«

»

Falta de pressão de óleo nos motores Gol Flex Power e Fiat Fire 1.0

relogio pressao oleoO motor foi retificado por completo, mas apos a montagem e primeiro funcionamento a luz de óleo não apaga. No relógio de pressão de óleo a pressão é zero. O que fazer?

Algo foi montado errado, fora da especificação ou então, faltou alguma coisa na montagem que não foram observadas.

É o que está  acontecendo na retifica completa de motores da linha Volkswagen EA111 e da Fiat motor “Fire”, reclamações de falta de pressão de óleo no motor. Logo após a montagem e funcionamento do motor.

Muito levam o motor imediatamente de volta na retifica ou optam por analise técnico do retificador, mas outros antes fazem reparos fora do comum, pois o motor foi retificado e erros nestes casos é muito raro e quando, pequenos.

Mas mesmo assim não acreditando em uma retifica e montagem perfeita, antes trocam tudo novamente por peças de outras marcas como:

  • Bomba de óleo;
  • Pescador do óleo;

 

  • Tuchos hidráulicos;

 

  • Eixo comando de válvulas;

 

  • Eixo do virabrequim;

 

  • Interruptor de óleo;

 

  • Mudam o óleo, para um mais grosso;

 

  • Troca o filtro de óleo;

 

  • Válvulas de retenção e alivio;

 

  • Levam para retificar novamente o motor;

 

  • Trocam bronzinas,

 

  • Bielas, bucha das bielas;

 

  • Trocam até o bloco

 

Por ultimo não resolvendo entra em contato com a retifica onde foram feitos os serviços e descontentes levam de volta o motor, já todo fuçado, alterado e exigindo garantias de serviços que após conferencias das medidas com base dos últimos dados de retifica do motor, nada se encontra fora da especificação.

E agora o que fazer?

O que há de errado?

Porque não lubrifica e não da pressão conforme especificação?

Estas e outras perguntas estão se tornando comum apos a retifica e montagem destes motores.

Mas afinal qual é o problema?

O problema é muito simples.

jet cooler fireNos motores da Volkswagen EA111, os famosos motores Power e Flex Power 1.0, aplicados no Gol e em outros veículos da montadora e os motores da Fiat, o “Fiat Fire”, aplicado principalmente no uno e no pálio. Existem nos mancais destes motores, precisamente em quatros deles, Pulverizador “Jet Coolers”, que quando em funcionamento e através da pressão do óleo exercidos pelo mancal do virabrequim é direcionado um jato bem ao centro do pistão para refrigeração do mesmo, estas são as funções principais dos pulverizadores “jet coolers”.

O que acontece é que nas retificas de motores estes jet coolers devem ser retirados, porque o retificador corre grande risco da ferramenta da máquina de mandrilhar cilindros pegar neles e causar grandes danos irreversíveis a maquina e ao bloco do motor. Também quando em processo de brunimento, o mesmo caso pode acontecer de o brunidor pegar neste jet coolers e danificar o aparelho de brunir e em consequência os cilindros do motor.

Então as retificas faz a remoção destes jet coolers e o mesmo já não poderá ser reutilizados, pois os mesmos são danificados na hora da remoção, além dos mesmos ter trabalhados com grande carbonização perdendo a sua vida útil para motores retificados.

Apos a retifica do motor serão feitos a ajustagem do motor e o mesmo estará pronto para ser entregue ao responsável, montador, proprietário, mecânico montador, etc.

Este motor para ser montado deve antes e apos chegar da retifica ser desmontado, lavado e em seguida começar com o processo de montagem. Na montagem as primeiras peças a serem montadas sem exceção são exatamente estes jet coolers, porque estas pequenas peças vão no centro do mancal em alojamentos próprios e com uma certa interferência e, devem ser colocados com ferramentas especiais para não danificar a válvula que vai em seu interior, mantendo assim a retenção que tem nos mesmos. Logo em seguida montam-se as bronzinas de mancal e na sequencia o eixo virabrequim.direção do jet

Mas o que acontece é que a maioria dos mecânicos não estão se dando conta destas pequenas e importantes peças no sistema de lubrificação, e estão se esquecendo na hora da montagem de colocar os mesmos. E para a lubrificação que precisa de pressão é fatal! Ficou sem colocar no motor a pressão de óleo será zero mesmo.

Você sabia que: Estes jet coolers ou pulverizadores, existem a muito tempo nos motores, só que antes eles eram fundidos ou furados diretamente nas bielas do motor, depois foram inseridos na galeria principal do motor e agora por ultimo estão sendo colocados nos mancais do bloco, precisamente em quatro deles direcionados o jato diretamente no centro dos pistões para efeitos de refrigeração dos mesmos. Ao contrário do que muitos pensam, estes jatos de óleo no centro do pistão não é para retirar “batidas de saias do pistões” e sim para refrigerar o mesmo da alta temperatura da combustão.

jet cooler ap

A dica esta dada e lembre-se que antes de montar estes motores, fique atento e não esqueça dos jet coolers ou então a desmontagem de todo o motor é certa.


Gostou do artigo?

Deixe o seu Comentário a sua Opinião, Compartilhe!

Siga me também no TwitterFacebookLinkedinGoogle+

Ou então,

Digite o seu E-mail na caixa abaixo e:

Receba as minhas novidades, lançamentos e algo mais que possa lhe interessar.

 

Digite o seu E-mail aqui:




Enviado por FeedBurner


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olá, Sejam todos Bem-Vindo ao Blog Mecânica Solique! Atualmente exerço a profissão de Retificador de Motores na linha diesel, álcool e gasolina. Também atuo como: reparador, montador de motores, alguns conhecimentos técnicos em motores com injeção eletrônica sistema diesel e Otto. Deixo claro que na mecânica automobilística é impossível ter conhecimentos totais, pois a cada dia nos é apresentado um novo desafio. "Ter conhecimentos e dedicação todos os dias, é que nos torna profissional em qualquer área, aprendendo todos os dias a ser melhor que ontem" (Edvaldo Dias Solique – (Ajustador Mecânico Automobilístico). Autor do Blog: Mecânica Solique Com o tema: "Mecânica dos Tempos Modernos" E também autor dos manuais técnicos: - Corte de óleo; - Retifica do motor do Fusca.

18 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Fernando

    Ola tudo bem?

    Bom eu sou novo aqui no site… e estava lendo a respeito dos problemas desses motores, na minha opinião, na falta da colocação de um pouco de lubrificante na bomba de óleo na hora da montagem… pode vir a dificultar a sucção do mesmo por estar seco, ja tive alguns problemas com isso… de partida no motor sem as velas “com o sensor de fase desligado” ate ele apagar a luz de óleo, ai então coloque as velas e de partida novamente.
    Acredito que vá funcionar…
    Abraço a todos.

    1. Mecânica Solique

      Obrigado pela dica Fernando, além da bomba também colocar o filtro de óleo de preferencia cheio de óleo, quando possível.

  2. Ricardo

    Muito bom sou gerente de retifica e ja tive varios caso deste tipo a dica e muito coreta um abraco curto senpre suas dicas

    1. Mecânica Solique

      Valeu Ricardo!
      Abraços.

  3. Marcelo Lopes da Silva.

    Ola! Solique, boa noite!

    Gostei muita deste artigo muito preciso e completo são detalhes como este que geram grande resultados na montagem do motor Serviço bem feito e cliente satisfeito.

    Um forte abraço.

  4. genicy dos santos correa

    valeu gsroto gostei da dica um abraço

  5. wenderson

    ola boa tarde
    as valvulas de 3 dos meus jet coolers estao escapando ar
    e nao encontro elas pra comprar em lugar nenhum aki no pR
    ja vi gente falando para vedar essa saida afim de evitar a perda de pressao do oleo
    isso procede??
    alguem sabe algum lugar pra comprar esses jet coolers novos
    lembrando é um ap 2.0 de santana

    1. Mecânica Solique

      Wenderson,
      Não se deve eliminar, isolar os jet coolers ou coisa parecida, eles são responsáveis para a refrigeração dos pistões deste motor, pois o mesmo tem alta temperatura nesta região, devido a alta taxa de compressão, eliminar estes componentes é o mesmo que deteriorar os pistões do mesmo.
      Estas válvulas se aberta (livre), tende acender a luz de óleo e ainda risco alto de fundir o virabrequim do motor e engripar os cilindros e pistões do motor.
      Estas válvulas você encontra em qualquer alto peças do Brasil.
      Abraços.

  6. Ronaldo Jose Esmeraldo

    boa tarde eu tenho uma f 4000 motor 229 / 4 cilindros . bom começou uma pequena mistura de oleo na agua ai um pequeno barulho no motor ai enfim eu parei e foi trocado a juntas dos cabeçotes quando acabou de montar o motor ficou muito bom ai funcionou uns 30 a 40 minutos quando eu comecei a andar com o veiculo ele afogo ai eu tentei ligar e começou um barulho bem forte oque voce acha que ouve

    1. Mecânica Solique

      Ronaldo,
      Difícil responder esta, hein!

  7. João Batista Schulz

    Ed, é possível colocar óleo de motor de caminhão em carro 1.0 16V? Digamos assim, para o óleo não afinar tanto quando muito quente……

    1. Mecânica Solique

      João,
      Não é recomendado usar óleo de motor diesel e motores do sistema Otto!
      Abraços.

  8. Luciano C. Falconery

    boa tarde Edson. Gostei do artigo. Gostaria de dá uma contribuição com relação a esse tipo de motor. Além do problema dos cooler’s tem um outro probleminha que precisamos ficar atentos. Esse tipo de motor tem um desgaste muito prematuro no comando de válvulas, no alojamento do comando no cabeçote, bem como no alojamento do comando na tampa de válvulas. Na maioria das vezes quando não é problema de desgastes na parte de força e nos injet cooler’s pode-se verificar as folgas no comando e seus alojamentos que é “batata”. A fuga de pressão óleo geralmente é ai no cabeçote, como a válvula de pressão de óleo está localizada atras do mesmo, luz dde óleo ascende, os tuchos começam a descarregar, daí a famosa e conhecida pancada de válvula.Trabalho com retífica de motores, bem como montagem dos mesmos há treze anos e já estou cansado de ver esse tipo de problema diariamente. Posso até dizer que a Wolks não foi muito feliz com o lançamento desse motor. Que saudade dos motores ap.

    Um grande abraço e espero ter ajudado.

    Luciano C. Falconery

    1. Mecânica Solique

      Luciano,
      Muito obrigado pela sua observação.
      Posso complementar ainda que a maioria destes desgastes é após desmontagem e montagem do mesmo, porque a maioria estão usando colas de silicone nesta tampa de válvula que na verdade tem dupla função (tampa de válvulas e mancal do comando), quando só se deve usar cola do tipo liquida (luctite trava parafuso por exemplo). A cola silicone tem volume muito grosso para este tipo de tampa, onde altera a folga radial do eixo comando de válvulas (folga do óleo), sendo assim o comando trabalha com folgas excessivas, desgastando os mesmos.
      Valeu a sua dica e fica aí a minha complementação.
      Abraços.

  9. Andre

    boa noite Edson,meu caso é o seguinte: montei um motor fira 1.0 8v(uno),verifiquei e os jet coolers estavam lá bonitinho e instalado no bloco,então fiz o procedimento correto da montagem,só que qdo funciono ele(motor),a luz do oleo pisca,pisca e depois que esquenta a luz fica acessa direto,o q pode ser,estou desesperado meu velho,sendo que a bomba é do oleo é nova,tudo,tudo,tudo novo zerado,lembrando q ele está meio q falhando na lenta,dá uma dica amigo…vlw

    1. Mecânica Solique

      André,
      Os jets coolers são o problema.

  10. onesimo tavares de almeida

    NETO boa noite ed montei um motor fire 1.4 ,mas nao coloquei os jet coolers ficou acendendo a lampada do oleo na marcha lenta voce acha que devo colocar novo que vai resouver o problema?

    1. Mecânica Solique

      Sem dúvida meu amigo.

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

More in Dados técnicos, Dicas, Dicas/Oficinas, Motor, Retifica (15 of 73 articles)

%d blogueiros gostam disto: