↑ Voltar para Apostilas

Apostila Motor Cummins Série B e C

Manual completo para Reparos Alternativos do Motor Cummins da série B e C

Nota importante a respeito deste manual

Este manual de reparos alternativos contém especificações e instruções para reparar e recuperar componentes danificados ou gastos dos motores da série B e C.

Para realizar os procedimentos de reparação e retifica destes motores é preciso técnicos especializados, maquinários aprovados e específicos para executar tais procedimentos.

Neste manual será mostrada as ferramentas necessárias e precisas para um perfeito recondicionamentos do motor. Não desrespeite estas regras para não se perderem na qualidade requerido pela montadora do motor Cummins.

Sempre que forem necessárias peças de reposição, recomendo usar somente peças genuínas Cummins.

Agora clique no botão baixe o manual gratuitamente e faça uma boa leitura para cada vez mais ficar bacharelado em motores da linha Cummins.

botao

Receba as minhas novidades, lançamentos e algo mais que possa lhe interessar do blog Mecânica Solique no seu e-mail, digitando o seu e-mail na caixa abaixo:

 

Digite o seu E-mail aqui:




Enviado por FeedBurner

348 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Alto Truck

    tenho um cargo 815 . gostaria de saber se é preciso usar alguma cola pra trocar as juntas das tampas das válvulas? motor cummins.

    1. Mecânica Solique

      Não, é so trocar as borrachas que são únicas para este tipo de motor.

  2. huenderson

    Estou com um ford 3/4 eletrônico
    motor cummins ele soh pega com cherinho e depois q desliga nao pega mais oq será? ??

    1. Mecânica Solique

      Problemas na bomba alimentadora da linha de baixa pressão.

  3. JOAO PAULO SACILOTI

    Olá, tenho uma f250 cummins eletrônico, ontem começou a falhar, tipo trabalhando com três cilindros, levei no mecânico e falou q poderia ser válvula desregulada ou presa, não era, ai retiraram os bicos e passaram na maquina, tb não era, será que poderiam me ajudar? Obrigado.

    1. Mecânica Solique

      Cabeçote ou o cilindro que esta falhando. Inverte os bicos deste cilindro que falha e ve o que acontece. Se não mudar nada retira o cabeçote para diagnosticos dos cilindros. pode ter pistão furado, trincado, valvula ruim, etc.

  4. JOAO PAULO SACILOTI

    Olá, tenho uma f250 2008 cummins eletrônica, a um mês coloquei o escap direto, 3″, coincidência ou não, começou a falhar, o mecânico disse q é problema de válvula, pela volta dos gases na entrada de ar ele falou q provavelmente válvula de escape, o q vcs acham? escap direto pode danificar? obrigado.

    1. Mecânica Solique

      Motor eletrônico não deve usar escape direto, porque a turbina é monitorada eletronicamente.

  5. JOAO PAULO

    Olá, a minha f250 cummins eletrônica que tava falhando, foi retirado o cabeçote e nada foi constatado, tava perfeito, os bicos foram testados e tb estão em perfeito estado, foi feito uma retifica de sede de válvula e trocado os vedadores da mesma já que o cabeçote estava fora, mas mesmo assim continua falhando, alguma sugestão, obrigado.

    1. Mecânica Solique

      Motor diesel falha quando: há problemas de alimentação, 1 ou mais bicos ruins, válvulas presa, falta de compressão, falta de vedação das válvulas e outros problemas de alta pressão.

  6. Leandro

    Estou prestes a comprar um ford cargo truck com motor cummins 6bt. Seria um motor confiavel ? Tem alguma dica fácil pra eu detectar algum problema escondido?

    1. Mecânica Solique

      éSe motor não tiver problemas e se for injeção e nunca deu pane, pode até ser confiável. Agora uma coisa é certa, amigo. Motor é uma caixinha de surpresa! E caminhão não se ve so motor, né?

  7. joao paulo

    estou cm um cargo 815 eletronico e nao pega. troquei bomba bico revisei encanaçao troquei sensor rail os dois sensores d rotaçao olhei roda fonica q vai no virabrequim troquei modulo conferi chicote ele da preçao no rail d 400 bar medi compreçao do motor q ta ok e msm assim nao pega

    1. Mecânica Solique

      E o sincronismo do motor, está ok? a bomba alimentadora da bomba de alta, já viu?

  8. boa noite tenho um ford cargo 712 troquei o motor coloquei da F350 150cc mais o caminhao na subida melhoro mais cai de mais ja nao sei mais oque fazer ja fiz bomba bico cabeçote qulquer subiba ele a 100km ela vai caido tenho que voltar marca ate 70km vazio e na cidade se vc estiver em uma subida na 2 marcha e vc bobiar tem que por 1 marcha alguma luz ai obrigado desde ja .

    1. Mecânica Solique

      O motor não é apropriado para caminhão, muda muita coisa.

  9. jaidisson ferreira

    tenho um 24.220 volkswagen ela tá soprando pelo tudo da admissão vindo do cabeçote já tirei duas vezes um cabeçote para retifica e não adiantou um pode ser.

    1. Mecânica Solique

      Pode ser as valvulas ou sincronismo

  10. joao paulo

    o que ocasiona o alto aquecimento da turbina motor cummins bican 420cv estacionario??

    1. Mecânica Solique

      Pode ser o sistema de lubrificação da mesma. Procure informação com especialista em turbo!

  11. Anderson

    Ola boa tarde tenho um cargo 815e pega normal mas Fais muita fumaça quando esta frio principalmente quando giro chega 15 Fais muita fumaça e falha um pouco mas se esquentar um pouco para a falha e a fumaça também pode me ajudar obrigado

    1. Mecânica Solique

      Problemas no sensor de temperatura que vai no cabeçote e ligado ao solenoide da bomba injetora. Este sensor de temperatura, quando o liquido de arrefecimento aquece ele desliga o sensor (solenoide) de avanço da bomba injetora. O problema pode estar no solenoide de avanço da bomba injetora ou no sensor de temperatura que vai no cabeçote, ou apenas o chicote, conector. Se o motor estiver rateando quando frio é problema, porque o avanço da bomba está estrangulado e pode danificar tanto a bomba quanto o motor.
      Quem pode resolver este problema! Somente o bombista que tenha conhecimento do assunto.

  12. paulo

    Minha ram 2012 equipada com motor 6.7 cummins. Quando dou partida de manha faz um barulho de válvulas batendo forte depois diminui ,qual seria o problema??

    1. Mecânica Solique

      Se para não é válvula e sim pode ser bico injetor, filtro de combustível ou pode ser algo mais grave no motor (biela por exemplo, pistão do motor).

Carregar mais comentários

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!