Qual o motorista que ao chegar no posto de gasolina para abastecer o seu carro, não se deparou com esta pergunta do frentista:

Olha água e óleo senhor(a)?

Lava o para-brisa?

Isto nada mais é que uma gentileza oferecida pelo posto de gasolina, mas cuidado que poderá ser um grande problema. Lavar o para-brisa é uma boa escolha, mas jamais deixe abrir o capô de seu carro quando for abastecer e principalmente se estiver viajando, a não ser que tenha realmente um problema, para isto acione os serviços de emergência das estradas ou um amigo, parente.

nivel-oleo

Olhar água e o óleo, não é nada demais, mas completar só por completar jamais deixem fazer isto. Este é um grande erro e um enorme problema para o motor de seu carro, pode até ser o fim de uma viagem, caso seja este o caso!

Na maioria dos casos estes são as causas de muitos motores ferver ou fundir nas estradas!

Talvez você esteja questionando a questão e achando um absurdo tal afirmação! Mas é 99% de veracidade.

Estes fatos já foram pesquisados e constatados entre mecânicos e até mencionados em palestras sobre arrefecimentos.

Quem está viajando, dependendo da distância, vai chegar o momento de precisar abastecer o carro, encosta-se então no posto de gasolina mais próximo para abastecer, dar uma relaxada e enquanto isto o profissional daquele posto abastece o seu carro, outro se oferece para dar uma olhadinha na água e óleo do motor, ergue o capô, puxa a vareta de nível de óleo que com certeza vai estar baixo, devido o mesmo estar muito quente, esparramado pelo motor escoando para o cárter, depois da uma olhadinha do lado do reservatório de expansão que também poderá ou não estar abaixo do nível máximo, a maioria das vezes está. Diante destes exames o frentista diz precisar completar o óleo e a água do sistema, pois ambos estão abaixos dos níveis. E o viajante autoriza. O frentista abre a tampa do óleo e coloca ali um óleo qualquer, abre o reservatório e enche o reservatório. Pronto, está marcado o fim de sua viagem pois cometeu dois erros ao mesmo tempo e um dano ao motor do seu carro.

Queridos leitores: Frentista é um profissional do posto somente para abastecer o tanque de combustível do carro, troca de óleo, e outros serviços estes profissionais não tem conhecimentos, pois não são reparadores, muito menos são treinados para estes fins, claro que tem posto que oferece serviços muito bom de troca de óleo e filtro, mas os demais são apenas mera camaradagem oferecidas, é um tipo de Sejam Bem-vindos!

reservatorio_expansao

Tenha certeza de uma coisa: Se a água estiver no nível máximo ou mínimo ou entre estes níveis não há necessidade de correção, o mesmo serve para níveis de óleo.

Quando é aberto o sistema de arrefecimento do motor de seu carro ainda quente o sistema entra ar e na maioria das vezes o frentista de um posto de gasolina não tem noção que isto acontece ou o que pode acontecer futuramente ou nem chega tanto ao futuro, talvez 500 metros depois e o motor superaquece!

Outro gravíssimo erro é completar a água do reservatório com o motor quente e desligado. Se isto acontecer e quando a temperatura atingir o máximo o volume desta água irá aumentar completando e preencher todo o espaço de estanqueidade do reservatório até que a válvula de alivio da tampa se abre e o excesso desta água é jogado fora e também a maioria do sistema, causando com isto entrada de ar também no sistema e o superaquecimento do motor por falta do liquido de arrefecimento.

motor_ferveu

E quando isto ocorrer você já estará viajando e muito longe do posto de origem da causa de todos os seus problemas, e nem vai saber por que o seu carro ferveu.

Ai você vai questionar:

A pouco tinha água no sistema!

E para segurança até completei a água!

O que pode ter acontecido?

Há estourou a mangueira do radiador!

Mas porque que estourou?

Pois é, a mangueira ou o radiador estourou porque a ventoinha não ligou companheiro!

Mas eu fiz revisão antes de viajar e estava tudo ok e o serviço foi acompanhado!

Mas um motivo para não mexer e nem autorizar mexer em sistema nenhum durante a viagem, somente abastecer e tchau.

Com certeza foi bem feita a revisão de seu carro, mas todas as causas do problema de aquecimento e ruptura da mangueira, queima da junta do cabeçote, explosão da válvula de segurança do reservatório de expansão, rompimento do radiador de água, e até engripamento dos pistões foi por causa da entrada de ar no sistema de arrefecimento e da expulsão do liquido de arrefecimento pela tampa do reservatório por conta daquela completada de água no posto de gasolina.

Dicas sobre sistemas do veículo

Nunca se esqueçam destas dicas:

Quando é aberto o sistema de arrefecimento ainda quente há pressão no sistema e esta pressão joga a água para fora, sobrando vários pontos vazios dentro de todo o sistema, criando bolhas de ar no bloco do motor, radiador, mangueiras e outras partes do sistema de arrefecimento.

Quando coloca-se água novamente no sistema, este ar deve ser retirado totalmente pelos locais apropriados para estes fins, se não conhece, pede para um reparador profissional. Se isto não for feito o liquido do arrefecimento não vai circular e o motor vai superaquecer, porque o motor está a todo vapor, e a ventoinha não vai disparar quando deveria resultado:

  • a ventoinha não aciona porque o sistema eletrônico não sabe deste problema e começa a derreter pistão, junta do cabeçote, o cabeçote, estourar mangueiras porque a válvula termostática está inoperante, porque a mesma é calibrada para abrir e fechar conforme temperaturas programadas ao seu grau de expansão, mas a água não chega até ela, como vai então funcionar.
  • O mesmo acontece com o sensor de temperatura, se não tem água para marcar a temperatura como vai marcar algo no painel?

É por estes motivos que o sensor de temperatura não é acionado e com isto não liga o ventilador do radiador (ventoinha). E na maioria dos casos também não acende a lâmpada indicadora de temperatura no painel. As consequências são:

  • Queima imediata da junta do cabeçote;
  • Possível engripamentos dos cilindros e pistões do motor;
  • Quebra ou rachaduras de radiador e tubos de água;
  • Engripamento da válvula termostática ou queima da mesma se for elétrica e muitos outros danos.

Quando isto acontece ou acontecer, não adianta tentar funcionar o motor, completar ou colocar água, etc. O mesmo deve ser rebocado por um guincho até a próxima oficina para reparos, agindo assim é possível quase sempre salvar o motor e ficar barato a manutenção.

guincho

E lembre-se, só complete ou troque água e óleo na oficina de sua confiança. Um abraço e fique ligado da próxima vez quando alguém for abrir o capô de seu carro.