Relógio comparador

O relógio comparador é um instrumento comum de medição por comparação. As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar os ponteiros rotativos diante das escalas.

Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.

O relógio comparador tem duas escalas: A escala maior onde gira o ponteiro maior as medidas estão dividas em centésimos de milímetros e a escala menor onde trabalha o ponteiro menor, tem sua escala divididas em milímetros.

O relógio comparador é conhecido como relógio centesimal para comparações de medidas internas e externas.

Existem vários modelos de relógios comparadores. Os mais utilizados possuem resolução de 0,01 mm. O curso do relógio também varia de acordo com o modelo, porém os mais comuns são de 1 mm, 10 mm, .250″ ou 1″.

O relógio comparador como descrito anteriormente é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e dois ponteiros, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato.

Conhecendo o relógio comparador:

Como medir usando o relógio comparador

O relógio comparador da figura mostrado abaixo, tem uma escala total de 10,00 mm (dez milímetros) cada divisão representa 0,01 mm (um centésimo de milímetros).

Exemplo: Se o ponteiro principal (grande) movimentar-se de 0 a 10 no sentido horário, temos 0,10 mm (dez centésimos de milímetros), de 0 a 50, temos 0,50 mm (cinquenta centésimos de milímetros) de 0 (zero) a 0 (zero), temos 1,00 mm (um milímetro, volta completa) e assim sucessivamente. Este ponteiro maior do relógio comparador conta cada traço em 0,01 mm (um centésimo de milímetros).

Note que o ponteiro (pequeno) contador de voltas se movimenta no mesmo sentido e tem sua escala dividida em milímetros, ou seja, de 0 a 1= 1,00 mm (um milímetro), de 0 a 3= 3,00 mm (três milímetros) e assim sucessivamente, note que o ponteiro contador vai de 0 a 10 mm, exatamente como o citado acima. Isto quer dizer que: É um relógio comparador de 10,00 mm, pois sua escala onde se encontra o ponteiro menor, tem uma divisão de 0 a 10 mm.

Se for preciso uma leitura de uma medida inteiro com frações de milímetros usa se observar os dois ponteiros conjuntos, exemplo:

Suponhamos uma medida de -2, 29 mm (menos dois milímetros e vinte e nove centésimos) sobre uma base que tem medidas de 10,00 mm (dez milímetros) e uma segunda base menor 2,29 mm.Veja na figura abaixo um exemplo:

Observe que: O ponteiro menor vai estar posicionado um pouco a frente do numero 8 e o ponteiro grande na marca de 71 contando de forma horária, porem estamos executando uma medida negativa (anti-horária), neste caso lemos -0,29, ou seja -0,20 mm(80) e  -9 traços, que corresponde a -0,29 mm, este exemplo é de medida negativa (anti-horário). Para medidas positivas (horário) basta inverter os processos. O resultado da medida será -8,29 mm (menos 8 milímetros e 29 centésimo de milímetros).

É bom ressaltar que este tipo de ferramenta de medidas trabalham com duas escalas:

  • Escala positiva (horário)
  • Escala negativa (anti-horário)

É simples de entender:

Os ponteiros do relógio comparador se movimentam para ambos os lados, temos então, que quando existir uma leitura horária, ou seja, acima do zero as medidas serão positivas (maior ou fechada), e anti-horárias abaixo de zero as medidas serão negativas (menor ou abertas).

No inicio do aprendizado é um pouco complicado de entender, mais a frente deste curso serão associados e explicados outros tipos de ferramentas de precisão, e que serão necessários um relógio comparador para que ambas funcione.

Onde é aplicado e o que se mede com relógio comparador

Alguns exemplos onde é aplicado medidas com este instrumento:

Retifica de motores

Em retifica de motores os relógios comparadores são bastante empregados, manualmente ou em máquinas. Os relógios comparadores sempre serão usados juntamente com outras ferramentas, como:

  • Suportes para medições de alturas (cavaletes), profundidades, cortes;
  • Ferramentas especiais para sincronismos de bombas injetoras;
  • súbitos, que servem para medir diâmetros de cilindros, alojamentos de mancais, bielas;
  • Base magnéticas para mediar folgas, empenamentos, etc.

Vejam exemplos nas imagens abaixo:

Oficinas mecânicas

Em oficinas mecânicas são usados para medir:

  • Folgas axiais, radiais;
  • Folgas de dentes de engrenagens de câmbios, diferenciais;
  • Empenamento de volante;
  • Profundidade do pinhão do diferencial, etc.

Vejam exemplos nas figuras abaixo:

O relógio comparador como vimos depende de outras ferramentas para podermos usá-los, como:

  • suportes;
  • Ferramentas especiais como súbitos;
  • Base magnética;
  • Fixado em suportes apropriados em maquinas e equipamentos.

Isso, porque só é possível medir com esse instrumento se o mesmo estiver fixo, pois depende do movimento de seu fuso.

Medir com relógio comparador em retifica

Em retificas de motores é preciso associar três ferramentas para aferimentos de um determinado ponto. Por exemplo, para medir o diâmetro de um cilindro do bloco de um motor, faz se necessário o uso do micrômetro, súbito (suporte especial para o relógio comparador) e o relógio comparador.

Veja na figura abaixo um modelo de súbito mais usado em retifica:

Próximo assunto da série: Download das apostilas

Um pensamento sobre “Relógio comparador”

  1. nival jorge disse:

    valeu meu camarada é muito importante esta sempre se atualizando, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *