi onde fica a bomba de baixa, seria a mesma de alta ou a bomba de alimentação?

      1. Dependendo do sistema a bomba alimentadora e conjugado com a bomba de alta, porém pode ser substituída. Outros sistemas a bomba e na longarina ou no tanque

      2. Jadson Lima Sousa disse:

        Boa tarde

  2. Juarez disse:

    Tenho um 1318 2007 4cilindros já testei cabeçote do racor, fiz limpeza do suporte do filtro de combustível, troquei válvula de retorno e hoje troquei a bomba de alta, essa bomba que vc postou a foto dela, e continua longa a partida, já testei as unidades e ainda continua, tem alguma outra coisa que posso fazer?

    1. O motor é o 904? da Mercedes eletrônico?

    2. Juarez disse:

      Isso, 904 eletrônico, tô quase doido já!

      1. Esse motor não tem bomba de alta, e sim unidades. São 4 unidades e se uma tiver ruim não pega. Tira elas e os bicos e manda para bombista analisar, ok. Se tiver ok, o problema pode ser parte elétrica, principalmente na chave geral, no chicote elétrico, se não for ainda isso, pode ser cabeçote do motor.

  3. Juarez disse:

    Ok amanhã volto no bombista e recomeço, obrigado por sua atenção!

    1. Beleza, esses problemas deixa o mecânico frustrado, mas você vai resolver

  4. Edivaldo travensolo disse:

    Bom dia me chamo Edivaldo tbm kkk viu tenho um MB atego 1725 6 cilindros está demorando a pegar partida longa daí pega fiz todos os bicos e testei as unidades só falta agora bomba de baixa mas o meu caminhão está fraco pra subir e gastando muito diesel média de 2.6 será que essa bomba de baixa faz tudo isso me ajude aí por favor !!

    1. EdSolique disse:

      Se tiver arta verifica se tem algum problema no sistema, por aí faz perder rendimentos o caminhão, também filtro de partículas ou turbo pode ser o problema. Verifica aí se seu caminhão e equipado com estes sistemas.

  5. NILTON LUIZ GUZZO NETO disse:

    Boa tarde

    Qual o código desta bomba original

  6. Andreas disse:

    Boa noite. Tenho um accelo 915 motor om904. Tudo normal. Troquei os filtros de combustível e o caminhão não pega mais. Da sova é não pega . Do uma bicada com Wait Lub ele pega e fica normal. Desligo e ligo normal . Só volta a nao pegar se demorar. Já foi trocado bomba de baixo cabeçote do racom. Testado bóia, módulo. Enfim não sei mais o q fazer

    1. EdSolique disse:

      O problema pode ser os filtros, existe muitos filtros ruins, até mesmo original. Ou então existe mal vedação em um desses filtros. Costuma muito dar mal vedação nas borrachas da rosca, inclusive no filtro racor.

  7. joao mariano disse:

    Tenho um 712c , começou ficar com a partida muito longa , dava um xero pegava e funcionava normal , pedi pro motora só desligar quando voltasse das entregas , mas vc sabe como é , desligava em todo lugar , moral da historia , detonou o motor de arranque , levei pro bombista , revisou toda parte de alimentação , do tanque até as unidades , trocou filtros ,válvula de retorno , deu uma geral , e nada , sugeri que pudesse ser essa bomba de baixa , mas ele descartou , me perguntou se podia tentar outra coisa , e eu autorizei , ele pegou um modulo emprestado e colocou e pegou na hora , devolveu o modulo e me avisou , cheguei la me mostrou o vídeo do teste , e tentou ligar com o meu modulo , e nada , por coincidência tinha comprado um modulo usado , busquei troquei o resolvi o problema .Então pra quem esta sofrendo com o mesmo problema procure um modulo emprestado e teste , todos motores om904 usam o mesmo modulo , inclusive o que eu montei era de um 1418 .

    1. EdSolique disse:

      Muito bem pensado o diagnóstico.
      Você executou testes antes, assim o reparo se tornou rápido e preciso, sem contar a economia.
      Parabéns também ao conhecimento do técnico.
      Existem vários defeitos, porem um não é igual ao outro, não é porque tive um problema na bomba de baixa, que relacionado ao seu problema possa ser o mesmo defeito, ou seja, a bomba de baixa. Por isso, testar sempre, com calma, analisar as causas.
      obrigado por seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *