Mistura de óleo no radiador de água

Tecnicamente este fenômeno é conhecido como: mistura de óleo lubrificante no sistema de arrefecimento.

Toda vez que a junta do cabeçote de qualquer veiculo se queima, o mais comum é misturar água no óleo, e logo o mecânico saberá a causa dos problemas e deduzirá que a junta do mesmo queimou ou então ouve trinca interna no cabeçote, furou-se a camisa do motor e outros problemas de mesmas conjunturas.

Agora quando o problema é óleo na água, aí ficam muito mais complexos os diagnósticos.

Existem mecanismos ou situações difíceis de detectar de imediato. E testes são necessários.

Mas testar como, se nem sei por onde está passando este óleo?

Pergunta muito comum para a maioria dos mecânicos e proprietários de veículos.

Estes fatos desagradáveis acontecem muito em motores diesel, porque no mesmo são instalados intercambiadores de calor na galeria de óleo que tem função especifica de resfriar o óleo. Colocados em compartimentos apropriados, o intercambiador de calor (conhecido pelos mecânicos como radiador de óleo ou trocador de calor), é instalado na galeria principal de água, onde o mesmo permanece mergulhado no líquido de arrefecimento. Imaginaram agora a gravidade do problema?

Isto quer dizer que: qualquer vazamento de óleo do radiador ou pelas juntas do mesmo a mistura de óleo na água será inevitável.

Mas estes radiadores nem sempre são instalados desta maneira. Existem instalações onde são acopladas no próprio radiador de óleo, mangueiras de água ligada do motor ou do radiador de água que fazem o mesmo processo: resfriar o óleo. Estes sistema é usual nos motores Golf, AP 2.0, Peugeot, Maxion S4 e outros.

Estas mangueiras entram e saem do radiador e se este vier a furar, romper alguma colmeia mistura óleo na água do mesmo jeito.

Nos motores do sistema Otto, o intercambiador de calor é acoplado no suporte do filtro de óleo e junto o filtro de óleo. Primeiro é fixado no bloco o suporte do filtro na galeria de lubrificação principal do motor, depois o intercambiador e por ultimo o filtro de óleo.

Porque que está instalado nesta região?

Porque Primeiro o óleo é bombeado para o filtro de óleo, depois é refrigerado pelo radiador de óleo e levado para o restante do circuito de lubrificação do motor.

Neste sistema as únicas vedações entre a água do arrefecimento e o óleo lubrificante são feitas por anéis de borrachas, que tem uma eficiência na vedação.

Levando em consideração que neste intercambiador de calor circula a água do sistema de arrefecimento e, com temperaturas elevadas facilmente será corroído por não houver proteção. Neste caso o uso de aditivo é essencial. Na falta desta proteção em qualquer motor, gera se muitos problemas de mistura de óleo na água.

Outras possibilidades de passagem de óleo para a água:

Também devemos levar em considerações que nem sempre o radiador de óleo é o vilão, existem vários outros locais no motor com estas possibilidades de passagem de óleo para a água. Exemplos:

  • Juntas de vedação do próprio radiador de óleo;
  • Selos da galeria principal de óleo do motor;
  • Pela junta da carcaça do radiador de óleo;
  • Em alguns motores existem a possibilidade reais de passar óleo pelas borrachas de camisa;
  • Pela própria junta do cabeçote se a mesma vier a romper-se  (queimar),  muito próximo da passagem de óleo para os balanceiros, tuchos do motor, etc.

Enfim, passagem de óleo para água é muito complexo e exigem do mecânico muita técnica, determinação e experiência. Quando se tem o ponto exato do problema fica bem mais fácil, mas quando não, complica bastante.

Vou dar aqui uma dica verídica de passagem de óleo para a água que pegamos em nossa oficina:

Fiz um relatório e guardei junto com muitos outros problemas que já resolvi junto com minha equipe.

Resolvi então publicar neste artigo que tem tudo a ver com o assunto, além de servir de uma dica muito útil!

  • Dica: Passagem de óleo para a água;
  • Veiculo: Blazer 1.8 4 cilindros 8v Fabricante Gm
  • Combustível: gasolina;
  • Sistema: Otto

O proprietário nos comunicou através de um telefonema que a sua caminhonete havia misturado água no óleo, quando na verdade era ao contrario. Pois bem, arrastamos o veiculo até as dependências da oficina e começamos os diagnósticos.

De inicio examinando todas as possibilidades chegamos à conclusão que o defeito poderia ser no cabeçote, pois a temperatura estava além do normal. Não era para menos, levando em consideração que não havia água no sistema de arrefecimento e sim muito óleo.

Retiramos o mesmo e examinando minuciosamente e não conseguimos detectar no cabeçote e nem no bloco do motor gravidade ao ponto de passar óleo para a água.

Mesmo assim levamos o cabeçote na retifica que fica aqui mesmo na oficina, testamos e plainamos 0,10 mm (dez centésimos de milímetros) medida necessária para um plainamento uniforme da face do cabeçote. Concluindo finalmente que esta quantia muito pequena de empenamento do cabeçote não possibilitaria passagem de óleo para a água. Mas era o que tínhamos de diagnostico mais próximo o possível, mas não convincente.

Isto quer dizer que: estávamos novamente sem opção e sem saber a causa do problema realmente!

Então prosseguimos com o diagnóstico e retiramos a bomba d’água, pois desconfiamos do bujão da galeria principal de lubrificação do motor, surpresa! Este motor não tinha bujão.

O que fizemos então?

Lavamos todo o sistema de arrefecimento e montamos novamente o cabeçote e as demais peças, pois poderia ser aquele pequeno empenamento e ainda uma possível má vedação da junta do cabeçote que é de metal. Colocamos o veiculo na “BR” e tudo parecia normal, nada de óleo na água.

Checamos tudo e entregamos o veiculo para o cliente. Dois dias depois, ele estava de volta com o sistema de arrefecimento, abarrotado de óleo. Aquela mistura branca e gosmenta, para a nossa infelicidade e desespero.

E agora?

– Agora temos que descobrir de uma vez por todas, por onde que está passando este óleo.

Nesta hora a melhor coisa é esfriar a cabeça, raciocinar e buscar a técnica: sentar, conversar e analisar todas as possibilidades para prosseguir com os diagnósticos. O mecânico responsável pelo serviço nesta área já não tinha mais argumentos, mas é um camarada que não desiste e aceita opiniões mesmo que não concorde!

Analisando então as possibilidades chegamos à conclusão que a passagem de óleo para a água era através da galeria principal do óleo do motor. Não existia outro lugar.

Lembra que nós retiramos a bomba d’água, e não havia bujão de vedação na galeria?

Pois é, não existe bujão, mas existe uma parede muito fina finalizando a galeria de óleo. Ficamos impressionados com a “perfeição imperfeita”!

Descoberta do defeito

Sabem como descobrimos?

Testando o sistema de lubrificação.

Testes da galeria

Com uma pistola de ar e sem o cabeçote, inserimos thinner na galeria de óleo que lubrifica os componentes do cabeçote. Colocamos rapidamente ar comprimido e bem vedado para não vazar o ar. Assim, comprimimos todo o sistema de lubrificação. O thinner que havíamos colocado vazou por um buraco que tinha diâmetro mais ou menos de um alfinete na galeria principal de óleo, justamente dentro do alojamento da bomba de água.

Sabe quantos dias levamos para descobrir?

Quatro dias e um para montar novamente.

Solução

Furamos a galeria que mais parecia uma casca de “ovo”, fizemos rosca e inserimos um bujão ficando igual os blocos antigos, que na minha opinião “não tinha nada que ter modificado isto”, solucionando de uma vez por todas os problemas.


Conheça também os manuais técnicos:

MTCO#Manual técnico de Corte de Óleo

MTRMF#Manual técnico da Retifica Motor do Fusca


Gostou do artigo?

Deixe aqui o seus Comentários a sua Opinião, Compartilhe!

Siga me também no Twitter Facebook Linkedin Google+

Ou então Assine a Newsletter de Mecânica Solique e receba as novidades do blog em seu E-mail.


Olá, Seja Bem-Vindo ao Blog Mecânica Solique Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Na profissão de Reparador "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos tornam profissionais em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem".

608 Comentários

  1. jose macio disse:

    ola tenho um gol ano 2005 1,0 e as vezes aparece umas pucas borra no caninho da vaqueta e eu limpo ums 3 vezs e o oleo ta limpo e no outro dia esta do mesmo jeito na parte da cima da vaqueta que pode ser?

  2. arnaldo disse:

    vc sao muito bom boa sorte anigos

  3. Dailor silva disse:

    Eu queria saber do motor da HR 2.5 turbo que ta misturando oleo na água

  4. Hellen w barbosa disse:

    Olá boa tarde
    tenho um fiesta 96 e depois de batida e conserto do mesmo ele começou a subir a temperatura,e em seguida vazar água na tampa do reservatório,troquei a tampa,mas não parou de subir.
    Quando fui olhar o nível de água e óleo havia óleo no reservatório junto com a água,parei o veículo em casa ,e retirei as velas pois o carro da a sinais de vela queimada,levei um susto pois ao tirar as velas havia água dentro do cabeçote ,e mais parecia ter água tbm no óleo do motor.
    o carro liga normal ,mas não é tô usando pois estou com medo de travar o motor…O que devo fazer?o que aconteceu com meu carro,fica caro o concerto ? E um motor endura.
    Hellen.

    • Queimou a junta do cabeçote, deve levar o carro em uma retifica ou oficina mecânica para retirada do cabeçote e fazer o que precisa ser feito.

  5. José Roosevelt Jr. disse:

    Boa tarde,
    Tenho um Peugeot 207 passion 1.4 xr com apenas 40.000 Km rodados e, recentemente fiz minha primeira viagem mais longa que totalizou 600Km. Pois bem, até então nunca tinha misturado óleo no reservatório de água mas após esta viagem, o reservatório de água está transbordando de óleo. Procurei um mecânico e ele me disse de cara que era a junta do cabeçote que havia queimado. Não contente com a resposta, e com o valor cobrado e os dias que meu carro teria que ficar parado, fui pesquisar sobre o problema e encontrei outros proprietários de veículos do mesmo modelo com problema semelhante. Resumindo, em um dos sites que li o mecânica dizia que o problema só seria a junta de cabeçote se houvesse além da mistura do óleo com a água, também a mistura da água com óleo no motor. Liguei para uma autorizada da Peugeot e, através do chassi do meu veículo, me informaram que o mesmo não tem trocador de calor ou radiador de óleo como é mais conhecido e que o problema pode ser uma caixa de água que fica acoplada ao cabeçote…Bem, peço que me ajudem pois estou com meu carro parado e pior que isso, sem saber realmente o que pode ser…Ah, quase esqueci, durante esta viagem mais longa que eu fiz, a luz d temperatura não acendeu e a vareta no painel permaneceu normal toda a viagem…Obrigado e aguardo ansioso por alguma ajuda.

    • Se não tem radiador de óleo o único lugar possível é pela junta do cabeçote ou qualquer outro lugar onde há contato água e óleo ou vice versa.

  6. adao joel disse:

    estou com um problema em um golf sr bloco de alumino o motor foi todo retificado,agora ta passando oleo para agua,o mecanico fez o teste com ar comprimido no radiador de oleo e nada ta normal,vamos fazeer um teste amanha sem o radiador para ver se vai parar…alguem pode mim dizer se o teste com ar comprimido e confiavel…alguem mim da uma dica obrigado

  7. Sin disse:

    Tenho um stilo 1.8 8v motor GM 2008, ELE NUNCA FERVEU, eu limpei o sistema de arrefecimento e completei cm aditivo, apos isso ele comecou a beber demais e saiu fumaca branca de agua no escape, e quando eu acelero forte ele vai molhando o chao, MAS ele nao baixa o nivel de agua no reservatorio de expansao….e ainda o oleo do motor troquei no mesmo dia, puxei a vareta mais nao consigo detectar agua no oleo…..voces acham que minha junta do cabecote pode ter rompido mesmo sem ter acontecido um superaquecimento ? o motor tem 124mil kms e ja tinha uns 4anos que tava so com agua no radiador, mais uso o carro diariamente e ele nunca ferveu…..Obrigado!

    • Se a junta queimar o motor falha, ferve, da pressão no sistema, etc. Verifique se tem válvula termostática, e também se a sonda está trabalhando corretamente. Leve até uma oficina.

  8. adriano disse:

    tenho s10 ano 95 /96 de lux a gasolina , no radiador passo para uma tanque de plastico a água e deves enquanto ele aquece e e borbulha isso e normal ? e o cambio parece que esta sem óleo quase e fica meio duro.

  9. mah_abech disse:

    Tenho um ford ka 2001. Sempre troco o oléo no tempo certo e mantenho as revisões em dia. Troquei o óleo (5w30) a uns 3 meses.. Hoje ao abrir o capô verifiquei que o oléo está se aproximando do mínimo. A água do radiador também está baixando.. Isso é um possivel sinal de problema da junta queimada ?

    • Amigo, Como que está a leitura no painel do carro? Temperatura, luz do óleo?
      Como o motor se comporta em rodagem? A luz do óleo acende, pisca, da algum sinal, a temperatura sobe rapidamente, é estável, sobe e demora baixar, a ventoinha liga e desliga como antes, demora, não desliga só liga a alta velocidade, etc.
      Tudo isto tem que ser visto para te falar alguma coisa, por isso recomendo que leve até uma oficina especializada ao vivo, lá o diagnóstico será preciso.

  10. iran ribeiro disse:

    Olá,
    José Roosevelt Jr.
    Hoje me deparei com o mesmo problema, tenho 207 xr-s 45.600km.
    Te pergunto! Já resolveu o problema, e pode me informar qual foi a solução.
    Abçs.

    • Rafael disse:

      Aparentemente estou com o mesmo problema no Peugeot 207 passion… O líquido do radiador está com água tipo melada misturada com o aditivo…liguei para uma mecânica que só trabalha com Peugeot e Citroën disse que pode ser o contato com o aditivo velho com o novo que eu coloquei total…

    • Pode ser borracha das camisas se for camisa molhada ou radiador de oleo

    • Iran Ribeiro Campos - Fortaleza disse:

      Meu problema foi o mesmo. Resolvido com mecanico que trabalha com Peugeot. trabalhou 11 anos na autorizada.
      Retifica (planar)
      Jg. aneis e vedacao das camisas
      Retentor do comando
      Descarbonização
      Retentor Valvula
      Junta Cabeçote
      Aditivo de arrefecimento.

      Vlr. gasto com peças, retifica e mao de obra mecanico R$ 925,80

      Obs. O mecanico informou que a junta original, tem uma borracha para vedar a passagem de oleo, , a qual desgasta com a temperatura, jogando pastícula de oleo para o sistema de arrefecimento.

      Dica: Depois de 10 dias do serviço pronto, substituir o aditivo, pois fica muito resido de oleo no Radiador. Se necessário, repetir a troca do aditivo.

      Ele sugere nao usar mais a junta original, pois vai causar o mesmo problema no futuro.

  11. Elisom Mendonça disse:

    Amigo estou com um problema sério tenho um 206 ele passou óleo para água coloquei na oficina deu retífica monto blz só q agora ta ao contrário a água q ta indo pró oleo o q fazer

  12. Douglas Martins do nascimento disse:

    Tenho uma s10 2014 e ela está jogando óleo do motor no reservatório de água qual será o problema?

  13. willian leonardo disse:

    Meu carro o óleo ficou com cor de barro e uma fasta muito grosso oque pode ser isso um problema ou algum tipo de óleo

  14. Júlio disse:

    Bom dia. Tenho um gol 16V 1.0 ano 2000. Recentemente levei ao mecânico, pois estava com problema no sistema do arrefecimento. Além disso foi trocado óleo (colocado óleo 15W40). Notei q a ponta da vareta de óleo está com o óleo esbranquiçado. Alguém sabe o q pode ser? Grato pela ajuda

  15. GLEYDSON disse:

    HONDA FIT 1.4 16V ANO 2010
    PASSANDO OLEO PARA AGUA VEICULO NAO TEM TROCADOR DE CALOR , FACE DO CABEÇOTE PLAINADA , FACE DO BLOCO SEM IRREGULARIDADE O OLEO DO MOTOR VAI TODO PARA O RADIADOR
    TEM ALGUEM QUE PODE MIM AJUDAR ?

    • EdSolique disse:

      Cabeçote de motor Honda não se plaina e nem coloca juntas de cabeçote paralela. Pode ser estes os problemas. E os parafusos do cabeçote deve ser trocados por novos e originais.

  16. lipefandrade disse:

    boa noite, estou com um problema de mistura de óleo no radiador! meu carro é um pegeout passion xr 1.4 09/10. detectei umas borras e uma cor escura na água do radiador,então levei num mecânico de confiança e logo deu o diagnóstico e disse que a junta estava queimada. como adquiri o carro a pouco tempo e o mesmo estar na garantia levei a concessionária e expliquei a situação. o mecânico de lá avaliou o carro e constatou que não era a junta do cabeçote, porém disse que era mistura de aditivos na água do radiador. logo fizeram a troca de água e do aditivo e a limpeza; porém voltou a dar o mesmo problema na água do radiador.logo o mecânico não abriu o motor para verificar se a junta estava queimada. Disse que o carro estava normal e não apresentava sintomas da junta estar queimada. semana que vem vou levar o carro na concessionaria, estou pensando seriamente em trocar por outro carro já que eles não me deram a solução do problema. o carro estar com 74mil km…

    • EdSolique disse:

      Acredito que a troca do veiculo por outro é a melhor forma amigo. Porque este problema é cronico nos carros da Peugeot.

  17. fabio dos anjos prates disse:

    qual e a provavel causa de entrar agua no bloco de um motor a diesel sem ta subindo a temperatura e de estourar o bloco e colar o pistao e o pistao trincar no meio . e o motor sendo zero comprado novo.dando com 7.743 km rodado. o caminhao e um 112 hw

    • EdSolique disse:

      O problema de colar o pistão, pode ter gerado por um defeito de injeção (bico) e de passar agua para o motor é consequência deste problema, ou seja, com o engripamento do pistão ao cilindro, pode ter causado a trinca da mesmo. Existem outras possibilidades, mas deve ser analisadas.

  18. Luis disse:

    Boas tenho um nissan sunny e o carro quando veio para a mimha mao deparei me numa fuga do radiador e a perder agua como é obvio em seguida mudei o radiador maa ha certos sintomas que estou a achar estranho o carro e de 95 injeção 1.4.. ao mete lo a trabalhar uns 5 ou 6 minutos o ponteiro da temperatura sobe ate ao meio ele nao passa disso más sera normal subir assim tao rapido e o motor aquecer tanto? E a pouco deparei me com a agua do vaso e esta um pouco castanha meti la a mão e pareceu me cheirar a oleo..
    Obrigado

    • EdSolique disse:

      Poderá estar com junta do cabeçote queimada, porque não é normal a temperatura subir tão rápido e também pode estar com o radiador de óleo com problemas, pois está misturando água no óleo. Tem que conferir todo o sistema de arrefecimento.

  19. Paulo disse:

    Tenho um c3, que acabei de pegar, o carro ficou 10 meses parado na garagem sem ligar, e o carro está normal, com a temperatura normal, kilometragem e 40.000, e novo e abrindo o motor ontem vir água junto com óleo, pode a água ir para o bloco do motor neste período que ficou parado, levei para limpar o sistema e observei que está voltando a mesmo coisa. E normal

  20. kiko disse:

    TROQUEI JUNTA CABEÇOTE RETIFICA CABEÇOTE LIMPEZA RADIADOR E O CARRO CONTINUA MISTURANDO OLEO NA AGUA .E NAO AGUA NO OLEO. PODEM ME DAR UMA DICA.OBRIGADO CONTATO 106*69184 OU 78312064

  21. sergio luis disse:

    tenho uma fiorino 97 minha preferida notei que o oleo parece estar com agua se mistura depois some e fica normal o resevatorio de expansao fica com a agua espumosa e co cor de ferrugem

    • EdSolique disse:

      Pode estar com a junta do cabeçote queimada ou deteriorada.
      Uma revisão no cabeçote e troca da junta, limpeza no sistema de arrefecimento poderá resolver.

  22. marcelo Adamuchio disse:

    ola amigo tenho um volvo nl-10 340 diesel passando oleo na agua o reservatorio fica com bastante oleo tiro cada 3 dias…nao sei mais o que fazer ja testei o radiador de oleo nao tem vazamento nada…o que mais poderia ser…obrigado

    • EdSolique disse:

      Ainda insistiria na questão do radiaor de óleo, porque testes as vezes não é o suficiente. Mas também existe possibilidades grandes de ser camisas ou junta de cabeçote.

  23. NATÃ disse:

    BOM DIA. TENHO UM PEUGEOT 206 1.4 2008, E O RESERVATÓRIO DE AGUA FICA ESTÁ CHEIO DE UMA GOSMA, UMA MELECA OLEOSA. JA FIZ A LIMPEZA E A SUJEIRA VOLTOU. O CARRO ESTÁ ANDANDO NORMALMENTE, NÃO ESQUENTA. ALGUMA DICA DO QUE POSSA SER?

  24. lucas disse:

    boa tarde,
    fiz o cabeçote do meu peugeot 206 1.0 16v, na verdade foi trocado o cabeçote, o que foi colocado ja era retificado, nesse serviço foi trocado tambem a junta e os parafusos. com 1 semana de uso começou a misturar oleo na agua, a minha duvida é ha possibiliddae do cabeçote ja esta trincado ?

    • EdSolique disse:

      Pode ser o cabeçote com possibilidade de estar trincado, pode ser o radiador de óleo e se tiver borracha de camisa pode ser elas também.

  25. admilson silva disse:

    grande inspiracao!!
    obrigado!!

  26. barros disse:

    onde fica o trocador de calor da Renault máster dci 2008 diesel o mecânico já retificou o cabeçote e continua desaparecendo o óleo do motor indo para o reservatório da agua.

    • EdSolique disse:

      Geralmente todos os radiadores de óleo ficam ligados a galeria principal de óleo e nele também vai acoplado o filtro de óleo.

  27. neimar disse:

    ola tenho um gol 1.0 16v ele esta com oleo na agua oq pode ser por onde esta passando esse oleo para agua

  28. Allan disse:

    Olá, tenho um Elba 94. Meu irmão colocou água onde se coloca óleo. O.que posso fazer?

  29. Patrick disse:

    ola tenho um mercedez 608 motor 352 possou todo o oleo do carter para o radiador oque pode ser sera que afetou muita coisa.

  30. Gustavo disse:

    Ola, parabéns pelo artigo. Estou montando um “chevette misto quente” ( bloco de chevette e cabeçote de monza 2.0 efi) e esta misturando água e óleo, ja coloquei junta de chevette e nao deu certo, coloquei junta de astra mas o problema persiste, esta com o sistema de retorno de oleo do monza vedado mas mesmo assim mistura, vc sabe oq pode ser?

  31. fernando fonseca disse:

    AMIGO TENHO UM SIENA 1.0 16 VALVULAS MANDEI FAZER O CABECOTE E ESTA NA MEDIDA CORRETA SO QUE CONTINUA PASSANDO ÓLEO PARA AGUA O Q DEVE SER? JA TROQUEI A JUNTA 3 VEZES E MESMO ASSIM CONTINUA PASSANDO ÓLEO PARA AGUA.

  32. William Pereira Santos disse:

    Olá tudo bem?

    Tenho um corsa 2001 que esta com este defeito de passagem de óleo para o sistema de arrefecimento, começou depois que a junta do cabeçote se desgastou e meu cabeçote foi retificado, porem sem nenhuma trica ou problemas graves.
    A passagem de óleo para o sistema de arrefecimento começou bem pequena, já levei diversas vezes e o mecênico desmontou e trocou diversas peças e mesmo assim não consegue resolver o problema.

    Como se trata de um carro com sistemas muito simples, tem alguma alternativa de onde pode estar o problema? Pode estar também nas paredes da galeria de óleo?

    Obrigado.

    • EdSolique disse:

      Talvez continua o problema pela junta do cabeçote, por galeria de óleo acontece se tiver trinco mas é muito difícil!

  33. Gladys Kawassaki disse:

    Olá estou vendo um carro para comprar, mas de cara apareceu um carro lindo Peugeot, mas esta vazando óleo no radiador, foi a primeira coisa que verifiquei qd vi o carro, o dono me explicou que levou no mecanico e vai ficar de 800,00 a 1000,00 par arrumar, mas sera que só isso resolve o problema ou futuramente terei dor de cabeça com esse carro? desde ja obrigada

  34. Filipe disse:

    Boa noite ando com um problema numa bmw 320d e46 de 2001 já levou 3 radiadores do oleo e está sempre a furar o que pode ser a guardo resposta obrigado

    • EdSolique disse:

      Problema sério! furar três radiador! Foram colocados novos?
      Nesta situação fiquei sem saber o que lhe dizer.

  35. Filipe disse:

    Sim novos

  36. Edmar disse:

    Boa noite eu tenho uma Máster Renault Furgão a Diesel ano 2005 V16 ,2.5 o óleo ta misturando na água e está sumindo a água do radiador e o motor fica com silasao e os bicos estão todos revisado com garantia o que pode ser ?

    • EdSolique disse:

      Óleo na água pode ser problemas com o radiador de óleo. 90% dos casos! Pode até ser em outro parte do motor, mas antes veja este item.

  37. Renan da silva mota disse:

    O meu gol g3 16v tem birra de oleo na agua do radiador oq pode ser? Não sei se esse carro tem trocador de calor
    Ele tem?
    O funcionamento ta normal não ferve

    • EdSolique disse:

      Não tem radiador de óleo, óleo para água passa pela junta do cabeçote, corrosão nas galerias de agua do cabeçote ou trinco no cabecote.

  38. Willyann A. Rigo disse:

    Muito bom! Excelente artigo…
    Mudando de área com o mesmo problema…

    Minha moto está com óleo no líquido do arrefecimento, é uma suzuki Srad 750… estou com três linhas de investigação, 1° Selos d’água do cabeçote, 2° Selos e vedações da bomba d’água, e 3° trocador de calor do óleo… pretendo começar testando bomba d’água e trocador de calor, já fui informado que este defeito é crônico do modelo e geralmente é selo do cabeçote… o que seria terrível pelo trabalho de desmontagem e montagem do comando de válvulas… Semana que vem vou iniciar os testes na esperança de ser alguma junta ou selo da bomba d’água ou trocador de calor do óleo…

Deixe o seu comentário!