↑ Voltar para Apostilas

Apostila Motor Cummins Série B e C

Manual completo para Reparos Alternativos do Motor Cummins da série B e C

Nota importante a respeito deste manual

Este manual de reparos alternativos contém especificações e instruções para reparar e recuperar componentes danificados ou gastos dos motores da série B e C.

Para realizar os procedimentos de reparação e retifica destes motores é preciso técnicos especializados, maquinários aprovados e específicos para executar tais procedimentos.

Neste manual será mostrada as ferramentas necessárias e precisas para um perfeito recondicionamentos do motor. Não desrespeite estas regras para não se perderem na qualidade requerido pela montadora do motor Cummins.

Sempre que forem necessárias peças de reposição, recomendo usar somente peças genuínas Cummins.

Agora clique no botão baixe o manual gratuitamente e faça uma boa leitura para cada vez mais ficar bacharelado em motores da linha Cummins.

botao

Receba as minhas novidades, lançamentos e algo mais que possa lhe interessar do blog Mecânica Solique no seu e-mail, digitando o seu e-mail na caixa abaixo:

 

Digite o seu E-mail aqui:




Enviado por FeedBurner

164 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marcelo Vieira

    bom dia ..
    trabalho com um cargo 2422 , apos a substituição dos bicos ele ficou sem força e não faz mais media, ja foi testado turbina , modulo , bicos e nada resolve , o que pode ser?

    1. Mecânica Online

      A sua mensagem foi parar na minha caixa de SPAM, motivo: O seu e-mail foi recusado pelo meu sistema e não costumo responder SPAM, levei em consideração como não SPAM.
      Respondendo a sua pergunta:
      Quando os bicos são trocados devem ser sincronizados ao sistema, ou então os mesmos não serão reconhecidos.
      Porque que foram trocados os bicos? O problema eram mesmo neles?

  2. boa tarde , tenho um ford cargo 712–2009 120cv bomba mecanica troquei o motor coloquei o motor da F-350 2003 150cv bomba mecanica e mesmo assim o caminhao pede muito na subida ,com o motor antigo era ate pior ,morro a baixo e reta o caminhao anda muito 110kmh a 3.200 rpm alguem pode me dar uma luz ,entra no morro a 100 e sai a 70 vazio .

    1. Mecânica Online

      A bomba injetora deve estar com problemas, fora de sincronismo ou o avanço da bomba não está funcionando.

  3. boa tarde fiz essa bomba faz 20.000 antes era assim e continua mesma coisa.

    1. Mecânica Online

      Então o problema é no motor, cabeçote ou ainda na bomba

  4. Denão

    boa tarde como consigo comprar um jogo de bicos completos com carcaça e tudo do caminhao ford cargo 814 ano 98 equipado com motor cumins 4bt por acaso voceis teria algum catalogo ou site de vendas com codigos e aplicacoes desde ja agrdeco

    1. Mecânica Online

      Só dirigir até uma concessionaria de pesados que eles tem tanto o catalogo, aplicação como os bicos.

  5. emanuel

    ola tem um motor cummis serie c foi trocado o kits foi feito cabeçote mais esta esquetando muito hoje notei que ta jogando agua no suspiro

    1. Mecânica Online

      Emanuel,
      Problema a frente, alias já está com problemas, mas onde?
      Testou o cabeçote?
      colocou as borrachas de camisa corretamente?
      deixou a projeção das camisas na altura correta?
      Usou junta do cabeçote original?
      Trocou os parafusos do cabeçote? Apertou corretamente e na sequencia?
      Conferiu compressora de ar?
      Viu como tem vários quesitos antes de montar um motor, retificar.

  6. andrews assis

    tenho motor cummins serie b. quando esta funcionando cria ar no reservatoria.derramando agua pelo suspiro.ando eo carro fica com a temperatura normal mas agua fica no minimo. levei no mecanico ele falou que é o compressor. o que relmente pode ser.fis esse motor tem 3anos agora que apareceu esse problema.

    1. Mecânica Online

      O mecânico pode estar certo. Isole o compressor e faça teste.

  7. cleiton martins

    boa tarde. tenho um caminhão ford cargo 2422 2004 , e ele esta jogando agua pela tampa do reservatório , mais a temperatura fica normal. quando eu chego de viagem e desligo o motor, depois de umas horas ele começa a jogar agua com ar. já troquei junta de cabeçote foi testado e plainado, não tinha marca q estivesse queimada. as camisa estava tudo nos conformes. compressor foi testado. e o problema ainda continua. a bomba d agua pode jogar ar no sistema? obrigad…

    1. Mecânica Online

      Não. A bomba de água tem a função de bombear água. O problema pode estar na junta do cabeçote, no cabeçote do motor ou então pode ser no cabeçote do compressor de ar ou então pode ter camisa furada mesmo que seca.

  8. robson dourado

    Estou com um cargo2628 ano 2011/12 com 78000 km e ele esta consumindo 10 litros de óleo de motor por dia. O motor não falha não queima branco na descarga não perdeu a forca porém sopra um pouco no suspiro. Segundo o motorista quando esta em top mais joga óleo no suspiro. Existe alguma possibilidade de ser alguma outra coisa que os anéis?

    1. Mecânica Online

      Não, é o motor mesmo.
      Nosso caminhão aqui deu este problema com 50 mil, tivemos que fazer o motor e não deram garantia.

  9. emanuel

    ola ondi eu consigo encontra peças para cummis serie b importado

    1. Mecânica Online

      Amigo,
      Somente noss Estados Unidos.
      Peças de Cummins só original e, é fabricada nos Estados Unidos e distribuído para o mercado de reposição exclusivo da Cummins em todo o mundo.

  10. Antonio

    Colega tenho um motor cummins serie c e trincou o cabeçote na saida para a tubaje , adianta soldar ou tenho que trocar o mesmo ?porque trinca ali não faz força !!!

    1. Mecânica Online

      Se não compromete nada pode sim soldar.

  11. Diogo

    Tudo na paz amigo ? Parabéns pelo site !! estou com algumas dúvidas em comprar o meu primeiro caminhão vamos lá:

    Pretendo trabalhar com água mineral fazendo entregas nas cidades , penso em um caminhão no Toco:

    Vw 17220
    Vw 17210
    Vw 15180

    Desse o que posso comprar na faixa de preço são do ano 2005 , dúvidas ?

    Qual a diferença entre o Vw 17220 e Vw 17210 ?

    Qual deles nesse ano vem com o Motor Cummins Série B ou Série C ? Qual seria o melhor ?

    A Bomba Injetora dos Vw 17220 e Vw 17210 até o ano 2005 é a Bomba Grand em Linha ? é verdade que apartir de 2006 veio com a Bomba Injetora Rotativa VE, que é mais problemática ?

    Verdade que caminhões mecânicos até 2005 esse que citei e também o Cargo 1722, são melhores que os Eletrônicos de 2006 acima ? por que ?

    O custo de manutenção do Motor MWM do Vw 15180 é bem mais barato do que o motor Cummns ?

    Como te falei penso em um caminhão no toco .. para no futuro trucar … qual seria o melhor?

    Desculpas por tantas perguntas ..

    Obrigado pelas respostas

    1. Mecânica Online

      Não tenho muito conhecimento no geral de caminhão, em se tratando de dirigibilidade e nem sei te falar qual o melhor, porque acredito que todos são bons. Tanto com motor MWM e melhor ainda com motor Cummins serie c o b. Existem muita diferença entre o caminhão 17210 para o 17220 se estiver certo, porque não me recordo de imediato o motor do 17210 é MWM e o 17220 é cummins, e as trações também muda; um é 4×2 e outro é 6×2 um é interculado e outro não, como disse várias coisas mudam de um modelo para outro.
      Os caminhões com sistema eletrônico são excelentes, para o seu trabalho acredito ter ótimo rendimento e economia.
      Os caminhões com bombas injetoras mecânicas tende a gastar muito no sistema de entrega, não sei se é o seu caso.
      A bomba injetora em linha sempre foram melhores do que as rotativas. As bombas injetoras em linha são lubrificadas pelo óleo do motor, as rotativas pelo óleo diesel, ou seja, tende a estragar muito mais rápido por causa da água no óleo diesel. Mas, o problema é que todos os motores de hoje são bombas rotativas ou eletrônicas de alta pressão, ambas lubrificadas pelo óleo diesel.
      A manutenção de qualquer caminhão seja ele mais novo ou mais velho de ano, não importa, terá sempre custo alto. Tudo depende de qual manutenção será feita.
      O que vale é cuidar bem do bruto, e a manutenção será minima.

    2. Diogo

      Tudo na paz amigo ? muito obrigado pelas dicas … irei me organzar e ver se compro o Vw 17220 ou Cargo 1722, mesmo que gaste mais irei comprar o de Bomba Injetora em Linha mesmo que é até o ano de 2005 , manutenção mais fácil para a região que moro aqui na Paraíba !! Sim por que você não faz um fórum só de caminhão ? tipo lugar para fazer o Cadastro com Login e Senha ? obrigado irmão

    3. Mecânica Online

      Caminhão é um pouco complicado, porque envolve vários sistemas e as vezes é difícil passar ou tentar passar soluções por comentários, fórum, etc.
      Mexemos muito com caminhão aqui na oficina, reifica e, cada abacaxi. rzrz!!!
      Mas, no que puder ajudar, junto com minha equipe, amigos deste segmento, vamos sim atender duvidas de donos e reparadores de pesados aqui mesmo no Blog!

    4. Diogo

      kkk tudo bem irmão .. então irei te fazer muitas pergunras se prepara . kkkkkk

      O Ford Cargo 1722 ,se comparar com o Vw 17220 , pelo que sei só perde na questão de revenda .. queria saber de mecânica .. qual o melhor dos 2 ? qual teria a manuntenção mais enconta ? ou só dando a manutenção preventiva .. terei um bom caminhão para trabalhar por vários anos ? obrigado pela atenção

    5. Mecânica Online

      Diogo,
      Hoje quem manda no mercado são os eletrônicos, (quase que obrigatório por lei por causa do meio ambiente). Não que os convencionais não são bons, são, porém não acompanham as novas normas ambientais e não tem como mudar isto, para enquadrar nesta lei! Como disse: qualquer caminhão em bom estado de conservação é bom, pode ser eletrônico ou não. Tudo depende de quem usa e como é usado pode ainda podem trafegar nas rodovias e tudo mais, não sei por quanto tempo. A tendencia é ser eliminados todos os caminhões com bomba injetora convencional e também os veículos carburados e até mesmo os eletrônicos que não se enquadram nas novas normas.

    6. Diogo

      Boa tarde amigo, muito obrigado pelas dicas ..fico feliz porque o site voltou … agora estou com outras dúvidas .. em outro caminhão.. encontei um VW 13190 , ano 2002.. e ele tem o motor Cummins, gostaria de saber se é o tal do Cummins 6BTAA ? no casó esse é o Série B ? vim que esse caminhões VW 13190, são raros de encontrar .. pois os VW 13180.. todos são com o motor MWM .. o que você sabe a respeito desse caminhão VW 13190 ano 2002 ? tem como você passar seu numero de contato ? obrigado pela atenção

    7. Mecânica Online

      Olá Diogo,
      Estamos de volta com o site, precisei fazer umas modificações, atualizações….Ainda estou mexendo na interface, mas como é muita coisa para ser mudado e o tempo curto, tenho que ir mexendo de vagar e também não pode ficar fora do ar né?
      O meu conhecimento sobre este caminhão 13190 também é pouco, a unica coisa que sei vagamente é que foram feitos várias modificações pela Volkswagen, começando pelo motor. Na verdade estas mudanças é quase que parecido com licitações publicas! Quem oferece o melhor preço é quem ganha. Neste caso a Cummins é quem ganhou e colocou o seu motor eletrônico. Outra coisa que muda é o sistema (software), de injeção. A MWM usa o sistema Bosch e a Cummins o sistema Siemens. Mas também não tenho certeza se ainda continua usando este sistema, porque as montadoras mudam constantemente os sistemas também. Do mais, é praticamente tudo igual de um modelo para o outro.
      Estes modelos de caminhão com todos estes novos sistemas, motorização, transmissão me parece muito bom. E a concorrência está cerrada e todos tem que por no mercado coisa boa e durável. A Volkswagen, Cummins, magnetimareli, MWM, Bosch, etc. São empresas conceituadas, respeitadas e o melhor, fornece somente mercadorias de primeira qualidade. Já o consumidor raramente tem informações destas mudanças continuas. É como disse: Tudo questão de valores!

    8. Diogo

      Muito obrigado pela atenção meu amigo !! no caso você sabe informar se o Vw 13190 ano 2002 com o motor Cummins, qual seria a bomba injetora dele ? Bomba Grande em Linha ? ou a pequena rotativa VE ? qual o seu numero de contato ? obrigado !!!

      Estou quase comprando um caminhão desse por isso as dúvidas grandes,, vai ser meu primeiro caminhão !!

    9. Diogo

      Boa tarde amigo . estou com as fotos da bomba injetora do caminhão Vw 13190 ano 2002, como posso te mandar para que vocês me diga se é a Bomba em Linha ou Bomba Rotativa VE ? agradeço pela atenção !!

    10. Mecânica Online

      envia anexo pela pagina de contato.

  12. robson

    estou precisando do diagrama eletrico da f250 2011, você tem ele ou algum contato onde eu possa adquirir?

    1. Mecânica Online

      Robson,
      Só na concessionária Ford este diagrama, ou em algum site especifico.
      Feliz Natal.

  13. Douglas

    Olá amigo, lendo aqui vejo que você é muito entendido sobre motores cummins,
    Estou com problemas no meu série b 6cc 170bt,a tempos ele vaza óleo, acabamos que era o retentor do vira, trocamos, o vira foi polido, montado com bronzinas novas std, nas camisas não tem calo aparente, todas as juntas novas, a carcaça de alumínio que abriga as engrenagens ali na frente do motor foi soldada pq estava rachada, bomba de óleo foi trocada, ea bombinha alimentadora de diesel tbm, a bomba ejetora foi adiantada, ficou bom, melhoro pouca coisa a força, mas.começou q vazar denovo, e bastante, ele está jogando óleo pela vareta, e a água borbulha no reservatório, o caminhao está sem força e vazando óleo na caixa seca, na parte da frente, vaza 2 litros por dia se não rodar muito, estou desanimado, o motor está com 400.000, oque você sugere que devo fazer? Queria aumentar um pouco a força depois que fosse reparado esse problema que me persegue, um bombista me falou que se eu trocar os bicos e abrir mais a bomba ele ganha aproximadamente 30 cv isso é verdade? Espero que vc me.aconselha um grande abraço

    1. Mecânica Online

      Douglas,
      Primeiro faça o motor completo, incluindo bomba e bicos injetores, turbina e tudo mais. O motor está com problemas nos kits (pistão, camisa e anéis).
      Depois procure um bombista que entenda ou um mecânico especializado em linha diesel e que conheça motores Cummins, para sincronizar o ponto de injeção.
      Uma dica: Bombista jamais em hipótese alguma pode mencionar ou indicar para o seu cliente, abrir o óleo da bomba injetora seja qual for o motor ou bomba injetora! Bomba injetora e os bicos tem que trabalhar dentro dos padrões de tabela do motor, sem exceção. Isto causa danos irreversíveis para o motor e, não ganha potencia e sim problemas ao motor.

  14. Douglas

    Olá, o motor foi aberto recente e não tem nada errado com camisas e anéis, oq faltou testar foi o cabeçote, quanto ao vazamento, ele está na carcaça das engrenagens, oque não entendo e a água do reservatório borbulhar, o respiro do motor não vaza nem pinga, o compressor.foi feito, ele vibra um pouco não sei se é normal, vou retirar novamente para trocar a carcaça das engrenagens, a tampa e testar o cabeçote, será que uma troca de anéis seria viável?

    1. Mecânica Online

      Troca de anéis nunca será viável.
      Estava analisando a seu comentário e acredito que o seu problema (do motor), poderá ser no compressor. Raramente retifica, desmontagem e montagem de compressor nunca fica 100%, quando muito 50%.

  15. Douglas

    A uns 6 meses eu fiz o compressor, pois estava passando óleo no ar, desde então não passa mais óleo, mas vou mandar abrir e conferir, ele vibra um pouco em média rotação, em baixa ou alta não vibra, comprei a carcaça da distribuição e a tampa nova, vamos ver se resolve, um feliz 2015, que seja um ano próspero, abraço

  16. José Clayton Diogo da Silva

    bom dia, tenho um ford cargo 4532 motor cumis, fiz um parcial no motor, foi feito cabeçote, troquei anéis , bronzes e todas as juntas, notei que quando é forçado a temperatura quer subir além do normal, quando alivía ela estabiliza no meio, agora por último notei que está jogando óleo lubrificante pela vareta. Você pode me dar uma dica do que deve está acontecendo?

    1. Mecânica Online

      Motor Cummins quando for fazer tem que fazer completo, troca de anéis não funciona neste motor.

  17. emanuel

    ola to com um caminhao ford cargo 2629 eletronico nao consigo trabalha com ele ta esquenta ndo muito

    1. Mecânica Online

      Verifique todo o sistema de arrefecimento (radiador, bomba de água, válvula termostática, reservatório e tampa de expansão, vazamentos, etc).
      verifique também (porque da muito este tipo de problemas), o compressor de ar. Faça teste no motor com este isolado, temporariamente.
      Junta do cabeçote pode estar queimada.

  18. cleber

    Boa tarde , tenho um cargo 2006 ,2422 eletronico o meu problema e que esta passando agua para o carte ,com esse defeito o motor nao perdeu forca nao fica variando a marcha lenta esta normal o funcionamento, teria algo no bloco , agua escorre na parte de tras do motor entre o virabrequim eo bloco .

    1. Mecânica Online

      Verifique o selo de vedação que vai neste local.

  19. emanuel

    to com dor de cabeça referente o motor cummis eletronico que usa arla se tem possibilidade de isola. fazer ele anda sem quais as vantagem e desvantagem

    1. Mecânica Online

      Emanuel,
      Não sei te dizer ainda quais as vantagens e desvantagens de andar sem arla. Só sei quem tentou ou alterou teve vários tipos de problemas eletrônicos no caminhão.
      Existe dois sensores de oxigênio lá no sistema de escapamento, e várias informações são enviadas para a central do veiculo, se não tem esta informação corre o risco de panes no sistema. Esta é a teoria que tenho por enquanto.

  20. florivaldo

    estou com poberma com motor 310 cuminis serie c esqueta muito já fis toca de radiador torquei junta do cabeçote

    1. Mecânica Online

      E o compressor, já reparou?

  21. ladircio paiva

    OLA, tenho um ford cargo 2422 ano 2004 ,10 dias atras eu estava em uma subida forte e ele comecou a perder força ate ao ponto de parar mas continuou com a marcha lenta igual, tive que eliminar o sistema de filtro que e da marca purifilt e ligar direto do tanque apenas com o filtro de oleo diesel que vai no bloco motor e mesmo assim percebi que perdi uma marcha com relaçao a forca do motor voce pode me dra alguma dica por onde começar o diagnostico

    1. Mecânica Online

      Acredito que o problema pode estar nos bicos ou bomba alimentadora da linha de baixa pressão.

    2. ladircio paiva

      realmente amigo o defeito tava na bomba de alimentacao de baixa pressao a mola estava quebrada aproveitei e troquei todo o reparo e coloquei uma valvula no retorno para aumentar os bar de entrada da bomba caminhao ficou file obrigado.

  22. Douglas

    Bom dia, vim relatar q manutenção do meu cummins série bt 170cv, como nos comentaRios anteriores estava difícil acertar o diagnostico, os mecânicos axavam que o vazamento era no retentor do virabrequim, o retentor.foi trocado sem sucesso, resumindo o virabrequim foi testado em retifica e não tinha nada errado, mandei polir e montei com bronzinas novas std, Porém o vazamento continuou, a luz do óleo acendia na lenta, E jogava óleo fora peça vareta, pois bem, parei o caminhao novamente, troquei a carcaça da distribuição, tampa da carcaça da distribuição, juntas e retentores,. Mandei revisar bomba ejetora e bicos, troquei as tampas do reservatório de água, enfim ficou show de bola, o bombista abriu um pouco a bomba e sincroniza ela, o caminhao não vaza mais, não acende a luz do óleo, e ficou com uma potência muito além do que estava, estou contente, não baixou óleo nem água. Espero ajudar vocês compartilhando isso. Abraço

  23. Marcilio

    BOA NOITE, TENHO UMA VAN RENAULT MASTER 2007, MOTOR 2.5 DIESEL E ESTOU TENDO UMA DOR DE CABEÇA A UNS 3 MESES, ELA COMEÇOU A JOGAR ÓLEO DO MOTOR PARA O SISTEMA D’ÁGUA, O RESERVATÓRIO ESTAVA COMPLETAMENTE CHEIO DE ÓLEO E ESBORRANDO, CHAMEI UM REBOQUE E LEVEI PARA OFICINA, O MECÂNICO INFORMOU QUE SERIA O TROCADOR DE CALOR, TROQUEI E ISOLEI, MANDEI FAZER O TESTE DE TRINCA DO CABEÇOTE NA RETIFICA, FIZ TODO O SERVIÇO DO CABEÇOTE E MOTOR, DEPOIS DE MONTADO FUNCIONOU PERFEITAMENTE, FUI PRA CASA E NO OUTRO DIA FUI VERIFICAR O NÍVEL DE ÁGUA E CONSTATEI O MESMO PROBLEMA, TINHA JOGADO ÓLEO NOVAMENTE NO RESERVATÓRIO, LEVEI NOVAMENTE O CABEÇOTE PARA RETIFICA FAZER O TESTE NOVAMENTE E NÃO DEU NENHUM PROBLEMA, E AGORA O QUE DEVO FAZER?

    1. Mecânica Online

      Em primeiro lugar limpar completamente todo o sistema de arrefecimento (tarefa árdua), depois trocar todas as mangueiras, todas! As mangueiras detêm 80% da borra do óleo em suas paredes, o radiador de agua também deve ser limpo ou trocado, limpar, lavar não sai. (É igual a canos de rede de esgoto de pia de cozinha). Para tudo isto funcionar o radiador de oleo deve ser trocado por um novo apos ter cido efetuado todas estas limpezas,depois terás ainda vestigios durante meses. Deve ir limpando, limpando e limpando o sistema.

  24. lecivaldo

    boa noite tenho um f4000 motor cummins ano 2002 que tipo de oleo posso usar.

    1. Mecânica Online

      óleo normal para motores diesel. 15w40

  25. jeferson

    ola boa tarde trabalho com cargo 2423 ano 2012 nao consigo fazer media com ele maior que 2.8 sei que terreno onde ando nao ajuda mas mesmo assim axo muito alto o consumo oque posso fazer pra melhorar?obgd

    1. Mecânica Online

      Nada, esta é a media.

  26. gilso

    boa noite tenho um vw 18-310 e ele esta aquecendo muito fiz limpeza e varetaçao e no começo fico bom agora ele começou a esquentar d novo e ta voltando uma borra preta no reservatorio de agua fico no aguarde

    1. Mecânica Online

      Veja o compressor de ar, radiador de óleo, junta do cabeçote, cabeçote….

Carregar mais comentários

A sua dúvida, opinião e cometários é muito importante para todos os leitores. Agindo assim ajudaremos a todos!

%d blogueiros gostam disto: