Facear o topo do pistão é correto?

Esta é uma pergunta muito discutida quando se trata de fazer motor, principalmente os motores a  diesel.

Geram estes impasses, porque todos os motores diesel tem especificações na altura dos pistões, o mesmo deve na maioria ficar acima da face do bloco, porém tem muitos que ultrapassam a tolerância máxima, requerendo com isso o rebaixamento do excesso desta altura.

pistão

Tem os pros e os contras, mas toda retifica e retificador passam por estes contratempos diariamente, mas seguem próximo dos serviços corretos e evitam o máximo a execução destes serviços.

Porém tem motor que realmente é impossível pular esta fase, por estar completamente fora dos padrões dimensional e a maioria deveria ser substituído no mínimo o bloco do motor, mas a maioria das retificas ignoram e fazem os serviços assim mesmo, principalmente recuperadoras.

Funciona do mesmo jeito, porem não exatamente como um motor original ou retificado dentro dos padrões. Imagina um bloco com altura Stander de 350 milímetros, este bloco está agora dimensionado com uma altura de 349 milímetros, pela subtração dos valores, teve uma perca de 1,00 mm e este motor vamos considerar que a altura do pistão é de 0,70 mm mais 1,00 irá para 1,70 mm, só que este motor também mesmo ajustado a altura do pistão, perde também 1,00 mm de curso, perde considerável potencia por conta do recuo do volume, o grau de injeção vai ficar adiantado segundo a regulagem da bomba injetora, mas ainda é possível equilibrar a injeção fazendo o sincronismo através de corte de óleo, enfim muda muita coisa no funcionamento do motor, queira sim, queira não. Então para este motor o correto seria trocar o bloco, Certo? Errado!

Seria o correto, mas tornear o pistão resolve parcialmente os problemas! Isto acontece todos os dias nas retificas em geral, a maioria não troca  o bloco por causa desta opção e por causa de valores.

Aqui na retifica tentamos sempre substituir o bloco, mas sempre arrumamos confusão com o cliente e ainda perdemos os serviços! E outros fazem aquilo que eu poderia fazer. Então deixamos a responsabilidade para o cliente, mas consciente das alterações.

Porque isto ocorre?

Geralmente ocorrem depois de constantes retificas do motor, devido o cabeçote e o bloco fugir de suas planicidades por queima ou desgastes em suas faces, regiões onde as duas peças são unidas por uma junta denominada (junta de cabeçote). No caso do cabeçote estas alterações, quase que não compromete a taxa de compressão, mas no caso de plainar a face do bloco, os pistões irão subir além do permitido e precisam serem ajustados conforme os padrões de fábrica, e para executar estas ajustagens são necessários o rebaixamento do topo do pistão, deslocamento na bucha de bielas ou então um pistão com taxa de compressão e altura reduzida por fábrica.

Os fabricantes tanto do pistões como do motor, não recomendam e consideram estas práticas como alterações da geometria do motor, portanto geram o motivo de perda de garantia. Estes procedimentos ocorrem com frequência em motores da linha diesel no sistema convencional, ou seja, ainda alimentado através de bombas injetoras mecânicas.

Junta de cabeçote com altura redimensional

 Nos motores diesel modernos usando da mesma bomba injetora convencional, e os motores diesel eletrônicos, estas diferença são retiradas através da junta do cabeçote, onde a mesma vem com dimensões maiores, identificadas através de pics, eliminando com isto a prática do torneamento ou rebaixamento do topo dos pistões. Geralmente existe 3 tipos de alturas e cada altura é separada de +0,20 a +0,20 mm, cada parte representa 1 pic. Exemplo: altura 0,20 mm 1pic; 0,40 mm 2 pic; 0,60 mm  3 pic. Estas medidas dependendo do motor vai até 5 pics, como a Mitsubishi L200 e Toyota Hilux 2.5 e 2.8.

Esta pratica se tornou tão boa, que a maioria hoje das montadoras de motores já adotaram. E isto para montadores de motor e retifica foi um avanço.

Observação: Tem quem pensa que juntas de cabeçote com pic, é para compensar altura de cabeçote, quando na verdade é para compensar a altura do pistão!

junta cabeçote com pic

Altura do pistão por deslocamento da bucha de biela

Outra técnica bastante prática é o deslocamento na bucha da biela quando mandrilhada. Mede se a altura dos pistões no bloco com as buchas ainda velhas, anota os valores e se estiver muito acima da medida especificadas, faz-se o deslocamento na bucha de biela nova, puxando o pistão para baixo na medida exata da altura recomendada pelo fabricante. Só que são poucas as buchas de bielas que tem materiais suficientes pra exercer está prática.

Altura Pistão

Tem muitas retificas que reabrem o olho das bielas, faz um tipo de embuchamento com bucha de ferro e depois colocam a bucha de metal exercendo com isto um super deslocamento, tanto no olho da biela e o restante se precisar na bucha de biela. É uma boa pratica, porem não recomendo para certos motores, devido o olho da biela ficar comprometido e ocorrer o rompimento e destruição do motor em casos de quebra.

Muitas marcas de motor diesel como Scania, volvo, Mercedes, Maxion, MWM existem a possibilidade de colocar bucha sobre medidas de 0,50 mm e deslocar tanto na abertura do olho da biela para estas medidas e ainda restará opção na bucha da biela. Esta pratica geralmente é para recuperar alojamentos da bucha de bielas, quando existem a quebra da bucha de biela ou a mesma tende a rodar junto com o pino do pistão, mas também podem ser aproveitados estes serviços para deslocamento do pistão para cima ou para baixo, afinal terá mesmo que fazer estas ajustagens no motor.

Algumas razões técnicas para não facear pistões:

  • O pistão possui um perfil complexo e preciso, sendo bastante sensível a deformações provocadas por esforços mecânicos, o simples fato de travar o pistão na placa de um torno é o suficiente para deformar o perfil do pistão, alterando assim as folgas de montagem podendo causar vários danos ao motor inclusive travamento. Se caso necessitar exercer estes serviços, faça gabaritos (camisa), para o pistão ser preso a placa do torno.
  • O faceamento do topo diminui a resistência do pistão a medida em que diminui a espessura da parede da cabeça podendo furar ou trincar. No caso de um pistão com face reta, sem antecâmara.
  • O anel da primeira canaleta passa a trabalhar mais próximo da área de fogo onde a temperatura é mais alta correndo o risco de engripar durante o funcionamento.
  • Em pistões principalmente da linha pesada, (motores de ciclo Diesel) a câmara de combustão é um complemento do cilindro influenciando diretamente na taxa de compressão e por consequência na temperatura de trabalho do motor. Como o seu perfil normalmente é bastante complexo, torna-se impraticável uma usinagem para compensar o volume perdido com o faceamento do topo.
  • A taxa de compressão aumenta, a temperatura de trabalho do motor também, o lubrificante perde viscosidade provocando deficiência na lubrificação e o engripamento do cilindro.

Pistões com alturas recuadas de fábrica

Para melhorar e resolver de vez estes contratempos alguns fabricantes de pistões, resolveram aderir a estas alternativas dotadas pelas retificas, e repôs no mercado pistões com alturas diferenciadas para atender diferentes tipos de motores.

Estive em uma palestra sobre pistões e bronzinas realizado pela empresa de pistões K&S, onde a mesma desenvolveram estes tipos de pistões, ou seja, com alturas reduzidas, para atender vários modelos de motores movidos a diesel, evitando com isso alterações na peça e garantindo suportes técnicos, caso houver qualquer problemas e se for o caso, ter cobertura pela garantia.

Fabricantes de pistões como a K&S, MAHLE e outros fabricantes já disponibilizam pistões com altura de compressão reduzida, para motores Scania, volvo, Mercedes e outros. Não corra riscos, você pode perder a garantia e destruir o motor.

Entre em contato com a K&S Produtos Automotivos Ltda, para maiores informações.

Rod. Arnaldo Júlio Mauerberg, 4000 Distr. Industrial I – Nova Odessa S.P.
CEP: 13.460-000
Tel.: 55 (19) 3466-9366
Fax: 55 (19) 3466-9360
SACS: 0800-707-7780

47 pensamentos sobre “Facear o topo do pistão é correto?”

  1. luiz donizeti goes maciel disse:

    boa tarde edvaldo, sim os pistão foi adquirido da metal leve, mahlei, ja verificamos tudo, bico,egr, entre outros, esta semana tiramos o cabeçote di novo, para verificar a altura dos pistão, e esta com 1 com 004,- 2 com 006- 3 com 004 – e o 4 com 004, agora estamos vendo qual seria a altura da junta, que vamos usar, ja passei em varias retificas ak e pessoal não tem essas tabela, pk eu estava usando a junta std, pk o cabeçote e novo, VC SABERIA MI INFORMAR QUAL SERIA A JUNTA ADQUADA ? HILUX 2,5 ANO 2006 MOTOR 2KD-FTV, DESDE JA AGRADEÇO.

    1. Para essa altura de pistão, a junta e mesmo a Std

  2. luiz donizeti goes maciel disse:

    se colocar junta de 1 pik, vai ficar fraca ?

    1. Não. Na verdade a junta de cabeçote desse tipo de motor não é por pique, e sim por medidas maiores de suas lâminas. Exemplo: 1,45 mm; 1,60 mm e por aí vai.

      1. luiz donizeti goes maciel disse:

        boa tarde blz, vc disse que esse motor não é pic, estranho pk toda vez que vou comprar a junta o vendedor pergunta é de quantos pic vc vai querer , e já é terceira que vo comprar.

      2. As juntas originais são vendidas por valores em milímetros, porem tem piques que são somente referencias. Como disse você, o vendedor usa dessa estratégia, mas o correto é por medidas em milímetros que são encontrados nas juntas originais, quando não somente códigos referentes a esses valores.

      3. luiz donizeti goes maciel disse:

        vc poderia passar a tabela altura projeção da hilux 2,5 motor 2kd-ftv, ja casei na net e não encontrei, meu zap 11 9 97745726, se conseguir agradeço

      4. Não tem uma altura especifica dos pistões, mas tem a junta correta (com piques ou valores em mm) para cada altura do pistão.
        Para conseguir esses valores, deve ter a altura que estava antes os pistões e qual modelo de junta e determinados piques ou valores em mm estavam na antiga junta do cabeçote.
        Entenda bem o que vou te passar logo abaixo:
        Geralmente os valores que vou te passar não são os corretos, mas são os mais atuais: 0,40 a junta é um pique ou 1.47 mm; 0,60 2 piques ou 1,67; 0,80 a 0,90 3 piques ou 1,87 mm. Porem esses valores mudam de motor para motor, devido inúmeros modelos de pistões e tipo de injeção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *